User Intent: O que é isso e por que é tão importante para SEO

A intenção do usuário precisar ser a base das estratégias de otimização de sites para mecanismos de busca.

E por que é indispensável para o sucesso do SEO?

É o que você vai aprender lendo esse post.

intenção de busca ou user intent

O que é User Intent (ou intenção de busca)

O que a pessoa realmente pretende com sua pesquisa no Google é o que chamamos em Marketing Digital de intenção de busca ou user intent (para quem prefere o termo em inglês).

Na prática é o seguinte, eu quero saber o horário de funcionamento de um supermercado…

Digito no Google o nome dele e me deparo com a mensagem: ”fecha em breve às 22h.”

Ao fazer isso, minha intenção de busca como usuário é ir nesse estabelecimento comprar algo sem correr o risco de chegar lá e estar fechado.

Não é saber mais sobre a marca, nem descobrir dicas de como economizar na compra de mês.

Como você pode notar com este exemplo, existem diferentes tipos de search intent:

  • Intenção de busca informacional
  • intenção de busca transacional
  • Intenção de busca direta

E o SEO com isso?

Identificar as intenções dos usuários não é uma exclusividade dos seres humanos.

Nos últimos anos, o Google vem se aprimorando cada vez mais (por meio das suas constantes atualizações de algoritmos) para entender ainda mais o que seus usuários realmente querem saber (ou fazer) para assim apresentar o melhor resultado de busca para a finalidade.

Por esse motivo as estratégias de SEO bem sucedidas são aquelas que são elaboradas a partir da intenção de busca do usuário.

E não mais apenas em palavras-chave como era antigamente.

Isso porque o Google e os outros mecanismos de pesquisa querem saber o que de fato o internauta quer para assim proporcionar a melhor experiência de usuário possível.

intenção informacional

Intenção Informacional

Como o próprio termo sugere, é quando a intenção de busca do internauta é se informar a respeito de algum tema.

O que inclui ler notícias, aprender com tutoriais (faça você mesmo/ DIY), ter insights sobre algo, entender o porquê de alguma coisa.

Então quando a intenção do usuário é do tipo informacional ele costuma pesquisar no Google termos ou frases que contêm:

  • Como fazer
  • Dicas
  • Como
  • Aprenda
  • Por que / Porque
  • O que
  • Quando
  • Descubra
intenção transacional

Intenção Transacional

Quando a pessoa tem intenção de compra com a busca costuma pesquisar conteúdos relacionados a sua tomada de decisão como: Smart tv preço ou onde comprar Smart tv barata?

Portanto quando a intenção é transacional, os termos e frases pesquisados costumam conter as palavras:

  • Comprar
  • Preço
  • Experimentar
  • Barato
  • Adquira
  • Promoção
  • Desconto
intenção de navegação ou direta

Intenção Direta (ou de navegação)

Também chamada de navigational user intent é aquela que o usuário acessa algo específico usando a barra de endereço do Google Chrome ou outro navegador.

Ou seja, coloca o nome da marca para entrar direto no site oficial.

Então a intenção de busca direta pode ser realizada para acessar redes sociais, ler notícias ou posts de um site específico ou até mesmo quando está indo na página de uma marca para realizar uma compra (como foi o caso do meu exemplo no início do texto – embora minha hipotética compra fosse presencial).

Para ficar ainda mais claro, confira alguns exemplos de termos para intenção de busca direta:

  • Search Lab
  • Instagram login
  • L’Oréal  
como aliar as intenções de busca na sua estratégia de seo

Como aliar a estratégia de SEO com as intenções de busca

A jornada de compra de uma pessoa não é rápida nem simples.

Na verdade, o processo  pode conter diversas idas e vindas, além de envolver canais diferentes.

É justamente por isso que devemos aliar intenções de busca às estratégias de otimização de site para buscadores.

Confira alguns exemplo de como fazer isso:

Estratégias de SEO com termos transacionais

Costumam ser usados em conteúdos otimizados para produtos.

Isso porque quando o usuário tem intenção de comprar algo normalmente pesquisa no Google termos como comprar, barato, desconto, etc.

Então quando seus textos e vídeos são planejados com essas palavras-chave e links de qualidade em pontos estratégicos, a chance de ficarem bem ranqueados na página de resultado orgânico para termos transacionais é enorme.

Estratégias de SEO com termos de intenção de busca direta

Trazem tráfego qualificado para seu site porque a intenção de navegação do usuário faz ele pesquisar diretamente sobre empresas.

Portanto o melhor é aproveitar isso estrategicamente nos conteúdos usando termos relacionados à marca tanto para ela ranquear bem quanto para os internautas terem acesso a informações de qualidade produzidas por sua empresa.  

Além disso, a forte  presença digital (em diferentes plataformas) colabora muito com o SEO.

Isso porque na SERP seus concorrentes (que usam o nome de sua empresa no conteúdo) vão ranquear mais abaixo.

Estratégias de SEO com termos de intenção de busca informacional

Esse tipo de termo é recomendado para conteúdos de topo de funil que costumam ser usados em blogs institucionais e vídeos de Youtube com um enfoque mais educacional.

Um exemplo prático: SEMRush é uma marca famosa no Marketing Digital por vender sua ferramenta de SEO.

Se você der uma olhada no blog da empresa vai encontrar uma grande quantidade de conteúdo educativo que engaja os usuários e também impacta positivamente no resultado final da marca.

Alguns desses textos são otimizados com termos informacionais como revelam os seguintes títulos de posts do blog:  

  • Como criar um checklist de email marketing antes de disparar uma campanha (e evitar erros)
  • Dicas para desenhar uma boa Newsletter
  • Por que você precisa otimizar para a pesquisa por voz agora

Resumindo: com conteúdos planejados tendo como base a intenção de busca informacional, a empresa fortalece sua marca virando referência no mercado (autoridade) e também conquistando leads qualificados (os internautas que gostam das postagens topo de funil costumam assinar newsletter para ficarem ligados no mercado e para isso dão suas informações pessoais ao seu site tornando-se leads).   

Tenha objetivos adequados a intenção de busca

Planejar suas estratégias de SEO tendo como base a intenção do usuário certamente traz resultados na busca orgânica.

Mas, antes de começar todo o processo de otimização, é indispensável definir claramente quais objetivos quer alcançar.

Estar na primeira posição da SERP é o sonho de todas as empresas que investem em SEO. Mas, será mesmo que esse é o único resultado que vale a pena?

Quando o conteúdo é baseado em intenções de buscas informacionais, o crescimento da assinatura de Newsletter é o resultado planejado.

Já no caso de intenções transacionais, a geração de leads para alavancar vendas é o objetivo mais comum.

Aqui na Search Lab, por exemplo, queremos ser reconhecidos como expert em SEO em todo o Brasil.

Para isso as estratégias de otimização de conteúdo são focadas na intenção de busca informacional.

Portanto o aumento de assinaturas de newsletter é o resultado planejado por nós.  

Conclusão

Conhecer a intenção do usuário ao pesquisar nos motores de busca é a base para criar conteúdo relevante para suas personas.

Mais do que um exercício de empatia amparada por dados, criar estratégias de SEO baseadas em user intent permite que sua empresa seja reconhecida pela expertise, autoridade e confiança (Expertise, Authority e Trust – EAT).

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