SEO para e-commerce: por onde um gerente de loja virtual precisa começar no canal orgânico

seo para ecommerce: por onde um gerente de ecommerce deve começar

Estar na primeira página do Google hoje em dia é o objetivo da maioria das empresas que têm presença online. E no caso específico das lojas virtuais, a otimização de sites para mecanismos de busca é indispensável para serem conhecidas pelos internautas e consequentemente aumentar suas vendas online. 

Mas, você precisa saber que ninguém conquista uma posição de destaque na busca orgânica da noite para o dia. Ou seja, SEO não é commodity e nem algo com resultados imediatos. 

Se você é gerente de e-commerce e quer começar a trabalhar SEO na empresa, mas não tem a menor ideia por onde começar? Então esse post Search Lab vai ajudar porque você vai entender melhor como o canal orgânico pode melhorar os resultados da sua loja virtual.

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O que é SEO

Sigla que vem do termo em inglês, Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias, técnicas e otimizações que podem ser realizadas dentro das páginas do seu ecommerce para que ele apareça no Google e outros buscadores.

E principalmente fique bem posicionado na primeira página de resultados de pesquisa (Search Engine Results Page – SERP), na parte orgânica que é a gratuita, para que dessa forma aumente a taxa de cliques trazendo mais visitantes para sua loja virtual.

Mas, não é apenas na atração de pessoas para seu site de vendas que as estratégias de SEO atuam, elas também ajudam a melhorar a experiência de usuários nas páginas (com otimizações de tecnologia e conteúdo) e ainda facilita o crescimento da sua base de leads e o aumento das chances de venda. 

Além disso, investir em SEO pode ainda identificar novas oportunidades para seu negócio.   

SEO para ecommerce: porque é tão importante?

  • A loja virtual começa a aparecer no Google na página de resultados orgânicos: o que permite atrair mais clientes para sua loja virtual usando o maior buscador do mundo
  • Faz a empresa depender cada vez menos de mídia paga como Google Ads, Facebook Ads, mídia programática: quando fica bem posicionada na SERP, esse resultado costuma ser duradouro (a menos que haja alguma mudança de algoritmo impactante ou seja descoberto algum blackhat)
  • Complementa as campanhas de anúncios online colaborando para melhorar resultados no digital
  • Facilita criar páginas específicas para cada intenção de busca dentro do seu ecommerce

Quer saber mais sobre a importância das otimizações de site para mecanismos de busca? Assista esse vídeo porque eu, que também sou Head de SEO aqui da Search Lab,  explico com mais detalhes a importância do canal orgânico para ecommerces. 


Benefícios do SEO para sua empresa

  • Amplia a consciência da marca (Awareness)
  • Torna o ecommerce autoridade no seu nicho 
  • Transmite mais credibilidade inclusive para quem ainda não conhece sua loja virtual 
  • Aumenta a relevância das suas páginas para o Google
  • Cresce o tráfego orgânico e as conversões
  • Facilita a venda de produtos complexos 
  • Retorno sobre investimento (ROI) alto
  • Resultados duradouros embora ao longo prazo

Algoritmos e updates mais importantes para ecommerce

É verdade que um gerente de ecommerce não precisa entender profundamente sobre os algoritmos do Google.

Mas, para conseguir ver valor em algumas demandas e entregas de SEO, é importante ter uma noção básica sobre os principais algoritmos importantes para ecommerce e suas atualizações. Para assim saber como podem afetam os resultados do canal orgânico como por exemplo:

  • Mobile First Index: como hoje em dia, a maioria dos usuários do Google acessam o buscador via internet móvel, a versão mobile dos sites passou a ser prioridade na indexação
  • Mobile Friendly: pelo mesmo motivo, o Google passou a privilegiar na SERP páginas com layout responsivo e todo um design que ofereça melhor experiência de usuário em dispositivos móveis como smartphones e tablets. 
  • Mobile Speed: esse update do Google também ocorreu em virtude da necessidade de páginas que carreguem rapidamente em telas de celulares e tablets 
  • Panda: é um algoritmo que pune conteúdo duplicado, excesso de palavra-chave,  Bounce Rate alto, muitos visitantes únicos, etc. 
  • Penguin: é o algoritmo que penaliza práticas defasadas de Link Building como links de má qualidade em sites de terceiros que não têm o menor contexto com as páginas de destino (no caso as do seu ecommerce)
  • BERT: o mais novo algoritmo do Google permite que o buscador interprete conteúdo, o mais próximo possível, de como um entenderia um ser humano. Portanto ele ocasionou a produção de conteúdo otimizado, ainda mais natural, e com base na intenção do usuário com a pesquisa.

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Como criar uma estratégia de SEO para loja virtual

Para começar a estratégia de otimização do ecommerce para o Google, é importante ficar atento a alguns pontos importantes como:   

  1. Analise o mercado
  2. Acompanhe de perto seus principais concorrentes
  3. Fique por dentro das principais atualizações de algotirmos do Google  
  4. Leve em conta as boas práticas para criar estratégias de White Hat SEO (éticas) 
  5. Projete resultados de SEO para criar um planejamento realista
  6. Tenha um objetivo claro para o ano e quebre-o em várias metas para serem atingidas ao curto prazo de acordo com prioridades. Defina também KPIs para definir assertivamente o que será mensurado e avaliado.
  7. Elabore um planejamento de SEO flexível porque ele pode precisar ser alterado ao longo do ano de acordo com fatores externos e gargalos internos. O ideal é que o objetivo seja definido para o ano todo, mas as metas de SEO sejam planejadas a cada trimestre o quarter. Dessa forma é possível rever prioridades, entender o que deu certo e o que não deu, identificar gargalos e assim corrigir rumos. 
  8. Faça com que as estratégias de SEO estejam bem alinhadas com o Marketing Digital como um todo (Google Ads, Redes Sociais, Inbound Marketing, etc.)
  9. Acompanhe as principais métricas e indicadores-chave de resultados para análise e melhorias nas estratégias
  10.  Se precisar de ajuda, procure especialistas em SEO para conseguir melhorar os resultados do canal orgânico do seu ecommerce.

Planejamento de SEO: algumas dicas para começar o da sua loja virtual

Ter um objetivo claro do que o ecommerce quer alcançar com o canal orgânico é o primeiro passo. Para isso, você precisa ter em mente 3 informações básicas: 

  • Qual resultado ou métrica quer melhorar?
  • Em que porcentagem?
  • Em quanto tempo?

 Exemplo disso seria: crescer em 20% da taxa de conversão da loja virtual no período de 4 meses. Ou aumentar as vendas online em 50% em 1 ano

Definir objetivos e metas  de SEO é algo indispensável porque norteia todo o planejamento e trabalho de otimização do seu ecommerce. Afinal, fica muito mais fácil pensar estratégias e implementá-las quando se conhece os rumos que o negócio quer tomar. 

Vale lembrar ainda que as estratégias de SEO precisam estar bem alinhadas com as de Ads e de Marketing Digital como um todo. Isso porque, juntas, elas facilitam o ecommerce a atingir o principal objetivo do negócio que é vender mais. 

Como analisar métricas de SEO para ecommerce

Defina a questão do negócio que SEO vai resolver: (ex: melhorar vendas da categoria roupas femininas). Depois identifique os KPIs relacionados (ex: taxa de conversão e posicionamento médio de página).

Analise a SERP (seu poscionamento e dos concorrentes em determinados termos) para entender se é possível resolver ou é melhor identificar outras oportunidades (caso sua equipe não tenha condições de fazer isso agora). 

Por último é que você vai consultar as ferramentas (Google Analytics, Google Search Console,  SEM Rush, Ahrefs, etc.)  para cruzar dados e buscar respostas para a pergunta de negócio olhando só as métricas de SEO que fazem sentido como: 

  • CTR
  • Keywords
  • Páginas por Sessão
  • Tempo Médio de Sessão
  • Bounce Rate
  • Métricas vitais da web 
  • Entre outras que serão analisadas conforme sua pergunta de negócio 

Como projetar resultados em SEO para seu negócio

  1. Foco no objetivo para que todo o trabalho de SEO siga o rumo certo
  2. Compare na planilha qual a meta e a projeção para assim entender o que pode ser feito. ex: se a meta tem a ver com receita, o SEO pode trabalhar para melhoria de CTR das páginas que mais trazem dinheiro para seu ecommerce
  3. Entender as métricas diretamente relacionadas à meta para descobrir o que precisa ser melhorado ex: páginas da loja virtual que mais trazem receita estão demorando muito para abrir,  portanto para atingir a meta, é preciso aumentar a velocidade de carregamento para assim crescer a taxa de conversão delas.  
  4. Avalie o resultado da tarefa de SEO (no caso a otimização para aumentar a velocidade de carregamento) em relação aos resultados de meta (aumentar conversões em 50% nos próximos 4 meses)

Principais técnicas de SEO para ecommerce

Uma boa arquitetura da informação é fundamental para boa usabilidade e navegabilidade na sua loja virtual. Porém, existem outras otimizações dentro e fora da página que não podem faltar como: 

Itens importantes para SEO On Page

  • Marcação de dados estruturados para gerar rich snippets na página de resultados do Google
  • Rich Snippets para melhorar a experiência do usuário ainda na SERP mostrando as informações importantes como estrelas de avaliação, comentários e preços, além de title e description (que devem ser otimizados). Essas informações são inseridas na página do ecommerce  no HTML por isso a criação de rich snippet é técnica de SEO On page
  • Pesquisa de palavra-chave com base na intenção do usuário para realizar otimização de conteúdo: o que facilita a vida dos usuários com técnicas de SEO para escaneabilidade (que permite que a pessoa encontre facilmente a informação desejada principalmente em micro-momentos) Também simplifica o rastreamento para os robôs do buscador.
  • Canonical Tag: para evitar conteúdo duplicado em seu site (que é blackhat), é preciso usar esse atributo para que todas as URLs de conteúdos iguais ou semelhantes sejam reunidas em uma versão principal que é a canônica. Dessa forma as URLs geradas pelos filtros de preço, tamanho, cor, etc. não são interpretadas pelo Google como diferentes da URL original. 
  • Configurações de robots.txt e sitemap: para que os Googlebots saibam quais páginas devem ser indexadas e não percam tempo rastreando também as que não precisam.
  • Técnicas de SEO para aumentar a velocidade de carregamento das páginas como, por exemplo, manter o HTML limpo e comprimir imagens são fundamentais para reduzir o Bounce Rate (taxa de rejeição), além de melhorar outras métricas.  O que resulta ainda em melhor experiência do usuário nas páginas. 

Produção de conteúdo otimizado e linkagem interna

A criação de textos úteis com palavras-chaves em posições estratégias para os visitantes do seu ecommerce faz toda a diferença para o aumento do tráfego orgânico e melhoria da experiência de usuário nas páginas. E você ainda tem mais chances de conversões e vendas.

O que é potencializado com uma boa linkagem interna porque links internos posicionados estrategicamente nas páginas conseguem manter as pessoas mais tempo navegando na sua loja virtual. O que melhora importantes métricas de SEO como tempo de sessão e páginas por sessão. 

E ainda ajuda na descoberta de mais produtos na sua loja virtual sem precisar voltar ao buscador. 

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Backlinks de qualidade em outros sites relevantes

É uma técnica de SEO Off Page que quando bem executada traz vários benefícios como aumento do tráfego de referência (Referral Traffic) e menções à marca. O que ainda ajuda a ampliar a consciência da marca ( Brand Awareness) para suas personas e público-alvo.

Além disso, também resulta em transferência de autoridade (de domínio e de página) vinda do veículo que o conteúdo com backlink para o seu site foi publicado. Mas, para isso, é indispensável que seja  link do follow (atributo).

Vale lembrar que comprar links é blackhat portanto ocasiona severas penalizações do Google. 

Então para conseguir colocar em prática essa tática de Link Building dentro das boas práticas de SEO, você pode desenvolver relacionamento com sites do seu nicho ou segmentos complementares ao seu e escrever como convidado no blog de terceiros (guestpost).

Também pode procurar backlinks quebrados em páginas relevantes que fazem sentido para seu negócio e personas e oferecer um conteúdo otimizado atualizado e de qualidade sobre o mesmo tempo. 

Como funciona um projeto SEO

Um projeto de SEO para ecommerce reúne estratégias, planos de ação e otimizações com base nos seu 3 pilares:

  1. Tecnologia: as estratégias de SEO on page são as primeiras a serem realizadas caso seu ecommerce. Para isso, é necessário fazer um plano de ação focado na parte tecnológica. O que envolve desde otimização da arquitetura da informação e UX até SEO técnico como configuração de robots.txt, sitemap, canonical tag, rich snippets, dados estruturados, etc.
  2. Conteúdo: as estratégias de conteúdo são de extrema importância, mas não trazem tanto resultados assim se as otimizações de tecnologia não estiverem em dia. Por isso não são as primeiras a serem executadas em um projeto SEO. O planejamento envolve otimização de conteúdo com palavras-chave e linkagem interna em páginas de categorias e subcategorias principalmente. Porém, pode incluir até estratégia de blog. 
  3. Autoridade: as estratégias de SEO Off page são as últimas a serem planejadas e executadas porque envolvem backlinks em páginas fora do seu ecommerce. Então se trata de estratégias de Link Building dentro das boas práticas do Google. Vale lembrar que ajuda muito conseguir uma boa linkagem externa para sua loja virtual ser referência no seu nicho. 

Conclusão

O investimento em SEO é necessário para que  tenha mais gente navegando nas páginas da loja virtual. O que é indispensável para aumentar conversões e vendas online.

Mas, para tocar um projeto SEO, um gerente de commerce não precisa ser um expert no canal orgânico. Ele precisa mesmo é entender o processo como um todo. Ou seja, que SEO traz resultados ao longo prazo e ficar por dentro de como as otimizações e demais entregas colaboram para as vendas. 

E principalmente ter consciência que para o planejamento e trabalho de SEO estar no rumo certo, é preciso que o objetivo seja claro, bem definido e esteja em total conformidade com os objetivos do negócio e do Marketing Digital

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