User Intent: O que é isso e por que é tão importante para SEO

Em tempos de E.E.A.T, uma das principais preocupações de quem trabalha com SEO é a intenção de busca dos usuários

Compreender a intenção por trás das pesquisas realizadas nos mecanismos de busca é fundamental para otimizar páginas e conteúdos e alcançar melhores resultados. 

Neste artigo, vamos explorar o conceito de intenção de busca, discutir os diferentes tipos de intenções e fornecer dicas práticas para identificar e adequar estratégias de SEO para a intenção do usuário.

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O que é intenção de busca?

A intenção de busca basicamente é o que a pessoa realmente pretende com sua pesquisa no Google.

Em outras palavras, é o que o usuário está procurando ou espera encontrar ao digitar uma determinada palavra-chave.

Por exemplo:

  • Se um usuário busca por “como fazer SEO”, sua intenção pode ser obter informações sobre técnicas e estratégias de otimização para mecanismos de busca;
  • Se alguém busca por “comprar tênis Nike online”, a intenção é realizar uma transação e encontrar uma loja online que venda tênis da marca Nike;
  • Se um usuário digita “horário de funcionamento do mercado x”, a intenção possivelmente é ir no estabelecimento presencialmente antes que ele feche. Possivelmente o resultado esperado será local.

Compreender a intenção de busca é essencial para criar conteúdo relevante e direcionado, que atenda às necessidades e expectativas dos usuários. 

Isso não só melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a visibilidade e a relevância do site nos resultados de pesquisa, pois ao ter o usuário no centro, o conteúdo será útil (helpful).

Leia também: Guia completo para pesquisa de palavras-chave para SEO

Tipos de intenção de busca

Existem diferentes tipos de intenção de busca que podem ser identificados. Vamos analisar alguns dos principais:

Informacional

print com a busca informacional [dicas de culinária]

A intenção informacional ocorre quando o usuário busca por informações sobre um determinado tópico. 

O objetivo é obter respostas para perguntas ou entender melhor um assunto específico. 

Por exemplo, alguém que pesquisa “como fazer SEO” está buscando informações sobre técnicas e estratégias de otimização para mecanismos de busca.

Geralmente as pesquisas informacionais começam com:

  • Como
  • Quando
  • Quem
  • O que
  • Tutorial
  • Dicas
  • Entre outras 

Normalmente, as páginas de resultado dos buscadores (SERP) para esses termos são compostas por páginas de conteúdo, como por exemplo blog, portais de notícia, vídeos do Youtube, etc.

Navegacional

print da busca navegacional [amazon login]

A intenção navegacional ocorre quando o usuário busca por um site ou página específica. 

O objetivo é encontrar um recurso específico na web. 

Por exemplo, alguém que pesquisa “Facebook login” está procurando pela página de login do Facebook.

Normalmente, as páginas de resultado dos buscadores (SERP) para esses termos são compostas por páginas da própria marca ou conteúdos diretamente associados ao que foi buscado.

Transacional

compra-iphone-15-transacional

A intenção transacional ocorre quando o usuário busca por algo com o objetivo de realizar uma ação, como uma compra ou reserva. 

É uma busca com alto potencial de conversão. 

Por exemplo, alguém que pesquisa “comprar tênis Nike online” está buscando por uma loja online onde possa adquirir tênis da marca Nike.

Geralmente as buscas começam com:

  • Comprar
  • Adquirir 
  • Assinar
  • Alugar
  • Entre outras

Qualquer outro indicativo de intenção de compra de produtos ou serviços geralmente são pesquisas transacionais.

Normalmente, os resultados da busca orgânica para esses termos são compostos por páginas de venda de produtos ou serviços, como páginas de categoria ou produto (E-commerce) ou páginas de venda (cursos, serviços, etc).

Para o caso apresentado acima ainda temos na SERP o Google Product Knowledge Panel

Leia também: SEO para e-commerce: Como melhorar os resultados orgânicos da sua loja virtual

Outras formas de interpretar as intenções de busca

Além dos tipos mencionados acima, também é possível interpretar as intenções de busca de maneiras diferentes através de ferramentas como SEMrush, SEranking, que exibem as palavras-chave de outra forma, como por exemplo:

Comercial/ Investigacional

melhores-hoteis-no-rj-investigacional

Nessa intenção, o usuário está pesquisando para tomar uma decisão de compra, mas ainda não está pronto para realizar a ação imediatamente. 

Ele está buscando informações sobre produtos ou serviços antes de tomar uma decisão.

Apesar de ser comercial, é normal que em ferramentas de pesquisa de palavras-chave essas keywords apareçam como informativas e transacionais.

Ou seja, o usuário deseja comprar, mas antes precisa de uma última informação. Alguns exemplos desse tipo de intenção de pesquisa são: 

  • Melhores hotéis no Rio de Janeiro
  • Whey Protein Black Skull
  • Clickup vs monday
  • Review máquina de lavar Samsung

Os resultados dos buscadores para esses termos costumam ser páginas de conteúdo, como blog, vídeos do youtube ou transacionais, como páginas de categoria de e-commerce.

Geolocalizada

print da busca geolocalizada [mercados perto de mim]

Essa intenção ocorre quando o usuário inclui informações de localização em sua pesquisa. Ele está procurando por algo específico em uma determinada área geográfica.

Por que a intenção de busca é importante?

Compreender a intenção de busca dos usuários é crucial para uma estratégia eficaz de SEO. 

Ao entender o que os usuários estão buscando, é possível criar conteúdo relevante e direcionado, que atenda às necessidades e expectativas dos usuários. 

Isso pode aumentar a relevância e a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, aumentando o tráfego orgânico e a taxa de conversão.

Além disso, a intenção de busca está diretamente relacionada à experiência do usuário. Ao fornecer conteúdo relevante e direcionado, você está criando uma experiência positiva para os usuários, o que pode levar a um aumento na permanência no site, redução da taxa de rejeição e, consequentemente, a um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Como identificar através de ferramentas, como SEranking?

Usando como exemplo a ferramenta SEranking, ao realizar uma pesquisa de palavra chave ou analisar um determinado domínio, as informações de intenção de busca aparecem da seguinte forma:

qualquer relatório da ferramenta vem com a informação de intenção de busca
  • Intenção Informativa: O objetivo é adquirir dados específicos, realizar pesquisas sobre um determinado tópico ou aprender novas informações;
  • Intenção Comercial: O objetivo é encontrar informações mais detalhadas sobre um produto/serviço antes de efetuar uma compra;
  • Intenção Transacional: O objetivo é fazer uma compra;
  • Intenção Navegacional: O objetivo é encontrar uma marca/site específico;
  • Intenção Local: O objetivo é encontrar produtos/serviços disponíveis em uma área geográfica específica.

Apesar disso, existem palavras que de acordo com a ferramenta, podem englobar mais de uma intenção (conforme imagem acima).

Dessa forma, para analisar a intenção de busca através do SEranking, basta realizar uma pesquisa de palavras-chave ou realizar uma análise competitiva.

Leia também: Como realizar uma análise de concorrência em SEO?

Como identificar a intenção de busca das pessoas que acessam meu site através do Google Search Console?

O Google Search Console pode ser um grande aliado no processo de otimização do seu conteúdo atual.

Ele pode servir também como uma ferramenta para identificar as intenções de busca dos seus usuários.

Porém, para isso, será necessário que tenha mapeado os padrões de busca para cada tipo de intenção, como por exemplo:

  • Para informacional: as buscas informacionais são mais amplas, por isso será necessário mapear mais filtros. Para isso, será necessário utiliza Regex da seguinte forma Consulta > Personalizada(regex) > ^como\s|\scomo\s|^quando\s|\squando\s|^tutorial\s|\stutorial\s|dica\s|dicas\s|o que|\? (regex montada com os exemplos de padrão para buscas informacionais);
  • Para navegacional: obrigatoriamente as pessoas devem associar sua marca ao termo, dessa forma basta filtrar por “Consultas > Consultas com > nome da marca (ex: Search Lab)”;
  • Para transacional: as buscas transacionais podem ser mais específicas, como por exemplo “Consultas > Consultas com > comprar”. Entretanto, elas podem ser um pouco mais abrangentes e para isso será necessário seguir a lógica de Regex, como no caso das buscas informacionais. Porém, será necessário alterar os parâmetros para ficar de acordo com as buscas transacionais.
print do teste de expressão regex criada para esse conteúdo através do regextester.com

OBS: Para testar as Regex criadas, utilize o https://www.regextester.com/. Além de validar sua Regex, ele passa uma breve explicação dos elementos utilizados em sua expressão. Somente após essa validação parta para o Search Console.

Leia também: Google Search Console para empresas: como usar os dados da ferramenta para melhores estratégias

Como otimizar páginas e conteúdos para a intenção do usuário?

Analise a SERP da busca

Ao analisar os resultados da pesquisa (SERP) para uma determinada palavra-chave, é possível observar quais tipos de conteúdo estão sendo exibidos. 

Isso pode fornecer insights sobre a intenção dos usuários para essa palavra-chave específica. 

Por exemplo, se os resultados da pesquisa incluírem principalmente páginas de produto, é provável que a intenção seja transacional.

Defina o objetivo do seu conteúdo/página

Antes de criar conteúdo, é importante definir o objetivo que você deseja alcançar. Isso ajudará a determinar a intenção de busca que você está tentando atender. 

Por exemplo, se o objetivo é fornecer informações detalhadas sobre um determinado tópico, a intenção provavelmente será informacional.

Entregue o formato de conteúdo adequado com a intenção de busca

Identificar a intenção de busca permitirá que você escolha o formato de conteúdo mais adequado. 

Por exemplo, se a intenção for informacional, um artigo ou guia detalhado pode ser mais apropriado. 

Se a intenção for transacional, uma página de produto com informações claras de compra pode ser mais adequada.

Utilize os headings da SERP atual para ter uma base do conteúdo

Ao analisar a SERP, preste atenção aos headings dos resultados de pesquisa. 

Isso pode fornecer insights sobre o tipo de conteúdo que os usuários estão buscando e ajudar a criar um conteúdo relevante. 

Por exemplo, se a maioria dos headings incluir uma pergunta, pode ser interessante criar conteúdo que responda a essa pergunta de forma completa e detalhada.

Com a planilha extratora de headings é possível extrair as heading tags de qualquer página

Para facilitar o trabalho, criamos um modelo gratuito de planilha de extração de headings (é só clicar que vai direto para a planilha, sem a necessidade de preenchimento de formulários) que você poderá extrair os headings a partir do preenchimento da URL.

Para utilizar a planilha, basta seguir os passos abaixo:

  • Após clicar no link, faça uma cópia da planilha;
  • Nas abas de URLs basta inserir o endereço da página que deseja extrair as headings na célula A2;
  • 2 – Ao inserir o endereço, a planilha já está com as fórmulas aplicadas e exebirá as headings separadas por coluna, onde a coluna B será para os H1, coluna c para os H2, coluna d para os H3 e coluna e para os H4.

Agora é só utilizar a informação para planejar seu conteúdo ou estudar melhor a SERP.

Complemente com questões específicas do seu negócio e sua persona

Além de considerar a intenção de busca geral, também é importante levar em conta as necessidades e perguntas específicas da sua persona e do seu negócio. 

Isso ajudará a criar um conteúdo altamente relevante e personalizado. 

Por exemplo, se você sabe que sua persona tem dúvidas específicas sobre um determinado tópico, certifique-se de abordar essas questões em seu conteúdo.

Principais aprendizados

  • A intenção de busca do usuário deve ser a base da criação de conteúdos / páginas;
  • O próprio Google é uma ótima fonte de identificação de qual intenção de busca está por trás do termo buscado;
  • Utilizar os headings abordados nos principais resultados da SERP para a palavra-chave desejada pode ser um bom exercício de benchmark. Porém, entregue um conteúdo original, adicionando pontos específicos da sua persona ou dúvidas não respondidas nos demais conteúdos;
  • Não deixe o seu conteúdo/página virar commodity. Usar a SERP como base não significa que o conteúdo deverá ser igual com palavras diferentes;
  • Caso o conteúdo da página seja grande, organize a informação através de um índice. Além de possibilitar resultados diferentes na SERP, ajuda na experiência do usuário;
  • Ser relevante para o usuário não significa que o conteúdo deverá ter 2000, 3000 palavras. O conteúdo deve ter a profundidade adequada com a intenção de busca e consequentemente, essa profundidade poderá ter ligação com o tamanho do conteúdo.

Conclusão

Conhecer a intenção do usuário ao pesquisar nos motores de busca é a base para criar conteúdos e páginas relevantes para seus usuários.

Mais do que um exercício de empatia amparada por dados, criar estratégias de SEO baseadas em user intent permite que sua empresa esteja em conformidade com o E.E.A.T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade / Confiança).

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Victor Baptista

Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.
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