Quando falamos em e-commerce B2B, especialmente no setor industrial, o desafio é grande: tráfego qualificado é difícil de conquistar e a jornada de compra é mais longa. Neste case, a Search Lab ajudou um cliente do segmento de embalagens a dobrar seu tráfego orgânico, com foco em performance técnica no Magento, conteúdo e SEO onpage para produtos.
O desafio
Uma indústria B2B que usa plataforma de e-commerce Magento, tinha um desafio claro: crescer sem depender de mídia paga, melhorando o posicionamento orgânico em produtos estratégicos e ganhar relevância no mercado. Os principais problemas eram:
- Baixo tráfego orgânico em páginas de produtos-chave
- Indexação irregular e estrutura pouco otimizada
- Conteúdo pobre
- Desempenho baixo
A estratégia
Atuamos em 3 frentes:
1. Otimização de páginas de produtos
Fizemos um mapeamento das páginas e termos com maior potencial de busca e menor dificuldade para ganho rápido em posicionamento e tráfego.
- Estratégia específica para páginas de produtos
- Melhoria de títulos, descrições e headings com base em palavras-chave
- Conteúdo complementar otimizando para a intenção de busca (topo e fundo de funil)
- Estrutura de linkagem interna entre produtos e categorias
2. Melhorias técnicas no Magento
Em parceria com a equipe de TI do cliente, foram executadas ações que melhoraram a performance geral:
- Auditoria técnica
- Correção de problemas de indexação e erros 4xx
- Melhorias em templates de pdp e categorias
3. Produção de conteúdo com foco em SEO
Criamos novos conteúdos em páginas existentes e usamos o Blog. Atação principal em:
- Topic cluster
- Long tail
- Páginas de produtos
Os resultados
Os números de 6 meses de projeto falam por si:
- +106% de crescimento em cliques orgânicos
- +178% de aumento em impressões nas SERPs


Nas páginas de produto:
- Produto principal: +1065% em cliques e ganho de 8,1 posições
- Produto secundário: +87% em cliques e ganho de 6,6 posições
- Produto secundário: +85% em cliques


Esses ganhos colocaram os produtos nas primeiras páginas para termos relevantes, aumentando o número de conversões e diminuindo a dependência de tráfego pago.
Conclusão
Mesmo em um mercado B2B com jornada longa e decisão complexa, SEO deve ser alinhado com a estratégia do negócio, nesse caso, venda de produtos específicos. Com estratégia, conteúdo e execução técnica e times alinhados, conseguimos transformar a visibilidade de um e-commerce em Magento e gerar resultados de negócio reais, sem depender de Ads.