Backlinks: O que são e sua importância para SEO

Backlinks: o que são e porque são importantes para SEO

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Um dos objetivos mais conhecidos das estratégias de Link Building, o backlink é um link externo que direciona os visitantes de um site para outro. O que pode, e deve, ocorrer naturalmente.

Então, por exemplo, quando um conteúdo precisa citar dados e referenciar a fonte como forma de trazer transparência e mais credibilidade, um backlink pode ser necessário. 

Mas,  a inserção de links externos também pode ocorrer de outras formas como por meio da produção de material em parceria com outras empresas, entre outras situações. Há até quem compre backlinks por não saber que é uma prática que o Google penaliza quando descobre. 

Entenda tudo sobre Backlinks

Backlink signfica na prática um link externo que leva para o seu site saindo de páginas de terceiros e serve para referenciar um conteúdo dentro de outro sendo uma importante técnica de SEO Offpage. Como, por exemplo, quando as matérias jornalísticas linkam para o IBGE, ao citar dados levantados por eles, como forma de aumentar a credibilidade das informações divulgadas no site de notícias. 

Portanto, backlinks são fundamentais para aumentar a credibilidade e a autoridade do seu site ao olhos do Google e das pessoas. O que em médio e longo prazo também colabora para melhorar o posicionamento das suas páginas no mecanismo de busca.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre SEO Offpage

Os backlinks fazem com que o site ranqueie melhor nas buscas do Google.

Quanto mais ligações de outras páginas para a sua, maior será a sua visibilidade orgânica nas pesquisas.

Para os buscadores, os backlinks são uma espécie de indicação, mostrando que determinado conteúdo tem qualidade.

Então, quando um site recebe um backlink, é sinal de que ele é confiável e, dessa forma, ganha mais autoridade.

Quanto maior for a autoridade de uma página, maiores são as chances de ela ficar melhor posicionada nas buscas.

Os backlinks funcionam como referências de que um site tem um conteúdo de qualidade, fornece credibilidade e, consequentemente, aumenta a autoridade do domínio, o que faz com que a página apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

Esse tipo de estratégia garante link juice para o site, tornando-o mais confiável e melhor distribuído pelo Google.

A estratégia dos backlinks pode trazer inúmeros benefícios para o site.

Afinal, quanto melhor a posição nos mecanismos de busca, maior tráfego para a página, já que os usuários costumam clicar nos primeiros links da pesquisa.

Temos basicamente dois tipos de link: follow e nofollow.

No primeiro, informamos aos robots do Google que eles devem seguir aquele backlink.

Já no segundo, o backlink está presente na página e serve como uma referência para o usuário que estiver lendo o post, mas diz para os buscadores não seguirem aquela página.

No entanto, para uma estratégia de ganhar autoridade no Google é importante se usar os backlinks follow, visto que o nofollow não gera nenhuma relevância.

Os backlinks nofollow estão na página direcionando o usuário para um outro site, porém não fazem com que o Google os rastreie.

É o tipo de backlink ideal para que o site ganhe autoridade. Afinal, o backlink follow permite que os robots o rastreiem, gerando relevância para os mecanismos de busca.

Links Low Quality, como o próprio nome já diz, são de baixa qualidade.

São muito encontrados em sites de spam, criados apenas com o intuito de gerar backlinks, ou de conteúdo adulto.

Esse tipo de link pode gerar penalização do Google e prejudicar o ranqueamento nos motores de busca.

O Links Root Domain revela a quantidade de backlinks que levam para o site a partir de um único domínio. Isso é bom para saber qual página está trazendo mais cliques para o seu site.

Links Internos (Internal Links) 

É o link que leva para uma outra página dentro do seu próprio site, ajudando a conectar os conteúdos da página.

Os links internos também ajudam a aumentar a relevância do seu conteúdo e o tempo médio de visitação do usuário no seu site.

Textos-âncora (Anchor Text) 

O texto-âncora é o texto clicável, que indica o assunto que o usuário encontrará na outra página. É interessante resumir em um termo falando sobre o que se trata o backlink e ao mesmo tempo causar interesse do público. Escolha um termo adequado para  colocar no texto e gerar o clique.

Domain Authority e Page Authority 

Quanto maior for a autoridade de um domínio, maior também será o backlink referendado. Por isso a importância de tornar uma página relevante e cada vez com mais autoridade. Para identificar essa autoridade, a métrica mais conhecida é a Moz Bar, uma ferramenta gratuita da Moz, que revela o DA (Domain Authority, a autoridade do domínio) e o PA (Page Authority, a autoridade da página).

Os links naturais são importantes tanto para quem faz quanto para quem recebe. Dessa forma o Google entende que esses links são relevantes e confere mais autoridade à página. Não adianta incluir muitos links que não tenham a ver com o assunto proposto naquela página.

Uso de palavras-chave como texto-âncora 

O texto-âncora simboliza o que você quer que o usuário acesse na outra página. Por exemplo: se o site fala sobre moda, mas o assunto é sobre moda praia, a dica é utilizar esta palavra-chave no texto-âncora. Isso vai fazer com que o leitor tenha interesse em clicar no link e passar para o Google uma relevância de que ali o internauta vai encontrar o que ele procura, gerando autoridade para o domínio.

Os links em imagens são colocados para que a imagem seja clicável e leve para alguma outra página. Para que seja melhor localizada, você pode – deve – nomear o texto alt dela. Dessa maneira, os mecanismos de busca encontram a foto ou ilustração com maior facilidade.

Leia também: SEO para imagens: como otimizar as imagens do seu site

Diversidade entre domínios 

É fundamental não concentrar os links em apenas um domínio. Ser indicado por uma grande diversidade de sites diferentes ajuda no aumento da autoridade e, consequentemente, do tráfego na sua página.

Quanto mais no topo e mais em evidência na página está o backlink, mais autoridade essa página receberá no Google. Assim, é importante colocar backlinks no header ou mesmo no primeiro parágrafo do texto. Consequentemente, aqueles que estiverem mais escondidos no final, terão menos relevância.

Mercado 

Ser referendado por um site que é da sua área de atuação faz toda a diferença para para que sua autoridade aumente, já que o backlink gerado se torna mais importante.

Por exemplo: quando um blog de games que faz críticas coloca um backlink para um novo jogo como uma alternativa para os fãs jogarem online, isso é considerado muito mais relevante do que um link que não tenha a ver com o assunto.

figura de um elo de corrente representando linkagem externa ou backlink

Conquista autoridade no mercado

Os backlinks são a principal maneira de se ganhar autoridade para um site. É fundamental investir nisso para que um site possa crescer e ter mais visibilidade, pois quanto mais pessoas veem sites terceiros fazendo referência direta para um site X, este é cada vez mais visto como autoridade e tem mais capacidade de impactar o target que ele atua.

Um dos principais fatores de classificação do Google 

Também como uma consequência direta do aumento da autoridade, a criação de backlinks vindos de sites terceiros torna esse beneficiado cada vez mais bem ranqueado no Google.

Aumento de tráfego orgânico 

A conquista de backlinks traz um crescimento no tráfego do site organicamente. Isto é bem simples de entender, pois cada vez que esse backlink representa sites terceiros chancelando o site específico, e como isto também tornará mais relevante na busca Google; a consequência natural é um aumento de visitas na página.

Backlinks comprados muitas vezes são provenientes de sites de baixa qualidade como spammers ou até mesmo redes de sites de links pagos como PBNs (que são antiéticos na visão dos mecanismos de busca). 

O que tende a prejudicar o posicionamento das suas páginas na pesquisa orgânica em vez de melhorar. Sem contar que links externos comprados podem comprometer a segurança do seu website (dependendo do site que você está associado).

Risco de sofrer penalização do Google

Os buscadores penalizam sites, inclusive quando eles têm links não naturais, como ocorre com a compra de backlinks.

Para se ter uma ideia da importância de evitar a prática de venda de links externos, o Google possui até algoritmos específicos para idenfiticação deles como o Google Penguim, por exemplo, que verifica a qualidade dos baklinks dos sites no buscador e permite a aplicação de possíveis punições.

O que pode resultar na desindexação do seu site (deixar de aparecer no Google) ou na queda de posições na busca orgânica.Vale lembrar que a maioria das pessoas costuma clicar nos primeiros resultados desse tipo de pesquisa. 

Então essas penalidades podem representar também perdas de oportunidades de conversões e vendas para o seu negócio (não apenas sair da primeira página do Google).

Pagar por backlinks pode prejudicar a credibilidade e a reputação do seu site por ser algo considerado antiético. E perder a confiança dos buscadores, e principalmente das pessoas, costuma trazer muitos prejuízos para o negócio em longo prazo.

Sem contar que você pode até aumentar o tráfego rapidamente, em um primeiro momento, mas provavelmente irá atrair usuários, de sites duvidosos, que podem não ver valor na sua marca. Portanto, antes de investir na compra de links é importante se fazer a seguinte pergunta

Se fosse uma loja física: você levaria quem não é potencial comprador só para encher o local? Ou iria preferir colocar no ambiente menos pessoas, porém engajadas, que são realmente possíveis cliente?

 Mesmo que você ainda veja algum benefício inicial na compra de backlinks, esses ganhos costumam ser efêmeros. E o preço em longo prazo pode ser muito alto: como a perda da confiança dos motores de busca no seu site. Então é importante levar isso em consideração antes de pensar em adquirir links externos. 

 À medida que os algoritmos do Google se tornam tecnologicamente mais avançados, os riscos das empresas que compram backlinks serem descobertas aumenta consideravelmente. Vale lembrar que as atualizações do buscador são frequentes.

Portanto o aumento de tráfego pode desaparecer rapidamente e ainda gerar penalidade para seu site por ser algo antiético para o Google.

Uma dica de ouro é: melhor do que gastar dinheiro com a compra de backlinks, é usar parte do seu budget para criar estratégias de SEO Offpage porque são muito mais eficazes para melhorar os resultados na busca orgânica, em médio ou longo prazo, e sem riscos de penalizações.

Para isso, você pode precisar contar com a ajuda de especialistas como consultorias de SEO já que possuem um time que entende tudo sobre as diretrizes do Google. O que facilita conquistar backlinks de qualidade de maneira ética e duradoura. 

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A construção de backlinks de qualidade é parte fundamental de uma estratégia de SEO eficaz. Confira algumas maneiras de conseguir links externos gratuitos em veículos confiáveis:

Comprar links externos não é recomendado. Além de não trazer relevância alguma para o site, pode causar dispersão do seu target (trazendo tráfego desqualificado) e fazer com que seu ranqueamento caia drasticamente.

Tenha um blog em seu site para produção de conteúdo da sua marca

Para atrair mais usuários, é importante  criar um blog da marca porque confere mais autoridade à página, tornando-a referência no assunto. Para isso, é fundamental trabalhar bem as palavras-chave para a intenção do usuário e produzir conteúdo útil que seja atrativo como com imagens, infográficos, vídeos, etc. Dessa forma a chance dos outros querem compartilhar e linkar para ele é bem maior.

Essa é uma das melhores maneiras de atrair backlinks naturais já que investir em conteúdos originais e relevantes, que sejam úteis para o seu público-alvo, faz com que não só as suas personas vejam valor na sua marca, mas também sites de terceiros confiáveis que podem querem linkar para o seu website.

A produção de releases otimizados ou sugestões de pautas com backlinks bem contextualizados para páginas do seu site e que contenham informações úteis como pesquisas, estudos, dados, costumam ser uma ótima forma de conseguir linkagem externa natural e ainda manter um bom relacionamento com a imprensa. 

Faça Guest Post 

Escrever artigos como convidado em outros blogs relevantes da sua área é conhecido como Guest Post  sendo uma ótima maneira de obter backlinks de qualidade e ainda aumentar sua credibilidade como autoridade no assunto. 

Essa prática valoriza bastante o seu site, ainda mais se os sites parceiros tiverem autoridade alta e um conteúdo relevante. Para a sucesso da técnica de Guest Post, a dica é oferecer conteúdo valioso e informativo a sites de terceiros e incluir um backlink bem contextualizado para seu site no corpo do texto, desde que faça sentido, ou na seção de autor.

É importante desenvolver relacionamento com outros sites que sejam confiáveis (por serem autoridade nos temas que abordam) para que os seus backlinks sejam de qualidade, gratuitos e realmente úteis para as pessoas. 

Outro ponto importante é sempre inserir links externos com contexto para que não fique uma linkagem forçada, que pareça artificial, e não agregue valor ao texto.

Aém de não ajudar a gerar cliques, o Google pode entender backlinks sem contexto como uma forma de manipulação. O que compromete a autoridade do site podendo fazer ele perder muitas posições no buscador por conta disso.

Trabalhar em equipe com outras empresas ou sites pode resultar em backlinks naturais. 

Por exemplo: você pode realizar webinars, entrevistas ou pesquisas em conjunto e, em seguida, divulgar esses materiais em ambos os

Encontrar conteúdos (que têm a ver com sua área de expertise) com Erro 404 em sites de terceiros pode ser uma boa oportunidade de conquistar backlinks de qualidade. 

Para isso, a dica é entrar em contato com os proprietários desses sites com links quebrados e sugerir que no lugar da informação perdida seja publicado seu conteúdo relevante (com backlinks) como forma atualização e consequentemente melhoria do SEO.

sites. O resultado da parceria pode ser menções às marcas envolvidas na produção em websites de terceiros linkando para o conteúdo.

Citações e Listagens em Diretórios

 Inclua seu site em diretórios locais e setoriais relevantes. Isso pode resultar em backlinks valiosos, especialmente se os diretórios forem respeitáveis e relevantes para o seu nicho.

Participe das Comunidades Online

Marque presença em fóruns, grupos e comunidades online relacionadas ao seu segmento. Contribuir com informações úteis e começar conversas pode levar a oportunidades de compartilhamento de links por quem é confiável.

Não só os links externos são importantes para o SEO Offpage. As simples menções à marca também conferem maior autoridade e credibilidade à marca. O que gera maior engajamento e, claro, melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Linkagem Interna também é importante 

A linkagem interna é importante também para gerar maior volume de tráfego no seu próprio site. Isso porque o link leva o usuário a outra página do blog, o que, consequentemente, reduz a taxa de rejeição e aumenta a autoridade do domínio, ajudando também a enriquecer a experiência do usuário, que fica mais tempo navegando.

Use ferramentas de SEO para monitoramento de backlinks como, por exemplo, o SE Ranking ou SEM Rush. Dessa forma você consegue saber a qualidade de links externos. Isso permite que você identifique links tóxicos, mas também novas oportunidades de aprimoramento das suas estratégias de Offpage.

Melhores ferramentas para backlinks 

Google Search Console 

Como visualizar seus dados de links externos no Google Search Console

O Google Search Console tem a grande vantagem de ser gratuito e, com ele, é possível  saber quais são as páginas que mais recebem backlinks e aquelas que devem ser priorizadas, asism como os sites que mais fazem links da sua página.

Ahrefs 

Ahrefs é a ferramenta mais completa para trabalhar os backlinks e com um database impressionante, sendo indispensável para a estratégia de aquisição de backlinks. O software avalia os links do seu domínio e faz uma auditoria completa, mandando alertas sobre links perdidos e conquistados, bem como traçando um perfil dos backlinks. Ainda possui um guia completo e videoaulas explicando como funciona.

Moz 

É considerado por muitos uma ferramenta menor, mas ainda assim tem uma gama relevante de funcionalidades e permite analisar o SEO de uma página, apontando caminhos para melhorias.

SemRush 

É uma das ferramentas mais famosas para gerar backlinks e funciona de forma parecida com o Ahrefs, só perdendo na questão do database. Mas é uma ótima pedida para quem quer resolver diversas funções com uma única ferramenta. 

Suas funcionalidades ajudam muito, traçando uma pesquisa de palavras-chave e melhorias no SEO, além de uma análise completa dos concorrentes.

Conclusão 

Comprar backlinks pode parecer vantajoso em curto prazo para melhorar o SEO do seu site, mas os riscos acabam superando os benefícios na maioria das vezes

Portanto, é melhor investir em estratégias de construção de links externos gratuitos porque são éticas e geram ótimos resultados em médio e longo prazo.

Além disso, focar na produção de conteúdo de qualidade, que seja útil para os usuários de sites de terceiros (que também sãs as personas do seu negócio), ajudam a construir e fortalecer relacionamentos com websites confáveis e relevantes.

O que colabora para aumentar a autoridade e credibilidade do seu site ou loja virtual de maneira sustentável, além de ajudar a melhorar o posicionamento na página de resultados da busca orgânica (SERP) em longo prazo. 

Lembre-se sempre: a naturalidade e qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade. E evitar práticas antiéticas como Black Hat SEO é fundamental para evitar penalizações nos mecanismos de busca.

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