SEO Técnico

Aprenda o que é e como deixar o seu site mais amigável para os crawlers.

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Neste conteúdo vamos aprender porque o SEO Técnico é tão importante para sua estratégia de marketing de conteúdo e como fazê-lo de maneira adequada.

SEO onpage: tudo o que você precisa saber

O que é SEO Técnico?

O SEO téc­ni­co tem como objetivo otimizar o seu ­site para fazer com que os buscadores encontrem, rastreiem, com­preen­dam e indexem as suas pági­nas.

Com ele, o website reúne características que ajudam no ranqueamento do Google, gerando melhor posicionamento e, consequentemente, mais visibilidade.

Trata-se de uma estratégia de SEO mais técnica, representando as otimizações de código HTML, arquitetura da informação, dados estruturados e muito mais.

O que é SEO Técnico?

Qual é a importância do SEO Técnico?

O SEO Técnico é o começo de tudo. É com ele que começamos a trabalhar o SEO do site, afinal, é a estratégia que otimiza a página e garante que ela seja indexada e encontrada pelos motores de busca.

É preciso ter atenção, por exemplo, ao código HMTL do site, já que qualquer erro simples pode impedir que ele seja indexado ao Google.

O SEO técnico também ajuda os mecanismos de busca a entenderem as suas páginas, conseguindo ler melhor as principais informações delas e, assim, indexá-las às palavras-chave corretas.

Além disso, o SEO Técnico também ajuda o usuário a ter uma melhor experiência, um dos mais relevantes focos do Google, que busca proporcionar os melhores resultados para quem faz as buscas.

Ou seja, ao simplificar os códigos do site, eles se tornam mais compreensíveis para os robots, melhorando bastante a experiência de navegação com uma página mais rápida.

Tornar o site responsivo também é outro ponto bastante destacado pelo Google, que melhora no posicionamento das buscas.

Qual é o nível de complexidade do SEO Técnico?

Apesar de o nome assustar, fazer SEO Técnico não é tão complexo quanto parece, mas alguns fundamentos podem ser difíceis de entender à primeira vista.

Vamos entender a seguir alguns dos pontos mais importantes dessa estratégia.

Quais são os principais tópicos relacionados a SEO Técnico?

s pontos são muito importantes para entendermos e sabermos como fazer de forma adequada o SEO Técnico.

Portanto, os principais tópicos técnicos de SEO são:

  • Rastreamento
  • Renderização
  • Indexação
  • Mobile
  • SSL
  • Dados estruturados
  • Migrações
  • Velocidade da página
  • Otimização de código
  • Códigos de status
  • Arquitetura da informação

O rastreio, ao conseguir ler o conteúdo das páginas, utiliza as ligações entre elas para achar outras.

Assim, ele é encontrado na internet a partir de alguns sistemas no processo, como:

Listas de URL

O rastreamento cri­a uma relação com todas as URLs encontradas por meio de lig­ações entre as pági­nas. Sitemaps cri­a­dos por usuários ou vários sis­temas que contêm lis­tas de páginas criam um sis­tema secundário para encon­trar mais URLs.

Fila de rastreamento

As URLS que precisam ser rastreadas, sejam pela primeira vez ou novamente, são priorizadas e incluídas na fila de rastreamento. Ou seja: nada mais do que uma lista ordenada de links para que o Google rastreie.

Mecanismo de rastreamento

Trata-se do mecanismo que registra o con­teú­do das páginas.

Sistemas de processamento

Os sistemas de processamento cuidam de processos como a can­on­iza­ção, envio de pági­nas para o ren­der­izador, que simula o carregamento de um site no nave­g­ador e proces­sa as pági­nas em busca de mais URLs para fazer o rastreamento.

Renderizador

É basicamente o carregamento de uma pági­na como faz o nave­g­ador com arquiv­os JavaScript e CSS. Assim, o Google consegue enxergar o que a grande maio­r­ia dos usuários verá.

Index

As pági­nas que o Google armazenou (ou indexou) e serão exibidas nas buscas.

A renderização é como um nave­g­ador faria com arquiv­os JavaScript e CSS ao carregar o site para que os mecanismos de busca pos­sam ver o que a maio­r­ia dos usuários terá acesso.

A indexação são as pági­nas armazenadas que o Google mostra aos usuários.

Para garantir que elas sejam indexadas é preciso seguir algumas diretrizes dos robots, que infor­mam aos motores de busca como ras­trear e indexar uma pági­na específica.

Além disso, há o processo de canonização, quando o Google seleciona uma das versões de uma mesma página e indexa nas pesquisas.

Entre os tópicos relevantes estão tags canóni­cas, pági­nas duplicadas, ligações internas, redirecionamentos e URLs de Sitemaps.

Para saber como a página foi indexada, é indicado utilizar a Fer­ra­men­ta de Inspeção de URLs no Google Search Con­sole.

O Google procura dar prioridade ao mobile desde 2015, quando anunciou o mobile-friendly update, fazendo com que a responsividade do site se tornasse um fator de ranqueamento.

A adoção do mobile-first index só mostrou o quanto o buscador passou a priorizar a indexação dos sites em sua versão mobile, visto que os usuários utilizam muito mais os smartphones do que o PC ou tablets para realizar suas buscas.

Com um site responsivo, as páginas apresentam o mesmo código HTML e a mesma URL, independentemente do celular, enquanto o código CSS renderiza as páginas de acordo com o tamanho da tela do aparelho.

Ao colocar tag “viewport” no cabeçalho do código HTML, orientamos o navegador sobre como ele deve ajustar o website conforme as dimensões do dispositivo.

Para testar se o seu site proporciona uma boa experiência ao usuário no mobile, o Google disponibiliza gratuitamente o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis.

A experiência do usuário é levada muito em conta pelo Google.

Caso o seu site garanta boa navegação para o leitor, o buscar, certamente, vai recompensar todo o esforço, aumentando a autoridade do seu domínio e, claro, melhorando o posicionamento nas pesquisas. 

Core Web Vitals

Os Core Web Vitals (Sinais Vitais Web, em português) mensuram a veloci­dade que está incluída nos sinais de Exper­iên­cia da Pági­na do Google, usados ​​para ‘calcular’ a exper­iên­cia do usuário.

Entre as métricas medidas estão a esta­bil­i­dade visu­al com Cumu­la­tive Lay­out Shift (CLS), o car­rega­men­to com Largest Con­tent­ful Paint (LCP) e a inter­a­tivi­dade com First Input Delay (FID).

SSL

Muitos golpistas constroem páginas para roubar dados de usuários.

Por isso, o Google sempre leva muito em conta a segurança do site.

E, para isso, existe o SSL (Secure Sockets Layer, ou camada de soquete seguro em português),  um certificado digital que não só autentica a identidade de um site como também proporciona uma conexão criptografada.

Ao ver um cadeado ao lado da URL do site na barra de endereços do navegador, isso quer dizer que a página que você está acessando possui esse certificado SSL, ou seja, é um domínio seguro.

Isso proporciona mais segurança aos usuários e confere maior credibilidade ao Google, proporcionando um aumento da autoridade do domínio e, consequentemente, melhorando o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Velocidade das páginas

A velocidade da página é, talvez, o fator principal para o SEO Técnico atualmente.

Visando sempre melhorar a experiência do usuário, o Google prioriza aqueles sites com uma leitura de dados mais rápida, permitindo que o leitor não espero muito para acessar o que ele deseja.

Pop-ups

Os pop-ups são janelas que se abrem quando entram ou deixam um site.

Mas é preciso saber usá-los adequadamente para que não arruinem sua estratégia de SEO e, consequentemente, sua taxa de rejeição.

Seja no caso de acesso ou ao sair de uma página, essas ferramentas precisam ser atrativas para o usuário clicar.

O status de páginas serve para que os usuários sejam informados sobre interrupções e manutenções programadas. Dessa forma, você age com transparência com os clientes ou leitores do site.

É possível também escolher como fazer essa comunicação, seja por e-mail, Whatsapp, Telegram, SMS ou até mesmo de forma pública ou privada.

A estrutura do site é o esqueleto do site, ou seja, a maneira como o conteúdo é montado.

Essa arquitetura é uma organização de todo o conteúdo apresentado aos usuários e mecanismos de busca.

Como os dados estruturados ajudam na melhoria de interpretação do seu site pelo Google?

Um site com problemas estruturais prejudica bastante o desempenho do site nas buscas do Google. Os dados estruturados ajudam a organizar o site, tudo o que os mecanismos de busca querem.

Afinal, eles fazem marcações dentro do código das páginas que auxiliam o buscador a entender melhor o conteúdo, e podem ser utilizadas tanto no rastreamento e na indexação quanto nos resultados da pesquisa.

Os dados estruturados também são usados pelo Google para melhorar os resultados das buscas.

Uma página de receitas, por exemplo, pode aparecer em uma busca com elementos gráficos, etiquetando cada ingrediente, permitindo aos usuários pesquisar, inclusive, por contagem de calorias, tempo de cozimento, entre outras especificidades.

As buscas no Google são compatíveis com dados estruturados nos formatos JSON-LD, Microdados e RDFa.

O primeiro deles é o mais recomendado.  Trata-se de um JavaScript incluído em uma tag <script> nos elementos <head> e <body> de um site HTML.

É indicado porque facilita a expressão de itens de dados aninhados. Já os Microdados são uma especificação HTML de comunidade aberta usada para aninhar dados estruturados no conteúdo HTML.

Ele utiliza atributos de tag HTML para dar nome às propriedades que desejamos expor como dados estruturados.  Por fim, o RDFa é uma extensão HTML5 compatível com dados vinculados. Assim como os Microdados, ele introduz atributos de tags HTML.

Ferramentas gratuitas para ajudar no trabalho de SEO Técnico

O Google Search Console ajuda a compreender melhor o próprio desempenho nas buscas e entender o que fazer para melhorar o conteúdo nos resultados para atrair mais tráfego ao site.

A ferramenta fornece informações preciosas, como a forma como o Google rastreia, indexa e distribui o conteúdo, inclusive enviando e-mails em caso de novos problemas encontrados.

Relatório Páginas

O relatório Páginas do Google Search Console mostra um resumo do que está acontecendo nas páginas do site, que vão desde ações manuais a problemas de segurança e páginas indexadas válidas/com erros.

Relatório Sitemap

O relatório Sitemap, por sua vez, aponta quais sitemaps foram enviados para a sua página. Além disso, mostra estatísticas e erros encontrados pelo Google ao processar os sitemaps.

Relatório de Dados Estruturados

Depois de fazer a implementação dos Dados Estruturados na página, o Google Search Console (GSC) passará a enviar relatórios analisando a validade deles. Vale destacar também que problemas no site podem prejudicar a utilização desses dados estruturados nos recursos do buscador.

 

Não deixe também de usar as ferramentas do GSC para calcular o tamanho do impacto das marcações nos recursos do Google, bem como analisar relatórios sobre itens válidos, com erros e com alertas.

Relatório de Estatísticas de Rastreamento

O relatório de Estatísticas de Rastreamento, por sua vez, que está disponível apenas para o domínio, aponta a frequência com que o Google faz o rastreio da sua página e quantas solicitações ele atende.

A ferramenta do PageSpeed Insights (PSI) gera relatórios mostrando a experiência do usuário na página usando smartphones e computadores. Através dessa análise, concede sugestões de melhorias.

O Chrome DevTools é uma série de ferramentas integradas no navegador Google Chrome que inspecionam a atividade de rede, assim como o HTML (DOM) renderizado das suas páginas.

Com ele é possível, por exemplo, resolver alguns problemas com anúncios.

Para avaliar se o seu site é compatível com dispositivos móveis, o Teste de Compatibilidade com Mobile é a ferramenta ideal.

Para isso, basta inserir a URL da página e conferir a pontuação, bem como os problemas apontados pelo recurso.

Conclusão

O SEO Técnico é tão importante para o SEO quanto a base da construção de um prédio.

É por ele que você começa, assim como é com os edifícios, quando são montados os pilares da obra para que o peso da estrutura seja suportado.

Ou seja, é algo essencial para que sua estratégia de SEO funcione adequadamente.

Marcas que confiam no trabalho da Search Lab

Depoimentos

“A agilidade na entrega, e no entendimento do negócio e ações propostas, foi o ponto alto dos projetos que criamos. Parabéns pelo empenho, adaptabilidade e conhecimento técnico em SEO e conteúdo.”
Juliana Chiappa
Analista de Canais Digitais e E-Commerce – Accor
“O trabalho de SEO para o e-commerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.”
Tiago Amorim
CEO - Wish Planner
“Parabéns pelo trabalho, vocês estão em outro patamar de empresas de SEO, sempre preocupados com o cliente e sempre entregando o melhor que vocês podem.”
Hebert Nogueira
Gestor de E-Commerce - Aleatory