Linkagem interna e SEO

Links Internos: o que são, por que usar e boas práticas

Mais do que simplesmente conectar uma página a outra, a linkagem interna é de extrema importância para uma estratégia de SEO, quando bem planejada e executada, porque também é responsável pela transferência de autoridade dentro do seu site ou loja virtual.

Entenda o que são links internos, a importância em uma estratégia para a busca orgânica e como usá-los para melhorar o posicionamento no Google de forma correta.

Um link interno é um hiperlink que conecta uma página de um site a outra sem que o visitante precise deixar o website que está. . 

Dessa forma a linkagem interna ajuda as pessoas a navegar mais facilmente dentro do de um site oferecendo ainda várias opções de encontrar outros conteúdos complementares em palavras-chave clicáveis no texto (também chamadas de texto-âncora). 

Além disso, os links internos também ajudam os mecanismos de busca como, por exemplo, o Google a entender a estrutura do site e descobrir novas páginas nele

Ou seja, a linkagem interna colabora com as estratégias de SEO quando bem feita. E para isso, é fundamental que haja naturalidade, contexto e utilidade na inserção dos links no site. 

Por que a linkagem interna é tão importante para SEO?

  • Links internos conectam conteúdo relacionado
  • Facilitam a descoberta do seu conteúdo pelos motores de busca
  • Transmitir autoridade entre páginas do seu site

Simples de se fazer, os links internos são muito importantes para o SEO porque você distribui autoridade e valor de páginas mais importantes para aquelas que ainda não têm a mesma força, aumentando assim a relevância do domínio como um todo.

A linkagem interna também é fundamental para que seja possível conferir potencial a todas as páginas do site e não somente à homepage.

Leia também: SEO On page: tudo o que você precisa saber sobre otimizações dentro do site

Importância da linkagem interna no seu site ou loja virtual

  • Melhora a Experiência do Usuário: a linkagem interna é fundamental porque ajuda os visitantes a navegar facilmente pelo seu site encontrando informações relevantes e descobrindo conteúdo relacionado quase que intuitivamente. 
  • Aumentar a Retenção de Visitantes: links internos bem implementados ajudam a aumentar o tempo que os usuários passam no seu site porque eles podem direcionar as pessoas para outras páginas relevantes que complementam a informação buscada. Isso ajuda também em SEO já que uma alta taxa de retenção de visitantes costuma ser algo que faz o Google entender que as suas páginas são relevantes e úteis. 
  • Facilita a indexação: links internos inseridos de maneira natural ajudam os robôs do Google a encontrar mais facilmente as páginas do seu site. O que acelera o processo de indexação. 
  • Melhora o posicionamento no buscador: uma linkagem interna bem planejada permite distribuir autoridade entre as páginas, facilita o buscador entender a estrutura do seu site e determinar a relevância do conteúdo. O que pode contribuir para a sua marca subir posições na busca orgânica e aparecer na primeira página do Google. 
  • Aumentar as Conversões: links internos podem ser usados estrategicamente para levar visitantes para páginas de conversão, como páginas de produtos ou páginas de formulários para fazer download de materiais gratuitos, etc. O que aumenta as chances de os visitantes realizarem ações desejadas, como comprar um produto, baixar um arquivo ou se inscrever na newsletter.

Importância do texto-âncora otimizado na linkagem interna

Texto-âncora é um termo clicável, que deixa claro em poucas palavras, qual  informação a pessoa vai ter acesso, caso decida clicar no link interno. Então é fundamental escolher uma palavra-chave que descreva resumidamente o conteúdo da página de destino em uma estratégia de SEO.

Ou seja, um texto-âncora bem escolhido passa maior transparência para o visitante ajudando-o a encontrar informações complementares dentro do seu site com facilidade e aprimorando a experiência de usuário colaborando com a usabilidade e navegabilidade. 

Além de ajudar o usuário, a otimização do texto-âncora também é importante para ajudar o Google a entender melhor a relevância dos links internos. O que pode ajudar no ranqueamento. 

Links internos navegacionais são aqueles que ficam no menu de navegação, rodapé do site (footer) ou barra lateral (sidebar) e têm como objetivo direcionar os visitantes para páginas importantes.

Esse tipo de linkagem ajuda na organização do conteúdo e na melhoria da experiência do usuário porque torna a navegação mais simples facilitando  a vida dos visitantes que encontram informações relevantes quase intuitivamente e exploram o site de maneira muito mais eficiente e eficaz. 

Links internos contextuais são aqueles encontrados em meio ao conteúdo de uma página, por meio de um texto-âncora (palavra-chave com hiperlink), e servem para levar o usuário, caso ele clique, para outras páginas com conteúdos relacionados dentro do mesmo site.

Por esse motivo esses tipos de links, quando bem planejados podem ser inseridos de maneira que faça sentido para o visitante, colaborando para que ele aprenda mais sobre determinado tema que tem interesse

E ao mesmo tempo avance na jornada do cliente.Isso porque um comportamento cada vez mais frequente entre as pessoas é pesquisar bastante sobre determinado assunto antes de comprar algum produto ou contratar um serviço.

Portanto, a linkagem interna contextual bem feita, por exemplo, pode ajudar uma pessoa a descobrir uma solução de interesse dela e pesquisar bastante no seu site antes de tomar uma decisão. Sem contar que também ajuda a reforçar sua marca de maneira positiva na mente do visitante como expert em assuntos que ele tem interesse.

Além disso, internal links também ajudam a aumentar o tempo de sessão no seu site e contribuem para melhorar a experiência do usuário e consequentemente os resultados de SEO. 

O atributo no follow pode ser usado na linkagem interna em alguns casos. Ele serve para informar os robôs do Google se é para seguir o link interno ou não. E até mesmo em relação à transferência de autoridade de uma página para outra.

Links internos no follow costumam ser usados, por exemplo, quando se quer mostrar a referência da informação mencionada no conteúdo, para conferir mais credibilidade e transparência ao seu site, mas sem transferir autoridade para a página linkada.

Vale lembrar que atributo nofolow não é o mesmo que no index. Enquanto o primeiro diz para o buscador não seguir a linkagem e não transmitir autoridade para a página de destino, o segundo informar que não é para determinada página do seu site aparecer no Google. Além disso, o link interno no follow precisa ser ativado na hora de fazer a linkagem interna. 

Linkar para páginas que não deveriam ser indexadas não é o ideal, mas se tiver alguma linkagem interna, por exemplo, para página de login e senha, vale a pena colocar o atributo no follow para que o Google entenda que não é para seguir o link e nem conferir autoridade para um conteúdo que é restrito a assinantes ou clientes.

  • Controle de autoridade: links internos no follow permitem que você controle como a autoridade é distribuída em seu site, direcionando-a só para as páginas mais importantes ou relevantes.
  • Prevenção de spam: usar atributo nofollow em links internos pode ajudar a prevenir o spam de comentários e conteúdo gerado pelo usuário, evitando que os mecanismos de busca sigam automaticamente esses links não verificados.
  • Links patrocinados: quando você linka para páginas que irão fazer o usuário deixar o seu site, principalmente se for um publipost ou link patrocinado, é uma boa prática de SEO usar link interno nofollow porque é o recomendado nas diretrizes do Google e você evita assim penalizações. Uma dica é sempre que possível usar esse atributo quando for linkar para fora do site para não transferir autoridade para o site de terceiros.

O link do follow permite que os mecanismos de busca sigam e atribuam autoridade à página vinculada. Eles servem para transferir autoridade de uma página para outra, além de facilitar a navegação do usuário ao levar o usuário para outro conteúdo complementar.

Diferente do link no follow, o atributo do follow é o padrão quando você insere linkagem interna no conteúdo. 

Link juice é um termo usado em SEO para descrever a autoridade de uma página que pode ser transmitida para outras através de links (internos e backlinks). 

Para ficar mais claro: quando você linka da página A para B, está transmitindo parte da autoridade da página de origem para a página de destino. Isso é positivo para B porque  receber parte da autoridade de A melhora sua relevância e com isso pode até vir a subir de posição no Google. 

Uma dica importante relacionada a link juice em linkagem interna é conhecer bem o desempenho das páginas do seu site (para entender quais são mais importantes pensando não apenas no negócio, mas também na busca orgânica), antes de inserir links. 

Dessa forma a transferência de autoridade é feita de maneira estratégica e pode colaborar também com os resultados de SEO. 

Como começar uma estratégia de linkagem interna

  • Avalie a estrutura do seu site: identifique as páginas principais para determinar quais devem receber links internos navegacionais (menu, footer, sidebar,etc.) e mais links contextuais no conteúdo (lembrando a inserção da linkagem deve ser com naturalidade e estratégia)
  • Crie conteúdo relevante: otimize conteúdo de alta qualidade que seja útil para o sua persona. Comece a produção pelas páginas mais importantes do site.
  • Use texto-âncora relevante: ao criar links internos, use termos clicáveis relevantes levando para o conteúdo da página de destino. Quando o texto-âncora é descritivo e resumido ajuda os visitantes a entenderem para onde o link os levará. 
  • Planeje uma linkagem interna útil com ajuda de topic clusters: crie uma estrutura lógica de linkagem interna que permita que as pessoas naveguem com facilidade entre conteúdos relacionados. Para fazer isso de maneira assertiva, a dica é planejar uma estratégia de topic cluster porque é criada uma página pilar (com um tema principal) que linka para suas páginas filhas (cada 1 aprofunda 1 subtema da página mãe e linka de volta para ela, assim como para as páginas irmãs, quando faz sentido).
  • Seja estratégico na hora de transferir autoridade na linkagem interna: para isso, a dica é levar em conta as páginas do seu site que têm mais autoridade. Além de serem prioritárias no recebimento de links internos, elas também podem direcionar para páginas importantes para o negócio, por exemplo, que ainda não têm tanta autoridade. Além disso, em uma estratégia de blog, por exemplo, você pode inserir links navegacionais para post mais recentes e mais populares, etc.
  • Evite excesso de linkagem interna: qualidade e relevância são muito mais importantes do que inserir uma grande quantidade de links interno que são totalmente sem contexto e sem lógica. 
  • Acompanhe sua estratégia de linkagem interna: monitore a performance dos links internos inseridos e se necessário realize mudanças para aprimoramento. Lembre-se: a linkagem interna precisa ser útil para as pessoas porque só assim elas serão relevantes para o Google e irão colaborar positivamente com suas estratégias de SEO. 

Fazer uma estrutura de links baseada na arquitetura e na hierarquia do site é muito importante.

Afinal, as páginas ligando uma à outra funcionando de forma correta, colaboram com a experiência do usuário, outro item muito importante levado em conta pelo Google.

Embora não exista uma fórmula ‘mágica’ para se seguir, há uma maneira básica de organizar essas informações.

É interessante pensar em um modelo como uma espécie de estrutura de pirâmide, onde a homepage faz diversas interligações com outras categorias do site. Confira abaixo o exemplo pensado para um e-commerce:

Homepage

Estratégia de linkagem interna para homes de e-commerces

Os links devem ser ligados a todas as categorias (para baixo).

Páginas de Categoria

Estratégia de links internos para páginas de categoria em e-commerces

As páginas de categoria devem linkar para:

  • Homepage (para cima); 
  • Todas as categorias (transversal); 
  • Suas subcategorias, produtos e conteúdos associados (para baixo).

Subcategoria

Estratégia de links internos para páginas de subcategoria em e-commerces

Os tópicos precisam ter um link levando para:

  • Homepage (para cima);
  • Todas as categorias (para cima);
  • Subcategorias da mesma categoria (transversal);
  • Produtos e conteúdos associados as subcategorias (para baixo).

Páginas de produto

Estratégia de links para páginas de produto

Todos os produtos devem ter link para:

  • Homepage (para cima); 
  • Todas as categorias (para cima); 
  • Produtos relacionados; (transversal)

O ponto aqui é evitar ao máximo que o usuário saia da intenção de compra.

Leia também: URLs otimizadas: Por que elas são importantes para SEO

Estratégia de links internos em Topic Clusters ou Hubs de Conteúdo

Para criar uma estratégia de linkagem interna em Topic Cluster ou em Hubs de conteúdo, é preciso pensar em uma espécie de pirâmide. Ou seja, planejar desde a página inicial (página pilar) até as demais páginas filhas (que vão descendo ou funcionam de forma transversal). Confira:

Página pilar

Estratégia de links internos para páginas pilares

A página pilar deve ter linkagens para todas as páginas filhas (para baixo)

Páginas filhas (conteúdo de apoio ao tópico principal)

Estratégia de links internos para páginas filhas em hubs de conteúdo

Qualquer página filha deve ter links para:

  • Página pilar (para cima); 
  • Outras páginas filhas (transversal); 
  • Seus próprios subtópicos (para baixo);
  • Conteúdos associados não necessariamente ligados a página pilar (tranversal).

Subtópicos

estratégia de linkagem interna para páginas do tipo subtópico

Os tópicos devem conter linkagens para:

  • Página pilar (para cima);
  • Página filha que gerou o subtópico (para cima);
  • Outras páginas filhas; (para cima)
  • Conteúdos associados não necessariamente ligados a página pilar (tranversal).

Estratégia para melhoria de crawl depth (profundidade de rastreamento)

O crawl depth ou a profundidade de rastreamento nada mais é do que o quão profundo o Google precisa navegar para rastrear uma página dentro de um site.

Isso ajuda a incluir mais páginas nos motores de busca, faz com que as atualizações apareçam mais rapidamente para os usuários, garante maior autoridade do domínio e aumenta o tráfego orgânico para páginas estratégicas, por exemplo.

Linkagens

Os links no site ajudam a melhorar essa profundidade do rastreamento.

Mas nem todas essas linkagens são as mesmas, ainda que pareçam iguais para os usuários.

No entanto, os robôs de busca podem considerá-las diferentes se baseando na forma como foram construídas.

Os links nofollow podem afetar o crawl depth, já que os motores de busca não usam esse tipo de linkagem como classificação primária.

Utilize-os apenas para links externos.

Além disso, os links quebrados, que levam a páginas com erro 404, também afetam bastante a profundidade de navegação.

Isso porque os buscadores não terão como encaminhá-los para outras páginas.

Lembre-se, quanto menor a profundidade de rastreamento, melhor para a página e para o usuário também, que não precisará de muitos cliques para chegar no conteúdo.

Bloqueio de rastreamento e/ou indexação

Recomenda-se também evitar bloquear os motores de busca para páginas que você queira ranquear.

Caso você não pretenda que determinada URL apareça na busca, como um logout, por exemplo, aí sim é indicado esse bloqueio, via robots.txt, através de diretriz disallow.

Além disso, você também pode aplicar a tag <meta name=”robots” content=”noindex”>, que impedirá a página em questão de ser indexada. Para mais detalhes, veja a documentação oficial do Google sobre a tag robots.

Caso não possua casos como esse, evite essa prática.

Conteúdo duplicado

Eliminar conteúdo duplicado também é uma boa prática para melhorar a profundidade de navegação da página.

Isso porque os mecanismos de busca passam a se concentrar na postagem original incluída no site.

URLs canônicas

URL Canônica explicada de forma visual

Caso não prefira excluir o conteúdo duplicado, pode utilizar URLs canônicas para otimizá-lo.

Uma URL canônica é a URL da página que o Google considera a mais representativa de um conjunto de páginas duplicadas em um site.

Com elas, você pode especificar qual a versão preferida ou primária.

Para mais detalhes, veja a documentação oficial do Google sobre URLs canônicas.

Estratégia baseada em texto âncora

O texto âncora descreve a postagem vinculada ao link colocado para o usuário clicar.

Para criar uma estratégia com base nisso, é muito importante se atentar às suas escolhas.

Mesmo com links internos, não é recomendado apenas um texto âncora ideal para a página relacionada.

Isso leva o Google a entender que pode ser uma possível manipulação do algoritmo, o que pode provocar uma punição à página.

Por isso, busque utilizar âncoras naturais, de acordo com o contexto do parágrafo em que ele for inserido.

Evite também utilizar textos âncoras iguais para páginas diferentes, isso pode significar um sinal errado para o Google e pode afetar a sua estratégia de SEO.

Além disso, a página alvo precisa sempre estar também relacionada ao conceito que foi dito no conteúdo.

Por fim, evite alguns termos genéricos como “saiba mais” e “clique aqui”. Opte por textos que descrevam melhor o conteúdo abordado no link direcionado.

Dúvidas frequentes sobre Linkagem Interna

Conclusão

Uma linkagem interna bem feita colabora bastante com SEO porque facilita a descoberta de páginas dentro do site (tanto pelos robôs do Google quanto por pessoas) e distribui melhor a autoridade pelas páginas. E ainda aprimora a experiência do usuário. 

Inseridos com naturalidade, os links internos podem inclusive fazer com que os visitantes passem mais tempo navegando por suas páginas. O que aumenta as chances de conversões e vendas.Portanto vale a pena investir tempo e esforços de SEO em uma efetiva estratégia de linkagem interna porque os benefícios vão muito além de melhoria de posicionamento no Google.

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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