Estratégia de SEO: como começar a sua

Por que ter uma boa estratégia de SEO é importante para qualquer tipo de negócio?

De acordo com o relatório CMO da Nielsen, redes sociais, search e e-mail marketing são os canais mais importantes de 2018.

Por mais que esse relatório seja geral, podemos notar que os canais de marketing digital estão dominando.

Existem muitos motivos para essas escolhas, mas certamente um deles é a possibilidade de mensurar os resultados muito menos complicação que outros canais.

estratégia de seo

Partindo desses dados, não precisamos falar a importância de ter uma boa estratégia de SEO, certo? Você deseja saber como começar a sua estratégia de SEO? Então confira abaixo as etapas do processo:   

1 – Análise de mercado

Conhecer bem o segmento de atuação é importantíssimo para tudo praticamente e com SEO não é muito diferente.

Saber quem é o seu possível cliente (persona), como ele compra, canais que utiliza, dados demográficos, processo comercial envolvido e qualquer outro tipo de informação que possa enriquecer o trabalho é importantíssimo.

Para ter sucesso na otimização de sites para mecanismos de busca é importante descobrir as especificidades do mercado, tendências e o estado atual.

1.1 – Faça Benchmarks com outras empresas

Ao iniciar ações em um novo canal é normal que procuremos outras empresas do segmento que utilizam o mesmo canal ou dados de mercado que nos deem uma luz se estamos no caminho certo ou não.

Isso é o que chamamos de Benchmark.

Para um bom benchmark, é essencial que tenhamos claras as métricas e indicadores importantes para o negócio, por exemplo:

  • Qual é o share do canal orgânico nos acessos dos sites analisados?
  • Qual é o CTR médio do seu mercado?
  • Qual é o CTR médio dos sites analisados?
  • Qual é a relação entre tráfego branded e nonbranded no seu mercado?
  • Os sites analisados possuem blog? Por quantos % do tráfego orgânico o blog é responsável em média?
  • Qual é a conversão média do seu mercado?

Para ter acesso a esses dados é necessária muita pesquisa e também uso de algumas ferramentas, que serão abordadas mais a frente nesse post.

2 – Criação de metas

Quer obter bons resultados em SEO? Então é preciso ter como ponto de partida metas bem definidas.

O que inclui ter objetivos claros com determinação de prazo, como por exemplo:

  • aumentar o tráfego orgânico do meu site em 30% nos próximos 6 meses;
  • aumentar a participação do meu canal orgânico para 50% em até 6 meses;
  • aumentar a conversão do meu canal orgânico nos próximos 3 meses;

Entretanto, nem sempre é simples pensar em uma meta dessa forma. É comum vermos empresas com metas grandiosas mas sem um norte, como por exemplo “aumentar as vendas”, “aumentar o tráfego” ou “conquistar o mundo”. Para esses casos, uma saída pode ser quebrar a ideia grandiosa em pequenos OKRs (Objectives and Key Results):

  • Aumentar o tráfego, pode ser aumentar o tráfego da categoria x em 10% em 60 dias;
  • Aumentar as vendas, pode ser aumentar as vendas da categoria x em 20% em 60 dias.

Desse jeito, as coisas começam a ficar claras e os objetivos começam a ganhar números. Diversas empresas trabalham com OKRs, como o Google, e obtêm ótimos resultados.

3 – Planejamento

framework de estratégia de seo

Pensando a estratégia de SEO como um processo, já temos o comportamento do mercado, benchmarks e as metas.

Agora é a hora de partir para o planejamento.

Dentro de uma empresa, o ato de planejar precisa ser bem coerente.

Quando você tem um objetivo (principalmente um ousado) é preciso que todo planejamento do seu negócio seja focado nele .

Dessa forma, o conhecimento sobre SEO não pode ficar restrito apenas aos profissionais de Marketing Digital, pois pode ser que outras áreas da empresa sejam envolvidas na execução da estratégia planejada.

Caso essas práticas não sejam implantadas, os resultados irão demorar muito mais e implicará ainda em maior investimento financeiro e de recursos.

Portanto vale a pena planejar de forma integrada, alinhada e colaborativa.

Abaixo listamos algumas etapas do planejamento.

3.1 – Estrutura do site

Todo mundo sabe a importância do conteúdo otimizado para SEO, mas a maioria esquece que a estrutura do site também impacta diretamente no ranqueamento na SERP.

Quer posicionar melhor na busca orgânica?

Comece organizando bem a hierarquia das informações e principalmente dando um objetivo claro ao site, como por exemplo vender, gerar leads, etc.

Esse ponto pode ser bem trabalhoso, porém será o alicerce da sua estratégia de SEO..  

3.2 – Escolha de palavras-chave

Outro fator importante para o sucesso das estratégias de SEO é escolher corretamente as keywords. As palavras-chave e o campo semântico precisam estar alinhados com seu objetivo e ramo de negócio.

Dependendo das keywords escolhidas será necessário fazer uma série de alterações no SEO On Page como rever a estrutura do site, das linkagens e até mesmo ter que criar novas páginas.

Por exemplo: seu objetivo é alavancar vendas. Se você não escolheu as palavras-chave adequadas de acordo com seu segmento, produtos ou serviços, etc., as estratégias de SEO podem até aumentar o tráfego (porque melhorou o ranqueamento), mas não irão aumentar o volume de compradores online.    

3.3 – Performance em SEO

Basicamente podemos dividir o tráfego orgânico de duas formas:

brandedBranded: Essa estratégia de marketing funciona muito bem para melhorar o posicionamento de uma marca no mercado levando ao consumidor sua mensagem por meio de campanhas publicitárias, entretenimento, etc. Em poucas palavras, o tráfego branded sempre será acompanhado pelo nome da marca (ex: curso de marketing digital marketagem)

nobrandedNobranded: É aqui que habita o maior objetivo da maioria das estratégias de SEO, que é gerar tráfego para termos não acompanhados da marca. Para isso, o Google leva em conta diversos fatores (não só otimização On Page), como intenção de busca, localização, histórico de busca, etc.

Vender mais ou focar no fortalecimento da marca? É preciso definir seu real objetivo.

Só assim é possível fazer uma análise de performance que condiz com a realidade do seu negócio levando em conta as métricas adequadas.

4 – Plano de ação

É o momento que ideias se tornam tarefas.

Para que o plano de ação seja elaborado com sucesso, ele precisa estar em total alinhamento com os objetivos e com todo o planejamento realizado.

Caso contrário, por mais que as ações sejam executadas corretamente conforme o plano, elas não trarão os resultados esperados.

O que irá demandar mais esforços, tempo e investimentos para alcançar o objetivo desejado.

Aqui na Search Lab utilizamos o Trello para guiar nossos planos de ação. E você?

Utiliza alguma ferramenta diferente do Trello?

4.1 – Controle e Métricas

Quando se investe em otimização de sites para mecanismos de busca é preciso entender que os indicadores analisados nem sempre são os mesmos (não há receita de bolo).

Na maioria das vezes, o trabalho de SEO é realizado para ranquear páginas do site para termos específicos com o objetivo de alavancar vendas.

Mas, em alguns casos, a intenção pode ser outra como simplesmente aumentar o tráfego qualificado.

Dessa forma é preciso ter em mente que analisar as métricas certas é mais importante do que perder tempo estudando a fundo todas elas.

Isso porque controle está diretamente ligado ao objetivo (o que varia de acordo a necessidade de cada negócio).   

ferramentas de seo

Ferramentas que ajudam na elaboração de estratégias de SEO

Para começar sua estratégia de SEO, você pode contar com algumas ferramentas essenciais para otimizar o processo como:

Google Planilhas

Perfeitas para reunir e organizar dados e informações, as planilhas são indispensáveis na hora de planejar suas estratégias de Search Engine Optimization.

Gratuito e online, o Google Planilhas é uma ótima dica para facilitar todo o processo de SEO na sua empresa. Com ele, é possível realizar trabalho colaborativo, criar gráficos, utilizar fórmulas, compartilhar com Excel, entre outras funcionalidades.

SEMrush

Líder de mercado, o SEMRush é uma ferramenta de Marketing Digital completa que permite gerenciar do SEO ao conteúdo passando por mídias sociais, publicidades e pesquisas. Sem contar que facilita elaborar relatórios. No caso da otimização de sites para mecanismos de busca, com o SEMrush você pode:

  • Pesquisar palavra-chave
  • Fazer pesquisa orgânica
  • Fazer Link Building (construir e analisar backlinks)
  • Monitorar rankings
  • Fazer auditoria de sites
  • Organic Traffic Insights

KeywordHero

Com a proposta de revolucionar o SEO, essa plataforma paga permite integração com o Google Analytics e Google Search Console.

Mais do que pesquisar palavra-chave para aumentar seu tráfego orgânico, você pode acompanhar o comportamento do consumidor ou persona por meio de diversas métricas como taxa de rejeição, taxa de conversões, duração das sessões, etc.

E ainda mostra o posicionamento na SERP atualizado a cada sessão.

Além disso, o KeywordHero facilita também a segmentação e o branding.

Google Search Console

Para fazer sua página se destacar nos resultados de pesquisa orgânica, essa ferramenta é indispensável.

O Google Search Console permite avaliar o desempenho do seu site nas pesquisas do motor de busca e descobrir o que precisa ser corrigido para melhorar o ranqueamento.

Além disso, você consegue fazer inspeção de URLs, avaliação do tráfego  e otimização de todo seu conteúdo, entre outras funcionalidades que fazem a diferença no SEO.  

SEO Review Tools

Quer fazer uma completa auditoria de SEO?

Então o SEO Review Tools é uma ótima opção.

Fácil de usar (só colar URL e digitar a keyword), ele oferece ferramentas fundamentais que avaliam:

  • Técnicas de SEO
  • Autoridade
  • Conteúdo
  • Mídias Sociais

Além de avaliar suas páginas e disponibilizar informações para melhorar a otimização e o ranqueamento, a ferramenta também permite que você acompanhe sua concorrência.

Google Data Studio

Essa ferramenta online permite criar e compartilhar, de forma prática, relatórios e gráficos a partir de dados.

Além de oferecer armazenamento na nuvem.

Uma grande vantagem do Google Data Studio é possibilitar a conexão rápida com diversas fontes de informações sem precisar saber programação.

Para isso oferece integração com ferramentas importantes para Marketing e SEO como:

  • Google Analytics
  • Google Ads
  • Google Search Console
  • Google Planilhas
  • Youtube
  • Arquivos CSV
  • Bancos de dados (MySQL, BigQuery, PostgreSQL, entre outros)

Conclusão

Ranquear bem nos mecanismos de busca é fruto de um processo complexo de SEO.

Sem organização e orientação para tomada de decisão com dados, realizar um planejamento eficaz que resulta em estratégias de otimização que funcionam de verdade é praticamente impossível.

Mas, não se preocupe porque a Search Lab pode ajudar você com tudo que diz respeito a otimização de sites para motores de busca.

Quer aprender mais sobre SEO? A gente ensina! Basta assinar nosso blog.

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