Erro 404: o que significa, causas, como resolver e até evitar o problema no seu site ou e-commerce

O erro HTTP 404 Página Não Encontrada acontece quando a URL digitada não está disponível, para não prejudicar a experiência do usuário, é necessário fazer redirecionamento

O Erro 404: Página Encontrada é bem conhecido por quem tem e-commerce ou site e até mesmo pelos usuários do Google. Afinal, quem nunca clicou em um link e se deparou com esse código de falha no HTTP e não conseguiu ler o conteúdo desejado. 

Quer saber o que é, o que causa e como resolver o Erro 404 do seu site? Confira neste post como identificar suas páginas não encontradas e como lidar com essa falha técnica da melhor maneira possível!

O que significa erro 404

HTTP 404: Página Not Found significa que a página não foi encontrada pelo servidor (que hospeda o site ou loja virtual). Sempre que alguém acessa uma página que não existe (erro de digitação na URL, página que realmente não existe, página que existia e agora não existe mais) é exibida uma mensagem sobre o erro.

No Google, a página de erro 404 foi personalizada para melhorar a experiência do usuário. O buscador explica em inglês, resumidamente, o que é essa falha no código HTTP para quem gostaria de acessar a página, mas não pode.

O que pode ser traduzido livremente como: “A URL requisitada /fimdaURL não foi encontrada no servidor. É tudo que sabemos até agora.”. Dessa forma o buscador esclarece com um tom de voz informativo para o usuário entender sem tecniquês

Vale lembrar que o Error 404: Not Found é um dos vários erros no código HTTP que acontece no site ou e-commerce quando a URL não foi encontrada pelo servidor, mas continua aparecendo para as pessoas. 

Ou seja, é um link quebrado que permite que a página seja visualizada sem o conteúdo e apenas com o número do erro do código HTTP e seu nome (em sua configuração padrão: Erro 404: Página Não Encontrada). 

Causas do Erro 404: Not Found

O Erro 404 é gerado quando o servidor não consegue carregar a página solicitada pelo navegador, por não encontrá-la, enviando assim a mensagem automática: HTTP 404: Page Not Found. Confira algumas das causas do erro: 

Página removida

Quando um produto ou serviço deixa de ser comercializado por uma empresa é comum que a página dele seja deletada do site.

Mas, em muitos casos, os hiperlinks que apontavam para ela continuam existindo (em outras páginas do website da marca ou até mesmo em sites de terceiros por meio de Digital PR por exemplo) tornando-se links quebrados após a remoção do conteúdo. 

Ausência de algum arquivo na página

Quando um arquivo de imagem ou vídeo incorporado na página tem algum problema de carregamento pode ocasionar Erro 404. O mesmo pode acontecer com alguma ausência de arquivo do JavaScript ou elemento do CSS.

URL incorreta

Quando o usuário digita a URL errada na hora de fazer a busca no Google pode aparecer o Erro 404. O que também pode acontecer quando há uma linkagem interna com URL inserida incorretamente no texto-âncora (palavra-chave que leva o hiperlink).

Por exemplo: a palavra-chave Tudo sobre SEO Onpage deveria linkar para a URL: https://searchlab.com.br/tudo-sobre-seo-onpage/, mas se o link fosse digitado errado como: https://searchlab.com/tudo-sobre-seo-onpage/ ocasionaria a seguinte mensagem de erro, caso alguém clicasse: 

“Não é possível acessar esse site. Se o endereço estiver correto, tente executar o Diagnóstico de Rede do Windows.DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN. Ou seja: o Google explica ou você digitou errado ou o site está com problema de DNS”. 

Erro 404 quando a pessoa digita URL errada

Problema de DNS

Domain Name System (DNS), também conhecido como Sistema de Nomes do Domínio, é um banco de dados que serve para fazer a conversão de endereço IP em nome do domínio.

O que facilita a vida do usuário do Google, que só precisa digitar no navegador o endereço da página  desejada em vez de uma longa sequência de números do endereço IP para acessar o site.

Portanto a causa do Erro 404 pode ser problemas de configuração do DNS como

  • Endereço DNS incorreto
  • Falhas de configuração de arquivos ou pastas
  • Arquivo .htaccess corrompido no sistema 

Ou então o HTTP 404: Página Não Encontrada pode ser causado por falha no servidor de hospedagem do site. 

Erro de cache

Mesmo quando o Erro 404 é solucionado no site, ele ainda pode aparecer por um tempo para alguns usuários. 
Isso pode ocorrer quando há alteração recente no DNS e a informação desatualizada continua armazenada no cache. Realizar uma limpeza de cache pode ser necessário para solucionar o problema.

Vírus ou Malwares

Quando sua loja virtual ou site institucional está sofrendo ataques de malwares, vírus ou injeções de links tóxicos, o Erro 404 também pode ocorrer prejudicando a experiência do usuário na página e até mesmo a performance do seu site. 

Para evitar que esse problema aconteça sem você ficar sabendo, uma dica é rodar uma auditoria SEO periodicamente no seu site para acabar com links tóxicos e links quebrados. 

Vendas online e-commerce

Como o Erro HTTP 404: Page Not Found pode prejudicar os resultados de SEO e do negócio

  • Impactar os resultados do negócio
  • Impactar os resultados de SEO

Impactos nos resultados do negócio

Página Não Encontrada: HTTP 404 é um erro de SEO que é preciso ter atenção porque suas consequências podem ir muito além da saúde do site e do posicionamento no Google como, por exemplo, gerar frustração com a marca (prejudicando assim o branding).

Dependendo da página afetada, o erro pode ocasionar também a perda de oportunidades para o negócio como:

  • Menor possibilidade de geração de leads
  • Menos chances de conversões 
  • Reduzir as chances de vendas 

Quando a página Not Found é em um post topo de funil, por exemplo, não há grandes consequências para o negócio diferente de quando o Erro 404 é em uma página de produto ou serviço porque a pessoa simplesmente pode ter deixado de realizar uma compra online por não conseguir acessar o item. 

Impactos nos resultados de SEO

Quando uma pessoa clica em um link tem a intenção de saber mais a fundo sobre o tema. E quando esse hiperlink leva para uma página que não existe mais, o usuário pode simplesmente sair do site. O que pode trazer impactos em SEO como:

  • Reduzir o tempo de sessão
  • Evitar que a pessoa continue navegando no site (menos páginas por sessão)
  • Impedir que a taxa de engajamento cresça (aumentaria a antiga da taxa de rejeição)
  • Perder visibilidade
  • Perder autoridade
  • Entre outros

 

Como usar a página não encontrada ao seu favor

Alguma vez na vida, você já deve ter ido comprar um determinado produto em uma loja física, e mesmo não encontrando exatamente o que queria, saiu de lá com um embrulho na mão porque acabou adquirindo outra coisa…

Quando isso acontece, normalmente é porque o vendedor respondeu que não tinha aquele modelo específico que você desejava, porém tinha um similar com qualidade superior e quase o mesmo preço. 

Por outro lado, se ele tivesse respondido: “Sinto muito, não temos esse produto”. Dificilmente você iria comprar um outro nessa mesma visita à loja e iria procurar o que queria no concorrente mais próximo.

Essa segunda atitude do vendedor é equivalente às páginas com mensagem Erro 404: Página Não Encontrada nas lojas virtuais. Já o vendedor proativo da primeira situação, equivale a um conteúdo otimizado e personalizado nessa mesma página como:  

  •  Linkagem interna que faça sentido: com contexto, inserir links para outras categorias de produto que possa ter a ver com o que a pessoa desejava.
  • Incentivar assinatura de newsletter: para aumentar leads e possibilitar uma campanha de email marketing autorizada.
  • Colocar um espaço para Busca Interna: para incentivar a pessoa a pesquisar novamente dentro do seu site.
  • Avise-me quando o produto chegar: caso tenha acabado no estoque e seu e-commerce só pretenda comprá-lo novamente quando tiver uma demanda considerável, vale a pena usar essa chamada para ação (call to action) que serve inclusive para aumentar leads da loja virtual.
  • Produtos que você também pode gostar: com uma lista de produtos similares dos concorrentes, caso seja um multimarca.
  • Quem tinha visto esse produto, acabou levando esse… mais uma forma de mostrar produtos da mesma categoria aumentando as chances da pessoa continuar no seu e-commerce

É importante ressaltar que esse conteúdo otimizado da página não encontrada precisa estar com o tom de voz da sua empresa. Dessa forma você ainda aproveita a oportunidade para fortalecer a marca e estreitar o relacionamento com os usuários.

Página personalizada com linkagem interna é uma boa prática para casos de Erro 404 

O recomendado em casos de HTTP 404 é que a página com erro seja personalizada com informações que expliquem e guiem a pessoa oferecendo opções de linkagem interna para que ela escolha retornar para o seu site ou e-commerce.

 Um ponto importante é que os links precisam estar relacionados com o conteúdo que o usuário não pode acessar devido ao erro de SEO. 

Por exemplo: se era o conteúdo da categoria camisa feminina, você pode oferecer as opções de linkagem para as páginas camisa feminina listrada e camisa feminina lisa e por aí vai…).O que se torna útil para o usuário, aumenta as chances da pessoa não deixar o site e  ainda evita o excesso de linkagem interna para Home. 

Como encontrar páginas com Erro 404 no seu site ou loja virtual

Algumas ferramentas de SEO mostram listas de links quebrados no seu website e acabam consequentemente revelando também as páginas com Erro 404 como por exemplo:

  • Google Search Console: na opção Erros de Rastreamento no Search Analytics você descobre todas as páginas não encontradas do seu site. Então é só fazer o redirecionamento 301 (permanente) para o conteúdo que tenha a ver com o que estava na página com Erro 404
  • Dead Link Checker: faz uma lista completa de links quebrados do seu site 
  • Broken Link Checker: (pluggin do WordPress)

O recomendado em casos de HTTP 404 é que a página com erro seja personalizada com informações que expliquem e guiem a pessoa oferecendo opções de linkagem interna para que ela escolha retornar para o seu site ou e-commerce.

 Um ponto importante é que os links precisam estar relacionados com o conteúdo que o usuário não pode acessar devido ao erro de SEO. 

Por exemplo: se era o conteúdo da categoria camisa feminina, você pode oferecer as opções de linkagem para as páginas camisa feminina listrada e camisa feminina lisa e por aí vai…).O que se torna útil para o usuário, aumenta as chances da pessoa não deixar o site e  ainda evita o excesso de linkagem interna para Home. 

Erro 404: como resolver o problema de página não encontrada

O redirecionamento é uma forma simples de evitar a frustração do internauta ao se deparar com uma página que não existe mais. Para você não comprometer a experiência do usuário, a dica é mandá-lo direto para outra página que tem um conteúdo relacionado à busca realizada.

Então, por exemplo, se a pessoa pesquisou comprar notebook Dell barato e o modelo que estava aparecendo no Google não está mais sendo comercializado por seu e-commerce, a dica é fazer um 301 redirect para um outro modelo de laptop da marca com o preço mais aproximado. Dessa forma você entrega informação conforme a intenção de busca do usuário sem deixá-lo frustrado.

Evite redirecionar sempre para Home Page para evitar Soft Erro 404

Para resolver o problema de página não encontrada de uma vez só e ainda evitar o aumento do Bounce Rate, é muito comum que as empresas coloquem em todos os Erros 404 do site, um backlink para a Home Page. 

O que resolve até certo ponto, mas ocasiona um outro problema de SEO chamado Soft Erro 404. Isso ocorre porque aos olhos do Google não é nada natural, de repente, uma grande quantidade de links internos de um site começar a transferir relevância para uma única página ao mesmo tempo. 

Vale lembrar que a Página Inicial está na camada mais externa da navegação como você pode conferir na figura abaixo:

Confira as camadas de navegação de um site ou loja virtual (SEO e UX)

Foco na intenção do usuário ao acessar a página não encontrada para melhorar a linkagem interna

Planejar uma distribuição de autoridade entre as páginas do seu e-commerce com base na intenção do usuário é indispensável para mantê-lo navegando mesmo sem ter encontrado o produto que queria. 

Além disso, é preciso ter em mente que o excesso de linkagem interna para a página inicial do site não é muito coerente do ponto de vista do funil. Isso porque quem pretendia navegar em uma página de produto estaria muito mais perto de realizar a compra do que se tivesse tentando acessar a página inicial da loja virtual. 

Então ao colocar só links para Home Page em páginas com Erro 404 é como se você incentivasse o internauta a voltar para o início da jornada do cliente, só para não ir embora do seu site.

Portanto faria muito mais sentido, por exemplo, a linkagem interna ser feita de uma página de produto para outra. Ou, no máximo, para uma subcategoria ou categoria que o item que estava na página não encontrada fazia parte. 

O que aumentaria muito mais a chance de conversão e venda do que mandar ele para uma página que reúne tudo que sua loja virtual vende como é a Home Page.

Usar 301 Redirect acaba com o Erro 404 do seu site

Esse é um tipo de redirecionamento permanente que é recomendado para casos de página não encontrada e até mesmo para a migração de site (inteiro de um domínio para outro) para evitar conteúdo duplicado em URLs.

Vale lembrar que o 301 Redirect também consegue fazer a transferência da maior parte da autoridade das páginas antigas para as novas. O que evita queda de posicionamentos na SERP e o impacto em outras métricas de SEO como Bounce Rate. 

Isso porque cada vez que uma pessoa tentar entrar na página antiga irá acessar automaticamente a nova. 

Como prevenir Erro 404 em seu site ou loja virtual

Para evitar todo esse problema de SEO e UX que as páginas não encontradas causam e não precisar incluir uma lista enorme de 301 Redirect nas suas tarefas, a dica é prevenir. 

Então o ideal é que seu e-commerce mantenha os produtos sempre atualizados. Portanto ter uma rotina de subir e remover itens ou coleções é indispensável para evitar o Erro 404 e consequentemente oferecer melhor experiência do usuário nas páginas da sua loja virtual. 

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Conclusão

O erro HTTP 404: Página Não Encontrada é muito mais do que um simples problema de SEO que pode fazer seu site perder posições no Google. Isso porque impacta não apenas na experiência do usuário na página, mas até mesmo no relacionamento dos internautas com sua marca. 

Portanto o ideal é que sua loja virtual não tenha páginas com esse tipo de erro. Mas, caso tenha, a dica é torná-las uma oportunidade de manter as pessoas navegando no site até você conseguir corrigir o problema usando o 301 Redirect, que redireciona o usuário para outras páginas.

Lembre-se: mais do que uma página não encontrada, o erro 404 é uma frustração do usuário com sua marca. Por esse motivo é muito importante ficar de olho nas URLs frequentemente fazendo auditoria SEO no seu site ou loja virtual.

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