O que você vai descobrir no nosso post sobre Case de Sucesso de SEO
A reotimização de conteúdo é uma necessidade, de tempos em tempos, para que as informações do texto continuem atuais e o blogpost siga útil para as pessoas.
O que consequentemente faz o Google entender um artigo como relevante novamente para determinados termos pesquisados.
Por esse motivo, a atualização dos conteúdos publicados no seu blog é considerada uma boa prática de SEO, que ainda por cima, pode trazer resultados em pouquíssimo tempo. Mas, para identificá-los, é preciso ficar de olho nas métricas de SEO para descobrir as vitórias em curto, médio e longo prazo.
Mas, antes de conhecer o nosso estudo de caso, uma dica é ter em mente que não é apenas a história de um post que dobrou os cliques e o tráfego orgânico com reotimização que está sendo compartilhada.
Na verdade, é um racional que pode ser aplicado em vários textos do seu blog.
Ou seja: se em 1 post, já foi possível dobrar o tráfego e os cliques, imagina os resultados que o seu site terá quando você reotimizar 10 posts…
Confira o nosso estudo de caso sobre a recente reotimização do post Erro 404 para entender quais metas foram atingidas e quais resultados de SEO foram conquistados em curto prazo.
Veja também: Fique por dentro de outras métricas de SEO que valem a pena analisar
Post Erro 404: mesmo performando bem, era necessária uma atualização do conteúdo
Erro 404 é uma palavra-chave que não era ainda muito explorada em 2020. E em uma pesquisa de Lacuna de Palavra-Chave, na ferramenta SEM Rush, na época, foi identificada a oportunidade de escrever sobre esse tópico de SEO Técnico.
Desde que era novo, o post trouxe bons resultados chegando até a ser o que mais recebe tráfego no blog Search Lab.
Mas, para evitar que o conteúdo entrasse em desatualização, o texto precisou passar por uma série de otimizações novas para que se mantivesse útil, atual e de qualidade.
Veja os resultados que as mudanças no blogspot já trouxe:
De 15 de agosto até 27 de setembro, a reotimização do post já conquistou:
- 685 Cliques dos 1410 dos últimos 3 meses
- 106.524 Impressões das 171.649 nos últimos 90 dias
- Posição média 9,5, sendo que chegou a atingir 10, no período de 3 mesesOu seja: em SEO, a máxima, em time que está ganhando não se mexe, não costuma fazer muito sentido… Então a dica é olhar para os conteúdos que já trazem algum resultado (principalmente o que estão nas posições entre 9 a 4) para atualizá-los e dar uma nova chance a eles de melhorar ainda mais.


O dobro de cliques em menos de 1 semana de atualização do conteúdo
A publicação do conteúdo reotimizado foi feita em 15 de agosto de 2023, no dia anterior, a quantidade de cliques era 11 e passou para 18 em apenas 24 horas.
Mas, quando a data da publicação é comparada a 7 dias depois, em 21 de agosto, quando chegou a atingir 36 cliques, é possível observar que a quantidade de cliques é o dobro.
Embora seja uma pequena vitória, é importante compartilhar e comemorar, já que SEO tem fama de ser algo que só traz resultados em médio e longo quando, na verdade, é sim possível ter pequenos ganhos em curto prazo.


Impressões: mais de 1100 a mais em apenas 7 dias
O aumento na quantidade de impressões do post Erro 404 foi um dos destaques nas primeiras análises de desempenho do texto após sua reotimização.
Em 15 de agosto, quando a nova versão do conteúdo foi publicada no blog Search Lab, o número de impressões chegou a 1891 e no dia seguinte passou para 2798 enquanto no dia 14 de agosto de 2023, véspera da publicação, a quantidade era 1279.
Já em 21 de agosto, no 7º dia após subir o conteúdo reotimizado no WordPress, a quantidade de impressões chegou a 3071. O correspondente a 1180 impressões a mais nesse curto período de tempo.


No dia 14 de agosto, um dia antes da publicação do conteúdo atualizado, a posição média era 9,7. Após uma semana, em 21 de agosto, foi possível constatar um pequeno crescimento passando para 9,2. Vale lembrar que essa métrica de SEO é a posição mediana em que o site aparece nos resultados da busca orgânica do Google. Para calcular o valor, o Google Search Console (GSC) leva em conta a posição mais alta que o site alcançou no buscador.


Melhorar o CTR médio com instabilidade em agosto ainda é um desafio
O Click Through Rate (CTR) é medido pelo Google Search Console dividindo o número de Cliques pelo número de Impressões e multiplicando por 100 para obter a porcentagem em determinada data.
No dia anterior a publicação, em 14 de agosto de 2023, o CTR médio era 0,9% passando para 1% no dia 15. No dia 16 de agosto, ele caiu para 0,5 %, mas em 21 de agosto (1 semana depois das alterações) se recuperou chegando a 1,2 %.
A instabilidade, que é comum quando há reotimização de conteúdo, seguiu ao longo do mês 08 sempre variando entre 0,5 % e 1%. Então é preciso continuar acompanhando, assim com as métricas de cliques e impressões, para identificar se é preciso novas otimizações no post como mudança de title e description.
Uma informação importante é que mesmo otimizando a description do conteúdo otimizado, o Google está gerando automaticamente.
O que tem dificultado uma análise mais assertiva do CTR.
Por que é comum o CTR médio cair após uma reotimização de conteúdo?
Quando uma atualização de conteúdo é feita, é comum que o post comece a aparecer para muito mais keywords.
O que pode resultar em ranqueamento para novas palavras-chaves e até mesmo pode subir várias posições para determinados termos que já apareceriam ( keywords melhoradas). Mas, por outro lado, também é normal deixar de ranquear para alguns termos e até mesmo descer algumas posições para determinadas palavras-chave.
Como o CTR é uma métrica que leva em conta a quantidade de cliques e impressões, ele é diretamente afetado por essas mudanças de quantidade de keywords e pode mesmo sofrer instabilidade quando o texto reotimizado é publicado no blog.
Por isso é importante acompanhar a Taxa de Cliques, sabendo como ela funciona, para não achar equivocadamente que otimizar de novo o conteúdo não trouxe bons resultados.
Além disso, é indispensável ficar de olho, através do SE Ranking ou ferramentas similares, nos termos que estão aparecendo (novos, melhorados, piorados e perdidos) para analisar também a relevância deles. E até mesmo nas consultas mostradas no Google Search Console.
Por que a Meta Description está sendo escolhida pelo Google, mesmo com a otimização da tag feita manualmente?
Atualmente o Google decide, cada vez mais, qual Description que será exibida de acordo com a pesquisa realizada pelo usuário. Dessa forma é comum ter quase que uma Meta Description diferente para cada busca realizada que seu texto aparece.
Mesmo ocorrendo essa escolha do motor de busca, ainda é recomendado otimizar a Description, mas principalmente criar um conteúdo otimizado que deixe as informações bem claras e diretas ao ponto para assim facilitar essa escolha do buscador.
Portanto, mais do que nunca, a construção de conteúdos bem estruturados faz a diferença na otimização da Description Tag. Já o Title, que costuma aparecer como o otimizado manualmente, deve ser o mais informativo e atrativo possível para incentivar o aumento dos cliques e o crescimento do tráfego orgânico no post.
Veja também: Descubra como a Meta Description pode ajudar no aumento do CTR
Post Erro 404: Aumento de tráfego orgânico expressivo em menos de 1 mês com reotimização de conteúdo
O crescimento do tráfego orgânico do artigo Erro 404, em 30 dias, era o objetivo principal da reotimização.
Em 15 de agosto, data que a publicação do conteúdo atualizado foi feita, o tráfego do post era 714. Já em 12 de setembro, o número mais que dobrou chegando a 1,645, em menos de 1 mês. Dessa forma foi possível entender que a meta foi atingida com sucesso.
Entenda os diferentes tipos de tráfego
Estrutura do conteúdo: Antes e Depois
Como é possível verificar na comparação de estrutura do post Erro 404 na tabela logo abaixo, não foi preciso criar quase que um conteúdo 100% novo para melhorar os resultados em SEO.
Bastou apenas atualizar e complementar as informações existentes tornando-as mais profundas e consequentemente fazendo com que o texto ficasse o mais didático possível.
Principalmente para facilitar ainda mais a vida do usuário que descobriu o problema no site e não sabe o que é, se é grave, o que causou e nem como resolver.
Estrutura do conteúdo antiga | Estrutura do conteúdo atual |
H1: Erro 404: como resolver e evitar esse problema no site da sua empresa ou ecommerce <H2> O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento <H2> O que significa erro 404 <H2> Como acontece o Erro 404: Not Found no site <H2> Como usar a página não encontrada ao seu favor <H2> Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual <H2> Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada <H3> Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404 <H3> Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna <H3> Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site <H3> Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual <H2> Conclusão | H1: Erro 404: o que significa, causas, como resolver e até evitar o problema no seu site ou e-commerce H2 O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento H2 O que significa erro 404 <H2> Causas do Erro 404: Not Found <H3> Página removida <H3> Ausência de algum arquivo na página <H3> URL incorreta <H3> Problema de DNS <H3> Erro de cache <H3> Vírus ou Malwares <H2> Como o Erro HTTP 404: Page Not Found pode prejudicar os resultados de SEO e do negócio <H3> Impactos nos resultados do negócio <H3> Impactos nos resultados de SEO <H2> Como usar a página não encontrada ao seu favor H2 Página personalizada com linkagem interna é uma boa prática para casos de Erro 404 <H2> Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual <H2> Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada <H3> Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404 <H3> Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna <H3> Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site <H3> Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual Conclusão |
O que foi levado em consideração na hora do planejamento da reotimização do conteúdo
O primeiro passo foi fazer uma minusciosa análise de texto que estava publicado desde 2020. Alguns pontos importantes foram avaliados:
- Há algum dado desafado?
- As informações estão todas atuais ainda? Podem ser melhor organizadas no texto?
- Faltou cobrir algo relevante sobre o assunto? (como faltava, foram criados, por exemplo, o H2 que conta como o erro pode prejudicar o negócio e os seus H3)
- Algum tópico abordado está falando superficialmente sobre o Erro 404?
- Existem links quebrados no post sobre Página não Encontrada? (mais do que qualquer outro post, nesse conteúdo não poderia ter, já que geraria o problema que estamos explicando como combater)
- Há links internos novos que fazem sentido colocar no conteúdo? (de 2020 para 2023, a produção de posts aumentou e realmente havia outros textos que poderiam complementar as informações do Erro 404 ajudando ainda mais quem deseja aprender sobre SEO)
- Depois de todas as reotimizações feitas no texto, o H1, Title e Description ainda estão fazendo sentido ou podem ser melhorados também?
- Entre outros pontos que podem aparecer e variam de acordo com cada conteúdo
A partir daí, a melhoria da estrutura do texto foi possível com a identificação da necessidade da inclusão de algumas headings, mudança de título de outras e até mesmo adicionar infomações em determinados tópicos do conteúdo, entre outras atualizações.
Descubra como o Chatgpt pode ajudar na otimização de conteúdo
Aprendizados com a nova otimização do post Erro 404
- A mudança de title destacando informações mais práticas sobre o tema pode ter colaborado com o grande crescimento no número de impressões e cliques em tão pouco tempo;
- Mesmo atualizando a Meta Description, o motor de busca acaba exibindo a informação no conteúdo, que ele acha mais relevante para o termo digitado, mas isso não significa que essa otimização não seja mais importante;
- Conteúdos atualizados que se tornam mais aprofundados (independente do tamanho) costumam ser valorizados pelo Google;
- O buscador tende a posicionar melhor páginas que têm informações escritas ou revisadas por especialistas no assunto por compatilharem informações atuais sobre temas que realmente dominam.
Conclusão
Reotimizar os conteúdos do blog é uma boa prática de SEO que tende a ser recompensada pelo Google por ser útil para o usuário. Isso porque dados podem estar obsoletos, informações desatualizadas, novidades podem ter surgido, etc.
Lembre-se: quanta coisa mudou no mundo de 2020 para 2023? E no seu nicho?
Os seus leitores merecem ficar por dentro das novidades sobre o tema e isso não precisa ser tão complicado, basta atualizar as informações dos posts que são importantes para a sua estratégia de SEO e/ou melhorar os que já trazem bons resultados.
Afinal, quando o assunto é melhores resultados para o canal orgânico, é preciso sim mexer em time que está ganhando para conquistar melhores posições no Google, aprimorar a experiência do usuário e atingir os objetivos de SEO.
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