Case SEO REotimização Post Erro 404

Case de Sucesso de SEO para Blog: Como os cliques dobraram em 7 dias e o tráfego orgânico mais do que duplicou em 1 mês

O que você vai descobrir no nosso post sobre Case de Sucesso de SEO

A reotimização de conteúdo é uma necessidade, de tempos em tempos, para que as informações do texto continuem atuais e o blogpost siga útil para as pessoas. 

O que consequentemente faz o Google entender um artigo como relevante novamente para determinados termos pesquisados. 

Por esse motivo, a atualização dos conteúdos publicados no seu blog é considerada uma boa prática de SEO, que ainda por cima, pode trazer resultados em pouquíssimo tempo. Mas, para identificá-los, é preciso ficar de olho nas métricas de SEO para descobrir as vitórias em curto, médio e longo prazo.

Mas, antes de conhecer o nosso estudo de caso, uma dica é ter em mente que não é apenas a história de um post que dobrou os cliques e o tráfego orgânico com reotimização que está sendo compartilhada. 

Na verdade, é um racional que pode ser aplicado em vários textos do seu blog.

Ou seja: se em 1 post, já foi possível dobrar o tráfego e os cliques, imagina os resultados que o seu site terá quando você reotimizar 10 posts… 

Confira o nosso estudo de caso sobre a recente reotimização do post Erro 404 para entender quais metas foram atingidas e quais resultados de SEO foram conquistados em curto prazo. 

Veja também: Fique por dentro de outras métricas de SEO que valem a pena analisar

Post Erro 404: mesmo performando bem, era necessária uma atualização do conteúdo 

Erro 404 é uma palavra-chave que não era ainda muito explorada em 2020. E em uma pesquisa de Lacuna de Palavra-Chave, na ferramenta SEM Rush, na época, foi identificada a oportunidade de escrever sobre esse tópico de SEO Técnico.

Desde que era novo, o post trouxe bons resultados chegando até a ser o que mais recebe tráfego no blog Search Lab. 

Mas, para evitar que o conteúdo entrasse em desatualização, o texto precisou passar por uma série de otimizações novas para que se mantivesse útil, atual e de qualidade. 

Veja os resultados que as mudanças no blogspot já trouxe:

De 15 de agosto até 27 de setembro, a reotimização do post já conquistou:

  •  685 Cliques dos 1410 dos últimos 3 meses
  • 106.524 Impressões das 171.649 nos últimos 90 dias
  • Posição média 9,5, sendo que chegou a atingir 10, no período de 3 mesesOu seja: em SEO, a máxima, em time que está ganhando não se mexe, não costuma fazer muito sentido… Então a dica é olhar para os conteúdos que já trazem algum resultado (principalmente o que estão nas posições entre 9 a 4) para atualizá-los e dar uma nova chance a eles de melhorar ainda mais.
Gráfico da Curva de crescimento dos cliques do post entre 14 e 21 de agosto

O dobro de cliques em menos de 1 semana de atualização do conteúdo

A publicação do conteúdo reotimizado foi feita em 15 de agosto de 2023, no dia anterior, a quantidade de cliques era 11 e passou para 18 em apenas 24 horas.

 Mas, quando a data da publicação é comparada a 7 dias depois, em 21 de agosto, quando chegou a atingir 36 cliques, é possível observar que a quantidade de cliques é o dobro. 

Embora seja uma pequena vitória, é importante compartilhar e comemorar, já que SEO tem fama de ser algo que só traz resultados em médio e longo quando, na verdade, é sim possível ter pequenos ganhos em curto prazo.  

Gráfico de impressões no Google Search Console

Impressões: mais de 1100 a mais em apenas 7 dias  

O aumento na quantidade de impressões do post Erro 404 foi um dos destaques nas primeiras análises de desempenho do texto após sua reotimização. 

 Em 15 de agosto, quando a nova versão do conteúdo foi publicada no blog Search Lab, o número de impressões chegou a 1891 e no dia seguinte passou para 2798 enquanto no dia 14 de agosto de 2023, véspera da publicação, a quantidade era 1279

Já em 21 de agosto, no 7º dia após subir o conteúdo reotimizado no WordPress, a quantidade de impressões chegou a 3071. O correspondente a 1180 impressões a mais nesse curto período de tempo. 

 
Gráfico de Posição Média do Google Search Console

No dia 14 de agosto, um dia antes da publicação do conteúdo atualizado, a posição média era 9,7. Após uma semana, em 21 de agosto, foi possível constatar um pequeno crescimento passando para 9,2. Vale lembrar que essa métrica de SEO é a posição mediana em que o site aparece nos resultados da busca orgânica do Google. Para calcular o valor, o Google Search Console (GSC) leva em conta a posição mais alta que o site alcançou no buscador.

Gráfico de CTR Médio no Google Search Console

Melhorar o CTR médio com instabilidade em agosto ainda é um desafio 

O Click Through Rate (CTR) é medido pelo Google Search Console dividindo o número de Cliques pelo número de Impressões e multiplicando por 100 para obter a porcentagem em determinada data. 

No dia anterior a publicação, em 14 de agosto de 2023, o CTR médio era 0,9% passando para 1% no dia 15. No dia 16 de agosto, ele caiu para 0,5 %, mas em 21 de agosto (1 semana depois das alterações) se recuperou chegando a 1,2 %.

A instabilidade, que é comum quando há reotimização de conteúdo, seguiu ao longo do mês 08 sempre variando entre 0,5 % e 1%. Então é preciso continuar acompanhando, assim com as métricas de cliques e impressões, para identificar se é preciso novas otimizações no post como mudança de title e description.

Uma informação importante é que mesmo otimizando a description do conteúdo otimizado, o Google está gerando automaticamente.

O que tem dificultado uma análise mais assertiva do CTR.

Por que é comum o CTR médio cair após uma reotimização de conteúdo? 

Quando uma atualização de conteúdo é feita, é comum que o post comece a aparecer para muito mais keywords. 

O que pode resultar em ranqueamento para novas palavras-chaves e até mesmo pode subir várias posições para determinados termos que já apareceriam ( keywords melhoradas). Mas, por outro lado, também é normal deixar de ranquear para alguns termos e até mesmo descer algumas posições para determinadas palavras-chave. 

Como o CTR é uma métrica que leva em conta a quantidade de cliques e impressões, ele é diretamente afetado por essas mudanças de quantidade de keywords e pode mesmo sofrer instabilidade quando o texto reotimizado é publicado no blog.

 

Por isso é importante acompanhar a Taxa de Cliques, sabendo como ela funciona, para não achar equivocadamente que otimizar de novo o conteúdo não trouxe bons resultados. 

Além disso, é indispensável ficar de olho, através do SE Ranking ou ferramentas similares, nos termos que estão aparecendo (novos, melhorados, piorados e perdidos) para analisar também a relevância deles. E até mesmo nas consultas mostradas no Google Search Console.

Por que a Meta Description está sendo escolhida pelo Google, mesmo com a otimização da tag feita manualmente? 

Atualmente o Google decide, cada vez mais, qual Description que será exibida de acordo com a pesquisa realizada pelo usuário. Dessa forma é comum ter quase que uma Meta Description diferente para cada busca realizada que seu texto aparece.

Mesmo ocorrendo essa escolha do motor de busca, ainda é recomendado otimizar a Description, mas principalmente criar um conteúdo otimizado que deixe as informações bem claras e diretas ao ponto para assim facilitar essa escolha do buscador.

Portanto, mais do que nunca, a construção de conteúdos bem estruturados faz a diferença na otimização da Description TagJá o Title, que costuma aparecer como o otimizado manualmente, deve ser o mais informativo e atrativo possível para incentivar o aumento dos cliques e o crescimento do tráfego orgânico no post. 

Veja também: Descubra como a Meta Description pode ajudar no aumento do CTR

Post Erro 404: Aumento de tráfego orgânico expressivo em menos de 1 mês com reotimização de conteúdo

O crescimento do tráfego orgânico do artigo Erro 404, em 30 dias, era o objetivo principal da reotimização. 

Em 15 de agosto, data que a publicação do conteúdo atualizado foi feita, o tráfego do post era 714. Já em 12 de setembro, o número mais que dobrou chegando a 1,645, em menos de 1 mês. Dessa forma foi possível entender que a meta foi atingida com sucesso. 

Entenda os diferentes tipos de tráfego

Estrutura do conteúdo: Antes e Depois

Como é possível verificar na comparação de estrutura do post Erro 404 na tabela logo abaixo, não foi preciso criar quase que um conteúdo 100% novo para melhorar os  resultados em SEO.

Bastou apenas atualizar e complementar as informações existentes tornando-as mais profundas e consequentemente fazendo com que o texto ficasse o mais didático possível. 

Principalmente para facilitar ainda mais a vida do usuário que descobriu o problema no site e não sabe o que é, se é grave, o que causou e nem como resolver.

 

Estrutura do conteúdo antiga

Estrutura do conteúdo atual

H1: Erro 404: como resolver e evitar esse problema no site da sua empresa ou ecommerce

<H2>

O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento

<H2>

O que significa erro 404

<H2>

Como acontece o Erro 404: Not Found no site

<H2>

Como usar a página não encontrada ao seu favor

<H2>

Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual

<H2>

Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada

<H3>

Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404

<H3>

Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna

<H3>

Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site

<H3>

Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual

<H2>

Conclusão

H1: Erro 404: o que significa, causas, como resolver e até evitar o problema no seu site ou e-commerce

H2 O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento

H2

O que significa erro 404

<H2>

Causas do Erro 404: Not Found

<H3>

Página removida

<H3>

Ausência de algum arquivo na página

<H3>

URL incorreta

<H3>

Problema de DNS

<H3>

Erro de cache

<H3>

Vírus ou Malwares

<H2>

Como o Erro HTTP 404: Page Not Found pode prejudicar os resultados de SEO e do negócio

<H3>

Impactos nos resultados do negócio

<H3>

Impactos nos resultados de SEO

<H2>

Como usar a página não encontrada ao seu favor

H2

Página personalizada com linkagem interna é uma boa prática para casos de Erro 404 

<H2>

Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual

<H2>

Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada

<H3>

Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404

<H3>

Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna

<H3>

Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site

<H3>

Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual

Conclusão

O que foi levado em consideração na hora do planejamento da reotimização do conteúdo

O primeiro passo foi fazer uma minusciosa análise de texto que estava publicado desde 2020. Alguns pontos importantes foram  avaliados:

  • Há algum dado desafado?
  • As informações estão todas atuais ainda? Podem ser melhor organizadas no texto?
  • Faltou cobrir algo relevante sobre o assunto? (como faltava, foram criados, por exemplo, o H2 que conta como o erro pode prejudicar o negócio e os seus H3) 
  • Algum tópico abordado está falando superficialmente sobre o Erro 404? 
  • Existem links quebrados no post sobre Página não Encontrada? (mais do que qualquer outro post, nesse conteúdo não poderia ter, já que geraria o problema que estamos explicando como combater)
  • links internos novos que fazem sentido colocar no conteúdo? (de 2020 para 2023, a produção de posts aumentou e realmente havia outros textos que poderiam complementar as informações do Erro 404 ajudando ainda mais quem deseja aprender sobre SEO)
  • Depois de todas as reotimizações feitas no texto, o H1, Title e Description ainda estão fazendo sentido ou podem ser melhorados também?   
  • Entre outros pontos que podem aparecer e variam de acordo com cada conteúdo

A partir daí, a melhoria da estrutura do texto foi possível com a identificação da necessidade da inclusão de algumas headings, mudança de título de outras e até mesmo adicionar infomações em determinados tópicos do conteúdo, entre outras atualizações.

Descubra como o Chatgpt pode ajudar na otimização de conteúdo

Aprendizados com a nova otimização do post Erro 404

  • A mudança de title destacando informações mais práticas sobre o tema pode ter colaborado com o grande crescimento no número de impressões e cliques em tão pouco tempo; 
  • Mesmo atualizando a Meta Description, o motor de busca acaba exibindo a informação no conteúdo, que ele acha mais relevante para o termo digitado, mas isso não significa que essa otimização não seja mais importante;
  • Conteúdos atualizados que se tornam mais aprofundados (independente do tamanho) costumam ser valorizados pelo Google;
  • O buscador tende a posicionar melhor páginas que têm informações escritas ou revisadas por especialistas no assunto por compatilharem informações atuais sobre temas que realmente dominam.

Conclusão

Reotimizar os conteúdos do blog é uma boa prática de SEO que tende a ser recompensada pelo Google por ser útil para o usuário. Isso porque dados podem estar obsoletos, informações desatualizadas, novidades podem ter surgido, etc. 

Lembre-se: quanta coisa mudou no mundo de 2020 para 2023? E no seu nicho? 

Os seus leitores merecem ficar por dentro das novidades sobre o tema e isso não precisa ser tão complicado, basta atualizar as informações dos posts que são importantes para a sua estratégia de SEO e/ou melhorar os que já trazem bons resultados.

Afinal, quando o assunto é melhores resultados para o canal orgânico, é preciso sim mexer em time que está ganhando para conquistar melhores posições no Google, aprimorar a experiência do usuário e atingir os objetivos de SEO.   

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Anna Cecilia Fontoura

Especialista em SEO para conteúdo na Search Lab, Anna Cecilia Fontoura atua na área, desde 2014, quando iniciou a carreira como Redatora Web. De lá para cá, conquistou várias certificações como Inbound Marketing, UX Strategy, UX Writing, Branding, Produção de Conteúdo para Web, entre outras. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Empresarial e apaixonada pelo mundo da busca orgânica do Google!
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