SEO On Page

Tudo o que você precisa saber sobre otimizações dentro do site.

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Se você quer que as páginas do seu site conquistem um bom posicionamento no Google, é preciso prestar atenção nas estratégias de SEO, especialmente nas ações on site.

Ou seja, em todas as otimizações que você pode fazer dentro do seu site para torná-lo mais amigável aos mecanismos de busca.

Nesta página, abordaremos todos os diferentes aspectos do SEO On page para que você possa começar a obter melhores resultados no canal orgânico do seu site.

SEO onpage: tudo o que você precisa saber

O que é SEO On Page?

O SEO On page (também conhecido como SEO do site) é o processo de otimização de páginas, o que inclui por exemplo conteúdo otimizado e boa arquitetura da informação, para tornar o seu website mais útil e amigável para os mecanismos de busca e principalmente para as pessoas.

Simplificando: SEO On page se trata de todos os aspectos que podem ser otimizados dentro do site que estão visíveis ao usuário, como por exemplo:

  • Title e Description;
  • URL;
  • Conteúdo;
  • Imagens;
  • Linkagem Interna;
  • Entre outras…

Existem outros aspectos que também podem ser incluídos aqui, porém, neste conteúdo vamos nos concentrar principalmente nestes cinco pontos que acabamos de listar.

o que é SEO onpage?

Quais são as diferenças entre SEO On page e SEO Off page?

SEO On page e o SEO Off page são partes bem distintas em um projeto de otimização do site (como as siglas em inglês já deixam claro).

Enquanto no SEO On page é possível otimizar os pontos dentro da página, no SEO Off page otimizamos os pontos fora da página como, por exemplo, as estratégias de Link Building.

Leia também: SEO Off page: Tudo o que você precisa saber sobre Link Building

Veja na tabela as principais diferenças em termos de execução entre SEO On page e Off page.

Como fazer SEO On Page?

Comece respondendo a seguinte pergunta: Para qual termo eu quero que a minha página seja bem posicionada?

Tendo a resposta em mãos, utilize o próprio Google e veja se a página que será otimizada tem alguma relação com as páginas já bem posicionadas para o termo desejado.

Assim você descobre se a sua página atende a intenção de busca por trás do termo ou não.

Caso a página tenha relação com essas outras, basta seguir o processo de otimização.

O que irá começar a gerar os primeiros resultados em SEO (entenda resultado como aumento de tráfego orgânico, principalmente).

E qual é esse processo?

Importância de Title e Description para SEO

Estas duas tags são importantíssimas para SEO por serem o primeiro contato do usuário com sua página.

Ou seja, se o Title e a Description não forem chamativos o suficiente para atrair o clique, o usuário pode optar por outro resultado da SERP.

Title Tag

A title tag é o título clicável da página que aparece com o resultado da SERP (que é a página de resultados do mecanismo de pesquisa).

Uma boa diretriz de otimização de Title é descrever com precisão o tema que a página aborda (com no máximo 65 caracteres) e utilizar a palavra-chave foco da página.

Quanto mais para a esquerda essa keyword estiver, melhor. Ou seja, o ideal é a palavra-chave estar no início do Title.

Ponto importante: nem sempre o Google exibirá o Title que você escreveu. Dependendo da busca realizada pelo usuário, ele poderá exibir o <h1> da página ao invés do Title.

Portanto, pense muito bem na estrutura de conteúdo da sua página como um todo.

Description Tag

O outro elemento que impacta diretamente na vontade de clicar na sua página é a tag Description.

Uma boa diretriz de otimização de Description é descrever com mais detalhes o tema que a página aborda usando a palavra-chave foco ou sinônimo dela (tente focar entre 147 e 150 caracteres) e utilizar um CTA (Call To Action) convidando o usuário a acessar a página.

Ponto importante: Da mesma forma que nem sempre o Google exibe o Title cadastrado, com a Description ele faz a mesma coisa. Dependendo da busca, ele poderá exibir parte do seu conteúdo ao invés da Description.

Leia também: Como aproveitar a SERP além de Title e Description

Importância da URL amigável para SEO

A URL é um dos elementos mais importantes para o SEO On page.

É a sigla para Uniform Resource Locator, que, em bom português quer dizer: Localizador Padrão de Recursos. A estrutura padrão de uma URL é: protocolo://domínio/caminho/

  • Protocolo: Http, Https, etc;
  • Domínio: o nome é autoexplicativo;
  • Caminho: o caminho pode ter mais de um nível. Em um e-commerce, por exemplo, podemos ter um caminho /departamento/categoria/. Para uma página de conteúdo padrão podemos ter um caminho mais simples, como /tema-da-pagina/.

Uma boa diretriz de otimização de URL é mantê-la curta, descritiva e fácil de ser interpretada. Assim como no Title, é importante que utilizemos a palavra-chave foco da página na URL.

Exemplo de URL curta e descritiva: /tudo-sobre-seo/

Exemplo de URL longa e confusa: /kit-3-shampoos-3-128987843-pai

Leia também: URLs otimizadas: Por que elas são importantes para SEO

URL amigável e SEO

Importância das imagens para SEO

As imagens são parte essencial de qualquer site, mas muitas vezes passam despercebidas quando se trata de SEO.

Isso é um erro, pois otimizar imagens pode ajudar não só em SEO como também na acessibilidade do site.

O processo de otimização de imagens é relativamente simples:

  1. O nome do arquivo consegue passar sobre o que é a imagem? Imagine que a foto seja de um shampoo. Pelo nome do arquivo você conseguiria identificar? Pois bem, esse é um ponto que devemos prestar atenção. Usando o shampoo, se o shampoo for da marca x e tiver 500ml e a foto for de uma moça segurando esse shampoo, o arquivo poderia se chamar moca-com-shampoo-marca-x-500-ml e não shampoo-09812343;
  2. O tamanho do arquivo está abaixo de 100kb? Caso não esteja, podemos utilizar compactores de imagens, como o tinypng ou trabalhar com formatos otimizados, como webp. Porém, se a sua imagem realmente precisar ficar acima de 100kb, busque uma justificativa para isso. Essa imagem trará algum resultado a mais? Se sim, mantenha;
  3. A imagem possui texto alt? Pense no alt text como um versão textual da imagem. Se a imagem for uma moça segurando o shampoo da marca x, foque nas características da imagem (ex: moça com cabelos castanhos lisos e sedosos com o novo shampoo da marca x de 500ml).

Esses são os pontos chaves para uma boa otimização de imagens. Caso queira entender de maneira detalhada o processo, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre SEO para imagens.

SEO para imagens: Entenda como fazer

Importância do conteúdo para SEO

Embora os pontos abordados até o momento sejam muito importantes, o conteúdo talvez seja o principal, principalmente por que o Google favorece sites com conteúdo original e de qualidade.

E segundo, que quando o conteúdo é bom, você acaba fidelizando o usuário.

Entretanto, um bom conteúdo não é medido pela quantidade de palavras contidas nele.

Ele é medido principalmente pelo o quanto ele atende a intenção de busca por trás do termo buscado pelo usuário.

Essa intenção pautará toda a estrutura do conteúdo (headings e tamanho).

Então, se você quiser melhorar o volume de sessões orgânicas da sua página ou site, não se esqueça de se concentrar na criação de conteúdo de qualidade.

Intenção de busca

Em linhas gerais, a intenção de busca é o que o usuário está procurando no mecanismo de busca.

Entender isso permite que você otimize melhor o seu conteúdo para o Google e principalmente para as pessoas.

Basicamente temos 3 tipos de intenção de busca:

  1. Informacional: É aquela em que o usuário deseja obter informação sobre o tópico buscado. Geralmente concentram-se os termos de maior volume de busca;
  2. Navegacional: É aquela em que o usuário deseja chegar a uma página específica a partir de uma palavra-chave principal, que geralmente é o nome da marca. Aqui concentram-se as branded keyword (palavras-chave da marca);
  3. Transacional: É aquela em que o usuário deseja fazer uma compra. Portanto as palavras-chave de fundo de funil costumam ser exploradas.

Ponto de atenção: Existem palavras que podem englobar mais de 1 intenção de busca e isso refletirá exatamente na estrutura da página.

Estrutura da página

A estruturação da página está diretamente ligada à intenção de busca que deseja atender.

Se o termo que deseja atacar tem intenção informacional e transacional, possivelmente a sua deverá unir o melhor dos 2 mundos: produto e conteúdo.

Certifique-se que o seu conteúdo está adequado com a intenção de busca desejada e que sua página expõem suas vantagens perante as demais páginas da SERP.

Em um cenário de páginas muito parecidas, essas vantagens podem ser o fator decisivo para a entrada no site, compra do produto, assinatura de newsletter, etc.

A estrutura da página dificilmente será definitiva, pois de acordo com a movimentação do mercado e updates do Google, ela deverá ser adequada.

Nesse sentido, organize bem os headings da página, assim como o layout.

Turbinando o resultado das páginas com linkagem interna

Em qualquer roda de conversa entre profissionais de SEO você escuta que a linkagem interna pode ser uma boa alavanca de crescimento de tráfego orgânico para uma página.

De fato ela ajuda e muito não só no ganho de tráfego como também na diminuição da profundidade de rastreamento (crawl depth).

Além disso, ela geralmente é uma ação fácil de executar.

Abaixo listamos algumas possibilidades de otimização de linkagem interna que podem ser aplicadas em qualquer tipo de site:

  • Inserir links em páginas com crawl depth menor;
  • Inserir links em páginas de assuntos relacionados que já recebem tráfego e geram resultado em SEO;
  • Usando o Google para descobrir páginas do site que falam sobre um assunto específico e criando links lá. O comando utilizado para isso deve ser: palavra-chave + site:seudominio.com.br (esse comando retornará as páginas que contém essa palavra-chave na URL, no Title ou na Description)

 

Leia também: Links internos: O que são, por que usar e boas práticas

Conclusão

O SEO On page é o processo de otimizar as páginas do seu site (tornando-as mais relevantes para o Google).

O que costuma resultar em aumento do tráfego orgânico e melhoria do posicionamento delas no buscador. Os principais elementos do SEO On page são:

  • Otimização de title e description;
  • Otimização de estrutura de URL;
  • Otimização da arquitetura de informação;
  • Otimização dos links internos;
  • Otimização de conteúdo.

 

Quando se trata de otimizar a página, o mais importante é criar conteúdo de qualidade que os usuários considerem valioso e relevante.

Se você puder fazer isso, metade do seu trabalho já está feito.

O resto é garantir que as bases técnicas do seu site sejam fortes para colaborar com o SEO técnico e facilitar que os mecanismos de busca possam indexar e rastrear suas páginas facilmente e entender bem seu conteúdo.

Marcas que confiam no trabalho da Search Lab

Depoimentos

“A agilidade na entrega, e no entendimento do negócio e ações propostas, foi o ponto alto dos projetos que criamos. Parabéns pelo empenho, adaptabilidade e conhecimento técnico em SEO e conteúdo.”
Juliana Chiappa
Analista de Canais Digitais e E-Commerce – Accor
“O trabalho de SEO para o e-commerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.”
Tiago Amorim
CEO - Wish Planner
“Parabéns pelo trabalho, vocês estão em outro patamar de empresas de SEO, sempre preocupados com o cliente e sempre entregando o melhor que vocês podem.”
Hebert Nogueira
Gestor de E-Commerce - Aleatory