Dados Estruturados: O que são e por que ajudam em SEO

dados estruturados

Busca por voz e o uso de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) são fortes tendências no mundo da tecnologia e até nos motores de busca.

Para facilitar a adaptação do seu site ou e-commerce para esse futuro cada vez mais próximo, o uso de dados estruturados é fundamental.

Isso porque a implementação da marcação de structured data colabora bastante com o SEO já que torna mais fácil para o Google (e outros buscadores) interpretar e classificar os resultados de pesquisa.

Quer saber como? Então continue conosco no post!

O que são Dados Estruturados?

Mais conhecidos como esquemas de marcação, os dados estruturados são informações em formato padronizado solicitadas pelos mecanismos de busca para que eles possam entender o conteúdo das páginas web.

E assim consigam criar o ranking da página de resultados da busca orgânica da melhor forma possível.

Em um site de suplementos alimentares, por exemplo, o Google precisa encontrar informações relevantes para posicioná-lo no ranqueamento da Search Engine Results Page (SERP) como:

  • O que é suplemento alimentar;
  • Para que serve;
  • Quais o componentes presentes na fórmula;
  • Como tomar o produto;
  • Para quem é recomendado, etc.

Para que servem os dados estruturados

Esse formato padronizado de organização de dados no site permite que o Google possa coletar informações sobre a internet e o que está acontecendo no mundo.

E também ranquear resultados de pesquisa de forma mais aprimorada inclusive ativando recursos especiais para obter melhorias na SERP.

Para se ter uma ideia, quando as páginas têm dados estruturados válidos, elas ficam aptas a serem exibidas inclusive nos resultados de pesquisa por imagens ou vídeos.

O que é o Schema.org?

Usado de maneira colaborativa e aberta, o Schema.org é um vocabulário para marcação de dados estruturados em sites, e-mails, etc. que oferece diferentes tipos de codificações como RDFa, JSON-LD, Microdata, entre outros.

O que facilita bastante a vida de webmasters e desenvolvedores na hora de escolher o melhor esquema de dados estruturados para as páginas.

Isso porque o Schema.org reúne a maior coleção compartilhada e gratuita da web.

Schema.org na pesquisa Google

A maior parte dos dados estruturados do Google utiliza o vocábulo Schema.org e costuma ser compatível com os seguintes formatos:

  • JSON-LD: é a opção recomendada para pesquisa Google já que o mecanismo de busca consegue ler esse formato de dados estruturados quando são inseridos de maneira dinâmica no conteúdo do site (por widgets ou código JavaScript). É utilizado no corpo da página e no cabeçalho por meio do uso da tag
Victor Baptista

Victor Baptista

Operações - Search Lab
É especialista em SEO, co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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