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Guia completo para pesquisa de palavras-chave para SEO

Certamente você já ouviu falar em pesquisa de palavras-chave. Mas sabe realmente o que isso significa e por que é tão importante para o SEO?

Confira este guia completo sobre palavras-chave para saber tudo o que você precisa para encontrar as keywords certas para o seu conteúdo e como usá-las para melhorar o seu posicionamento nos buscadores.

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O que é uma palavra-chave?

Palavra-chave em SEO (SEO Keyword) é o termo digitado na busca orgânica do Google ou de outros buscadores pelas pessoas que desejam pesquisar sobre determinado tema, produto ou serviço, etc.

Essas keywords podem indicar em que ponto da jornada do cliente o usuário está e por isso podem ajudar os profissionais de Marketing Digital a ter um norte na hora de começar o planejamento de SEO. 

Por exemplo: Keywords como “O que é” costumam indicar a fase de descoberta. Ou seja: a pessoa está no topo do funil iniciando sua jornada do cliente. 

E isso precisa ser levado em conta nos esforços de SEO para que haja a produção de conteúdo útil que faça realmente sentido nessa etapa. E assim aumente as chances de aparecer na primeira página do Google. O que colabora com o crescimento do tráfego orgânico e traz possibilidades de gerar leads qualificados, conversões e até mesmo vendas.

Leia também: Entenda o que é SEO

Por que elas são importantes para SEO?

As palavras-chave são o início de tudo. É através delas que as buscas são feitas e é a partir daí que as páginas dos sites devem ser elaboradas, ou seja, as páginas devem resolver exatamente a intenção de busca por trás da pesquisa feita pelo usuário.

Intenções de busca por palavra-chave

Entender a intenção da busca do usuário (User Intent) é importantíssimo para SEO porque é a razão por trás do termo digitado pelo usuário no buscador.

Com base nessa intenção de pesquisa a página estará em conformidade com o Google que tem a missão de “organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.”.

Sendo assim, as palavras-chave podem ser categorizadas em 4 tipos de intenção.

Leia também: Saiba mais sobre intenção de busca do usuário

Informacional

Como o próprio nome diz, é quando a intenção de busca do usuário é se informar a respeito de algum tema. Geralmente são pesquisas informacionais que começam com:

  • Como
  • Quando
  • Quem
  • O que
  • Tutorial
  •  Dicas
  • Entre outras 

Normalmente, as páginas de resultado dos buscadores (SERP) para esses termos são compostas por páginas de conteúdo, como por exemplo blog, portais de notícia, vídeos do Youtube, etc.

Navegacional

Essa intenção de busca é bem específica e geralmente é associada à pesquisa de alguma coisa relacionada a uma marca.

Normalmente, as páginas de resultado dos buscadores (SERP) para esses termos são compostas por páginas da própria marca ou conteúdos diretamente associados ao que foi buscado.

Comercial / Investigacional

Nestes casos, a pessoa já tem a intenção de adquirir determinado produto ou serviço mas ainda quer esclarecer dúvidas.

Apesar de ser comercial, é normal que em ferramentas de pesquisa de palavras-chave essas keywords apareçam como informativas e transacionais.

Ou seja, o usuário deseja comprar, mas antes precisa de uma última informação. Alguns exemplos desse tipo de intenção de pesquisa são: 

  • Melhores hotéis no Rio de Janeiro
  • Whey Protein Black Skull
  • Clickup vs monday
  • Review máquina de lavar Samsung

Os resultado dos buscadores para esses termos costumam ser páginas de conteúdo, como blog, vídeos do youtube ou transacionais, como páginas de categoria de e-commerce.

Transacional

É quando a intenção de busca do usuário é adquirir um produto ou serviço e as pesquisas geralmente começam com:

  • Comprar
  • Adquirir 
  • Assinar
  • Alugar
  • Entre outras

Qualquer outro indicativo de intenção de compra de produtos ou serviços geralmente são pesquisas transacionais.

Normalmente, os resultados da busca orgânica para esses termos são compostos por páginas de venda de produtos ou serviços, como páginas de categoria ou produto (E-commerce) ou páginas de venda (cursos, serviços, etc).

O que é Pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave é o processo de buscar, identificar e analisar as keywords e frases que as pessoas usam ao realizar pesquisas nos motores de busca. 

Por que esse processo é importantíssimo para SEO?

Não ter em mente as buscas que uma determinada página do site vai atacar, pode resultar em uma página que não receberá nada de tráfego orgânico.

Além disso, por não ser considerada uma página relevante, ela poderá atrapalhar o processo de rastreamento do site, consumindo Crawl Budget desnecessariamente.

Para ter uma ideia, em um estudo publicado pela Ahrefs foi identificado que 90,63% das páginas publicadas na internet não recebem tráfego.

Pesquisa Ahrefs que mostra que mais de 90% das páginas não recebem tráfego orgânico

Dito isso, uma boa pesquisa de palavras-chave pode ajudar a criar páginas mais relevantes para os usuários

Leia também: Entenda como funciona de rastreamento e indexação no Google

Como realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente e eficaz?

Agora que você entendeu o que é uma keyword, o que são as intenções de busca, o que é a pesquisa de palavra-chave e a importância de cada item, confira os passos para executar uma pesquisa de keyword eficiente e eficaz capaz de ajudar o seu site a conquistar posições no Google em tempo hábil.

Comece por palavras-chave semente (head tail Keywords) ou termos amplos 

Para fazer uma pesquisa por palavras-chave relevantes para um determinado tópico, nicho ou negócio, a dica é começar pelas palavras-chave sementes (Seed Keywords) que são termos amplos e genéricos também conhecidos como head tails

As Seed Keywords são ótimos pontos de partida porque ajudam você a ir descobrindo novas ideias de termos e assim ir fazendo uma pesquisa mais aprofundada de palavras-chave específicas e de maior precisão (também conhecidas como Long Tails). 

Vale lembrar que quanto mais longo o termo digitado no Google, mais específica é a busca e mais próximo do momento de compra a pessoa tende a estar. 

Notebook é um exemplo de seed keyword ou head tail

Quando você faz uma pesquisa por Notebook no Google, é possível descobrir outras keywords relacionadas na parte Pesquisas Relacionadas do próprio buscador.

Seção de pesquisas relacionadas ao realizar a busca por notebook no Google

Então nesse caso, Notebook é uma palavra-chave semente (head tail), enquanto Notebook Samsung (e de outras marcas) é uma palavra-chave mid tail (cauda média). 

Já o nome completo de um modelo é um exemplo de long tail ou palavra-chave de cauda longa (como Notebook Samsung Core I3 preço).

Como escolher seed keywords ou head tails

Comece fazendo uma lista de palavras-chave Head Tail relevantes para o seu negócio, mas não se prenda ao volume de busca ou dificuldade

Pense em termos gerais e específicos que descrevem seus produtos, serviços, nicho dúvidas de usuário, etc.

Uma dica para facilitar criar essa lista de Palavras-Chave Semente é fazer um Brainstorm com a equipe para ter mais ideias.

 O que pode ajudar inclusive a identificar sinônimos, termos relacionados, entre outros

Aumente o seu leque com o uso de Inteligência artificial 

Tendo esta primeira lista em mente, você pode usar a inteligência artificial para ter mais ideias. Por exemplo, pode pedir para o ChatGPT:

  • “Gere uma lista de palavras-chave semanticamente associadas a [palavra X]”;
  • “Gere uma lista de tópicos semanticamente relevantes e únicos para o [tema, produto, serviço]
  • “Gere uma lista de palavras-chave semanticamente associadas ao [tópico gerado na lista anterior]
  • “Liste possíveis dúvidas associadas a [seu produto ou serviço];
  • “Gere uma lista de palavras-chave semanticamente associadas a [dúvida mapeada no lista anterior];

Desta forma terá uma lista possivelmente grande a ser trabalhada.

Leia também: Descubra como usar o ChatGPT para ajudar na suas estratégias de SEO

Valide essa primeira lista com ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Através da funcionalidade de pesquisa de palavra chave do SEranking, onde você pode inserir a lista inicial de palavra-chave

Existem várias ferramentas de SEO disponíveis, como o SEMrush, Ahrefs e SEranking, que podem ajudar no fornecimento de dados sobre as palavras-chave, como por exemplo: 

  • Volume de busca
  • Sazonalidade
  • Dificuldade
  • Entre outros

Desta forma, você poderá priorizar a sua estratégia de execução da melhor maneira possível.

Analise a sua concorrência para ter ideias de palavra-chave 

Dependendo do mercado que você atua, seu site pode concorrer com players consolidados ou com estratégias sólidas.

Ao utilizar as ferramentas utilizadas no passo anterior é possível ter acesso a todas as palavras que um determinado site ranqueia e a partir daí ver se faz sentido incluí-las na sua lista de keywords ou não.

Fazendo sentido, você ainda pode repetir o uso da inteligência artificial para expandir o leque.

Organize as palavras-chave em grupos / clusters

Essa etapa é importantíssima para organizar a informação e seguir para os próximos passos. Para isso, você precisará realizar a clusterização de maneira manual.

O primeiro passo é agrupar as palavras de acordo com comportamentos ou utilizar extensões ou ferramentas para isso.

Planilha manual

planilha-de-clusterizacao-de-palavra-chave

Exporte a lista de palavras-chave validadas pela sua ferramenta para uma planilha Google, por exemplo. Logo em seguida crie os critérios de agrupamento, que podem ser:

  • As palavras começam com 
  • Palavras que tenha termo X
  • Outro comportamento que julgue importante

Com esses critérios em mão, crie uma coluna Grupo e agrupe suas palavras. Esse agrupamento pode ser somente com 1 nível (categoria) ou com 2 níveis (categoria e subcategoria).

Feito isso, gere uma planilha dinâmica organizando os dados de maneira que fiquem simples de serem interpretados. 

Para poupar o trabalho, criamos o modelo de planilha que você poderá baixar diretamente sem nenhum formulário (é só clicar que vai direto para a planilha).

Keyword Clusterizer (extensão de Google Planilhas)

exemplo-keyword-clusterizer

A extensão Keyword Clusterizer realiza o trabalho de clusterização automaticamente. Porém, é necessário que antes de iniciar, você informe:

  •  Qual é a coluna de “Keyword Data” 
  •  Qual é a coluna de “Volume”

Dessa forma, será criada uma nova aba na sua planilha com os clusters de palavra-chave de maneira automática.

Niara (Ferramenta de Inteligência artificial para SEO)

clusterizacao-semantica-niara

Niara é uma ferramenta brasileira de Inteligência Artificial para Marketing Digital e SEO. Uma de suas funcionalidades é o agrupamento de palavras-chave semanticamente relacionadas. O processo para realizar isso é bem simples:

  1. Tenha a sua lista de palavras-chave em uma Planilha Google ou Excel;
  2. Copie os termos;
  3. Crie sua conta na Niara;
  4. Use a ferramenta “Palavras-chave Semânticas” e insira as suas keywords separadas por vírgula ou uma por linha e clique no botão “Gerar”
  5. A ferramentas entregará o agrupamento das palavras;
  6. Com esse dado em mãos, você pode voltar para a planilha e organizar os dados.

SEranking (Ferramenta completa para SEO)

O SEranking possui uma funcionalidade paga chamada agrupador de palavras-chave.

O ponto alto da ferramenta é que ela agrupa keywords através de critérios que podem ser alterados, entre eles a similaridade de SERP.

Analise as métricas dos clusters antes de priorizar

Ao agrupar as palavras em grupos, é o momento de prestar atenção em métricas como:

  • Volume de pesquisa
  • Dificuldade
  • Posição atual 
  • Intenção do usuário (principalmente) 

Isso ajudará a identificar os grupos que devem ser trabalhados por páginas existentes e os que deverão ser trabalhados por novas páginas.

Como interpretar cada uma das métricas relacionadas à palavras-chave?

  • Volume de pesquisa: é a média de buscas mensais que a palavra-chave tem;
  • Posição atual: é a posição que uma página do seu site ocupa para o termo em questão atualmente. Para chegar nesta informação, será necessário analisar o domínio com alguma ferramenta como SEMrush, SEranking, etc;
  • Dificuldade: é uma métrica interessante porque informa o nível de “dificuldade” para alavancar posicionamento no termo. Em linhas gerais, quanto menor, mais dependente somente do conteúdo será. Quanto maior, possivelmente terá que trabalhar mais outras estratégias de SEO como Digital PR e Link Building;
  • Intenção do usuário: é uma métrica importantíssima para principalmente saber se o seu conteúdo atualmente atende a intenção de busca, se será necessária a criação de uma nova página ou atualização de uma existente. Essa dado também pode ser obtido através de uma ferramenta como SEMrush, SEranking, etc. Diferentemente da posição atual, esse dado geralmente fica atrelado a relatórios de palavras-chave, não sendo necessário analisar um domínio específico.

Como fazer priorização dos Clusters de palavra-chave 

Com base nos dados Intenção de Usuário e Dificuldade, é possível criar uma lógica de priorização, como por exemplo:

  • Prioridade 1: páginas existentes com foco em grupos com dificuldade baixa
  • Prioridade 2: páginas existentes com foco em grupos com dificuldade alta
  • Prioridade 3: novas páginas com foco em grupos com dificuldade baixa
  • Prioridade 4: novas páginas com foco em grupos com dificuldade alta

Monte o Roadmap de sua estratégia

Com base nas palavras-chave identificadas, crie um calendário de ações baseado na disponibilidade de recursos da empresa. Lembre-se que quanto mais consistente for, maior será a probabilidade de resultado.

Monitore o progresso do Roadmap e repita o processo de pesquisa para expandir

A pesquisa é um processo contínuo e vivo. De acordo com o monitoramento de resultado das otimizações feitas, será possível visualizar o desempenho das palavras-chave, aparecimento de novas e com isso atuar em cima, seja para melhorar o conteúdo da página ou para expandir a pesquisa.

Principais aprendizados

  • Se deseja receber tráfego orgânico, as páginas devem ser otimizadas para as buscas que os usuários fazem, de maneira que elas sejam a melhor solução possível para a busca feita
  • A melhor maneira de iniciar uma pesquisa de palavra-chave é estudar as páginas do seu site que estão entre as posições 4-20
  • Uma forma de entender como o mercado se comporta é analisar as keywords que levam tráfego para os concorrentes
  • Não seja refém de ferramentas, pois cada uma exibe um dado diferente (porque têm bases distintas). Use-as apenas como auxiliares no processo de SEO
  • Você não precisa pensar em todas as ideias de palavras possíveis, use ferramentas de pesquisa e inteligência artificial como suporte no processo
  • O volume de busca das palavras é uma métrica importante, mas tão importante quanto, é você entender a intenção por trás da busca do grupo de keywords
  • O grau de dificuldade da palavra-chave pode ser um bom indicador para saber se será possível ganhar posicionamento sem um trabalho de Link Building
  • Antes de começar a produção de conteúdo, faça um benchmarking de SERP para ver se todas as palavras-chave pertencem a mesma página de resultados 
  • Entender intenção de busca é essencial para saber qual página deverá ser trabalhada
  • Tenha em mente sempre um objetivo de negócio associado e cruze com a intenção de busca que será trabalhada para responder “Como farei com que esse usuário compre meu produto/serviço?

Conclusão

A pesquisa de palavras-chave desempenha um papel crucial em SEO. Ao entender quais keywords são relevantes para o seu negócio e criar conteúdo/páginas em torno delas, é possível atender melhor os anseios do usuário. 

E ainda melhorar o posicionamento nos buscadores (como Google), aumentar o tráfego orgânico de maneira qualificada e ajudar na geração de novos negócios.

Lembre-se: SEO é um processo contínuo e que requer monitoramento e ajustes regulares. 

Acompanhe as tendências de pesquisa e as mudanças no comportamento do usuário para garantir que seu conteúdo continue a atender às necessidades do seu público-alvo.

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Victor Baptista

Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.
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