Rua Ator Paulo Gustavo, 229 - 1013, Icaraí - Niterói - RJ
Rua Ator Paulo Gustavo, 229 - 1013, Icaraí - Niterói - RJ
Estar nas primeiras posições do Google e outros buscadores é fundamental para ser encontrado por quem compra na internet. Entenda os principais pontos de SEO para a plataforma VTEX.
Você sabia que a plataforma VTEX permite implementar estratégias de SEO avançadas na sua loja virtual?
Neste guia completo da Search Lab, agência que só faz uma coisa: tudo em SEO, é possível aprender o que seu e-commerce precisa para tirar o melhor proveito das otimizações de página e conquistar a primeira página do Google.
Quer aprender tudo de forma prática e simples?
Então confere o que você encontra em nosso Guia SEO para VTEX.
Navegue pelos tópicos
A sigla vem do termo inglês Search Engine Optimization que significa em português otimização de sites para mecanismos de busca.
Portanto é o conjunto de estratégias e implementações (onpage e offpage) para as páginas de sites ou e-commerces ficarem melhor posicionadas na busca orgânica do Google, Bing, Yahoo, Duck Duck Go, entre outros.
Ou seja, permite atingir as primeiras posições na parte da página de resultados de pesquisa dos buscadores que não têm anúncios (canal orgânico).
E por isso garante o aumento do tráfego orgânico quando sua loja virtual está bem posicionada para determinadas keywords ou termos-chave do seu negócio.
Durante muito tempo quando se pensava em otimização de páginas para buscadores, as pessoas pensavam apenas nas implementações onpage. Ou seja, no SEO técnico porque é a partir dele que muitos projetos de Search Engine Optimization começam mesmo.
E antigamente, quando o Google ainda não era tão desenvolvido tecnologicamente (com inteligências artificiais, algoritmos e updates que hoje permitem a interpretação semântica bem próxima aos dos seres humanos), SEO realmente se resumia às implementações de otimizações dentro das páginas.
Portanto o SEO Onpage ainda é muito importante para potencializar resultados na busca orgânica. Confira algumas implementações indispensáveis atualmente:
A conquista de backlinks de qualidade melhora a posição das páginas no ranking da busca orgânica do Google. Ou seja, as estratégias de Link Building e Guest Post compõem o importante pilar Autoridade do SEO.
Por esse motivo não pode ser ignorado por e-commerces que pretendem aumentar o Referral Traffic da loja virtual. Ou seja, o tráfego que chega às páginas por meio de linkagem na página de terceiros.
Com o update EAT do Google (Expertise, Authority and Trust), o maior buscador do mundo passou a valorizar no ranqueamento páginas com conteúdo produzido por especialistas no assunto que ela aborda.
Coisa que há 10 anos ou mais, o mecanismo de busca não se importava. Então se você não se preocupa com o SEO Offpage pode estar perdendo oportunidades de ocupar melhor posição na SERP, aumentar o tráfego e ainda gerar mais chances de vender online.
Esse é o ponto que SEO e UX se encontram em prol das conversões do seu e-commerce e também do melhor posicionamento das páginas dele na SERP.
Isso porque uma Arquitetura da Informação bem estruturada contribui tanto para melhorar a experiência de navegação das pessoas quanto facilita a vida dos robôs do Google na hora de vasculhar o conteúdo das páginas para realizar indexação e ranqueamento.
Ou seja, o usuário encontra facilmente o que procura e assim realiza rapidamente conversões e vendas. E os Googlebots também acham informações rapidamente. Por esses motivos melhora o posicionamento das suas páginas nos ranking do resultado de pesquisa.
O que ajuda a trazer mais gente para sua loja virtual (tráfego orgânico) e consequentemente aumenta as chances de mais vendas e conversões.
A plataforma de e-commerce facilita a Arquitetura da Informação do seu site permitindo cadastramento de categorias em fluxograma. Dessa forma é só você personalizar o design intuitivo com base na organização de informações que faz sentido para sua loja virtual e, claro, para seus usuários.
Por esse motivo não espere que a VTEX vai planejar essa parte tão estratégica para o negócio e para SEO por você. O que você pode contar como solução nessa parte é o template personalizável de arquitetura da informação (cadastramento de categorias).
Mas, o trabalho de classificar informações de maneira organizada e funcional nas páginas é da sua empresa.
Não tem ideia de como fazer a Arquitetura da Informação da sua loja virtual? Calma que você já confere algumas dicas.
A principal é se colocar no lugar das pessoas. Tanto das que nunca entraram no seu site e desconhecem totalmente sua marca quanto daquelas que são fiéis a sua marca e que sabem muito bem o que querem no seu e-commerce.
Busque, pelo menos, o equilíbrio entre esses dois perfis de usuários para não exagerar em subcategorias ou economizar informações fundamentais na arquitetura. Isso porque ambas atitudes vão prejudicar a usabilidade.
Após ter planejado toda a estrutura da arquitetura da informação do seu e-commerce de maneira assertiva, é hora de inserir os dados no template personalizável da plataforma.
Abaixo você aprende como fazer. Confira:
A parte de inclusão de Produtos tem partes similares a de inclusão de categorias. Mas, também tem muita coisa diferente que você pode aprender lendo o post da Search Lab sobre isso.
Para saber mais a fundo como preencher cada item na plataforma, a dica é conferir nosso conteúdo sobre cadastramento de produtos na VTEX que explica com informações em textos e em vídeo para você aprender o passo a passo direitinho.
Também conhecido como navegação estrutural, esse recurso revela o caminho de navegação até a página que a pessoa está acessando. Portanto é positivo tanto para SEO quanto para UX.
Confira os principais benefícios de usar breadcrumbs no seu e-commerce:
Existe uma lista de controle específica para isso na VTEX. Mas, ela só está disponível para as páginas de Produto, Categoria, Departamento e na Pesquisa.
< vtex.cmc:breadCrumb / >
As otimizações de página são indispensáveis para alcançar posições de destaque no Google Search e também ajudar a aumentar conversões no seu e-commerce.
Também conhecidas como SEO Onpage, esse trabalho mais técnico é fundamental até mesmo para melhorar experiência dos usuários nas páginas da loja virtual e assim vender mais online, além de otimizar tempo dos robôs do Google na hora de indexar e ranquear páginas.
Existem diferentes tipos de otimizações onpage como técnicas de SEO para Title e Description, mas nesse Guia SEO para VTEX da Search Lab você encontra as mais importantes para seu e-commerce performar melhor como:
Com o objetivo de agilizar a indexação no Google, o sitemap é um arquivo XML que informar ao buscador todas as páginas publicadas no seu e-commerce, atualizações realizadas nelas e a frequência de modificação. E até se há versões em outros idiomas.
Ou seja, é por meio do sitemap.xml que você revela ao mecanismo de busca quais são as páginas mais importantes da sua loja virtual e também fornece dados sobre a estrutura da hierarquia.
O que acelera o processo de indexação no mecanismo de busca porque os Googlebots conseguem entrar com mais facilidade nas páginas do seu e-commerce.
Como criar o sitemap da minha loja virtual?
Você deve estar se perguntando. Não precisa se preocupar porque a VTEX gera esse XML automaticamente sem ter que configurar nada.
O sitemap gerado pela plataforma inclusive deixa toda a estrutura do e-commerce organizada em Departamento, Categoria, Produtos e Marcas.
Você sabia que até mesmo o endereço eletrônico de cada página pode conter informação relevante para as pessoas e, ao mesmo tempo, para os robôs do Google?
Por exemplo, se alguém envia a você o link http://162.241.35.204/~searchlabcom/seo-para-e-commerce/, só de olhar para essa URL, é possível saber que o conteúdo é sobre otimização de lojas virtuais para buscadores, certo?
O que dá a liberdade de você decidir se vale a pena acessá-lo agora ou deixar para mais tarde e ler o conteúdo com calma.
Ou seja, antes mesmo de entrar no nosso site, você já teve uma experiência de usuário melhor do que se recebesse um link com URL não otimizada como https://agenciadeseorj.com.br/seo?eco&mme%rce5/pse75885/57962388 (exemplo fictício).
Os Googlebots, eles também identificam com muito mais agilidade o conteúdo que tem na página só pelo endereço eletrônico. O que facilita a indexação e consequentemente ajuda o conteúdo a ranquear mais rápido.
Sem contar que como o buscador sempre prioriza a melhor experiência para os usuários do Google, uma URL otimizada pode ajudar suas páginas a ficarem melhor posicionadas na SERP.
Os endereços eletrônicos fáceis de compreender são gerados automaticamente pela plataforma VTEX quando você cadastra páginas de categoria com boa arquitetura da informação.
Ou seja, quando as categorias filhas estão corretamente cadastradas dentro das categorias pai e o mesmo ocorre em relação aos departamentos, você tem uma árvore de categorias que funciona e resulta em URLs amigáveis.
Dessa forma, a plataforma VTEX consegue também criar URLs otimizadas para SEO automaticamente como por exemplo:
www.nomedoseuecommerce.com.br/eletrodoméstico/aspiradores/aspirador-philco-220-v
Por esse motivo vale a pena destinar o tempo necessário para criar uma árvore de categorias que facilite a vida das pessoas e do Google antes de realizar o cadastramento delas no sistema da VTEX.
Do ponto de vista do SEO, as URLs amigáveis também facilitam entender as palavras-chaves que podem ser trabalhadas no conteúdo otimizado das páginas de categoria e subcategoria por exemplo.
Nos últimos anos, o maior buscador do mundo tem priorizado o que ajuda de verdade quem está pesquisando. Isso porque o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência de usuário possível no buscador entregando conteúdos na SERP que respondem assertivamente as dúvidas das pessoas.
Para aprimorar essa classificação de páginas no ranking da pesquisa orgânica, o Google desenvolveu novos algoritmos como BERT (2019) e Rankbrain (2015) que usam inteligência artificial e machine learn para aprender até com as novas buscas realizadas e entregar exatamente o que é procurado.
Portanto o conteúdo se tornou um importante fator de ranqueamento do Google até para e-commerces.
Basta lembrar que algoritmos focados nele como Panda e Hummingbird foram criados há anos, e estão em constante atualização, para evitar conteúdo duplicado e de baixa qualidade na SERP.
Disponibilize fotos de qualidade, porém leves dos produtos que pertencem a cada categoria. Isso aumenta consideravelmente as chances das pessoas efetuarem a compra na sua loja virtual.
Para se ter uma ideia, 75% dos usuários acham a informação visual decisiva para compra de acordo com um estudo da E-tailing Group (isso em 2012, imagina hoje em dia com muito mais gente comprando online).
Também é importante inserir texto ALT nas imagens para garantir que o visitante irá saber do que se trata a imagem mesmo que ela não abra para a pessoa.
O conteúdo da página de categoria precisa ser útil para os usuários de diferentes etapas do funil. Isso porque a pessoa pode ter chegado a sua loja virtual para comprar um determinado produto (colocou no carrinho), mas descobriu também outras categorias de interesse.
Ou seja, uma mesma pessoa costuma estar em estágios diferentes da jornada do cliente em relação a cada produto. Por esse motivo o conteúdo precisa ser esclarecedor e atrativo ao mesmo tempo.
Vale destacar que é considerado conteúdo não apenas texto, mas também vídeos e fotos. Então quanto mais rica for sua loja virtual em termos de informação útil, orientadora e relevante para seus usuários, maiores as chances de suas vendas online alavancarem.
Pense sempre no que é bom para as pessoas porque automaticamente estará ajudando SEO também. Para ficar mais natural, a dica é criar um storytelling com pelo menos as informações abaixo (mas, vale a pena ir além pesquisando as principais dúvidas do seu target):
Abaixo você confere as principais técnicas de otimização de texto para SEO. Elas podem ser aplicadas em conteúdo de páginas de categoria, mas também em qualquer outra (incluive no blog da marca).
A plataforma VTEX é indispensável para colocar sua loja virtual funcionando e gerenciar seu negócio online. Mas, ela também oferece algumas funcionalidades que colaboram bastante com o SEO Onpage e Offpage.
Porém, vale lembrar que mesmo sendo SEO friendly, a VTEX (assim como toda plataforma de e-commerce) não consegue realizar planejamentos e estratégias para sua empresa.
Como ocorre, por exemplo, com a arquitetura da informação em que a tecnologia ajuda muito, mas não é capaz de planejar e estruturar a árvore de categoria por você.
E o mesmo acontece com SEO, a plataforma pode permitir que implementações sejam realizadas com facilidade, mas não consegue realizar um plano de otimização de site para buscadores por você.
Para isso, é necessário muitas vezes contar com experts de SEO como nós da Search Lab que temos vasta experiência em projetos específicos para e-commerces.
Quer trocar uma ideia com a gente?
Só entrar em contato.