SEO Offpage

Aprenda o que é e como preparar a melhor estratégia para gerar resultados.

Navegue pelos tópicos

Neste conteúdo vamos entender como funciona e por que o SEO Offpage é uma prática tão importante para aumentar a autoridade do site e, consequentemente, melhorar o posicionamento do site dos mecanismos de busca.

SEO onpage: tudo o que você precisa saber

O que é SEO Offpage?

O SEO Offpage, como o próprio nome se refere, é feito fora da página. É um conjunto de estratégias aplicadas com o intuito de aumentar a sua relevância para melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Isso porque, além de perceber como as páginas são estruturas, encontrar os conteúdos e entender sobre o que eles abordam, o Google também leva em conta como o site é propagado, ou seja, como ele se relaciona com a internet como um todo.

Em suma, os mecanismos de busca dão importância às citações que a página recebe, já que isso mostra que o conteúdo é de qualidade. Afinal, se outros portais estão linkando para o site em questão, é sinal de que a postagem é relevante para o assunto determinado.

Mesmo que a página não gere backlinks, o Google também considera bastante importante as menções ao site ou à marca, bem como as práticas adotadas nas redes sociais e o marketing de conteúdo elaborado. Assim, o buscador entende que o produto em questão tem relevância para o mercado.

Tudo sobre SEO Offpage

Qual é a diferença entre SEO Offpage, Onpage e Técnico?

Falando de forma resumida, as principais diferenças entre SEO Offpage, Onpage e Técnico é que são práticas realizadas fora da página, dentro da página e de forma estrutural, respectivamente.

Veja algumas práticas importantes de cada uma das estratégias:

Leia Também: SEO Onpage: tudo o que você precisa saber sobre otimizações dentro do site.


Por que o SEO Offpage é tão importante?

O SEO Offpage é muito importante para que a página melhore o posicionamento nos mecanismos de busca, afinal, adotando as técnicas de maneira adequada, a autoridade do site aumenta, o que também interfere positivamente no ranqueamento da mesma.

Isso porque os robots dos buscadores entendem quando a página é relevante e, quanto mais o site é referenciado, mencionado ou linkado, maior a autoridade que ele adquire nas métricas calculadas através de ferramentas como o Moz, o Ahrefs ou o SEMrush, que avaliam diversas técnicas de otimização empregadas, entre elas, o SEO Offpage.

De acordo com estudo feito pela própria Moz, os fatores externos pesam mais de 50% para o rankeamento do Google. Portanto, trabalhar bem o SEO Offpage do site é praticamente metade da garantia de sucesso da página.

SEO Offpage e Branding têm tudo a ver

Branding, na acepção da palavra, quer dizer marca, mas o seu significado no marketing é algo como a gestão da marca, as estratégias que tornam seu negócio um case de sucesso e trazem uma memória positiva para o consumidor.

Diante disto, o branding é de suma importância para o SEO Offpage. Afinal, o Google leva em conta, além dos backlinks, as menções à marca e como ela é citada nominalmente, seja positiva ou negativamente.

Se houver muitos resultados elogiando ou referenciando sua página, o buscador vai entender que ela tem credibilidade e, portanto, a marca é relevante para os usuários. É como se fosse o famoso “boca a boca” no marketing.

SEO Offpage e Branding

Quais são os fatores que afetam o SEO Offpage?

Um dos fatores que afetam o SEO Offpage é o PageRank, um algoritmo utilizado pelo Google desde os seus primórdios, que determina a importância de uma página através da quantidade e qualidade dos links apontados para ela. Assim, a ferramenta define o posicionamento dos sites entre os resultados das buscas.

De acordo com os próprios criadores do PageRank, os buscadores apresentam os melhores resultados para os usuários se baseando na popularidade dos sites. Ou seja, quanto mais citações aquelas páginas recebiam, mais relevantes elas se tornavam para os mecanismos de busca.

Entretanto, esse fator durou pouco tempo, visto que era bastante simples manipular a prática. Embora ainda tenham relevância, agora os backlinks precisam ser orgânicos e verdadeiros.

Utilizar o recurso em demasia pode fazer com que o Google entenda que seu portal cometeu black hat, ou seja, utilizou técnicas não recomendadas para atingir resultados rapidamente. Com isso, o site pode ser penalizado, perder autoridade e descer no ranqueamento tão rápido quanto subiu.

O contexto em que a página é citada também faz toda a diferença. Por exemplo: se o site que estamos tentando ranquear é sobre esportes, não faz muito sentido receber backlinks de páginas que falam sobre cinema. Assim, o Google pode acabar entendendo que há uma tentativa de manipulação dos resultados.

Ainda que não tenha ocorrido alguma tentativa de burlar as técnicas, um link sem sentido para a página não agrega valor ao usuário que a visita. Afinal, ele está mais interessado em esportes do que em cinema. O algoritmo entende esse contexto graças a uma inteligência bastante avançada capaz de compreender a linguagem humana.

Atualmente, o Google também tem a capacidade de perceber onde os links estão posicionados no site. Aqueles que aparecem na área de conteúdo principal são mais valorizados do que os que estão no cabeçalho, nas colunas ou no rodapé.

A variedade de sites mencionando a página também é um fator muito importante para o SEO Offpage. Isso porque é melhor ter vários lugares falando sobre um determinado domínio do que apenas uma menção com diversos links.

Ao comprarmos em uma loja que não conhecemos, procuramos aferir a sua confiabilidade. O mesmo acontece com os sites. O Google leva em conta questões como segurança, tempo de domínio no ar, qualidade do conteúdo, entre outros fatores que, de acordo com o buscador, ajudam a construir uma internet mais segura.

É preciso, para isso, obter backlinks apenas de páginas que também são confiáveis. Essa confiabilidade pode ser medida pela autoridade do Moz e outras ferramentas de SEO . Assim, os que forem referenciados também são considerados de confiança. Ajudando, portanto, no ranqueamento.

O texto-âncora – aquele em que o usuário clica para acessar o link – é outro fator muito importante para o SEO Offpage. Isso porque ele não pode ser colocado a esmo. Precisa fazer sentido para o usuário, tendo relação com a página de destino.

Se o leitor não for direcionado para um site que não queria visitar, o Google pode entender que o link não foi bem colocado, reduzindo a relevância da página.

Além de ter a capacidade de ler e entender os conteúdos de uma página, o robô do Google também consegue identificar as menções de uma marca em outros sites, sendo elas positivas ou negativas.

Dessa forma, mesmo que não tenha links, as simples menções do domínio em outros lugares fazem toda a diferença no ranqueamento.

Como fazer SEO Offpage?

Um bom projeto de SEO passa fundamentalmente por práticas de qualidade no SEO Offpage. Portanto, aprenda as melhores táticas para que sua página ganhe relevância nos mecanismos de busca.

O primeiro passo para fazer o SEO Offpage é arrumar a própria casa, ou seja, otimizar o site organizando as categorias, proporcionando uma navegação simples e direta, com  URLs otimizadas e amigáveis sem muitos caracteres. Além disso, é interessante também olhar com atenção para os títulos e subtítulos.

O redirecionamento de links quebrados é um dos fatores mais importantes para uma boa prática de SEO Offpage. É quando acontece o famoso Erro 404, quando a página não é encontrada.

E os motivos podem ser inúmeros, como URLs alteradas e páginas que são excluídas quando mudamos de servidor, por exemplo. Com isso, o usuário não consegue acessar o conteúdo que queria e os robots finalizam o rastreamento, bem como retiram a relevância dos backlinks para a página determinada.

Para evitar esse problema indesejável, basta fazer o Redirect 301, um código colocado na página com erro indicando qual é a página que o usuário deveria ver. Dessa forma, o site redireciona tanto o robô e o internauta para a URL correta, que volta a receber o link juice dos backlinks.

Não há como ter muito controle sobre quem vai linkar a sua página com outra. Então, provavelmente, alguns backlinks são oriundos de sites nada confiáveis e com toda a aparência de spam. Então, caso isso ocorra, o seu domínio pode perder autoridade.

Mas é possível evitar esses links indesejados com a ferramenta Disavow Tool (ou Lista de Rejeição, em português) do Google para rejeitar backlinks indesejados. Para isso, basta fazer uma lista de domínios ou páginas que pretende rejeitar e enviar ao buscador. Mas faça isso apenas quando necessário.

Afinal, se exagerar na quantidade de backlinks indesejados, o seu site pode ser punido.

E os motivos podem ser inúmeros, como URLs alteradas e páginas que são excluídas quando mudamos de servidor, por exemplo. Com isso, o usuário não consegue acessar o conteúdo que queria e os robots finalizam o rastreamento, bem como retiram a relevância dos backlinks para a página determinada.

Para evitar esse problema indesejável, basta fazer o Redirect 301, um código colocado na página com erro indicando qual é a página que o usuário deveria ver. Dessa forma, o site redireciona tanto o robô e o internauta para a URL correta, que volta a receber o link juice dos backlinks.

Produza conteúdos que valorizem o site, torne-os compartilháveis, ou seja, linkáveis. Se a sua postagem for de qualidade, acaba criando uma credibilidade maior, gerando, assim, backlinks naturalmente.

Escrever conteúdos ricos em informação e que virem referências para o que os usuários buscam é um ótimo caminho para melhorar o seu SEO Offpage.

O Link Building nada mais é do que uma série de ações para adquirir links relevantes e de qualidade de outros sites.

Dessa forma, a sua página aumenta a autoridade e se torna mais importante para os mecanismos de busca, ranqueando melhor nas pesquisas e, consequentemente, melhorando o tráfego de visitantes.

Mas é preciso buscar esses links de forma natural, sem tentar burlar as ‘regras do jogo’. Entenda mais um pouco abaixo.

Guestpost

Uma das táticas mais importantes é fazer guest posts, artigos que você escreve como convidado em outros blogs semelhantes aos seu, mas que não necessariamente são concorrentes.

Por exemplo: caso você tenha um e-commerce de artigos esportivos, é interessante escrever em blogs que abordam esportes e inserir links relacionados aos produtos que comercializa.

Digital PR ou Assessoria de Imprensa

Outro modo interessante de gerar Link Building é, no caso de trabalhar com Digital PR ou Assessoria de Imprensa, produzir press release, um texto que comunica determinado assunto à imprensa.

Esse tipo de produto é composto por título, subtítulo, parágrafos com as informações que pretende passar e, por fim, uma tópico apenas para apresentar a empresa que está fazendo sua divulgação.

Trabalhar bem o SEO Local é outra tática muito importante para o SEO off-page. Um dos elementos importantes para isso é usar o Google Perfil da Empresa, que  tem um papel fundamental na presença on-line de empresas que atuam localmente.

As menções à marca também são extremamente relevantes. Mas, para isso, certifique-se que todas as referências às informações da sua empresa estejam corretas, auditando o que é falado sobre a sua empresa, eliminando as duplicatas e gerenciando as avaliações.

As redes sociais são um dos fatores que mais afetam o SEO Offpage. Afinal, estamos falando de cerca de 93% dos usuários da internet. As plataformas também funcionam como um mecanismo de buscas por respostas dos internautas.

Embora os compartilhamentos nas redes não sejam um fator direto de ranqueamento, a simples presença nas plataformas põe a sua empresa em contato com potenciais clientes ou para manter os mesmos através do atendimento.

O que não fazer em SEO Offpage?

Se já mostramos quais as melhores táticas para o SEO Offpage, é bom entender também o que não se deve fazer também. Algumas ações podem prejudicar o site, reduzindo a autoridade da página e fazendo com que ela perca relevância.

Esquema de compra ou troca de links

Tentar comprar ou trocar links é uma forma de tentar manipular o algoritmo do Google e, por isso, uma prática condenável. O buscador percebe quando há um ganho excessivo de backlinks em um período curto de tempo e, dessa forma, penaliza os sites que adotam esse método.

As “fazendas de links” (ou link farms), por exemplo, são uma forma de tentar burlar os mecanismos do Google. Essa prática consiste na criação de sites somente para colocar links. As redes PBN (Private Blog Network) – blogs que trocam links mutuamente – também são passíveis de punição.

Sitewide links

Aqueles links situados no cabeçalho ou no rodapé do site são considerados sitewide links (links em todo o site, em português). Isso porque muitos desenvolvedores acreditam que, como estão em todas as páginas, pode ser uma maneira de tentar conquistar muitos backlinks de forma mais rápida, ou seja, uma espécie de fraude.

Mas o próprio Google já explicou que essa tática não funciona e que considera somente um link. Por isso, insistir nessa prática é um erro que pode até gerar punição, já que pode ser entendida como black hat pelo buscador.

Comentários em sites spam

Fazer comentários em blogs com o link do site pode ser bom para divulgar a página, mas também corre o risco de ser considerado spam. Vale destacar que esse link é “nofollow”, portanto não passa link juice.

Por isso, exagerar nessa prática não ajuda em nada e seu domínio ainda pode ser punido pelo Google.

5 Ferramentas para te ajudar com o SEO Offpage

Se você tem dificuldade em fazer o SEO Offpage, algumas ferramentas importantes podem ajudar nessa prática. Saiba como trabalhar melhor sua página utilizando esses recursos.

Gratuito e importantíssimo, o Google Search Console é, talvez, o seu grande ‘amigo’ no mundo do SEO. A ferramenta é muito intuitiva e permite que você consiga fazer a rejeição de links indesejáveis, assim como monitorar sua página para garantir que ela não sofra nenhuma penalização. Pela plataforma também é possível saber se o seu site recebeu alguma penalização ou notificação de alguma prática passível de punição.

O SEMrush é uma das melhores ferramentas para o SEO Offpage, oferece recursos como auditoria de backlinks; bem como visualização de backlinks e oportunidades de linkagem para seu domínio; além de funções para redes sociais, incluindo relatórios e agendamento de postagens.

No entanto, não é um programa gratuito, pelo contrário, o preço é bem caro: o plano mais barato custa US$ 119 mensais. Mas é uma das plataformas mais completas em termos de SEO.

O Ahrefs é uma ferramenta com algumas funções semelhantes às do SEMrush. A plataforma lhe ajuda a ver como está a performance do seu site nos principais serviços de busca, proporcionando também oportunidades de Link Building se baseando nas  palavras-chaves. Além disso, o programa acompanha a autoridade da sua página e dos seus concorrentes. Os planos começam a partir de US$ 99 por mês.

Focada na análise dos backlinks de um site, a Majestic conta com uma  versão gratuita com diversos recursos interessantes. Você só precisa inserir a URL que deseja analisar para descobrir a quantidade de backlinks voltados para o seu site; assim como qual o número de domínios que direcionam para a página.

Além disso, revela a pontuação de qualidade dos backlinks e os principais textos-âncora usados. Os planos pagos custam a partir de U$ 49,99 por mês.

A Moz, além de ver a autoridade do domínio e de cada página do site, tem o Link Explorer, que faz um trabalho parecido com o Ahrefs, permitindo que você monitore qualquer URL e busque por dados como links quebrados, oportunidades de backlinks, além de produzir relatórios completos sobre seu tráfego orgânico e permitir a pesquisa de palavras-chave. O plano mais barato custa US$ 99 por mês.

Conclusão

Fazer um bom trabalho de SEO Offpage é de fundamental importância para o seu projeto de SEO como um todo. Ajuda a melhorar a autoridade do domínio e de cada página, bem como fortalece a marca, espalhando a imagem do seu site para os mais variados cantos da internet.

Realizar um bom trabalho de SEO Offpage na sua página pode torná-lo uma autoridade no seu nicho, o que é ótimo para os usuários que desejam saber mais sobre seus produtos ou serviços. E o que é ótimo para o internauta, é ótimo para o Google.

Se fortalecer em seu nicho e fazer um trabalho periódico de checar os links que apontam para o seu site já é uma ótima maneira de manter seu site saudável e confiável para os buscadores. Com isso, e mantendo seu site otimizado, seus resultados em tráfego orgânico só tendem a aumentar.


Marcas que confiam no trabalho da Search Lab

Depoimentos

“A agilidade na entrega, e no entendimento do negócio e ações propostas, foi o ponto alto dos projetos que criamos. Parabéns pelo empenho, adaptabilidade e conhecimento técnico em SEO e conteúdo.”
Juliana Chiappa
Analista de Canais Digitais e E-Commerce – Accor
“O trabalho de SEO para o e-commerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.”
Tiago Amorim
CEO - Wish Planner
“Parabéns pelo trabalho, vocês estão em outro patamar de empresas de SEO, sempre preocupados com o cliente e sempre entregando o melhor que vocês podem.”
Hebert Nogueira
Gestor de E-Commerce - Aleatory