Neste conteúdo vamos descobrir o que é guest post e qual a importância dele para o SEO como um todo. Ajude a aumentar a autoridade da sua página com essa estratégia extremamente importante.
- O que é um guest post?
- Por que fazer guest post?
- 10 motivos para fazer guest post
- Aparecer para uma audiência maior
- Ganho em autoridade no mercado
- Ótima estratégia de links
- Chance de formar parcerias e fazer Networking
- Melhorar seu posicionamento nas buscas
- Aumentar sua lista de email marketing
- Estimular a criatividade
- Chance de melhorar sua habilidade em produzir conteúdos
- Maior alcance nas Redes Sociais
- Permanecer relevante no seu meio de atuação
- Quando propor guest post a um site?
- Como fazer um guest post?
- Como escrever um guest post de sucesso
- O que o Google diz sobre Guest Posts?
- Vale a pena permitir Guest post no seu blog?
- Conclusão
O que é um guest post?
Guest post é uma estratégia muito importante de SEO Offpage e é exatamente o que a tradução literal para o português quer dizer: postagem de convidado.
Portanto, trata-se de um artigo escrito por um convidado, ou seja, oferece a possibilidade de alguém escrever em um site diferente do que a pessoa tem ou trabalha.
Normalmente, guest posts são escritos por especialistas em determinado tema e há uma troca de assunto entre os parceiros, com cada um escrevendo no blog do outro.
Por que fazer guest post?
A prática, também conhecida como “guest blogging” ou “guest posting”, é muito benéfica tanto para quem escreve quanto para quem publica o artigo no site.
O guest post é uma excelente oportunidade para fazer a sua página decolar.
Mesmo que seu blog já tenha audiência, a estratégia ajuda a aumentar a autoridade do domínio, bem como oferece um conteúdo mais rico para os leitores.
Assim você cria uma audiência qualificada e engajada, conseguindo converter o maior número possível de usuários em clientes.
10 motivos para fazer guest post
Aparecer para uma audiência maior
O guest post faz com que a sua página aumente o tráfego e, consequentemente, apareça para uma audiência maior. Isso, claro, é muito importante para o sucesso e sobrevivência do seu negócio.
Por isso, publicar posts em outros blogs, especialmente se forem específicos da sua área, é uma maneira de atrair um público qualificado para o seu site, já que, provavelmente, vai atrair a curiosidade para a sua empresa.
Ganho em autoridade no mercado
Sendo creditado ou não o nome do autor e da empresa, o guest post produz ganho de autoridade no mercado.
Isso porque você ou o seu empreendimento passam a virar referência sobre determinado assunto, virando verdadeiras sumidades e procurados quando precisam se informar a respeito do tema abordado.
Ótima estratégia de links
O guest post também é muito útil para aprimorar sua estratégia de links.
Afinal, escrevendo como convidado em uma página, seu site será apontado como destino e, obviamente, o Google entenderá que é uma referência, aumentando, assim, a autoridade do domínio e melhorando o posicionamento nas buscas.
Chance de formar parcerias e fazer Networking
Vale destacar que o guest post funciona para os dois lados.
Tanto para quem escreve em outro blog quanto para a página que recebe o texto do convidado.
Através dessa prática, você firma parcerias com outros sites de relevância e aumenta o seu networking, iniciando uma relação que pode ser duradoura e bastante frutífera para os negócios.
Melhorar seu posicionamento nas buscas
Os mecanismos de busca procuram oferecer aos usuários exatamente o que eles procuram.
E uma dessas maneiras utilizadas pelos algoritmos é analisar a confiança dos sites. Um desses quesitos avaliados são os links apontados por outra página para a sua, fazendo com que seu domínio se torne uma referência.
Aumentar sua lista de email marketing
Ter uma newsletter para a sua página é muito importante a fim de reforçar a marca para o usuário.
Com isso, é interessante que você traga cada vez mais assinantes para ler o seu conteúdo.
E ter uma lista de e-mail marketing para disparar mensagens para as pessoas torna-se ainda mais importante para retê-las na sua página.
Estimular a criatividade
Produzir post para uma nova audiência, fora da sua zona de conforto, faz com que você estimule a criatividade na hora de produzir conteúdo.
Ainda que a persona do outro blog seja semelhante, cada página tem sua própria identidade e linguagem.
Praticar a escrita só vai fazer com que você cresça pessoal e profissionalmente.
Chance de melhorar sua habilidade em produzir conteúdos
Assim como o estímulo à criatividade, produzir guest post ajuda você a melhorar sua habilidade em produzir conteúdos.
Como tudo na vida, escrever bem é questão de prática. E se forçando a fazer textos fora de sua alçada ou em outro âmbito desenvolve bastante a nossa habilidade para a escrita.
Maior alcance nas Redes Sociais
As redes sociais são ótimas para ajudar a aumentar o alcance da sua marca.
São formas de divulgação baratas e até gratuitas, que facilitam a promoção do seu conteúdo e não é diferente com guest post. Afinal, os seus perfis nas redes sociais também são divulgados.
Uma simples menção ou resposta ao perfil do parceiro no compartilhamento do post já pode ser suficiente para despertar interesse dos usuários para a sua página.
Permanecer relevante no seu meio de atuação
Ser relevante no seu meio de atuação é um trabalho longo e duradouro, que exige bastante esforço.
Então é preciso sempre estar atualizado e escrever guest posts, assim você mantém seu público por dentro do que está acontecendo no mercado e ainda mantém a marca como uma forte referência na área.
Quando propor guest post a um site?
A oportunidade você mesmo cria, mas algumas situações são favoráveis para se propor um guest post.
Por exemplo: quando um blog menciona ou indica sua página nas redes sociais ou em uma postagem. Há alguns sites que também anunciam que estão em busca de guest bloggers ou então que já estão acostumados com essa prática.
Como fazer um guest post?
Encontre bons parceiros
Para começar a escrever guest post, é preciso encontrar um parceiro relevante.
Dê prioridade àqueles que podem ser associados ao seu tema ou que ao menos possam atrair usuários interessados em consumir o seu tipo de conteúdo.
Em seguida, analise o comportamento do site nas redes sociais e confira a autoridade do domínio.
Prepare uma planilha de controle
Preparar uma planilha de controle é útil para organizar esse trabalho de busca por parceiros.
Você pode separar colunas com informações como:
- nome e endereço do site parceiro;
- nome e contato do responsável;
- autoridade do domínio;
- qual a área de atuação;
- entre outras possibilidades.
Faça contato com o site
Depois de fazer a lista, é hora de entrar em contato com o possível parceiro.
Envie mensagem para os responsáveis pelos sites e convide-os para guest posts com você.
Use argumentos objetivos, com dados e motivos pelos quais os dois lados iriam se beneficiar.
Siga as instruções do blog (caso ele já as tenha)
Se o blog tiver instruções de como entrar em contato, é interessante segui-las para já não começar uma potencial parceria com o pé esquerdo.
Atente-se a detalhes se o contato é feito pelas redes sociais ou por e-mail, por exemplo.
Personalize o contato
Mostre sua identidade, quem é você e com o que trabalha já na mensagem de contato.
É preciso que o outro lado conheça a fundo o seu trabalho para que não haja atritos na relação posteriormente.
Procure saber também com quem está se comunicando para que esse primeiro passo pareça mais cordial.
Seja claro na sua apresentação
Não seja prolixo na sua apresentação.
Escreva de maneira clara, objetiva, indo direto ao ponto sobre o motivo do seu contato.
Mensagens muito longas e que não levam a lugar algum podem ser interpretadas de maneira errada e não alcançar o objetivo final.
Justifique o seu contato
Deixe bem claro que a intenção é produzir guest post, fazer uma parceria que pode ser breve ou duradoura, mas que seja benéfica para os dois lados.
Adicione na mensagem outras postagens que tenha feito ou textos que tenham tido bom engajamento para ajudar nesse convencimento.
Como escrever um guest post de sucesso
Siga a linha editorial do veículo parceiro
Convite aceito para guest post, é hora de entender como funciona o blog parceiro.
Por isso, é preciso seguir a linha editorial que a página segue, mesmo que seja diferente da que costuma escrever.
Atente-se ao tipo de linguagem, tamanho do texto, tema, público, entre outras características.
Escreva um conteúdo incrível
Os mecanismos de busca sempre priorizam conteúdos mais ricos, com detalhes, aprofundados, para levar uma experiência melhor para os usuários na hora das pesquisas.
Portanto, um conteúdo bem elaborado não só vai impressionar os leitores como também vai levar uma audiência maior à página do seu parceiro.
E quanto mais gente lendo, mais pessoas conhecendo a sua marca. Por consequência, quanto maior o público admirado com o post, mais referência você se torna na área.
Cuidado com a quantidade de links
Por mais que os links sejam importantes no guest post, cuidado para não exagerar.
Evite o excesso de links no decorrer do texto, porque eles podem não só prejudicar seu SEO como também deixar uma impressão ruim para o parceiro, que pode pensar que a sua intenção é apenas se aproveitar desse collab.
Use um bom CTA
A call to action é sempre importante para aumentar a conversão do cliente.
No guest post, a CTA também é extremamente relevante, já que ajuda o responsável pelo site a acompanhar o desenvolvimento e os resultados de sua página.
Com isso, os leitores poderão comentar no final do post com opiniões ou dúvidas sobre o tema e, claro, o texto.
Não faça propaganda direta
A ideia do guest post não é vender produtos ou serviços.
O grande objetivo desta prática é aumentar o alcance da marca e atrair maior audiência para ambos os lados.
Portanto, foque em escrever conteúdos de qualidade e não faça propaganda do seu negócio.
Isso pode deixar uma impressão ruim não só para o seu parceiro como também para os usuários que estão lendo o post.
Facilite ao máximo o trabalho do site parceiro
Seja parceiro também na hora da formatação do guest post.
Tente enviar o material já da maneira que a página na qual você vai escrever prefere, para não dificultar muito o trabalho de quem vai publicar.
Busque verificar se são utilizados negritos, aspas, intertítulos e subtítulos, entre outras características. Atente-se também ao tamanho do texto para que não precise aumentar ou reduzir depois.
Por fim, não esqueça de fazer uma boa revisão antes de entregar a postagem para a publicação.
O que o Google diz sobre Guest Posts?
Em sua documentação oficial sobre as políticas de SPAM, o Google informa que é contra a compra e venda de links, troca de bens ou serviços por links e principalmente fazer muitas trocas de links.
Entretanto em um post do blog do Google de 2017, ele informa o seguinte:
Desta forma, ao seguir com uma estratégia de guest post, o principal ponto que devemos nos atentar é o contexto e principalmente, não ser a única estratégia adotada.
Vale a pena permitir Guest post no seu blog?
Respondendo clara e objetivamente: sim. O guest post é muito importante para que sua marca ganhe mais relevância e seja reconhecida por mais pessoas.
Afinal, essa prática aumenta o alcance da empresa, trazendo mais audiência para o site e credibilidade.
Seja escrevendo como convidado ou recebendo o post de alguma autoridade de determinada área na sua página, os dois lados saem ganhando.
Com mais tráfego, oferecendo conteúdo de qualidade e com a marca sendo mais reconhecida, gera uma autoridade do domínio maior para o Google, melhorando o posicionamento nas buscas e, consequentemente, mais conversões, alavancando o seu negócio.
Conclusão
A partir deste texto, podemos concluir que o guest post é de extrema importância para o SEO como um todo, mas especialmente para o SEO Offpage, já que trabalha bastante no reconhecimento da marca. Isso ajuda a melhorar a autoridade do domínio e, por conseguinte, aumenta o ranqueamento nos mecanismos de busca, gerando mais cliques e tráfego para o site.