SEO para VTEX

Estar nas primeiras posições do Google e outros buscadores é fundamental para ser encontrado por quem compra na internet. Entenda os principais pontos de SEO para a plataforma VTEX.

Guia de SEO para VTEX

Você sabia que a plataforma VTEX permite implementar estratégias de SEO avançadas na sua loja virtual?

Neste guia completo da Search Lab, agência que só faz uma coisa: tudo em SEO, é possível aprender o que seu e-commerce precisa para tirar o melhor proveito das otimizações de página e conquistar a primeira página do Google.

Quer aprender tudo de forma prática e simples?

Então confere o que você encontra em nosso Guia SEO para VTEX.

SEO para VTEX

O que você vai aprender nesta página?

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O que é SEO?

A sigla vem do termo inglês Search Engine Optimization que significa em português otimização de sites para mecanismos de busca.

Portanto é o conjunto de estratégias e implementações (onpage e offpage) para as páginas de sites ou e-commerces ficarem melhor posicionadas na busca orgânica do Google, Bing, Yahoo, Duck Duck Go, entre outros.

Ou seja, permite atingir as primeiras posições na parte da página de resultados de pesquisa dos buscadores que não têm anúncios (canal orgânico).

E por isso garante o aumento do tráfego orgânico quando sua loja virtual está bem posicionada para determinadas keywords ou termos-chave do seu negócio.

SEO Onpage

Durante muito tempo quando se pensava em otimização de páginas para buscadores, as pessoas pensavam apenas nas implementações onpage. Ou seja, no SEO técnico porque é a partir dele que muitos projetos de Search Engine Optimization começam mesmo.

E antigamente, quando o Google ainda não era tão desenvolvido tecnologicamente (com inteligências artificiais, algoritmos e updates que hoje permitem a interpretação semântica bem próxima aos dos seres humanos), SEO realmente se resumia às implementações de otimizações dentro das páginas.

Portanto o SEO Onpage ainda é muito importante para potencializar resultados na busca orgânica. Confira algumas implementações indispensáveis atualmente:

  • Marcação de dados estruturados;
  • Sitemaps;
  • Robots;
  • Title;
  • Arquitetura da informação;
  • Description;
  • Implementações para aumentar performance da página;
  • Entre outras.
SEO para VTEX

SEO Offpage

A conquista de backlinks de qualidade melhora a posição das páginas no ranking da busca orgânica do Google. Ou seja, as estratégias de Link Building e Guest Post compõem o importante pilar Autoridade do SEO.

Por esse motivo não pode ser ignorado por e-commerces que pretendem aumentar o Referral Traffic da loja virtual. Ou seja, o tráfego que chega às páginas por meio de linkagem na página de terceiros.

Com o update EAT do Google (Expertise, Authority and Trust), o maior buscador do mundo passou a valorizar no ranqueamento páginas com conteúdo produzido por especialistas no assunto que ela aborda.

Coisa que há 10 anos ou mais, o mecanismo de busca não se importava. Então se você não se preocupa com o SEO Offpage pode estar perdendo oportunidades de ocupar melhor posição na SERP, aumentar o tráfego e ainda gerar mais chances de vender online.

Como SEO ajuda seu e-commerce a vender mais usando a plataforma VTEX

  • Criando estratégias para seu e-commerce impactar mais usuários;
  • Posicionando sua loja virtual na primeira página do Google;
  • Aumentando o tráfego orgânico;
  • Crescendo a geração de leads qualificados;
  • Convertendo mais.
Vendas online e-commerce

Como otimizar sua loja VTEX para SEO

  • Arquitetura da informação;
  • Indexação e rastreamento;
  • URLs amigáveis
  • Otimização de conteúdo para páginas de categorias;
  • Otimização de conteúdo para páginas de produtos;
  • Linkagem interna.
otimização de site para mecanismos de busca (SEO)

Arquitetura da informação na VTEX

Esse é o ponto que SEO e UX se encontram em prol das conversões do seu e-commerce e também do melhor posicionamento das páginas dele na SERP.

Isso porque uma Arquitetura da Informação bem estruturada contribui tanto para melhorar a experiência de navegação das pessoas quanto facilita a vida dos robôs do Google na hora de vasculhar o conteúdo das páginas para realizar indexação e ranqueamento.

Ou seja, o usuário encontra facilmente o que procura e assim realiza rapidamente conversões e vendas. E os Googlebots também acham informações rapidamente. Por esses motivos melhora o posicionamento das suas páginas nos ranking do resultado de pesquisa.

O que ajuda a trazer mais gente para sua loja virtual (tráfego orgânico) e consequentemente aumenta as chances de mais vendas e conversões.

A VTEX oferece recurso Arquitetura da Informação, mas a organização dos dados é função sua

A plataforma de e-commerce facilita a Arquitetura da Informação do seu site permitindo cadastramento de categorias em fluxograma. Dessa forma é só você personalizar o design intuitivo com base na organização de informações que faz sentido para sua loja virtual e, claro, para seus usuários.

Por esse motivo não espere que a VTEX vai planejar essa parte tão estratégica para o negócio e para SEO por você. O que você pode contar como solução nessa parte é o template personalizável de arquitetura da informação (cadastramento de categorias).

Mas, o trabalho de classificar informações de maneira organizada e funcional nas páginas é da sua empresa.

arquitetura da informação na VTEX

Organização da loja virtual: como estruturar as informações no e-commerce para ter ótima usabilidade

Não tem ideia de como fazer a Arquitetura da Informação da sua loja virtual? Calma que você já confere algumas dicas.

A principal é se colocar no lugar das pessoas. Tanto das que nunca entraram no seu site e desconhecem totalmente sua marca quanto daquelas que são fiéis a sua marca e que sabem muito bem o que querem no seu e-commerce.

Busque, pelo menos, o equilíbrio entre esses dois perfis de usuários para não exagerar em subcategorias ou economizar informações fundamentais na arquitetura. Isso porque ambas atitudes vão prejudicar a usabilidade.

Estrutura das informações

Como criar Arquitetura da Informação na plataforma VTEX

Após ter planejado toda a estrutura da arquitetura da informação do seu e-commerce de maneira assertiva, é hora de inserir os dados no template personalizável da plataforma.

Abaixo você aprende como fazer. Confira:

  • Acesse a opção Cadastro de Produtos na Página Inicial da plataforma VTEX;
  • Dentro dela, você vai selecionar a primeira opção que é Categoria;
  • Ao clicar em Categoria, vai abrir a página Categoria – Administração de Categoria;
  • No canto esquerdo superior da tela, clique em Categoria (nela que você vai aplicar a hierarquia das informações que você planejou (árvore de categorias sendo Departamento a categoria nível 1 porque essa opção em si é a 0);
  • Ao clicar, vai aparecer embaixo de pesquisa de categorias, o botão Categoria Ações;
  • Escolha a opção Incluir Categoria;
  • Vai abrir uma página para você cadastrar diversos campos para você preencher e selecionar sendo os principais: Nome, Palavras Substitutas, Title, Description, Categoria Pai e Categoria Global VTEX;
Conceito de camadas de navegação
Camadas de navegação aplicado a uma loja de moda

Cuidados ao cadastrar categoria na VTEX em termos de SEO

  • Palavras Substitutas: é para colocar palavras que são sinônimo do produto.
    Ex: notebook e laptop (se a pessoa pesquisar das duas formas irá encontrar, mas não precisa se preocupar com plural e gêneros aqui);
  •  Tag Title: é o título da página que aparece na aba do navegador também. Para posicionar melhor no Google, é fundamental otimizar Titile para SEO;
  • Tag Meta Description: é a descrição da página de categoria. Para colaborar com SEO, a dica é otimizar o conteúdo  da Description com palavras-chave; 
  • Categoria Pai: tem a ver com a hierarquia da informação (árvore) por meio dela você pode criar categorias filhas se necessário.
    Ex: Smartphone Samsung dentro da categoria pai Celulares
  • Categoria Global VTEX: para SEO não impacta em nada. É útil para quem investe em Marketing Digital Pago (Ads).

Quer saber como cadastrar produtos na VTEX?

A parte de inclusão de Produtos tem partes similares a de inclusão de categorias. Mas, também tem muita coisa diferente que você pode aprender lendo o post da Search Lab sobre isso.

Para saber mais a fundo como preencher cada item na plataforma, a dica é conferir nosso conteúdo sobre cadastramento de produtos na VTEX que explica com informações em textos e em vídeo para você aprender o passo a passo direitinho.

Breadcrumb e sua importância para usabilidade da loja virtual

  • Também conhecido como navegação estrutural, esse recurso revela o caminho de navegação até a página que a pessoa está acessando. Portanto é positivo tanto para SEO quanto para UX. 

    Confira os principais benefícios de usar breadcrumbs no seu e-commerce: 

    • Ajuda  o internauta a encontrar produtos no seu site mais facilmente;
    • Agiliza a vida dos robôs do Google na hora de entender bem como funciona
      a hierarquia da informação dentro do seu site;
    • Permite transmitir autoridade de uma página para outra na sua loja virtual (link juice).

Como inserir Breadcrumbs na VTEX

Existe uma lista de controle específica para isso na VTEX. Mas, ela só está disponível  para as páginas de Produto, Categoria, Departamento e na Pesquisa.

< vtex.cmc:breadCrumb / >

SEO Onpage na VTEX

  • As otimizações de página são indispensáveis para alcançar posições de destaque no Google Search e também ajudar a aumentar conversões no seu e-commerce. 

    Também conhecidas como SEO Onpage, esse trabalho mais técnico é fundamental até mesmo para melhorar experiência dos usuários nas páginas da loja virtual e assim vender mais online, além de otimizar tempo dos robôs do Google na hora de indexar e ranquear páginas.

    Existem diferentes tipos de otimizações onpage como técnicas de SEO para Title e Description, mas nesse Guia SEO para VTEX da Search Lab você encontra as mais importantes para seu e-commerce performar melhor como:

    • Sitemap
    • Indexação e robots.txt

Importância do sitemap bem estruturado

Com o objetivo de agilizar a indexação no Google, o sitemap é um arquivo XML que informar ao buscador todas as páginas publicadas no seu e-commerce, atualizações realizadas nelas e a frequência de modificação. E até se há versões em outros idiomas.

Ou seja, é por meio do sitemap.xml que você revela ao mecanismo de busca quais são as páginas mais importantes da sua loja virtual e também fornece dados sobre a estrutura da hierarquia.

O que acelera o processo de indexação no mecanismo de busca porque os Googlebots conseguem entrar com mais facilidade nas páginas do seu e-commerce. 

Como criar o sitemap da minha loja virtual?

Você deve estar se perguntando. Não precisa se preocupar porque a VTEX gera esse XML automaticamente sem ter que configurar nada.

O sitemap gerado pela plataforma inclusive deixa toda a estrutura do e-commerce organizada em Departamento, Categoria, Produtos e Marcas.

A importância das URLs amigáveis para as pessoas e para o Google

  • Você sabia que até mesmo o endereço eletrônico de cada página pode conter informação relevante para as pessoas e, ao mesmo tempo, para os robôs do Google? 

    Por exemplo, se alguém envia a você o link http://162.241.35.204/~searchlabcom/seo-para-e-commerce/, só de olhar para essa URL, é possível saber que o conteúdo é sobre otimização de lojas virtuais para buscadores, certo?

    O que dá a liberdade de você decidir se vale a pena acessá-lo agora ou deixar para mais tarde e ler o conteúdo com calma. 

    Ou seja, antes mesmo de entrar no nosso site, você já teve uma experiência de usuário melhor do que se recebesse um link com URL não otimizada como https://agenciadeseorj.com.br/seo?eco&mme%rce5/pse75885/57962388 (exemplo fictício).

URLs amigáveis e seu papel

Importância do sitemap bem estruturado

Os Googlebots, eles também identificam com muito mais agilidade o conteúdo que tem na página só pelo endereço eletrônico. O que facilita a indexação e consequentemente ajuda o conteúdo a ranquear mais rápido.

Sem contar que como o buscador sempre prioriza a melhor experiência para os usuários do Google, uma URL otimizada pode ajudar suas páginas a ficarem melhor posicionadas na SERP.

O papel do conteúdo

Como criar URLs amigáveis na plataforma VTEX

  • Os endereços eletrônicos fáceis de compreender são gerados automaticamente pela plataforma VTEX quando você cadastra páginas de categoria com boa arquitetura da informação. 

    Ou seja, quando as categorias filhas estão corretamente cadastradas dentro das categorias pai e o mesmo ocorre em relação aos departamentos, você tem uma árvore de categorias que funciona e resulta em URLs amigáveis.

    Dessa forma, a plataforma VTEX consegue também criar URLs otimizadas para SEO automaticamente como por exemplo:

    www.nomedoseuecommerce.com.br/eletrodoméstico/aspiradores/aspirador-philco-220-v

    Por esse motivo vale a pena destinar o tempo necessário para criar uma árvore de categorias que facilite a vida das pessoas e do Google antes de realizar o cadastramento delas no sistema da VTEX.

    Do ponto de vista do SEO, as URLs amigáveis também facilitam entender as palavras-chaves que podem ser trabalhadas no conteúdo otimizado das páginas de categoria e subcategoria por exemplo.

A importância do conteúdo otimizado para e-commerce

Nos últimos anos, o maior buscador do mundo tem priorizado o que ajuda de verdade quem está pesquisando. Isso porque o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência de usuário possível no buscador entregando conteúdos na SERP que respondem assertivamente as dúvidas das pessoas. 

Para aprimorar essa classificação de páginas no ranking da pesquisa orgânica, o Google desenvolveu novos algoritmos como BERT (2019) e Rankbrain (2015) que usam inteligência artificial e machine learn para aprender até com as novas buscas realizadas e entregar exatamente o que é procurado.

Portanto o conteúdo se tornou um importante fator de ranqueamento do Google até para e-commerces.

Basta lembrar que algoritmos focados nele como Panda e Hummingbird foram criados há anos, e estão em constante atualização, para evitar conteúdo duplicado e de baixa qualidade na SERP.

Cuide bem das imagens do seu e-commerce

  • Disponibilize fotos de qualidade, porém leves dos produtos que pertencem a cada categoria. Isso aumenta consideravelmente as chances das pessoas efetuarem a compra na sua loja virtual.

    Para se ter uma ideia, 75% dos usuários acham a informação visual decisiva para compra de acordo com um estudo da E-tailing Group (isso em 2012, imagina hoje em dia com muito mais gente comprando online).

    Também é importante inserir texto ALT nas imagens para garantir que o visitante irá saber do que se trata a imagem mesmo que ela não abra para a pessoa.

Boa imagem para e-commerce

Cuide bem do seu conteúdo de categoria

O conteúdo da página de categoria precisa ser útil para os usuários de diferentes etapas do funil. Isso porque a pessoa pode ter chegado a sua loja virtual para comprar um determinado produto (colocou no carrinho), mas descobriu também outras categorias de interesse.

Ou seja, uma mesma pessoa costuma estar em estágios diferentes da jornada do cliente em relação a cada produto. Por esse motivo o conteúdo precisa ser esclarecedor e atrativo ao mesmo tempo.

Vale destacar que é considerado conteúdo não apenas texto, mas também vídeos e fotos. Então quanto mais rica for sua loja virtual em termos de informação útil, orientadora e relevante para seus usuários, maiores as chances de suas vendas online alavancarem.

Carrinho virtual na tela representando vendas online ou loja virtual

O que precisa ter no conteúdo otimizado de categoria?

Pense sempre no que é bom para as pessoas porque automaticamente estará ajudando SEO também. Para ficar mais natural, a dica é criar um storytelling com pelo menos as informações abaixo (mas, vale a pena ir além pesquisando as principais dúvidas do seu target): 

  • O que é o produto vendido e que dor resolve 
  • Quais tipos de produto são encontrados na página de categoria
  • Para qual perfil de consumidor cada modelo é recomendado
  • Destacar no conteúdo otimizado quais marcas são vendidas no seu e-commerce 
  • Benefícios do produto
  • Como usar 
  • Como conservar 
  • Vantagens de comprar no seu e-commerce ( preço, condições de pagamento, frete, descontos, etc.)

Como otimizar o conteúdo da página de categoria do seu e-commerce?

Abaixo você confere as principais técnicas de otimização de texto para SEO. Elas podem ser aplicadas em conteúdo de páginas de categoria, mas também em qualquer outra (incluive no blog da marca). 

    • Hierarquia de headings: hierarquizar as informações do texto em Headings (H) faz toda a diferença para SEO. A prioridade máxima é o H1 por isso só pode ser usado uma vez (como Title). Mas, há também H2 e H3 (mais usadas). Na VTEX, o texto de conteúdo de produto tem H3 enquanto de departamentos e categorias H2. Parece um detalhe, mas seguir essas regras ajuda  as pessoas e os robôs do Google.
    • Escaneabilidade: é a estrutura do conteúdo otimizado que permite a leitura dinâmica das pessoas. Lembre-se a escrita para web oferece profundidade de navegação para o usuário escolher se quer saber mais sobre determinado tema. Headings, bullets (como esses que destacam essa lista) , keywords e texto-âncora são as principais técnicas de escaneabilidade em SEO.
  • Texto- âncora: é um termo, frase ou keyword que leva um link para outra página que pode estar dentro ou fora do site (ex: outra página de categoria, blog, página de produto, etc.)
  • Linkagem interna: é quando você usa vários textos-âncora no conteúdo para incentivar a navegação dentro do seu site de e-commerce (de uma categoria para subcategorias ou produtos ou de produto para outras categorias, etc.)
  • Call to Action (CTA): é uma frase que chama a pessoa para uma ação. No caso do e-commerce costuma ser comprar, mas pode ser assinar newsletter para receber promoções e catálogo).
  • Keyword em lugares estratégicos: excesso de palavra-chave exata prejudica o posicionamento das páginas. Portanto é necessário tomar cuidado com a quantidade de vezes que ela se repete no conteúdo para não ser penalizado.  Portanto uma boa prática é inseri-la no H1 da página (Title), algum dos H2 do conteúdo, 1 texto-âncora, Texto alt da imagem, tag description, URL. E evitar repetir mais que 5 vezes o longo do texto.

Conclusão

A plataforma VTEX é indispensável para colocar sua loja virtual funcionando e gerenciar seu negócio online. Mas, ela também oferece algumas funcionalidades que colaboram bastante com o SEO Onpage e Offpage.

Porém, vale lembrar que mesmo sendo SEO friendly, a VTEX (assim como toda plataforma de e-commerce) não consegue realizar planejamentos e estratégias para sua empresa.

Como ocorre, por exemplo, com a arquitetura da informação em que a tecnologia ajuda muito, mas não é capaz de planejar e estruturar a árvore de categoria por você. 

E o mesmo acontece com SEO, a plataforma pode permitir que implementações sejam realizadas com facilidade, mas não consegue realizar um plano de otimização de site para buscadores por você.

Para isso, é necessário muitas vezes contar com experts de SEO como nós da Search Lab que temos vasta experiência em projetos específicos para e-commerces.

Quer trocar uma ideia com a gente?
Só entrar em contato.

Marcas que confiam no trabalho da Search Lab

Depoimentos

“A agilidade na entrega, e no entendimento do negócio e ações propostas, foi o ponto alto dos projetos que criamos. Parabéns pelo empenho, adaptabilidade e conhecimento técnico em SEO e conteúdo.”
Juliana Chiappa
Analista de Canais Digitais e E-Commerce – Accor
“O trabalho de SEO para o e-commerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.”
Tiago Amorim
CEO - Wish Planner
“Parabéns pelo trabalho, vocês estão em outro patamar de empresas de SEO, sempre preocupados com o cliente e sempre entregando o melhor que vocês podem.”
Hebert Nogueira
Gestor de E-Commerce - Aleatory