esatratégia de seo: como começar a sua

Estratégia de SEO: como começar a sua agora

Para conquistar bons resultados orgânicos é preciso ser muito consciente de onde sua empresa está agora e aonde pretende chegar com o investimento no canal orgânico

Também é necessário levar em conta os recursos que a marca conta para colocar em prática as implementações que virão com uma estratégia de SEO, o que costuma variar de acordo com a maneira como SEO pode colaborar com o  objetivo do negócio.

Quer aprender como criar uma estratégia de SEO desde o início? Então confere este post até o fim porque você vai aprender as etapas e outras dicas para ficar no topo da página de resultados da busca orgânica do Google.

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O que é uma Estratégia de SEO?

Estratégia de SEO é o conjunto de ações coordenadas de otimização para busca orgânica do Google e outros buscadores com foco em atingir maximizar a visibilidade de um site com o intuito de atingir um determinado objetivo em um determinado espaço de tempo. Ela pode englobar ações de:

Para ter  uma estratégia clara, as ações devem seguir uma ordem lógica e cronológica.

Tendo acesso a ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Similar Web (versão gratuita) e uma ferramenta all in one de SEO como por exemplo SE Ranking , SEMrush, Ahrefs, entre outras, é possível desenhar uma estratégia robusta de ganho de resultados orgânico.

Veja abaixo o passo a passo de como começar uma estratégia de SEO.

Avalie os resultados dos seus esforços atuais de SEO

Avaliar seu cenário através das estatísticas atuais dará uma boa base do que esperar para o futuro. Para isso, será necessário analisar os seguintes fatores:

  • Histórico de tráfego orgânico e projeção para os próximos 12 meses;
  • Impacto sazonal do seu tráfego orgânico;
  • Posicionamento das palavras-chave;
  • Backlinks.

Talvez, esses dados por si só, já gerariam insights para um plano de ação para melhoria de resultados orgânicos. Entenda  como cada dado é gerado/calculado: 

Projeção de tráfego orgânico

Prever os resultados de SEO é difícil, afinal de contas são mais de 200 fatores de rankeamento que podem interferir.

Entretanto, através de métodos estatísticos em conjunto com o histórico de tráfego orgânico do Google Analytics, é possível ter uma visão de futuro com cenários possíveis.

Dessa forma é possível ter uma ideia de como será o comportamento futuro de tráfego orgânico, o quanto a sazonalidade impactará, e com base  na margem de erro, saber quantos % acima ou abaixo pode ser a flutuação do tráfego. 

Desde a criação da Search Lab  nossa equipe tem convicção de que é possível ter previsibilidade das ações de SEO e que isso é a chave para um bom planejamento.

Para facilitar esse processo , foi desenvolvida   a nossa planilha de projeção de tráfego (que vem passando por mudanças ao longo do tempo para aprimorá-la cada vez mais).

Além disso, a Search Lab também vem produzindo conteúdos focados no tema.

Leia mais: Como fazer uma projeção de tráfego orgânico de maneira consciente

Sazonalidade

Falando especificamente de tráfego orgânico, é possível  dividir a sazonalidade em 2 grandes tópicos:

  • Sazonalidade de mercado: É quando temos concentração de tráfego pautada em um acontecimento temporal, que pode ser uma data comemorativa, promocional (como Black Friday, por exemplo) ou algum acontecimento específico que justifique um determinado aumento (a pandemia de COVID-19 gerou um crescimento  de tráfego em vários segmentos e esse comportamento só aconteceu no ano de 2020).
  • Sazonalidade de busca: É normal que em SEO, o valor do volume de busca de uma determinada palavra-chave seja utilizado (como um dos fatores) para pautar a priorização de criação ou atualização de páginas/conteúdos. Entretanto, esse valor não é uniforme ao longo do ano. Geralmente, ferramentas como SEMrush e SEranking apresentam esses dados de sazonalidade de busca, que são riquíssimos.

Como interpretar o impacto sazonal em um site

Enquanto na projeção de tráfego, a análise de sazonalidade engloba muitos fatores (mercado, volume de busca, participação de outros canais, etc), na análise feita com base no seu histórico de tráfego, é possível calcular o impacto sazonal, mês a mês, de acordo com a média de tráfego.

Desta forma, é possível prever o impacto sazonal no seu tráfego orgânico.

Visão do output gerado pelo script de python para estudo de sazonalidade

Para facilitar o entendimento da influência da sazonalidade no seu negócio, a Search Lab criou um script de Python, que calcula o impacto sazonal como a variação percentual em relação à média sazonal , proporcionando uma compreensão mais profunda das flutuações temporais de tráfego.

Posicionamento das palavras-chave

Essa é uma informação indispensável   para um bom planejamento de SEO que pode ser obtida pelo Google Search Console ou através de ferramentas como SE Ranking.

Como analisar o posicionamento de palavras-chave pelo Google Search Console

O Search Console é uma ferramenta gratuita que fornece diversas informações valiosas para o dia a dia do profissional de marketing, mais especificamente o de SEO.

O posicionamento de palavras-chave é uma delas. Este dado fica localizado no relatório: Desempenho > Resultados da Pesquisa.

Visão resumida das palavras-chave via Google Search Console

Para ter o dado de posicionamento exibido na tabela de dados do Google Search Console, é necessário clicar no posicionamento médio, que fica no topo do relatório.  

Visão de posicionamento médio via GSC

Através dessa informação, você terá acesso às palavras que mais geram cliques, mais geram impressões e/ou posicionam melhor (de acordo com o filtro que inserir).

Ainda no mesmo relatório, é possível ter uma visão de palavras-chave por página.

Talvez o único ponto que não seja tão interessante é que no GSC não é exibido o volume de busca das palavras (o que pode ser verificado em ferramentas de SEO como SE Ranking). Contudo, já traz uma boa visão do que pode ser otimizado.

Como analisar o posicionamento de palavras-chave pelo SE Ranking

O SE Ranking é uma ferramenta completa de SEO e possibilita realizar uma análise semelhante a do Google Search Console. Contudo, na ferramenta temos outros dados, como a intenção de busca do termo e o volume de busca da palavra.

Para ter acesso aos dados de posicionamento de palavras-chave basta utilizar a ferramenta pesquisa competitiva e inserir o domínio que deseja analisar. A partir daí, a visualização que terá será semelhante à imagem abaixo.

qualquer relatório da ferramenta vem com a informação de intenção de busca

Com esta visualização, basta clicar nos dados que deseja aprofundar que a ferramenta irá compilar os dados.

Por que analisar o posicionamento atual das páginas do site é importante?

De acordo com o estudo de CTR da AWR (Advanced Web Ranking), considerando vários países e buscas branded e nonbranded, a primeira posição detém 36,14% de CTR para buscas branded e 27,5% para buscas nonbranded.

Enquanto a décima posição detém 2% de CTR para buscas branded e 1,36% para buscas nonbranded.

gráfico do estudo da AWR apresentando exatamente os dados informados no texto

Isso deixa claro que otimizar páginas entre as posições 4-10 para trazer um ganho de mais de 10x de CTR.  Com os dados em mãos das páginas que podem ser otimizadas, basta listar as possibilidades de tarefas a serem executadas.

Backlinks

Backlinks na prática são  links externos que levam para o seu site saindo de páginas de terceiros e servem para referenciar um conteúdo dentro de outro sendo uma importante técnica de SEO Offpage. 

Eles são como se fossem um voto de confiança para a sua página e seu domínio sendo fundamentais para o aumento da credibilidade e autoridade de um site.

Se muitos sites confiáveis gerarem links contextuais para suas páginas, os mecanismos de busca entenderão que elas são importantes, possuem autoridade e consequentemente isso irá colaborar para o aumento de posicionamento, principalmente em buscas e tópicos mais concorridos. 

Entretanto, em setembro de 2023, Gary Illyes alertou que profissionais de SEO geralmente superestimam a importância dos links e que eles não estão nos TOP 3 fatores de ranqueamento há um tempo.

O entendimento da Search Lab é que, Digital PR e Link Building são importantíssimos, mas para isso, o conteúdo deve ser relevante. Dessa forma, esse trabalho funcionaria como um “empurrão” para que a página gere mais resultados.

 Porém não adianta realizar um trabalho enorme de Digital PR para uma página que não é relevante.

Dessa forma, vale muito a pena analisar os sites que hoje geram links para o seu domínio, se são backlinks contextuais, se estão com textos âncoras corretos, etc.

Como visualizar os links externos que o site possui via Search Console?

É possível verificar as informações de backlinks para o seu site em Ferramentas e Relatórios Legados em Relatório de Links no Google Search Console.  

Para isso, basta seguir o caminho da imagem abaixo.

visao-de-links-externos-e-internos-gsc

Os dados de links externos são divididos em 3 grupos:

  • Principais páginas vinculadas (páginas do site que recebem links);
  • Principais sites com links (domínios de referência);
  • Principais termos com links (textos âncora).

Em todos os grupos, é possível  aprofundar a informação clicando no dado, dessa forma é possível entender:

  • De onde vem os backlinks de determinadas páginas;
  • Quais textos âncoras estão sendo utilizados;
  • Se o link externo tem contexto ou não;
  • Se as páginas que estão recebendo link realmente são as melhores;
  • Entre outros pontos…

Tendo esses dados em mãos, basta listar as possibilidades de tarefas a serem executadas.

Faça uma análise de concorrência

A análise de concorrência em SEO é uma ótima fonte de insights para a montagem de estratégias. Através dela, é possível entender o comportamento do mercado, os pontos fortes e fracos e fracos da concorrência e principalmente os caminhos viáveis de geração de resultado.

 

Leia mais: Como fazer uma análise de concorrência em SEO

Identifique seus concorrentes diretos e de SERP

Um ponto importantíssimo é que nem sempre seus concorrentes diretos serão seus concorrentes na busca orgânica do Google.

Sendo assim, é imprescindível que sejam analisados os concorrentes diretos e os concorrentes de SERP (que são aqueles que disputam posições para determinada palavra-chave com seu site no buscador e não necessariamente é concorrência no seu nicho).

Ferramentas como SEMrush, Ahrefs e SE Ranking apresentam os concorrentes de SERP ao realizar uma análise geral do domínio.

Entenda o volume médio de tráfego orgânico da concorrência

Entender o quanto a concorrência investe é primordial para a construção de uma estratégia consciente. Pois, de nada adianta perseguir tópicos/termos de alta competitividade sem ter um budget/equipe estruturada para trabalhar SEO. 

Dessa forma, avaliar o volume de tráfego de cada concorrente e comparar com o sua média atual pode dar uma visão do caminho que deve ser percorrido ainda e também pode dar insights sobre a competitividade de tópicos / termos trabalhados pelo mercado.

Por exemplo,   suponha que atualmente o seu site gere 20.000 visitas mensais e a concorrência tenha uma média de 100.000 visitas (5x mais que o seu panorama atual). Através dessa análise, você pode buscar respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são os tópicos que a concorrência mais trabalha? 
  • Quais são os tópicos que ela menos trabalha? 
  • Os tópicos mais trabalhados são competitivos? Tenho como concorrer com eles com o meu budget atual? 
  • Os tópicos menos trabalhados são competitivos? Tenho como ganhar mercado em tempo hábil neles com o meu budget atual?

O principal objetivo nesta etapa é estruturar uma visão macro mais estruturada sobre suas possibilidades. 

Entenda o share do canal orgânico no mix de marketing

Da mesma forma que na etapa anterior o objetivo foi entender o volume de tráfego para ter uma ideia do quanto a concorrência investe em SEO, a ideia aqui será entender o share do canal orgânico diante dos demais canais para ter uma visão da importância dele para a concorrência.

Para esta análise, é necessário o uso de uma ferramenta como a Similar Web, mesmo na versão gratuita.

Com a Similar Web além de ter uma ideia do volume de tráfego, é possível ver o share de canais e os concorrentes. A partir daí, basta utilizar outras ferramentas para chegar nas palavras chave utilizadas pelos domínios.

Encontre as palavras-chave mais importantes e que tenham fit com o seu site por intenção de busca

As palavras-chave podem ser categorizadas em 4 tipos de intenção:

  • Informacional: É quando a intenção de busca do usuário é se informar a respeito de algum tema;
  • Navegacional: Essa intenção é bem específica e geralmente as pesquisas são associadas à busca de alguma coisa relacionada a uma marca;
  • Comercial / Investigacional: O usuário já tem a intenção de adquirir determinado produto ou serviço, mas ainda necessita esclarecer dúvidas;
  • Transacional: Como o próprio nome diz, é quando a intenção de busca do usuário é adquirir um produto ou serviço.

Leia também: Intenção de busca: Como utilizá-la em sua estratégia de SEO

Na etapa de entender o volume de tráfego da concorrência, falamos da utilização de ferramentas como a SE Ranking, que permite o download de todas as informações de palavra-chave.

Elas também realizam de maneira mais automatizada uma análise de Gap de palavra-chave, que tem como objetivo entender quais palavras-chave só a sua marca trabalha, quais só a concorrência trabalha e quais são as palavras em comum. 

Essa análise de lacuna de keywords é uma das formas de encontrar palavras-chave/tópicos que tenham ligação com o objetivo desejado e também que sejam mais prudentes de serem executados.

Uma outra maneira de ter uma análise dos termos é reunindo tudo em uma única planilha que consolide todas as informações de palavras-chave de cada concorrente. Pensando nisso,  a Search Lab criou um template de planilha para ajudar.  

Para utilizar, é só baixar / criar uma cópia do template (não precisa preencher nenhum formulário).

Faça uma análise dos backlinks da concorrência

Da mesma forma que é importante entendermos o padrão de links externos para o nosso site, é também importante entender o padrão para a concorrência, já que dependendo do nicho, o trabalho de Link Building terá uma importância maior e que está diretamente ligada ao budget disponível para o trabalho de SEO. Ou seja, é uma questão de prioridade e direcionamento de estratégia.

Lembrando que o Link Building é importante, porém existem casos que é possível alcançar um bom posicionamento sem necessidade de trabalhar links externos.

A partir dessa análise, será possível cruzar as páginas que mais recebem links com as  que mais recebem tráfego e palavras-chave que essas páginas trabalham.

Dessa forma será possível construir um racional de que para certas palavras / tópicos será necessário um trabalho mais forte de Link Building e isso influenciará diretamente no budget (lembrando que budget não necessariamente significa investimento, podemos tratar ele também como time e tempo disponíveis para o trabalho).

Para chegar nesses dados, mais uma vez será necessário o uso de uma ferramenta, como SEMrush ou SE Ranking. As duas possuem uma ferramenta de análise de backlinks. 

Através dela, basta inserir o domínio que deseja analisar para ter acesso a informações como:

  • Total de backlinks;
  • Total de domínios de referência;
  • Backlinks quebrados;
  • Quantidade de textos âncoras utilizados;
  • Backlinks e domínios novos e perdidos;
  • Distribuição geográfica dos links;
  • Entre outras informações…

Assim como na análise de backlinks para o seu site, com os dados em mãos, basta listar as possibilidades de tarefas a serem realizadas.

Faça uma auditoria SEO do seu site

Realizar uma auditoria de SEO é como a realização de um check up de saúde.

É um processo fundamental para identificar áreas de melhoria e otimização.

Durante o processo são analisados fatores críticos, como: 

  • Posicionamento das palavras-chave;
  • Backlinks;
  • Problemas de 404,
  • Core Web Vitals;
  • Problemas de Rastreamento;
  • Problemas de Indexação;
  • Entre outros pontos… 

Essa investigação minuciosa não apenas revela oportunidades de aprimoramento, mas também corrige possíveis problemas que podem estar prejudicando o alcance do objetivo desejado.

Uma boa auditoria de SEO pode fornecer insights sobre ações de impacto mais imediato em tráfego que não estejam ligadas com criação de conteúdo/páginas, por exemplo.

Encontre as páginas com maior potencial

Para identificar as páginas com grande potencial, é importante ter em mente qual o objetivo final das estratégias de SEO do seu negócio para que assim todas as ações planejadas tragam resultados relacionados a ele. 

Ou seja, sejam focadas em mexer os ponteiros na direção do que se pretende atingir de fato como por exemplo:

  •  Páginas com termos que estão posicionados entre as posições 4 e 20 do Google: elas têm grande potencial porque já recebem tráfego orgânico, portanto trazem algum resultado positivo para SEO, mas podem ter o seu conteúdo e/ou sua estrutura aprimorados para crescimento do tráfego, aumento do número de visitantes e ainda melhorar o posicionamento médio;
  • Páginas com volume de tráfego alto, mas com baixa conversão: são estratégicas porque provavelmente já têm um bom conteúdo informativo, mas estão apenas perdendo oportunidades de chamar para alguma ação por meio de Calls To Actions (CTA). Para isso, é preciso analisar qual o conteúdo atual da página e quais ações sua empresa gostaria que os visitantes realizassem, que tem a ver com as informações presentes nela, como por exemplo download de material gratuito relacionado, assinatura de Newsletter, etc . 

Encontre os problemas estruturais com maior potencial

Problemas estruturais são facilmente encontrados em uma auditoria de SEO. 

Já os com maior potencial, são os que podem fazer o ponteiro girar rapidamente em direção ao resultado desejado com a sua estratégia.

Para identificar essa alta potencialidade do problema estrutural, é importante entender quais falhas apontadas valem realmente a pena serem priorizadas. Até porque as ferramentas listam uma série de problemas, mas nem todos vão impactar, de fato, nos objetivos de SEO do seu site. 

Por exemplo: Se uma página tem problema na estrutura de heading, antes de corrigir, é indispensável se perguntar: consertar isso agora vai melhorar o tráfego orgânico rapidamente? E por aí vai… 

Vale lembrar que os avisos apontados pelas ferramentas seriam como um sinal de alerta enquanto os erros são algo mais graves. Essa informação, por si só, já ajuda na priorização. 

Dentre os erros listados, é necessário entender quais são realmente prioritários porque impactam o objetivo principal da sua estratégia de SEO

Para ficar mais claro, se o resultado é vender mais, um erro que prejudica a experiência do usuário dentro de uma página da loja virtual com alta conversão, como lentidão de carregamento, deveria ser corrigido mais rápido do que, por exemplo, falta de texto ALT nas imagens das demais páginas.

Além disso, é importante levar em conta pontos fundamentais como:

  • Corrigir o erro ajudará a atingir vários objetivos ao mesmo tempo? É possível escalar essa correção? Vai ter um amplo alcance rápido?
  • Qual o impacto na sua estratégia de SEO que a correção desse erro trará? Ajudará a melhorar os resultados em curto, médio ou longo prazo? 
  • Você está confiante que investir tempo e recursos em determinada ação vai trazer resultados para o objetivo principal? 
  • Tem alguém da equipe com expertise para corrigir a falha? 

Encontre problemas de rastreamento e indexação

A correção dos problemas de rastreamento e indexação, mapeados pelo Google Search Console, devem ser prioridade já que eles podem impedir que páginas relevantes apareçam no buscador ou que páginas com erro fiquem aparecendo nele.

Para identificar essas falhas técnicas, é preciso analisar no GSC:

  • Relatório de Indexação: que aponta problemas como, por exemplo, páginas com Erro 404 que estão indexando. Com isso, é preciso analisar se faz sentido fazer Redirect (e entender se é 401 ou 402 dependendo do caso).
  • Relatório de Rastreamento: permite identificar se houve pico de solicitação durante o rastreamento, qual o status das páginas que estão sendo rastreadas, etc. O que possibilita descobrir se o Google está perdendo tempo demais no momento do rastreio e pedindo autorização para acesar páginas que você nem quer gostaria que fossem indexadas.   

Então, por exemplo, se o seu site tem um alto número de páginas com Erro 404 aparecendo no Google, é um sinal de alerta para analisar esses relatórios do Google Search Console para corrigir esses problemas o quanto antes. 

Vale lembrar que é preciso verificar também se há outras páginas linkando para as não encontradas (error 404). Isso porque, além de você conseguir acabar com links quebrados, ainda pode evitar que a página 404 seja indexada.

Para ficar mais claro: imagina que a indexação no seu site começou pela Home, os robôs do Google vão seguir todos os links que estão presentes na Página Inicial

Se uma página de categoria que o bot seguiu tiver um link para um produto que não existe mais, provavelmente encontrará um Erro 404 e essa página deverá ser indexada junto com as outras. O que tomará mais tempo no rastreamento desnecessariamente e ainda trará um problema de SEO. 

Portanto, se a categoria não tivesse um link quebrado para a página de produto, provavelmente o Googlebot não descobriria a página com Erro 404 e a chance de ela ser indexada seria muito menor. 

Dessa forma a correção desses tipos de erros ajuda a ter uma taxa de rastreamento e indexação melhor, além de deixar a leitura do Google mais fluída. O que faz os robôs perderem menos tempo no processo ( resultando em menor Crawl Budget e focando na indexação de páginas realmente relevantes para o seu negócio).

Leia também: Entenda como funciona o rastreamento e indexação dos sites no Google Search

Priorize a execução de acordo com o potencial de ganho de tráfego

Ao desenvolver sua estratégia de SEO, é crucial priorizar a execução de ações que maximizem o potencial de ganho de tráfego. Isso significa focar em otimizações que oferecem o maior retorno sobre o investimento de tempo e esforço.

Ao identificar as palavras-chave de alto impacto e áreas do seu site com potencial de crescimento significativo, você direciona seus recursos para melhorias estratégicas. Essa abordagem direcionada, não apenas impulsiona a visibilidade nos motores de busca, mas também cria um caminho eficiente para aumentar o tráfego orgânico de maneira substancial. Lembre-se, a eficácia está na precisão da execução.

Framework RICE (com template para download)

O RICE é um framework muito útil no processo de priorização de tarefas.

Afinal, todas as análises feitas até então podem e devem gerar um volume considerável de tarefas a serem realizadas.

Seguir com a execução delas na base de achismos pode pôr tudo a perder e isso pode ser facilmente justificado como “SEO demora a dar resultados” e do outro lado provavelmente teremos stakeholders ansiosos por algum resultado.

Então, uma boa priorização não só alinha expectativas como também ajuda no processo de mensuração. Mas o que quer dizer o acrônimo RICE?

  • R (Reach – Alcance): falando de SEO, é possível usar como alcance o volume de busca que se pretende atacar com a tarefa;
  • I (Impact – Impacto): Esse é um ponto imprescindível, pois terá ligação com o impacto no objetivo de negócio que se pretende alcançar. Basicamente, ao preencher essa coluna, é preciso responder se o impacto será imediato, curto, médio ou longo prazo.
  • C (Confidence – Confiança): Esse é o ponto mais subjetivo do framework, pois é nele que se fornece a % de confiança no impacto que a tarefa irá gerar.
  • E (Ease – Facilidade): O framework original trata esse ponto como facilidade, porém foi feita  uma pequena adaptação para o universo de SEO e em que ele foi trocado para “pessoas envolvidas”. Com isso, há  uma coluna para informar a quantidade de pessoas que trabalharão na execução da tarefa.

Avalie constantemente os resultados e revise o plano

A dinâmica do ambiente online exige uma abordagem adaptativa à estratégia de SEO, mesmo sabendo que esse é um canal que tende a ter mais potencial de longo prazo. 

É fundamental realizar avaliações regulares dos resultados obtidos e, com base nesses dados, revisar e ajustar o plano estratégico.

A análise constante permite identificar o que está funcionando, o que precisa ser aprimorado e onde novas oportunidades podem surgir. 

A flexibilidade para ajustar a estratégia de acordo com as mudanças no comportamento do usuário e nos algoritmos do Google é a chave para manter e aprimorar continuamente os resultados orgânicos.

É muito importante pensar em longo prazo. Contudo, não há estratégia de longo prazo que sobreviva sem resultados constantes de curto prazo.

Principais aprendizados sobre estratégia de SEO

  • A estratégia de SEO precisa ser alinhada com os objetivos do negócio;
  • SEO deve impactar a última linha da planilha: as vendas;
  • O comportamento histórico do tráfego orgânico pode trazer insights sobre o futuro;
  • O volume de tráfego da concorrência servirá como um termômetro da competitividade do mercado;
  • Nem sempre a análise de GAP (atacar palavras que a concorrência gera tráfego) pode ser um bom caminho de estratégia;
  • Entender o comportamento do tráfego orgânico da concorrência pode trazer insights sobre pontos fracos da concorrência, que podem ser atacados;
  • Ter uma lógica de priorização de tarefas ajudará a gerir a expectativa por resultados e também deixará a estratégia bem real;
  • Priorizar as tarefas que geram impacto imediato pode ser um bom caminho para geração de resultado a curto prazo;

Conclusão

Ranquear bem nos mecanismos de busca é fruto de um processo complexo que inclui estratégias de SEO baseadas em objetivos claros, planejamento e principalmente, boa execução e análises.

Sem organização e orientação para tomada de decisão com dados, realizar um planejamento eficaz que resulta em estratégias de otimização que funcionam de verdade é praticamente impossível.

Além disso, é indispensável analisar dados do seu site e da concorrência para que as melhores estratégias de SEO, para o seu caso específico, sejam traçadas e executadas trazendo bons resultados em curto, médio e longo prazo

Victor Baptista

Victor Baptista

Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.
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