Backlinks: o que são e porque são importantes para SEO

O que são backlinks e qual a importância para SEO você aprende neste post Search Lab

Backlinks são links que redirecionam pessoas de um site para outro para saberem mais sobre um tema. Servem para ampliar conhecimento enquanto aumentam tráfego e autoridade para o site que recebe o visitante

O terceiro pilar da otimização de site para buscadores, a autoridade, tem tudo a ver com Link Building e, claro, backlinks.  

Quer entender a importância dos links externos para o Google e para o canal orgânico? Então confere esse post Search Lab até o fim porque você vai aprender o que é um backlink, a diferença entre links do follow e no follow e a importância deles para SEO.

 O que é um link

Também conhecido como hiperlink, o link é um elemento textual indispensável em conteúdos otimizados para SEO. Até porque um bom link é algo muito valorizado pelo Google. O que contribue para melhorar a posição na página de resultados de pesquisa no orgânico (que é a parte de resultados gratuitos do buscador).

Vale lembrar que o link costuma ser visualmente destacado nos textos para facilitar a vida das pessoas (por isso normalmente tem uma fonte em cor diferente) melhorando a experiência de leitura.

Mas, independente da estética do site, o hiperlink é revelado quando ao passar por ele, o cursor se transforma da tradicional seta para uma mãozinha. 

Existem diferentes tipos de links como os internos (que redirecionam o usuário de uma página para outra dentro do próprio site ou blog). 

Mas, neste post Search Lab, os backlinks são o foco (que são conhecidos também como links externos porque  estão em páginas de terceiros trazendo pessoas para as páginas da sua empresa e também mais autoridade.

Link bom: o que é isso para SEO? 

Do ponto de vista de SEO, um bom link (de qualquer tipo) é aquele que leva para outro conteúdo relevante que seja realmente relacionado ao tema. Ou seja, respeita a intenção informacional do usuário (que significa saber mais sobre um tema).  

Portanto um link bom explora de maneira positiva e assertiva a não linearidade de leitura na internet. Inclusive por meio da otimização de texto-âncora em conteúdos (que é a palavra-chave + URL de destino).  

No caso dos backlinks, um bom link externo precisa estar ainda em páginas de terceiros que sua audiência costuma consumir conteúdo também. E quando isso é feito de maneira correta, eles trazem bons resultados para SEO como: 

  • Amplia a consciência da marca (Awareness)
  • Aumenta o tráfego de referência da sua página (Referral Traffic)
  • Transferência de autoridade de página e de domínio
  • Mais chances de geração de leads, conversões e até vendas
  • Melhora algumas métricas de SEO
  • Entre outros benefícios de trabalhar linkagem externa

O que é backlink

Backlink  é um hiperlink que sai de páginas de terceiros para as páginas do seu site ou blog. Para trazer bons resultados em SEO, esses links externos precisam estar em textos-âncoras que façam sentido com a URL de destino e estrategicamente posicionados no conteúdo otimizado.

Vale lembrar que os backlinks precisam estar em páginas que tenham alguma relevância em relação ao seu negócio e principalmente com o conteúdo otimizado da página que foi publicado. 

Dessa forma você evita a criação de backlinks tóxicos para seu site. O que é extremamente prejudicial para o SEO porque é um Blackhat (má prática de otimização para buscadores).

Auditoria SEO: Confira nosso checklist de otimização onpage

Diferença entre backlinks nofollow e dofollow

Quando uma página linka para outra, ela está dizendo para o Google para confiar nela também.  E essa transferência de autoridade é chamada de Link juice.

Por isso a linkagem interna é importante e a linkagem externa tem um peso ainda maior no PageRank (métrica do Google que avalia a importância de uma página com base na qualidade e quantidade de backlinks).

Porém, na hora de começar suas estratégias de Link Building, é importante ter em mente que link não é tudo a mesma coisa. 

Além de escolher bem o site que o backlink vai entrar, é necessário que ele tenha atributo dofollow para que a transferência de autoridade seja feita naturalmente e de maneira uniforme.   

Já no link nofollow, a autoridade dos backlinks não é distribuida igualmente no site da URL de destino. O que faz apenas algumas páginas receberem autoridade enquanto outras não. 

Em relação ao Link Juice, quanto mais links um site tiver, menos autoridade ele transfere (já que há uma distribuição dela dentro dos sites que os backlinks apontam e no próprio website de origem). 

Dessa forma costuma ser melhor conseguir links dofollow em sites com menos links e boas métricas de autoridade como DA (autoridade de domínio) e PA (autoridade de página).  

SEO e backlinks: qual a importância dos links em páginas de terceiros para o Google

Para entregar resultados de busca que realmente ajudam seus usuários, o buscador conta com uma série de fatores de ranqueamento. E entre eles estão a qualidade dos backlinks.

Por que links externos são avaliados pelo gigante da busca na hora de gerar a página de resultados de pesquisa (SERP)? Para você entender melhor, confira o exemplo a seguir: 

Imagina que seu carro teve um problema na estrada durante uma viagem. Provavelmente você pediria recomendação de mecânico a um motorista de automóvel e não a um pedestre. Sendo que as chances de você ir a oficina recomendada aumentaria bastante caso o modelo do veículo fosse o mesmo que o seu, certo?

Em relação ao ranqueamento, o Google faz algo bem similar. Então se uma página que ele considera relevante tem um link, que faça sentido, para sua página é como se o buscador recebesse uma recomendação para confiar em você vinda de alguém que tem credibilidade para ele. 

Por esse motivo entre os mais de 200 fatores de ranqueamento está a linkagem. E sobretudo a externa (proveniente de backlinks). 

Além disso, entre as diretrizes de qualidade do Google, a tríade EAT é muito levada em conta (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness que significa respectivamente especialização, autoridade e confiabilidade).

Portanto backlinks de qualidade são indícios para o mecanismo de busca que o conteúdo do seu site é tão relevante e de confiança que está ganhando até espaço no site de alguém que já é confiável aos olhos dele.

Link Building e backlinks

Uma das estratégias de SEO Off page mais conhecidas, o Link Building tem como principal função conquistar backlinks de qualidade e por isso está diretamente ligado ao 3º pilar do SEO: autoridade.

Diferente do que era feito antigamente, o Link Building hoje em dia não se trata mais de comprar links em qualquer página que esteja nas primeiras posições do Google. E sim de escolher muito bem com que tipo de site o seu vai se relacionar e onde seus backlinks vão entrar.

Ou seja, é sobre links externos de qualidade para colaborar com o mercado e ainda se tornar autoridade com a ajuda de publiposts ou guestpost em sites de terceiros. Até porque o motor de busca valoriza também o contexto e a qualidade das informações que estão nos posts que os backlinks estão inseridos. 

Sem contar que, o Google tem algoritmos para penalizar backlinks tóxicos porque eles prejudicam a experiência de navegação das pessoas. 

Algoritmo do Google Penguin foi criado para analisar a qualidade dos backlinks 

Nos primórdios do SEO, era bem comum textos artificiais, cheios de blackhats, ocuparem as primeiras posições do Google.

O que incluia até mesmo backlinks que não faziam o menor sentido como, por exemplo, saindo de um post sobre roupas femininas em um blog de refrigeração só para aumentar o PageRank.

Para melhorar a experiência do usuário, com o passar dos anos, o Google desenvolveu o algoritmo Penguin que serve para penalizar backlinks tóxicos como no exemplo acima, além de outros blackhats e spams.

Principais práticas de Link Building que levam a penalização no Google

  • Comprar backlinks ou trocá-los 
  • Ganho repentino de muitos links externos 
  • Muita linkagem vinda de outros sites com texto-âncora exato no conteúdo
  • Excesso de palavra-chave exata em seus textos publicados em páginas de terceiros 
  • Ter uma rede própria de blogs para transferência de PageRank (PBN – Private Blog Network)
  • Backlinks em diretórios

Como conseguir backlinks de qualidade

  • Escolha sites com autoridade: antes de ganhar links externos, vale a pena analisar se o website tem fit com o seu e se tem boas métricas como Domain Authority (DA) e Page Authority (PA) na ferramenta do Moz. Dessa forma você ganha autoridade de quem já é autoridade para o Google e para as pessoas.
  • Guestpost: escrever como convidado em sites relevantes de terceiros é uma ótima estratégia para conseguir backlinks gratuitos (contato que o intuito não seja troca direta de linkagens externas).
  • Procure links quebrados: identificar links externos que levam para páginas que não existem mais é uma boa tática de Link Building. Como isso, prejudica o SEO do site que fez a linkagem, o dono costuma se interessar em publicar um conteúdo atualizado sobre o tema (produzido por você) e com backlinks follow para suas páginas. Para descobrir os links quebrados, a ferramenta Free Broken Link Checker é uma boa opção, mas existem similares.
  • Fique de olho na concorrência: use a busca orgânica do Google e ferramentas como o Google Search Console e SEM Rush para descobrir onde seus concorrentes estão conseguindo publicações e fazer o mesmo.  
  • Crie materiais gratuitos de qualidade: menções à sua marca (com link dofollow) em páginas relevantes dentro do seu nicho ou em segmentos complementares é o ideal. Ao produzir conteúdo exclusivo e/ou inédito que realmente contribua com o mercado, sua marca agrega valor e ganha backlinks gratuitos de qualidade. E ainda é citada como fonte por terceiros.  

Conclusão 

Backlinks são importantes para conquistar as primeiras posições do Google. Porém, mais importante do que quantidade, é a qualidade desses links externos. Até porque se o seu site ganhar muitos links apontados para ele, em um curto espaço de tempo, corre o risco de ser penalizado pelo algoritmo Penguim como blackhat. 

Além disso, quando o assunto é Link Building, é necessário ficar de olho no atributo do backlink. Isso porque os links nofollow não transferem tanta autoridade do outro site para as suas páginas.

Sem contar que o contexto também precisa ser levado em consideração na hora de escolher, por exemplo, em que veículo o seu guestpost irá ser publicado. Ou seja, precisa ter fit com sua marca e o conteúdo fazer sentido com o nicho do blog ou site.  

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