Como prever resultados em SEO?

Como projetar resultados de SEO?

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Prever os resultados de SEO é difícil, afinal de contas são mais de 200 fatores de rankeamento que podem interferir.

Entretanto, podemos utilizar alguns métodos estatísticos básicos em conjunto com o histórico de tráfego orgânico do Google Analytics para ter uma ideia do que o futuro nos reserva.

Dessa forma teremos uma previsibilidade maior de resultado e poderemos direcionar melhor o planejamento das próximas ações de SEO.

Continue a leitura do post, pois hoje apresentaremos uma planilha de projeção de SEO e o passo a passo de como utilizá-la.

O que será necessário para montar essa projeção de resultados de SEO?

  • De 16 a 24 meses de histórico de tráfego orgânico;
  • Uma lista de palavras chave / tópicos a serem posicionados assim como a posição atual de cada um dos termos
  • Histórico de taxa de conversão das páginas que serão trabalhadas (filtrando somente pelo tráfego orgânico)
  • No caso de páginas novas, utilize a taxa de conversão das páginas mais parecidas (filtrando somente pelo tráfego orgânico)

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Qual é a lógica por trás da planilha?

Dados históricos do tráfego orgânico

Como mencionado no tópico acima, para montar a projeção precisaremos de dados históricos de tráfego orgânico.

Por que falamos tanto nessa questão de histórico? 

Quanto maior a base de dados, melhor será o cálculo de sazonalidade e assertividade do método estatístico. Por isso a importância de analisar os dados mais antigos também.

Mas, nada impede você de montar uma projeção de resultados com somente 1 ano de dados históricos. 

Entretanto, tenha em mente que as tendências de sazonalidade e a projeção de tráfego poderão falhar com mais facilidade.

Porém, se você tiver um bom benchmark de sazonalidade, poderá arriscar em montar a previsão com somente 1 ano de histórico.

A mesma coisa acontece nos dados de conversão pois sabemos que ao longo do processo as configurações de conversão no Google Analytics podem mudar.

Média da taxa de conversão das páginas que serão trabalhadas

Para montar a projeção precisaremos também da conversão média das páginas que serão trabalhadas.

Como podemos extrair esses dados?

 Se você usa o Google Analytics, é muito simples.

Extração de dados de tráfego orgânico via Google Analytics Universal

Para extrair o histórico de tráfego orgânico

  • Use o segmento de sistema “Tráfego Orgânico” 
  • Vá no relatório Canais (Aquisição -> Todo o tráfego -> Canais);
  • Selecione o período desejado;
  • Certifique-se que a métrica escolhida é “sessões”;
  • Certifique-se que a visualização dos dados está dividida em meses  (não em dia ou semana);
  • Exporte os dados para Excel ou Google Planilhas (menu de navegação superior).
Extração de dados de conversão orgânica via Google Analytics Universal

Para extrair os dados de conversão por página:

  • Use o segmento de sistema “Tráfego Orgânico” 
  • Selecione o período que usou na extração dos dados de tráfego
  • Vá no relatório Páginas de destino (Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de Destino);
  • Pegue o dado de taxa de conversão da página que deseja trabalhar ou das páginas semelhantes

Certifique-se que seus dados estão certos

Sabemos que ao longo do ano, podemos contar com diversos desafios, como problemas de servidor, problemas de plataforma, entre outros.

Caso em algum período do seu histórico isso tenha acontecido, você precisará alterar a coluna de tráfego na aba Cálculo de base de tráfego projetado, pois esse número afetará diretamente a previsão futura de tráfego.

Se você considerar os dados do Google Analytics sem nenhuma intervenção, o modelo de previsão irá calcular as tendências sazonais imprecisas (ex: o modelo vai considerar os problemas de plataforma e servidor como eventos cotidianos).

Para esclarecer, imagine o seguinte cenário:

  • Em fevereiro deste ano, devido a problemas técnicos no servidor e à migração de plataforma para um novo servidor, você perdeu 100.000 visitas (sessões). É provável que este evento não aconteça no ano seguinte, porém, devido a esse acontecimento você deve aumentar seus números de fevereiro de 2019 (na coluna “Tráfego” na aba “Cálculo de base de tráfego projetado” em 100.000 visitas.

Cálculo da sazonalidade de tráfego

Como é feito o cálculo de sazonalidade da planilha?

Para calcular a sazonalidade de tráfego, usamos a média de variação de tráfego entre 2 períodos semelhantes (exemplo: variação de tráfego de fevereiro do ano 1 e fevereiro do ano 2) e desta forma aplicamos essa variação na tendência de tráfego.

Cálculo das linhas de tendência

Para calcular a tendência geral, usamos a função “= FORECAST” e calculamos o valor y esperado para um x especificado, com base na regressão linear (função estatística) de um conjunto de dados.

OBS: A planilha já está com as fórmulas todas aplicadas. basta você inserir os seus dados.

Como a função é linear, usamos os dados de sazonalidade para deixar os dados o mais próximo possível da realidade.

Resultado inicial da projeção

Gráfico inicial da projeção (somente com os dados de sazonalidade aplicados)

De acordo com os dados inseridos, a planilha retornará a tendência de tráfego para os próximos meses.

OBS: Na aba Cálculo de base de tráfego projetado, temos um número importantíssimo, que é a média de margem de erro do modelo, representada pelo dado “Quantos % acima ou abaixo o modelo fica em média”.

Esse pode ser tratado como o resultado padrão, ou seja, se continuar executando as ações como são executadas atualmente.

Com esse dado já poderá ter uma previsibilidade maior se o site tem uma boa tendência de crescimento ou queda.

A partir daí, iremos para a segunda etapa da projeção, que será a aplicação do ganho de tráfego com base nas palavras / tópicos que serão trabalhados ao longo dos próximos meses.

Resultado final da projeção

Para chegar no resultado final, será necessário imaginar uma cadência de trabalho mensal (exemplo: do total de termos / tópicos imaginados, quantos serão trabalhados mensalmente?)

Lista de tópicos com dados que ajudam no planejamento

Com isso em mente, basta seguir o racional de ganho de posicionamento e CTR médio do range de posições (que tem como base o estudo de CTR da Advanced Web Ranking.) 

OBS: Caso queira, esse dado pode ser atualizado com a média de CTR do seu site através dos dados do Google Search Console.

Preenchendo os 12 meses de trabalho com o racional mencionado acima, um novo gráfico será gerado na aba acompanhamento.

Gráfico final para acompanhamento de projetado VS realizado

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Como avaliar os resultados?

Como informamos no início do post, existem mais de 200 fatores de rankeamento que interferem no resultado.

Além disso, O Google atualiza ou ajusta seus algoritmos diversas vezes ao longo do ano.

Nossa recomendação é que essa projeção seja realizada com o intuito de montar um projetado X realizado. 

Caso os resultados alcançados ao longo da execução sejam muito diferentes do projetado, revisite o planejamento.

Na planilha existe a aba de acompanhamento, onde você precisará inserir o valor de sessões na coluna realizado. Ainda nesta aba, você terá uma visão de quantos % já alcançou da meta.

Número para acompanhamento do planejado vs realizado com uma visão de margem de erro.

Adeque o uso da planilha ao comportamento do seu site

Se o seu negócio tem grupos de páginas com comportamentos muito diferentes como, por exemplo, “categoria e produto” ou “site e blog”, tente criar planilhas para cada tipo de página.

Dessa forma você será mais assertivo, afinal de contas, para cada tipo de intenção de busca temos um comportamento diferente e páginas diferentes.

Conclusão

Sabemos que existem diversos métodos estatísticos e modelos de predição de dados e que dificilmente conseguiremos chegar em uma solução definitiva de projeção de resultados.

No entanto, o uso desta planilha oferece uma boa base / ideia do que esperar do futuro e uma boa base de acompanhamento.

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