SEO na serp

Entenda como funciona o processo de rastreamento e indexação de um site

Um dos pontos mais importantes de SEO mas que muitas vezes acaba sendo negligenciado é saber se o seu site está sendo corretamente rastreado e indexado. Neste artigo, você entenderá mais sobre rastreamento, indexação e como olhar para esses pontos.

Você já se deparou com alguns relatórios do Google Search Console que informaram que algumas páginas foram “rastreadas, mas não indexadas no momento” e outros como soft 404 e Não encontrado (404)? 

O que eles têm em comum? Todos possivelmente acontecem devido a problemas de rastreamento. Dessa forma é de suma importância entender os processos de rastreamento e indexação mesmo que não seja um profissional de SEO.

Entenda agora tudo o que você precisa saber sobre os dois procedimentos que pautam os resultados que aparecem em suas pesquisas nos buscadores.

Como o Google monta o índice de páginas que aparecem nas buscas?

Utilizando o Google – buscador mais utilizado aqui no Brasil e no mundo, que tem como missão “organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas” – como base, podemos dizer que o processo de montagem do índice de páginas das SERPs é todo pautado nessa organização e disponibilização para pessoas interessadas (que realizam buscas relacionadas ao assuntos das páginas disponibilizadas na SERP).

Dessa forma, até a SERP ser montada, o Google realiza alguns processos para que a informação fique organizada e acessível. São eles:

  • Rastreamento;
  • Indexação;
  • Exibição dos resultados da pesquisa.

Abaixo detalharemos um pouco sobre cada um dos processos e como podemos prevenir possíveis erros, principalmente de rastreamento e indexação.

Leia também: Tudo sobre SEO Técnico

Rastreamento   

Nessa etapa, também chamada de “descoberta de URL”, o Google utiliza uma enorme gama de computadores para rastrear as bilhões de páginas online que existem. O buscador faz isso utilizando softwares/códigos conhecidos como “rastreadores”, ou “bots“, para determinar quais sites devem ser rastreados.

Mas como o Google executa essa descoberta? Através do sitemap e da linkagem interna das páginas. Ao executar essa leitura, os bots vão página a página, buscando novos links, para gerar um novo rastreamento na nova página, e assim por diante. Por isso é importante dar atenção à linkagem de uma página, que é um fator importante para ganho de tráfego mas, quando mal feita, pode gerar diversos erros.

Um erro muito comum, por exemplo, é o Erro 404, quando a página não é encontrada. Os bots do buscador identificam que há links levando até aquela página mas, ao chegar nela, recebem do servidor o status 404. 

Um outro erro também comum é o rastreamento de páginas com redirecionamento. Assim como no caso acima, os bots chegam nessas páginas através de links mas recebem do servidor o status 3xx (redirecionamento).

Para evitar tais problemas é importante, ao excluir ou mover uma página, não esquecer de excluir ou redirecionar os links que levam até ela. 

O rastreamento de páginas acontece de acordo com as respostas que o site envia e nas configurações estabelecidas no Google Search Console. Mas algumas não são rastreadas, por falta de autorização do proprietário ou por necessitar de login.

Outros problemas comuns que podem ocorrer no rastreamento são:

  • Problemas com o servidor que processa o site (status 5xx);
  • Problemas na rede;
  • Regras do robots.txt que impedem o acesso dos bots à página.

Indexação   

Agora que a página foi rastreada, é hora do Google identificá-la. É na indexação que ocorre o processamento e a análise dos textos, tags (como a Canonical), atributos de conteúdo (titles) e atributos alternativos (imagens, vídeos e outros mais, por exemplo).

Durante esse processo é avaliado se há páginas duplicadas, além de agrupar as páginas que possuem conteúdos semelhantes em um processo chamado “clustering”.

Na indexação cabe ao Google renderizar páginas e executar quaisquer JavaScript encontrado, usando a versão mais recente do seu navegador, o Google Chrome. Dessa forma, o buscador garante que páginas que dependam do JavaScript sejam detectadas e exibidas corretamente.

O Google também coleta, durante a indexação, indicadores de uma página que podem ser apontados na SERP, como idioma, país de origem do conteúdo, dados estruturados e muitos outros. Essas informações coletadas, assim como seus clusters, são armazenadas no índice do Google.

Mas nem todas as páginas são indexadas. Isso depende também do conteúdo e dos metadados de uma página. Alguns problemas dessa etapa podem ser:

  • Baixa qualidade do conteúdo na página;
  • Regras robots que bloqueiam a indexação;
  • Sites com design ruim, o que dificulta a indexação.

Com isso, finalmente, a página é armazenada em um dos vários servidores dos mecanismos de busca e estará pronta para ser exibida nos resultados de pesquisa quando os usuários fizerem buscas na internet.

Leia também: 

Core Web Vitals: O que são e como melhorar as métricas de suas páginas?

Google Developers – Indexação

Exibição da pesquisa na SERP 

Chegamos ao momento em que o usuário faz uma consulta e tem seu resultado exibido na página de pesquisas. Ao realizar uma consulta, as máquinas do Google pesquisam no índice as páginas correspondentes e retornam com os melhores e mais relevantes resultados.

Mas como o buscador define o que é relevante para o internauta? Através de uma centena de fatores como:

  • localização;
  • idioma;
  • se a pesquisa foi realizada no smartphone ou em um computador.

Com isso, usuários diferentes em locais diferentes, dependendo da pesquisa, terão resultados diferentes, mais de acordo com a sua necessidade.

No Search Console é possível ver se uma página está ou não indexada. Mas mesmo indexada, você pode não vê-la nas pesquisas. Alguns motivos disso acontecer são:

  • Conteúdo da página é irrelevante para a consulta do usuário;
  • conteúdo de qualidade baixa;
  • Robots configurados para impedir a veiculação.

É válido pontuar que os mecanismos de busca atualizam periodicamente seus índices, revisando as páginas existentes e adicionando as novas páginas encontradas durante o rastreamento.

Isto permite que os resultados de pesquisa sejam sempre precisos e atualizados para os usuários, entregando os melhores resultados e experiências.

A relação entre SEO e indexação de sites   

De forma geral, a relação entre SEO e os processos de rastreamento e indexação é que a otimização tem como objetivo se certificar de que o site está corretamente configurado para que seu rastreamento e indexação sejam feitos de forma mais eficiente pelos bots do Google.

Dessa forma, utilizar as técnicas cabíveis visa aumentar as chances do site ser exibido nas pesquisas e diminuir (ou até mesmo eliminar) erros para que não haja penalizações e impactos no posicionamento nos resultados de pesquisas online.

Alguns erros de indexação que impactam no SEO são:

  • velocidade de carregamento de uma página;
  • conteúdo duplicado;
  • links quebrados ou sem redirecionamento;
  • sites que não são responsivos (não são adequados para smartphones);
  • não ter ou não atualizar o sitemap;
  • black hat.

Ou seja, quando um site é bem otimizado, ele é mais fácil de ser rastreado e indexado pelos mecanismos de busca.

Isso aumenta as chances da página estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisas, o que pode levar a vários benefícios, como:

  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Segmentação qualificada do público-alvo;
  • Melhora da experiência do usuário;
  • Amplia a conversão de visitantes em leads;
  • Aumenta o número de vendas efetuadas;
  • Amplia o retorno sobre investimento (ROI);
  • Aumenta a autoridade da marca.

Portanto SEO, rastreamento e indexação de sites são complementares e mutuamente dependentes, e é extremamente importante entender como eles funcionam juntos para melhorar a visibilidade e performance do seu site nos resultados de busca.

Além disso, é possível concluir que utilizar técnicas e ferramentas de SEO geram uma série de resultados positivos, seja para o site de sua empresa ou para qualquer página que você detenha.

Conclusão

Agora que você compreende a importância de ter seu site bem rastreado e indexado, é importante colocar a mão na massa e implementar essas ações, sempre como mandam as melhores práticas do Google, para estar bem posicionado nas pesquisas.

Confira mais conteúdos como esse aqui no Blog da Search Lab, para aprender tudo sobre SEO.

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