Estratégia de SEO: como começar a sua

O conjunto de técnicas coordenadas de otimização para busca orgânica do Google e outros buscadores, com foco em atingir um determinado objetivo, é o que pode se chamar de estratégia de SEO (Search Engine Optimization). 

Mas, para conquistar bons resultados com otimização de site para mecanismos de busca é preciso ser muito consciente de onde sua empresa está agora e aonde pretende chegar com o investimento no canal orgânico. 

Também é necessário levar em conta os recursos materiais e humanos que sua marca conta para colocar em prática as implementações que virão com um projeto de SEO. O que costuma variar de acordo com o objetivo do negócio.

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Portanto estratégias de SEO para captar leads são totalmente diferentes das estratégias de SEO para e-commerce embora possa haver algumas implementações em comum nos dois projetos de otimização de site para o Google. 

Sem contar que estratégias SEO que deram certo em 2019 podem simplesmente não trazer mais tantos resultados hoje.

Isso porque, além de uma mudança imprevisível na forma de consumo das pessoas por conta da COVID 19, ainda ocorreram no período consideráveis mudanças nos algoritmos do Google

Vale lembrar também que para colher bons frutos com Search Engine Optimization na sua empresa, é necessário alinhar os objetivos do negócio com os de SEO e Marketing Digital.  

Quer aprender como criar uma estratégia de SEO desde o início? Então confere este post Search Lab até o fim porque você vai aprender as etapas e outras dicas para ficar no topo da página de resultados da busca orgânica do Google sem Black Hat. 

Estratégia de SEO e suas etapas 

Levando em consideração que ranqueamento é meio e não fim, vale lembrar que bom resultado em SEO não se resume a ocupar as primeiras posições no Google. E isso vale tanto para sites, lojas virtuais ou blogs.

Vai muito além, já que SEO estratégico realiza técnicas e otimizações com foco nas metas e objetivos desejados  por sua empresa no canal orgânico. 

Ou seja, tudo é planejado, executado e mensurado com foco no resultado SEO que seu negócio quer atingir de verdade. O que pode ser, por exemplo, alavancar vendas online, awareness  ou crescimento do número de leads.

Para isso, vale a pena realizar as seguintes etapas que vão da análise de mercado e concorrência à mensuração. 

Analise o mercado

Conhecer bem o segmento de atuação do seu negócio é fundamental não apenas para 

oferecer ótima experiência do usuário em seu site (já que é indispensável unir UX e SEO). Mas, inclusive para implementar SEO estratégico em sua empresa. Para isso, facilita muito você ter informações essenciais como: 

  • Quem é sua persona (seu possível cliente)
  • Como ele compra
  • Quais canais utiliza
  • Principais dados demográficos
  • Como é o  processo comercial envolvido 
  • E qualquer outro tipo de informação que possa facilitar a elaboração da sua estratégia de posicionamento SEO tornando assim mais rico o trabalho de otimização de sites para busca orgânica como um todo. 

Analise a concorrência

Para um bom benchmark, é essencial acompanhar algumas métricas e indicadores importantes para o negócio como:

  • Qual é o share do canal orgânico nos acessos dos sites analisados?
  • Qual é o CTR médio do seu mercado?
  • Qual é o CTR médio dos sites analisados?
  • Qual é a relação entre tráfego branded e nonbranded no seu mercado?
  • Os sites analisados possuem blog? Por quantos % do tráfego orgânico o blog é responsável em média?
  • Qual é a conversão média do seu mercado?

Para ter acesso a esses dados é necessária muita pesquisa e também uso de algumas ferramentas de SEO que você vai ficar sabendo ainda nesse post.

Crie metas de SEO

Quer obter bons resultados em SEO? Então é preciso ter como ponto de partida metas bem definidas. O que inclui ter objetivos claros com determinação de prazo, como por exemplo:

  • Aumentar o tráfego orgânico do meu site em 30% nos próximos 6 meses;
  • Aumentar a participação do meu canal orgânico para 50% em até 6 meses;
  • Aumentar a conversão do meu canal orgânico nos próximos 3 meses;

Entretanto, nem sempre é simples pensar dessa forma. É comum encontrar empresas com metas grandiosas e genéricas como aumentar as vendas ou trazer mais  tráfego. Para esses casos, uma saída pode ser quebrar a ideia grandiosa em pequenos OKRs (Objectives and Key Results) como os citados acima.

Assim as coisas começam a ficar claras e os objetivos SEO começam a ganhar números. Diversas empresas trabalham com OKRs, como o Google, e obtêm ótimos resultados.

Faça um bom planejamento de SEO

Dentro de uma empresa, o ato de planejar precisa ser bem coerente.

Quando você tem um objetivo (principalmente um ousado) é preciso que todo planejamento do seu negócio seja focado nele .

Dessa forma, o conhecimento sobre SEO não pode ficar restrito apenas aos profissionais de Marketing Digital, pois pode ser que outras áreas da empresa sejam envolvidas na execução da estratégia planejada.

Caso essas práticas não sejam implantadas, os resultados irão demorar muito mais e implicará ainda em maior investimento financeiro e de recursos. Portanto vale a pena planejar de forma integrada, alinhada e colaborativa.

SEO para sites, e-commerces e blogs: comoo fazer o planejamento estratégico

Estrutura do site

Todo mundo sabe a importância do conteúdo otimizado para SEO, mas a maioria esquece que a estrutura do site também impacta diretamente no ranqueamento na SERP.

Quer saber como alcançar os primeiros lugares no Google? Comece organizando bem a hierarquia das informações e principalmente dando um objetivo claro ao site, loja virtual ou blog, como por exemplo vender, gerar leads, etc.

Esse ponto pode ser bem trabalhoso, porém será o alicerce da sua estratégia de SEO..  

Faça pesquisa de palavras-chave

Outro fator importante para o sucesso das estratégias de SEO é escolher corretamente as keywords. As palavras-chave e o campo semântico precisam estar alinhados com seu objetivo e ramo de negócio.

Dependendo das keywords escolhidas será necessário fazer uma série de alterações no SEO On Page como rever a estrutura do site, das linkagens e até mesmo ter que criar novas páginas.

Por exemplo: seu objetivo é alavancar vendas. Se você não escolheu as palavras-chave adequadas de acordo com seu segmento, produtos ou serviços, etc., as estratégias de SEO podem até aumentar o tráfego (porque melhorou o ranqueamento), mas não irão aumentar o volume de compradores online.    

Performance em SEO: sabe o que é?

É possível dividir o tráfego orgânico de duas formas:

  • Branded: é  para melhorar o posicionamento de uma marca no mercado levando ao consumidor sua mensagem por meio de campanhas publicitárias, entretenimento, etc. Em poucas palavras, o tráfego branded sempre será acompanhado pelo nome da marca (ex: curso de marketing digital marketagem)
  • Nobranded: é aqui que habita o maior objetivo da maioria das estratégias de SEO, que é gerar tráfego para termos não acompanhados da marca. Para isso, o Google leva em conta diversos fatores (não só otimização On Page), como intenção de busca, localização, histórico de busca, etc. 

Vender mais ou focar no fortalecimento da marca? É preciso definir seu real objetivo. Só assim é possível fazer uma análise de performance que condiz com a realidade do seu negócio levando em conta as métricas adequadas.

Trace um plano de ação

É o momento que ideias se tornam tarefas. Para que o plano de ação seja elaborado com sucesso, ele precisa estar em total alinhamento com os objetivos e com todo o planejamento realizado.

Caso contrário, por mais que as ações sejam executadas corretamente conforme o plano, elas não trarão os resultados esperados.

O que irá demandar mais esforços, tempo e investimentos para alcançar o objetivo desejado. Aqui na Search Lab, por exemplo, utilizamos o Trello para guiar nossos planos de ação.

Métricas de SEO e avaliação de resultados

Quando se investe em otimização de sites para mecanismos de busca é preciso entender que os indicadores analisados nem sempre são os mesmos (não há receita de bolo).

Na maioria das vezes, o trabalho de SEO é realizado para ranquear páginas do site , e-commerce ou blog para termos específicos com o objetivo de alavancar vendas.

Mas, em alguns casos, a intenção do usuário pode ser outra como simplesmente aumentar o tráfego qualificado.

Dessa forma é preciso ter em mente que analisar as métricas certas é mais importante do que perder tempo estudando a fundo todas elas.

Isso porque controle está diretamente ligado ao objetivo (o que varia de acordo com a necessidade de cada negócio).   

Estratégias de SEO para e-commerce

Em uma estratégia de SEO para lojas virtuais, a lógica não é muito diferente da estratégia para um site, em relação a organização e planejamento como um todo, porque precisa também ter um objetivo bem definido, planejamento e execução de tarefas, mensuração e análise.

Mas, como normalmente o objetivo de um e-commerce costuma ser alavancar vendas online, as tarefas de SEO precisam ser planejadas e coordenadas para a marca conseguir atingir esse objetivo ao longo ou médio prazo.

Então, por exemplo, a otimização de title e description dos produtos ( principalmente os estrelas) passa a ser fundamental assim como outras otimizações de páginas que envolvem normalmente, não apenas a parte de tecnologia, mas até mesmo o conteúdo otimizado. 

Táticas que nem sempre são prioridades em estratégias de SEO de sites para leads (já que a ação pretendida do usuário não é compra, mas sim preenchimento de formulários) . Portanto as tarefas de otimização priorizadas costumam ser outras.  

Quer facilitar a automação do processo de otimização de Title e Description no seu e-commerce? Baixe nosso template gratuitamente agora mesmo!

Estratégias de SEO para blogs

Awareness costuma ser o objetivo de SEO das empresas que investem em estratégia de conteúdo otimizado em blogs da marca. E por esse motivo, as tarefas são diferenciadas em relação à otimização de site para buscadores e à otimização de lojas virtuais para o Google. 

Isso porque o que vai levar a ampliação da consciência da marca pelos internautas é ter mais posts com conteúdo otimizado para SEO que respondam as principais dúvidas deles, em destaque na busca orgânica do Google, ou nas primeiras posições.

Além de contribuir para os resultados de SEO, essa estratégia faz as pessoas desenvolverem simpatia pela marca porque ela sempre oferece a resposta buscada no momento certo. O que faz ainda o usuário se lembrar positivamente da empresa.

Quer saber o que precisa ser feito em uma estratéegia de SEO para produção de conteúdo? Baixe nosso Checklist de Otimização de Conteúdo. 

Principais ferramentas de Marketing Digital para busca do Google

  • Google Analytics
  • Google Ads  (inks patrocinados na SERP – ou seja: é como se faz propaganda no maior  buscador do mundo)
  • Google Search Console
  • Google Planilhas
  • Youtube
  • Arquivos CSV
  • Bancos de dados (MySQL, BigQuery, PostgreSQL, entre outros)

Ferramentas que ajudam na elaboração de estratégias de SEO

Para começar sua estratégia de SEO, você pode contar com algumas ferramentas essenciais para otimizar o processo como:

Google Planilhas

Perfeitas para reunir e organizar dados e informações, as planilhas são indispensáveis na hora de planejar suas estratégias de Search Engine Optimization.

Gratuito e online, o Google Planilhas é uma ótima dica para facilitar todo o processo de SEO na sua empresa. Com ele, é possível realizar trabalho colaborativo, criar gráficos, utilizar fórmulas, compartilhar com Excel, entre outras funcionalidades.

SEMrush

Líder de mercado, o SEMRush é uma ferramenta de Marketing Digital completa que permite gerenciar do SEO ao conteúdo passando por mídias sociais, publicidades e pesquisas. Sem contar que facilita elaborar relatórios. No caso da otimização de sites para mecanismos de busca, com o SEMrush você pode:

  • Pesquisar palavra-chave
  • Fazer pesquisa orgânica
  • Fazer Link Building (construir e analisar backlinks)
  • Monitorar rankings
  • Fazer auditoria de sites
  • Organic Traffic Insights

KeywordHero

Com a proposta de revolucionar o SEO, essa plataforma paga permite integração com o Google Analytics e Google Search Console.

Mais do que pesquisar palavra-chave para aumentar seu tráfego orgânico, você pode acompanhar o comportamento do consumidor ou persona por meio de diversas métricas como taxa de rejeição, taxa de conversões, duração das sessões, etc.

E ainda mostra o posicionamento na SERP atualizado a cada sessão.

Além disso, o KeywordHero facilita também a segmentação e o branding.

Google Search Console

Para fazer sua página se destacar nos resultados de pesquisa orgânica, essa ferramenta é indispensável.

O Google Search Console permite avaliar o desempenho do seu site nas pesquisas do motor de busca e descobrir o que precisa ser corrigido para melhorar o ranqueamento.

Além disso, você consegue fazer inspeção de URLs, avaliação do tráfego  e otimização de todo seu conteúdo, entre outras funcionalidades que fazem a diferença no SEO.  

SEO Review Tools

Quer fazer uma completa auditoria de SEO? Então o SEO Review Tools é uma ótima opção.

Fácil de usar (só colar URL e digitar a keyword), ele oferece ferramentas fundamentais que avaliam:

  • Técnicas de SEO
  • Autoridade
  • Conteúdo
  • Redes Sociais
  • Além de avaliar suas páginas e disponibilizar informações para melhorar a otimização e o ranqueamento, a ferramenta também permite que você acompanhe sua concorrência.

Google Data Studio

Essa ferramenta online permite criar e compartilhar, de forma prática, relatórios e gráficos a partir de dados. Além de oferecer armazenamento na nuvem.

Uma grande vantagem do Google Data Studio é possibilitar a conexão rápida com diversas fontes de informações sem precisar saber programação.

Conclusão

Ranquear bem nos mecanismos de busca é fruto de um processo complexo que inclui estratégias de SEO baseadas em objetivos claros, planejamento, boa execução e analises.

Sem organização e orientação para tomada de decisão com dados, realizar um planejamento eficaz que resulta em estratégias de otimização que funcionam de verdade é praticamente impossível.

Quer conhecer exemplos práticos de como obter resultados na busca orgânica? Confira nossa página de Cases de SEO para aprender algumas estratégias de SEO validadas e analisadas aqui pela Search Lab.

Principais dúvidas recorrentes sobre estratégia de SEO

Quais são as técnicas de SEO?

Otimizações de sites para o Google (e outros mecanismos de busca) que são mais pontuais são consideradas técnicas de SEO. A marcação de dados estruturados é um exemplo de técnica de SEO Onpage assim como a otimização de title e description também.

Já a pesquisa de palavras-chave para produção de textos otimizados é uma das técnicas de SEO para conteúdo enquanto o Guestpost é uma das técnicas de Link Building ou SEO Offpage. Confira as principais técnicas de SEO:

SEO Onpage
Link Building ou SEO Offpage
Conteúdo Otimizado SEO
SEO técnico (implementações no HTML das páginas)

O que é Onpage em SEO?

São as estratégias de SEO realizadas dentro das páginas dos sites para melhorar o posicionamento delasno ranking de resultados da pesquisa orgânica do Google . 

 Além disso, Onpage também quer dizer as técnicas de SEO dentro das páginas (implementações, otimizações, reotimizações, etc). 

Podem englobar SEO técnico como, por exemplo, deixar HTML liimpo para aumentar a velocidade de carregamento das páginas e até mesmo técnicas de otimização de conteúdo como keywords e hierarquia de headings. 

Principais exemplos de SEO Onpage: 

Marcação de dados estruturados
Configuraçõpes de robots. txt e sitemaps
Redirecionamentos (Redirects)
Canonicals
Pesquisa de palavra-chave
Otimização de Title e Description
Otimização de imagens
Entre muitas outras técnicas de otimização de página

Vale lembrar que para obter melhores resultados, o ideal é realizar técnicas de SEO Onpage coordenadas dentro uma mesma estratégia para atingir determinadas metas ou objetivos do negócio. E para isso, facilita muito contar com especialistas em SEO

Como fazer SEO do site?

Tenha objetivo claro para realizar um plano de SEO que funciona 
Cuide do SEO técnico ( HTML, CSS, dados estruturados, rich snippets, etc.)
Faça seu site carregar rapidamente
Ofereça boa arquitetura da informação
Produza conteúdo otimizado de qualidade
Pesquise palavras-chave e entenda a intenção do usuário
Otimize URLs
Faça linkagem interna
Faça Link Building (backlinks White Hat que levam internautas para seu site)
Mensure e avalie resultados

Quer saber mais? Baixe alguns checklists de SEO para facilitar a otimização do seu site para o Google. 

Como fazer um bom trabalho de SEO

Entenda qual problema  o SEO vai resolver na sua empresa (aumentar vendas online, crescer a base de leads, awareness, etc.)
Tenha um objetivo SEO claro
Quebre esse objetivo em metas e tarefas para serem executadas e alcançadas em um determinado período de tempo (ex: aumentar vendas online em 30% nos próximos 4 meses)..
Faça um plano estratégico de SEO realista
Tenha organização na execução para realizar entregas no prazo
Acompanhe os resultados com as métricas de SEO e KPIs relacionados aos objetivos
Avalie a performance do canal orgânico frequentemente para melhorar processos e resultados aprimorando ainda mais o que já funciona
Conte com a ajuda de quem é especialista em SEO para manter a qualidade alta do trabalho e obter bons resultados

Como utilizar SEO no meu site

Entenda bem os algoritmos do Google (não apenas BERT e outros relacionados a conteúdo ou SEO técnico)
Produza conteúdo otimizado entendendo as reais intenções do usuário e suas principais dúvidas. Para isso, faça também pesquisa de palavra-chave, linkagem interna, otimização de URLs e imagens, entre outras técnicas de SEO Onpage.
Crie estratégias para conseguir backlinks para seu site (Link Building)
Mensure suas ações e implementações com as métricas que fazem sentido e avalie resultados
Faça uma auditoria SEO para entender o que precisa ser melhorado

Como utilizar SEO na plataforma VTEX

Plataformas de e-commerce usada por grandes empresas e marcas, a VTEX oferece recursos que permitem implementar técnicas de SEO avançadas como:
Estruturar a arquitetura da informação
Otimizar SEO Onpage (sitemaps, robots.txt, inserção de blocos de textos (placeholders), breadbrumcs, etc.

Quer aprender mais sobre SEO para essa plataforma e-commerce? Visite nossa página Guia de SEO para VTEX.

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