Erro 404: como resolver e evitar esse problema no site da sua empresa ou ecommerce

Erro 404 not found: aprenda como evitar esse problema no seu site ou loja virtual

O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento

Mais do que uma página não encontrada, o erro 404 é uma frustração do usuário com sua marca. Por esse motivo é muito importante ficar de olho nas URLs frequentemente fazendo auditoria SEO no site. 

E sempre que necessário fazer redirecionamentos de página para evitar problemas de SEO e principalmente perda de oportunidades de geração de leads, conversões e vendas.

Quer resolver o Erro 404 do seu site? Confere este post Search Lab porque você vai aprender qual o redirecionamento correto e descobrir ferramentas para identificar suas páginas não encontradas.

Auditoria SEO: Confira nosso checklist de otimização onpage

O que significa erro 404

Error 404: Not Found é um dos vários erros no código HTTP e significa que a página não foi encontrada pelo servidor (que hospeda seu site ou loja virtual). Ela aparece para os internautas porque é enviada uma mensagem automaticamente dele para o buscador (Google, Bing, etc.).

No caso do Google, por exemplo, a página de erro foi personalizada para melhorar o relacionamento da marca com o usuário. O buscador até explica em inglês, resumidamente, o que é o erro 404 para quem gostaria de acessar a página, mas não pode. 

O que pode ser traduzido livremente como: “A URL requisitada /fimdaURL não foi encontrada no servidor. É tudo que sabemos até agora.”. 

Ou seja, deixa claro que não é uma limitação técnica do mecanismo de busca e sim uma mensagem vinda direto do servidor que ela deveria estar hospedada. 

Como acontece o Erro 404: Not Found no site

Quando o servidor não encontra a página que o internauta deseja acessar, essa mensagem de erro é automaticamente enviada. Em muitos casos, a página do site realmente não existe mais já que foi excluída pela marca. Mas, outros fatores também podem ocasionar o problema como: 

  • Quando um produto sai de linha 
  • Quando um produto ou serviço deixa de ser comercializado pela sua empresa
  • Quando o usuário digita a URL errada 
  • Quando há uma linkagem interna com URL digitada incorretamente no texto-âncora
  • Quando sua loja virtual ou site institucional está sofrendo ataques de malwares ou vírus 

Como usar a página não encontrada ao seu favor

Alguma vez na vida, você já deve ter ido comprar um determinado produto em uma loja física, e mesmo não encontrando exatamente o que queria, saiu de lá com um embrulho na mão porque acabou adquirindo outra coisa…

Quando isso acontece, normalmente é porque o vendedor respondeu que não tinha aquele modelo específico que você desejava, porém tinha um similar com qualidade superior e quase o mesmo preço. 

Por outro lado, se ele tivesse respondido: “Sinto muito, não temos esse produto”. Dificilmente você iria comprar um outro nessa mesma visita à loja e iria procurar o que queria no concorrente mais próximo.

Essa segunda atitude do vendedor é equivalente às páginas com mensagem Erro 404: Página Não Encontrada nas lojas virtuais. Já o vendedor proativo da primeira situação, equivale a um conteúdo otimizado e personalizado nessa mesma página como:  

  •  Linkagem interna que faça sentido: com contexto, inserir links para outras categorias de produto que possa ter a ver com o que a pessoa desejava.
  • Incentivar assinatura de newsletter: para aumentar leads e possibilitar uma campanha de email marketing autorizada.
  • Colocar um espaço para Busca Interna: para incentivar a pessoa a pesquisar novamente dentro do seu site.
  • Avise-me quando o produto chegar: caso tenha acabado no estoque e seu ecommerce só pretenda comprá-lo novamente quando tiver uma demanda considerável, vale a pena usar essa chamada para ação (call to action) que serve inclusive para aumentar leads da loja virtual.
  • Produtos que você também pode gostar: com uma lista de produtos similares dos concorrentes, caso seja um multimarca.
  • Quem tinha visto esse produto, acabou levando esse… mais uma forma de mostrar produtos da mesma categoria aumentando as chances da pessoa continuar no seu ecommerce

É importante ressaltar que esse conteúdo otimizado da página não encontrada precisa estar com o tom de voz da sua empresa. Dessa forma você ainda aproveita a oportunidade para fortalecer a marca e estreitar o relacionamento com os usuários.

Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual

Algumas ferramentas de SEO mostram listas de links quebrados no seu website e acabam consequentemente revelando também as páginas com Erro 404 como por exemplo:

  • Google Search Console: na opção Erros de Rastreamento no Search Analytics você descobre todas as páginas não encontradas do seu site. Então é só fazer o redirecionamento 301 (permanente) para o conteúdo que tenha a ver com o que estava na página com Erro 404
  • Dead Link Checker: faz uma lista completa de links quebrados do seu site 
  • Broken Link Checker (pluggin do WordPress)

Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada

O redirecionamento é uma forma simples de evitar a frustração do internauta ao se deparar com uma página que não existe mais. Para você não comprometer a experiência do usuário, a dica é mandá-lo direto para outra página que tem um conteúdo relacionado à busca realizada.

Então, por exemplo, se a pessoa pesquisou comprar notebook Dell barato e o modelo que estava aparecendo no Google não está mais sendo comercializado por seu ecommerce, a dica é fazer um 301 redirect para um outro modelo de laptop da marca com o preço mais aproximado. Dessa forma você entrega informação conforme a intenção de busca do usuário sem deixá-lo frustrado.

Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404

Para resolver o problema de página não encontrada de uma vez só e ainda evitar o aumento do Bounce Rate, é muito comum que as empresas coloquem em todos os Erros 404 do site, um backlink para a Home Page. 

O que resolve até certo ponto, mas ocasiona um outro problema de SEO chamado Soft Erro 404. Isso ocorre porque aos olhos do Google não é nada natural, de repente, uma grande quantidade de links internos de um site começar a transferir relevância para uma única página ao mesmo tempo. 

Vale lembrar que a Página Inicial está na camada mais externa da navegação como você pode conferir na figura abaixo:

Confira as camadas de navegação de um site ou loja virtual (SEO e UX)

Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna

Planejar uma distribuição de autoridade entre as páginas do seu ecommerce com base na intenção do usuário é indispensável para mantê-lo navegando mesmo sem ter encontrado o produto que queria. 

Além disso, é preciso ter em mente que o excesso de linkagem interna para a página inicial do site não é muito coerente do ponto de vista do funil. Isso porque quem pretendia navegar em uma página de produto estaria muito mais perto de realizar a compra do que se tivesse tentando acessar a página inicial da loja virtual. 

Então ao colocar só links para Home Page em páginas com Erro 404 é como se você incentivasse o internauta a voltar para o início da jornada do cliente, só para não ir embora do seu site.

Portanto faria muito mais sentido, por exemplo, a linkagem interna ser feita de uma página de produto para outra. Ou, no máximo, para uma subcategoria ou categoria que o item que estava na página não encontrada fazia parte. 

O que aumentaria muito mais a chance de conversão e venda do que mandar ele para uma página que reúne tudo que sua loja virtual vende como é a Home Page.

Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site

Esse é um tipo de redirecionamento permanente que é recomendado para casos de página não encontrada e até mesmo para a migração de site (inteiro de um domínio para outro) para evitar conteúdo duplicado em URLs.

Vale lembrar que o 301 Redirect também consegue fazer a transferência da maior parte da autoridade das páginas antigas para as novas. O que evita queda de posicionamentos na SERP e o impacto em outras métricas de SEO como Bounce Rate. 

Isso porque cada vez que uma pessoa tentar entrar na página antiga irá acessar automaticamente a nova. 

Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual

Para evitar todo esse problema de SEO e UX que as páginas não encontradas causam e não precisar incluir uma lista enorme de 301 Redirect nas suas tarefas, a dica é prevenir. 

Então o ideal é que seu ecommerce mantenha os produtos sempre atualizados. Portanto ter uma rotina de subir e remover itens ou coleções é indispensável para evitar o Erro 404 e consequentemente oferecer melhor experiência do usuário nas páginas da sua loja virtual. 

Se você tem dificuldade para otimizar páginas em algumas plataformas de ecommerce então confere nossos tutoriais:

Conclusão

O erro HTTP 404: Página Não Encontrada é muito mais do que um simples problema de SEO que pode fazer seu site perder posições na SERP. Isso porque ele impacta não apenas na experiência do usuário na página, mas até mesmo no relacionamento dos internautas com sua marca. 

Portanto o ideal é que sua loja virtual não tenha páginas com esse tipo de erro. Mas, caso tenha, a dica é torná-las uma oportunidade de manter as pessoas navegando no site até você conseguir corrigir o problema usando o 301 Redirect que redireciona o usuário para outras páginas (que precisam fazer sentido em relação à intenção do usuário)..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros
Plataformas
Newsletter
Confirme que não é um robô
Rolar para o topo