Como dobramos o tráfego orgânico de um e-commerce B2B no Magento em 6 meses

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Sumário

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Daniel Arend

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Quando falamos em e-commerce B2B, especialmente no setor industrial, o desafio é grande: tráfego qualificado é difícil de conquistar e a jornada de compra é mais longa. Neste case, a Search Lab ajudou um cliente do segmento de embalagens a dobrar seu tráfego orgânico, com foco em performance técnica no Magento, conteúdo e SEO onpage para produtos.

O desafio

Uma indústria B2B que usa plataforma de e-commerce Magento, tinha um desafio claro: crescer sem depender de mídia paga, melhorando o posicionamento orgânico em produtos estratégicos e ganhar relevância no mercado. Os principais problemas eram:

  • Baixo tráfego orgânico em páginas de produtos-chave
  • Indexação irregular e estrutura pouco otimizada
  • Conteúdo pobre
  • Desempenho baixo

A estratégia

Atuamos em 3 frentes:

1. Otimização de páginas de produtos

Fizemos um mapeamento das páginas e termos com maior potencial de busca e menor dificuldade para ganho rápido em posicionamento e tráfego.

  • Estratégia específica para páginas de produtos
  • Melhoria de títulos, descrições e headings com base em palavras-chave
  • Conteúdo complementar otimizando para a intenção de busca (topo e fundo de funil)
  • Estrutura de linkagem interna entre produtos e categorias

2. Melhorias técnicas no Magento

Em parceria com a equipe de TI do cliente, foram executadas ações que melhoraram a performance geral:

  • Auditoria técnica
  • Correção de problemas de indexação e erros 4xx
  • Melhorias em templates de pdp e categorias

3. Produção de conteúdo com foco em SEO

Criamos novos conteúdos em páginas existentes e usamos o Blog. Atação principal em:

  • Topic cluster
  • Long tail
  • Páginas de produtos

Os resultados

Os números de 6 meses de projeto falam por si:

  • +106% de crescimento em cliques orgânicos
  • +178% de aumento em impressões nas SERPs

Nas páginas de produto:

  • Produto principal: +1065% em cliques e ganho de 8,1 posições
  • Produto secundário: +87% em cliques e ganho de 6,6 posições
  • Produto secundário: +85% em cliques

Esses ganhos colocaram os produtos nas primeiras páginas para termos relevantes, aumentando o número de conversões e diminuindo a dependência de tráfego pago.

Conclusão

Mesmo em um mercado B2B com jornada longa e decisão complexa, SEO deve ser alinhado com a estratégia do negócio, nesse caso, venda de produtos específicos. Com estratégia, conteúdo e execução técnica e times alinhados, conseguimos transformar a visibilidade de um e-commerce em Magento e gerar resultados de negócio reais, sem depender de Ads.

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