SEO para e-commerce: por onde começar?

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Estar na primeira página do Google hoje em dia é o objetivo da maioria das empresas que têm presença online. E no caso específico das lojas virtuais, a otimização de sites para mecanismos de busca é indispensável para ser conhecida pelos internautas e consequentemente aumentar suas vendas online. 

Mas, você precisa saber que ninguém conquista uma posição de destaque na busca orgânica da noite para o dia. Ou seja, SEO não é commodity e nem algo com resultados imediatos. 

Por esse motivo, antes de investir em SEO, é necessário se certificar que sua empresa tem os pré-requisitos necessários para iniciar e tocar de maneira eficaz  um projeto de otimização de sites. 

Quer fazer SEO no seu e-commerce, mas não tem a menor ideia por onde começar? Então acompanhe esse post até o fim porque você vai entender melhor o que é necessário implementar na sua loja virtual antes das otimizações. 

O que é SEO

Primeiramente vamos começar do básico: o que significa SEO. Essa é a sigla de Search Engine Optimization. Essas letras, que são tão importantes em resultados na busca orgânica, representam o conjunto de estratégias e táticas para otimizar sites para buscadores como Google e Bing. 

Ou seja, SEO é algo bem amplo. Portanto só traz resultados ao médio ou longo prazo. Sem contar que para dar tudo certo, as otimizações no site precisam ser feitas ou por uma equipe interna de SEO ou por meio da contratação de uma consultoria SEO que pode ser dada por uma agência especializada em SEO ou por um especialista freelancer.

Caso você opte pela contratação de uma agência SEO, é necessário encarar como uma parceria. Portanto haverá demandas que um time multidisciplinar da sua empresa precisará implementar (desenvolvedores, profissionais de marketing, redatores, etc.) para que os objetivos sejam alcançados. 

Porque SEO é importante para e-commerce

Já parou para pensar como hoje em dia a maioria das decisões de compra das pessoas passam pelos buscadores? 

Antes de comprar algo pela internet, ou até mesmo nas lojas físicas, os usuários do Google normalmente pesquisam não apenas preços, mas também informações sobre produtos ou serviços como: qual modelo adquirir no meu caso; se vale a pena comprar um determinado produto; como escolher entre marca X ou Y; e por aí vai…  

Por esse motivo, os e-commerces que investem em otimização para mecanismos de busca saem na frente. Para que os internautas descubram que sua loja virtual vende o que ele procura, é necessário ter um site fácil de navegar e com as otimizações onpage e offpage necessárias. 

Também costuma valer a pena investir em blog com conteúdo otimizado para SEO para atrair mais clientes em potencial por meio de textos relevantes, imagens de qualidade e até mesmo vídeos de como utilizar o produto ou serviço. 

Sem contar que SEO faz com que seu e-commerce fique melhor posicionado no Google e outros buscadores. O que é fundamental para que sua empresa seja encontrada com maior facilidade pelos internautas e também seja mais conhecida em seu nicho .

Quais resultados posso esperar com SEO

Conquistar o rich snippet (resultado zero) ou a primeira posição no Google são os resultados mais famosos dos esforços em SEO, mas eles não são os únicos. 

Isso porque os e-commerces que investem em otimização de site para motores de busca também fortalecem a marca junto aos consumidores para citar um exemplo. Confira os principais resultados que você pode esperar, ao longo prazo,  ao investir em SEO:

  • Crescimento do tráfego orgânico 
  • Awareness (ampliação da consciência da marca) 
  • Aumento da geração de leads
  • Ficar melhor posicionado no ranking do Google

O que minha empresa precisa para começar a investir em SEO

Embora tenha muitos benefícios para os e-commerces, é importante destacar que SEO sozinho não é garantia de aumento  de vendas. Por esse motivo, sua loja virtual precisa contar com algumas outras estratégias como:

  • Usabilidade (UX): uma boa arquitetura da informação é indispensável para que os usuários encontrem tudo o que procuram na sua loja virtual. Então todas as páginas de categorias e produtos precisam fazer sentido e funcionar bem no seu site. O SEO Onpage pode ajudar muito nisso, mas não faz milagre sem uma prévia organização eficaz das informações e um design responsivo e funcional. 
  • Plataforma de qualidade: é fundamental escolher uma que seja SEO friendly e ofereça estabilidade. Isso para assegurar que quando tiver uma promoção bombando na sua loja virtual, seu site não irá sair do ar por excesso de tráfego. 
  • Velocidade de carregamento: se sua loja virtual demorar cerca de 30 segundos para carregar, certamente suas vendas vão despencar. Mesmo que você invista muito dinheiro em projetos de SEO. Isso porque os internautas querem imediatismo na hora de comprar pela internet. Caso contrário, saem da sua página para comprar no seu concorrente.
  • Produção de conteúdo: considerado hoje um dos pilares mais importantes do SEO, segundo os profissionais de Marketing Digital, o conteúdo é indispensável para e-commerces atingirem seus resultados de SEO. Mas, para isso, é necessário que todo o texto seja otimizado para buscadores já que o Google não interpreta imagens, áudios e vídeos. 

Conclusão

O trabalho de otimização de lojas virtuais para mecanismos de busca pode trazer vários benefícios ao longo prazo para seu negócio. Ficar no top 5 do Google e aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce são apenas alguns deles. 

Mas, para atingir esses e outros resultados de SEO, muitas vezes é necessário uma prévia preparação antes de iniciar um projeto. Muitas vezes é indispensável realizar uma migração de plataforma e até mesmo melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual para que os objetivos com otimização possam ser alcançados. 

Seu e-commerce já produz conteúdo e está com toda parte de tecnologia em dia para começar um projeto de SEO? Ainda está na  dúvida se falta algo? Só deixar seu comentário abaixo. Está tudo certo? Bora conversar então! 

Daniel Arend

Daniel Arend

Novos Negócios - Search Lab
É especialista em SEO, Fundador da Search Lab e co-fundador do Marketagem.

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