Dados Estruturados: O que são e por que ajudam em SEO

Quem tem site, e-commerce ou blog da marca e trabalha otimização para buscadores  certamente já ouviu falar que dados estruturados e rich snippets são importantes para melhorar indexação e ranqueamento. 

Isso porque a implementação da marcação de structured data colabora bastante com o SEO já que torna mais fácil para o Google interpretar e classificar os resultados de pesquisa na busca orgânica.  

Quer saber como fazer marcações de dados e entender o porquê vale a pena fazer isso? Confere este post até o fim porque você vai saber mais sobre dados estruturados Google para sites, blogs e e-commerces!

O que é um Dado Estruturado?

Mais conhecidos como esquemas de marcação, os dados estruturados são informações em formato padronizado solicitadas pelos mecanismos de busca para que eles possam entender o conteúdo das páginas web. 

E assim consigam criar o ranking da página de resultados da busca orgânica da melhor forma possível. 

Por exemplo: em um site de suplementos alimentares, o buscador precisa encontrar informações relevantes para posicioná-lo no ranqueamento da Search Engine Results Page (SERP) como:

  • O que é suplemento alimentar
  • Para que serve 
  • Quais os componentes presentes na fórmula
  • Como tomar o produto
  • Para quem é recomendado, etc.

Já o Google, em sua página para desenvolvedores, define:  “Os dados estruturados  são códigos que podem ser adicionados às páginas do seu site para descrever o conteúdo e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o que há nas suas páginas. 

Os mecanismos de pesquisa podem usar esse conhecimento para exibir seu conteúdo de modo útil e atraente nos resultados da pesquisa. Isso, por sua vez, pode ajudar você a atrair o tipo certo de cliente para seu negócio.” 

Diferença entre dados estruturados e dados não estruturados

  • Dados estruturados: são organizados de maneira que as pessoas conseguem compreender facilmente só de bater o olho neles. Além disso, os bots do Google também entendem melhor sobre o que se trata a página. Com eles, são criados os rich snippets que são as informações que ficam bem abaixo da URL na SERP. 
  • Dados não estruturados: são informações não organizadas como imagens, áudio, vídeos, infográficos e até textos em Word e similares. Ou seja, o Google não consegue interpretar a maioria dos dados não estruturados. No caso do texto, ele interpreta se estiver em HTML (o que o transforma em dados semi estruturado).

Porque usar dados estruturados em seu site, e-commerce ou blog

Embora a marcação de dados não seja considerada um fator de ranqueamento do Google, organizar os dados no HTML usando o Schema.org traz muitos benefícios para SEO e para a empresa. Confira: 

  • Melhora a qualidade dos rich snippets: a marcação de dados deixa mais claro para as pessoas o que encontrarão na sua página. Isso porque as informações estão mais organizadas e claras na SERP. E dá aos buscadores as informações necessárias para entenderem seu conteúdo de maneira mais assertiva. O que facilita indiretamente na maior coerência dos resultados de pesquisa.
  • Mais relevância para seu conteúdo: permite que os motores de busca exibam as informações mais relevantes para aquela intenção de busca na SERP. O que faz eles oferecerem melhor experiência aos usuários e, justamente por isso, dados estruturados estão cada vez mais em alta.
  • Aprimora a experiência de busca no mobile: fazer marcação de dados do AMP (Accelerated Mobile Pages) não só ajuda a organizar melhor as informações na SERP em dispositivos móveis como ainda aumenta a velocidade das páginas e melhora a usabilidade do site. 
  • Pesquisa avançada como diferencial: sem contar que ainda pode levar sua página para os resultados do Google Advanced Search e até para o Painel do Conhecimento (que fica no canto direito da página de resultados da busca orgânica). Ou seja, quem quer um resultado bem específico encontra sua página por causa da marcação de dados.
  • Aumenta as chances das pessoas certas clicarem nas suas páginas: estudos nos Estados Unidos revelaram que a marcação de dados, em alguns casos, chegou a aumentar a taxa de cliques (CTR) em até 10%. E consequentemente melhorou também o tráfego orgânico. 

Para que servem os dados estruturados Google

Esse formato padronizado de organização de dados no site permite que o Google possa coletar informações sobre a internet e o que está acontecendo no mundo. 

E também ranquear resultados de pesquisa de forma mais aprimorada inclusive ativando recursos especiais para obter melhorias na SERP. 

Para se ter uma ideia, quando as páginas têm dados estruturados válidos, elas ficam aptas a serem exibidas inclusive nos resultados de pesquisa por imagens ou vídeos. 

O que é o Schema.org?

Usado de maneira colaborativa e aberta, o Schema.org é um vocabulário para marcação de dados estruturados em sites, e-mails, etc. que oferece diferentes tipos de codificações como RDFa, JSON-LD, Microdata, entre outros. 

 O que facilita bastante a vida de webmasters e desenvolvedores na hora de escolher o melhor esquema de dados estruturados para as páginas. 

Isso porque o Schema.org reúne a maior coleção compartilhada e gratuita da web. 

Schema.org na pesquisa Google

Existem vários plugs in para WordPress para marcação de dados. A maior parte dos dados estruturados do Google Search utiliza o vocábulo Schema.org e costuma ser compatível com os seguintes formatos:

  • JSON-LD: é a opção recomendada para pesquisa Google já que o mecanismo de busca consegue ler esse formato de dados estruturados quando são inseridos de maneira dinâmica no conteúdo do site (por widgets ou código JavaScript). É utilizado no corpo da página e no cabeçalho por meio do uso da tag <script>. Vale lembrar que essa marcação não intercala com textos que são visíveis aos internautas.  
  • RDFa: é a extensão HTML5 que permite usar atributos de tags HTML no cabeçalho e corpo da página. O formato de dados estruturados RDFa serve para criar descrições para o Google sobre todo o conteúdo das páginas que são visíveis aos internautas.  
  • Microdados: é o formato de dados estruturados usado em HTML. Com Microdados, é possível nomear propriedades que serão exibidas na marcação de structured data por meio de tag HTML que geralmente é inserida no corpo do site, mas também podem ser colocada no cabeçalho. 

Como colocar dados estruturados no site?

Para implementar esquemas de marcação no seu site, o primeiro passo é seguir direitinho as diretrizes para dados estruturados do Google e também de cada mecanismo de busca que você pretende posicionar melhor na SERP. 

Dessa forma você fornece as informações de forma clara que os motores de pesquisa precisam para fazer o ranqueamento e ainda melhora seu posicionamento apenas com White Hat SEO. 

 Outra dica importante que facilita o processo de implementação é o uso da ferramenta Assistente de Marcação para Dados Estruturados do Google que é voltada para webmasters.

 A correta marcação de structured data ajuda o Google a oferecer a melhor experiência de pesquisa para seus usuários; colabora com o internauta ao contribuir com informações mais relevantes na SERP; além de ser grande aliada para o SEO.  

Markups de dados estruturados para webiste

  • ISSN
  • Title (name)
  • Description
  • Idioma (inLanguage)

Exemplos de marcação de dados estruturados

Como marcar dados estruturados na prática? 

Na página Developers.com do Google, o exemplo apresentado é o seguinte:

<script type=”application/ld+json”>
{
  “@context”: “http://schema.org”,
  “@type”: “Organization”,
  “url”: “http://www.example.com”,
  “name”: “Unlimited Ball Bearings Corp.”,
  “contactPoint”: {
    “@type”: “ContactPoint”,
    “telephone”: “+1-401-555-1212”,
    “contactType”: “Customer service”

Marcação de dados para e-commerce

Collection Page

Essa marcação de dados é fundamental para páginas de categoria e departamento em plataformas e-commerce como VTEX, Magento, Tray etc… 

Quais dados podem ser marcados?

  • Title
  • Description
  • URL
  • itemListElement

Página de Produtos

Essa marcação de dados é fundamental para páginas de produtos em plataformas e-commerce VTEX, Magento, Tray, entre outras, e também em páginas de outros tipos de produtos que podem ser vendidos online, como cursos. 

Quais dados podem ser marcados?

  • Title
  • Description
  • SKU
  • URL
  • Imagem
  • Logo
  • Preço (mais baixo e mais alto)
  • Avaliações

Breacrumbs

O caminho de navegação da loja virtual também precisa de marcação de dados estruturados porque aumenta a chance desse rich snippet aparecer no Google.

Quais dados podem ser marcados? 

  • additionalType
  • alternateName
  • image
  • mainEntityOfPage
  • name
  • potentialAction
  • sameAs
  • subjectOf
  • url

 Marcação de dados para negócio local

Indispensável para estratégias de SEO local inclusive para os de pequeno e médio porte.

Quais dados podem ser marcados?

  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Formas de pagamento
  • Moeda local
  • Faixa de preços
  • Avaliações
  • Logo
  • URL
  • Entre outros

 Marcação de dados para Blog (posts) e sites de notícias

Estratégias de SEO para produção de conteúdo para Awareness também precisam contar com markup de dados estruturados em blogs. Até sites de notícia precisam desse tipo de otimização como:

  •  Creative Work (Imagem/ Vídeo)
  • Corpo do Texto
  • Editorias
  • Data e Hora

Veja como seria o JSON para marcação de post para este conteúdo:

<script type="application/ld+json">
{
  "@context": "https://schema.org/",
  "@type": "BlogPosting",
  "mainEntityOfPage": {
    "@type": "WebPage",
    "@id": "https://searchlab.com.br/p/dados-estruturados/"
  },
  "headline": "Dados Estruturados: O que são e por que ajudam em SEO",
  "description": "Os dados estruturados podem ajudar a forma como o Google exibe os seus dados na SERP. Acesse o post e entenda mais sobre o assunto!",
  "image": {
    "@type": "ImageObject",
    "url": "https://searchlab.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Dados-Estruturados-O-que-são-e-por-que-ajudam-em-SEO.png",
    "width": "1200",
    "height": "675"
  },
  "author": {
    "@type": "Person",
    "name": "Victor"
  },
  "publisher": {
    "@type": "Organization",
    "name": "Search Lab",
    "logo": {
      "@type": "ImageObject",
      "url": "https://searchlab.com.br/wp-content/uploads/2019/01/cropped-logo-search-lab.png",
      "width": "310",
      "height": "60"
    }
  },
  "datePublished": "2019-01-08",
  "dateModified": "2020-07-01"
}
</script>

Rich Snippets

É a forma como os dados estruturados são exibidos na página de resultado de pesquisa do Google. 

Ou seja, quando você visualiza na busca orgânica Title, URL e Description está também vendo um rich snippets. Como você pode observar no exemplo abaixo:

O que é Rich Snippets

Também chamados por alguns de Google Snippets, eles são inserções de informações  direto no HTML para  melhor organização e classificação dos conteúdos. E assim guiar mais facilmente os crawlers pelo seu site.

Na SERP, esses snippets estruturados são exibidos como informações complementares em forma que ajudam o internauta a decidir se vale a pena ou não sair do buscador e acessar determinada página que apareceu na pesquisa orgânica.

Google Snippets é bom para o usuário

Usar rich snippets é fundamental para obter melhores resultados com SEO. Isso porque ele aprimora a experiência do usuário do Google, já que, sem sair da SERP, o internauta consegue identificar o tipo de conteúdo que irá encontrar ao acessar a página.

 E quando Title, Description e URL estão otimizados, há chance de aumento do CTR (Taxa de Cliques) e redução de Bounce Rate (Taxa de Rejeição) que são 2 dos mais de 200 fatores de ranqueamento do Google. 

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Snippets estruturados podem agilizar indexação no Gogle

A marcação desse tipo de dado estruturado também facilita muito a vida dos Googlebots na hora do rastreamento do site porque os robôs entendem mais rapidamente sobre o que se trata o conteúdo da página. 

Lembrando que eles têm um prazo pequeno para executar isso e quanto mais rápido o fizerem, mas ágil costuma ser a indexação das páginas do seu website.. 

Com o objetivo de melhorar a experiência de navegação do usuário da pesquisa Google, os sitelinks foram criados. 

Eles são os links exibidos logo abaixo de alguns resultados de busca. 

Mas, é preciso ressaltar que eles só estão ali porque o buscador entendeu que essa linkagem de fato ajuda o internauta a navegar melhor e encontrar mais rápido a informação procurada.

Não há como configurar sitelinks no Google Search Console (o máximo que você pode fazer é revelar ao buscador o que você não quer que seja linkado no resultado de pesquisa, mas não é garantido que irá acontecer). 

A única forma de conseguir que seu site tenha sitelinks exibidos na SERP é estando na primeira posição. 

E para alcançar a liderança do ranqueamento é necessário muito trabalho de SEO, o que inclui também a implementação de dados estruturados nas páginas (por exemplo, o uso de textos descritivos para o Google por meio de RDFa, uso de atributos descritivos de imagem, etc.) 

Vale lembrar que para criar sitelinks, o Google só analisa marcação de dados estruturados em HTML.   

Produto

O objetivo é ranquear melhor para vender mais produtos do seu e-commerce? 

Então o uso de rich snippets, que são marcações de dados estruturados no código HTML do site é obrigatório, já que serve para organizar e classificar de forma otimizada o conteúdo de sua páginas com a ajuda de Web Semântica e análise de intenção de compra do usuário.  

 A marcação de dados estratégicos para produtos no rich snippets torna mais fácil para os  buscadores entenderem a relevância da sua página de produto e consequentemente posicionarem melhor a loja virtual nos resultados de busca orgânica. 

 Com isso a taxa de cliques (CTR – que é um dos fatores de ranqueamento do Google) aumenta assim como as chances de conversão.  

 O uso de rich snippets em HTML de e-commerces facilita também a vida dos internautas que estão pesquisando porque, ainda na SERP, eles obtêm informações adicionais sobre o produto como:

Como fazer marcação de dados em produtos

Esse tipo de markup era feito diretamente no Google Search Console ou também via Schema. 

No Search Console, a ferramenta que auxilia a marcação de dados deixou de fazer parte do painel da ferramenta.

Porém, tem como acessar diretamente a ferramenta Data Highliter.

Ao entrar nela, é só escolher a propriedade (sites cadastrados no Search Console) e depois clicar no botão Começar a Destacar. 

Na sequência, você insere a URL que deseja configurar os dados estruturados e escolhe a formatação da marcação. 

Para finalizar, é só selecionar as partes que irá marcar, associar as informações de acordo com o formato escolhido e publicar. 

Dados estruturados para Voz (speakable)

Com o aumento do número de voice search no mundo, o Google Assistant já permite configurar a marcação de dados estruturados speakable

Essa propriedade do Schema.org possibilita encontrar trechos de conteúdo em páginas web ideais para serem reproduzidos em áudio. Depois o texto é convertido em voz (TTS).

Com a marcação de dados estruturados para áudio, os mecanismos de busca conseguem ler em voz alta o conteúdo do texto. 

Mas, no caso do maior motor de pesquisa do mundo, o Google Assistant precisa estar com o TTS ativado. 

Dessa forma a ferramenta compartilha o conteúdo em diferentes canais atingindo assim um número muito maior de internautas.

Diretrizes de dados estruturados speakable do Google

Para constar nos resultados de pesquisa por voz, a página precisa ser qualificada pelo Google como site de notícias válido. 

Para isso, é necessário entrar em contato com o motor de busca por meio da Central do Editor. 

Outra opção é configurar uma edição no Producer no Google Notícias. 

Além disso, as páginas têm que seguir todas as diretrizes para speakable do Google. 

A dica é, só depois de testar na ferramenta de marcação de dados, enviar ao buscador o conteúdo que terá até 5 dias úteis para ser aprovado ou não.

Mas, vale lembrar que, por enquanto, dados estruturados para voz só estão disponíveis para conteúdo em inglês.

Para conferir a definição completa de marcação de dados para busca por voz, basta acessar schema.org/speakable. 

  • Objeto: Webpage ou Article
  • Propriedades obrigatórios: usar ou xPath ( /html/head/title) ou cssSelector ( [“headline”, “summary”] )– nunca as duas juntas se não seu conteúdo não será qualificado pelo Google 

Ferramentas que podem auxiliar na implementação

  • Schema.org: oferece esquemas de dados speakable (que é indispensável para responder buscas por voz) de maneira colaborativa e aberta a todos. 
  • Google Assistant: utiliza dados estruturados para voz para responder a pesquisa de notícias sobre um tema específico com até 3 artigos de toda Web. Para ser encontrado na voice search do Google, é necessário realizar a marcação de dados speakable em partes do texto. Então o Google Assistente os lê em voz alta informando a URL do texto ao smartphone ou tablet.

Quer saber se a marcação saiu exatamente como você planejou? 

É só usar a ferramenta gratuita de teste de dados estruturados do Google:  The Structured Data Testing Tool

É só copiar o link da página configurada (URL) ou inserir um pedaço do código.

Depois é só clicar em Executar Teste. 

Caso esteja algo diferente do que você queria, é só modificar a marcação de dados.  

Schema markup generator

Fazer a marcação de dados nas páginas corretamente requer alguns conhecimentos técnicos. 

Mas, se você ainda não tem, a dica é usar o gerador de marcação de dados estruturados do próprio Schema.org.

Com o Schema Markup Generator, é só selecionar a marcação desejada e adicionar os dados que a própria ferramenta irá gerar o código. 

Depois basta implementá-lo no site e fazer a validação.   

Além disso, vale a pena consultar também as melhores práticas para dados estruturados informadas pelo Google.

Existem algumas ferramentas que geram códigos de dados marcados. São elas:

Por que a marcação de dados vai se tornar indispensável nos próximos anos?

O Google está sempre inovando em tecnologia e otimizando a forma de classificar e listar os resultados de busca orgânica para melhorar a experiência dos usuários. 

Prova disso são os constantes updates e algoritmos do Google cada vez mais focados em aprimorar a qualidade da navegação dos internautas.

 E assim evitar que eles acessem páginas por meio do buscador e fiquem frustrados e insatisfeitos com o conteúdo encontrado por não responderem suas dúvidas. E simplesmente façam a próxima pesquisa por outro mecanismo de busca. 

Por aprimorar o buscador com resultados de pesquisa mais assertivos,  o Google tende a valorizar cada vez mais os dados estruturados dos sites.

 Mesmo eles não sendo fatores de ranqueamento diretos, vale a pena realizar marcação de dados e criar snippets estruturados porque  melhoram a experiência do usuário, aumentam as chances de cliques na sua página e ajudam o Google a tornar os resultados de busca cada vez mais ricos e assertivos .

Portanto a marcação de dados em páginas web continuará sendo necessária ainda mais daqui por diante. 

Conclusão

A implementação de dados estruturados nos sites é indispensável para conquistar bons resultados SERP. 

Ao realizar a marcação de dados no HTML do site ou usando as ferramentas para mark up, você consegue gerar rich snippets que informam melhor os usuários do Google sobre a página e também os próprios bots do buscador.

Por esse motivo, entre muitos outros, o uso de dados estruturados só têm a beneficiar seu site. 

Já que aumenta a taxa de clique e cresce o tráfego orgânico porque o internauta passa a ter acesso, por exemplo, a ratings, preços e depoimentos (o que facilita a vida deles) ainda na página de pesquisa da busca orgânica.  

Mas, vale lembrar que SEO Onpage não se resume apenas a marcação de dados estruturados.  Na verdade inclui uma série de otimizações que você encontra listadas no nosso Checklist Auditoria SEO. Baixe gratuitamente, é só clicar no botão abaixo.

Quer melhorar o SEO do seu site, loja virtual ou blog? Então visite nossa Página de Materiais Gratuitos e baixe nossos templates e checklists de otimização para o Google. 

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