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Digital PR e SEO: Como fortalecer a autoridade da marca no Google

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Digital PR é um conjunto de técnicas e estratégias de Relações Públicas, com foco no meio digital, que têm como objetivo fortalecer a reputação online da marca.

Essas ações e campanhas costumam ser planejadas e executadas pelo time de Comunicação (jornalistas, assessores de imprensa e/ou profissionais de Relações Públicas).

Mas, podem até ajudar a potencializar os resultados de SEO, caso passem a ser um trabalho multidisciplinar que consiga alinhar bem as estratégias de Marketing Digital, principalmente do canal orgânico, com as de RP. 

Entenda porque Digital PR é tão importante para fortalecer a marca no Google e descubra como a união dessas estratégias de Comunicação com as de SEO pode reforçar a autoridade e confiabilidade da sua empresa no buscador. 

O que é Digital PR?

Digital PR é o termo em inglês que expressa o trabalho de Relações Públicas (RP) no meio online para fortalecer a reputação da marca principalmente construindo relacionamento com influenciadores digitais, experts em determinadas áreas e até mesmo com a imprensa. 

Quando unidas ao SEO Offpage, as estratégia de Digital PR podem resultar também na geração de backlinks de qualidade em veículos relevantes com autoridade alta como sites de notícias, blogs especializados, entre outros

O que ajuda, não apenas a marcar presença online, mas também a aumentar a visibilidade da empresa como especialista em determinado tema por meio dos buscadores, além de crescer a autoridade do domínio e ainda conquistar melhor posicionamento na página de resultado de pesquisa orgânica do Google (SERP).

Aprenda tudo sobre SEO Offpage para criar estratégias para sua marca!

Qual a importância de Digital PR para sua marca?

  • Fortalecimento da presença online: estratégias de RP Digital permitem que até mesmo pequenas empresas e startups construam uma marca forte por meio da presença online. O que é indispensável em Brand Awareness para atingir um público-alvo mais amplo e diversificado. Quando aliado ao SEO, as estratégias de Relações Públicas no Digital focam em ampliar a consciência da marca através da busca orgânica do Google e outros buscadores.
  • Aumento da Visibilidade: estratégias de Relações Públicas no Digital servem para sua marca ter mais visibilidade inclusive nos buscadores. Por meio da produção de conteúdo úteis publicados em sites de terceiros, a sua empresa se posiciona como expert e pode aumentar sua encontrabilidade no motor de busca expandindo a chance de conquistar potenciais clientes que utilizam a pesquisa orgânica. E ainda colabora com o crescimento do tráfego de referência (quando há links externos para seu site). 
  • Credibilidade: conquistar menções em sites de terceiros que são referência em seus nichos, ainda mais quando há backlinks para o seu site,  confere maior credibilidade a sua marca e autoridade ao seu domínio. Isso porque outra empresa confiável está dizendo para as pessoas e para os buscadores que o seu negócio é especialista em determinado tema e merece confiança.  
  • Construção de Relacionamentos: PR Digital é importante para a construção de relacionamentos duradouros com influenciadores e veículos de mídia confiáveis. O que é fundamental para o fortalecimento da sua marca junto ao seu público-alvo e ainda ampliar o seu target.
  • Mensuração e Avaliação: as estratégias de Digital PR são mensuráveis possibilitando a avaliação dos impactos nas suas estratégias de Comunicação. Para isso, é preciso analisar dados relevantes para Relações Públicas Online como alcance, engajamento e até mesmo classificação nos mecanismos de busca (nesse quesito em especial, o alinhamento com as estratégias de SEO podem facilitar atingir os resultados no Google Search) .

Benefícios de investir em estratégias de RP Digital

  • Atendimento ao cliente: via WhatsApp, Redes Sociais, Reclame Aqui,  websites da marca e todos os outros pontos de contato no digital
  • Visibilidade da marca: um dos principais benefícios das estratégias de Digital PR é ampliar a consciência da marca, não apenas por meio de ações e campanhas de Redes Sociais, mas também por meio de menções à sua empresa em sites de notícias como fonte, publicação de conteúdo útil em parceria (com digital influencers que são referência no seu segmento) e até mesmo colaborações em materiais ricos junto com outros negócios confiáveis que tem a ver com o seu nicho, etc. 
  • Geração de leads: quando um visitante entra em contato com sua empresa por meio de preenchimento de formulário, ela se torna lead. O mesmo ocorre em qualquer situação que a pessoa troque informações pessoais por algo que sua marca oferece como assinatura de Newsletter, download de material gratuito no website, etc. 
  • Aumentar as vendas do site: uma campanha bem coordenada de Digital PR ajuda a aumentar as vendas do site, colocando sua marca na frente das pessoas certas na hora certa. Com isso, a sua estratégia de venda poderá ser vista por clientes que sejam o seu público-alvo, promovendo um enorme fluxo de leads altamente qualificados e relevantes.
  • Construir autoridade através das publicações: a construção de links para sites com alta autoridade é um dos principais benefícios do Digital PR. Esse tipo de backlink, não só melhora consideravelmente a autoridade da sua página site, mas também faz com que a marca ganhe competitividade frente à concorrência.
  • Posicionar sua marca como um expert no campo de atuação: se tornar referência no seu nicho é extremamente relevante para uma estratégia bem-feita de Digital PR. Afinal, ser bem avaliado por uma mídia com autoridade alta leva o cliente a enxergar a marca com outros olhos, construindo uma confiança instantânea entre a empresa e o público que está interessado no que seu negócio oferece.
  • Conquistar links através de tráfego de referência: uma boa estratégia de Digital PR constrói links em sites de confiança e alta autoridade, mas que sejam voltados para o negócio que a empresa atende. Muitos desses backlinks precisam ser bem desenvolvidos para que tragam relevância ao seu negócio. Não basta apenas que a autoridade seja alta, mas o veículo precisa estar associado ao que seu negócio oferece.

        Como Digital PR pode colaborar com uma estratégia de SEO 

        Embora não seja uma técnica de SEO Offpage, Digital PR, é uma das estratégias de Relações Públicas que pode, e deve, complementar os esforços da sua empresa para obter melhores resultados na busca orgânica do Google.

        • Ampliar a consciência da marca (Brand Awareness)
        • Aumentar a quantidade de menções à marca por meio de parcerias originadas por relacionamentos com influenciadores respeitados do seu nicho e segmentos complementares
        • Crescer o tráfego de referência do seu site por meio de links externos contextuais de qualidade vindos de sites dos seus parceiros
        •  Reforçar sua marca como especialista agregando Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade (EEAT) e facilitando as pessoas a entenderem que o seu site é confiável assim como sua empresa

        SEO Offpage e Digital PR: construção de relacionamentos éticos para melhorar a reputação online

        SEO Offpage são as otimizações fora do site que podem ser feitas com ajuda de Digital PR, em alguns casos, contanto que respeitem as boas práticas do Google e os limites da ética (até mesmo para não ocasionar problemas de Black Hat ou prejudicar a reputação da sua marca com outras ações antiéticas).  

        Por exemplo: se uma academia quer fortalecer a marca atraindo alunos famosos, é possível oferecer aula experimental (a mesma que outros prospects anônimos têm direito) para alguma celebridade ou atleta como uma oportunidade para eles avaliarem o seu serviço, estreitar relacionamento com a marca, e se tudo der certo,  conquistar um nova matricula, caso a pessoa goste da experiência que teve.

        Se o famoso realmente se tornar aluno da academia, e concordar que isso vire notícia, o seu time de Assessoria de Imprensa pode comunicar o fato aos jornais e sites de notícia confiáveis, e se for de interesse do veículo, a informação pode ser publicada mencionando sua empresa e a celebridade como fontes. 

        O que já colaboraria com SEO Offpage (não necessariamente precisa de criação de backlinks para considerar a ação de otimização fora do site algo bem sucedido).

        Ações de Digital PR só ajudam SEO Offpage quando são éticas

        Não é uma boa ideia manipular o Google para conseguir backlinks porque é antiético e pode prejudicar a reputação da marca no online. 

        Portanto a dica é evitar algumas ações de Digital PR que envolvam SEO Offpage como:

        • Fazer parcerias com o único intuito de conseguir menção à marca com links para o seu site
        • Mandar produtos para digital influencers, experts em determinados temas relacionadas com seu nicho, celebridades, entre outros, com o propósito de obter um texto de avaliação positiva da sua marca com backlinks
        • Pagar por conteúdo patrocinado em site de terceiros, sem que isso fique explícito, como por exemplo, comprar publiposts para ser publicado entre as notícias do veículo (sem deixar claro que se trata de um post patrocinado)
        • Entre outras ações que possam confundir os usuários e manipular os mecanismos de busca para que o site da empresa apareça na primeira página sem ser de uma forma ética
        SEO Offpage e Branding

        Estratégias diferentes e perfeitamente complementares, Digital PR tem a ver com reputação da marca e presença online enquanto Link Building ajuda a melhorar os resultados de SEO do site aumentando a visibilidade da empresa na busca orgânica do Google. 

        • Digital PR: é uma estratégia de Relações Públicas que visa construir a reputação da marca no meio online, estabelecendo relacionamentos com influenciadores, blogueiros, jornalistas, etc.  Geralmente as ações e campanhas são realizadas por profissionais de Comunicação, como Relações Públicas e Assessores de Imprensa.
        • Link Building: é uma estratégia de SEO Offpage para criação de backlinks de alta qualidade crescendo o tráfego de referência do site. Além disso, também aumenta a autoridade de tópico da marca (Topic Authority), fortalecendo-a como especialista em seu nicho. O que pode ocorrer com ajuda de técnicas como Guest Post, uma boa escolha de veículos relevantes para o seu público-alvo, entre outras técnicas.

        Vale destacar que, embora sejam estratégias diferentes, ambas são complementares. Então a dica é unir as estratégias de RP Digital e Link Building para para potencializar os resultados de SEO e ainda aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca colaborando também com o Brand Awareness. 

         Importância do Topic Authority para o Google

        Topic Authority (Autoridade de Tópico) mede o nível de expertise dos sites ou fontes sobre determinado assunto ou nicho e consequentemente a confiança do buscador em relação a essas informações. Ou seja, é uma métrica do Google relacionada a EEAT que avalia  a qualidade do conteúdo em relação a um tema específico sob alguns quesitos como: 

        • Conhecimento
        • Profundidade
        • Experiência 
        • Relevância do conteúdo de um site 

         Portanto ter Topic Authority alto significa que o site é reconhecido como uma fonte respeitável sobre esse tópico e por isso está aparecendo nas primeiras posições da busca orgânica.

        É importante para SEO porque o Google cada vez mais valoriza sites com autoridade em tópicos específicos ao determinar quais páginas devem ser exibidas nos resultados de pesquisa.

        Além disso, é importante para Digital PR porque colabora com a reputações online da empresa já que um alto Topic Authority ajuda a construir  marcas com credibilidade, alta confiabilidade. O que contribui bastante para o aumento da visibilidade do site no mecanismo de busca.

        Leia também: Tudo sobre SEO Offpage

        Quais são os objetivos do Digital PR?

        Maior cobertura de mídia à sua marca

        Uma maior cobertura de mídia para as marcas sempre foi um dos principais objetivos de quem trabalha com PR, seja no digital ou tradicional. Uma empresa, produto ou serviço bem avaliado vale mais do que um anúncio. Tornar-se referência na área agrega mais confiança e credibilidade junto ao público e potenciais clientes.

        Construir a reputação da sua marca

        Caso o negócio seja novo, o ideal é começar criando uma presença online que permita que o público-alvo conheça a empresa, o que a companhia faz e quais são os valores dela. Tente fazer de uma forma que seu negócio seja notícia para deixar uma impressão duradoura.

        Mas, ainda que seu empreendimento já esteja estabelecido no mercado, é preciso sempre buscar aumentar a reputação dele, afinal, a cada dia ‘nascem’ mais concorrentes.

        Formar bons relacionamentos com jornalistas

        Essa é uma tarefa difícil e longa, mas é tão importante quanto os outros quesitos. Isso porque, na mídia digital, os jornalistas mencionam a marca e, por diversas vezes, citam os principais especialistas do mercado, incluindo da sua empresa.

        Tenha uma relação forte com a mídia e crie uma agenda de jornalistas para os quais serão enviados campanhas e comunicados de imprensa. Alguns desses profissionais também buscam por referências nas áreas e podem vir direto para  sua empresa, caso esse relacionamento seja bem construído.

        Maior engajamento com seu público-alvo

        Aumentar o engajamento com o seu público-alvo pode ser a peça-chave para que sua empresa se conecte com a audiência e colha frutos de relacionamentos mais duradouros e lucrativos. Com clientes engajados, a marca consegue que o conteúdo seja nutrido mais facilmente e isso, claro, gera maior conversão.

        Turbinar seus esforços em SEO

        Mesmo com o Digital PR tendo como principal objetivo construir credibilidade para a marca, o SEO faz parte desse conjunto de estratégias. Aumentar os esforços com técnicas de SEO ajudam a melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca, ou seja, ela ganha mais visibilidade.

        Gerar backlinks nas páginas que obtêm cliques é importante porque esses links de sites com altas autoridades melhoram o ranqueamento da sua página no Google, já que eles fornecem mais credibilidade ao domínio, gerando mais confiança para a marca.

        Leia também: Backlinks: O que são e por que são importantes para SEO

        Thumbnail do post sobre Guest Posts

        Como montar uma estratégia de Digital PR bem-sucedida?

        Estude o seu cliente

        Um dos primeiros passos para uma boa estratégia de Digital PR é estudar a empresa.

        Dê uma aprofundada na página do seu cliente e dos concorrentes. Entenda qual é a evolução dele no segmento para tentar entender o que o público-alvo pretende consumir. 

        Faça uma pesquisa de mercado

        Entendendo o que o cliente oferece, bem como seus concorrentes, é hora de conhecer o nicho de atuação da empresa e tentar pensar em estratégias diferentes das que já vêm sendo adotadas.

        Tente criar conteúdos originais, com bastante aprofundamento sobre o assunto, para que o público encontre algo diferente do que se vê por aí. 

        Conheça a área de atuação do cliente

        Faça uma pesquisa de mercado para conhecer a área de atuação do seu cliente a fundo.

        A utilização do Google Notícias para ver o que está acontecendo é uma boa saída para isso. Dessa forma, através das matérias, é possível perceber o que gera maior repercussão no ramo.

        Crie sua campanha

        Agora é a hora de começar a criar a campanha da empresa. Estude conteúdos com valor editorial. Vamos pegar a ideia da imagem acima. Pense em algo que poderia usar no dia a dia para que outras pessoas tenham interesse em acessar e, claro, clicar nos links disponíveis. Use a sua criatividade ao máximo.

        6 estratégias de Digital PR para usar

        Ser fonte de matérias jornalísticas

        Tornar-se fonte de matérias jornalísticas é uma ótima estratégia de Digital PR, já que sua empresa se torna referência na área e alcança um grande público sem precisar fazer publicidade. É uma ótima maneira de ver a marca ser divulgada e conhecida sem arcar com altos custos de campanhas.

        Usar Data-Driven PR

        Data-Driven PR é uma técnica de Digital PR utilizada para distribuir notícias na imprensa visando conseguir backlinks de qualidade através de geração de dados que transformam fatos que, em tese, teriam pouca relevância em pautas valiosas para os veículos de mídia. O método se dá por meio da união de Relações Públicas com BI (Business Intelligence), responsáveis por gerir a reputação da marca e pela análise e criação de dados, respectivamente.

        Enviar Press Release à imprensa

        A empresa foi premiada, se fundiu com outra ou obteve lucros acima da média de mercado? Faça da sua história uma notícia para a imprensa. Essa é uma ótima forma de atrair atenção, criar reconhecimento da marca e galgar posições como autoridade no setor.

        Pense em campanhas criativas

        Use e abuse da criatividade na hora de criar campanhas. Busque se tornar viral com visuais ousados e textos fora da curva. Procure sair do mais do mesmo analisando a concorrência e tentando trabalhar os temas associando ao dia a dia das pessoas.

        Newsjacking

        Newsjacking é uma técnica muito utilizada por profissionais de relações públicas para o monitoramento de notícias. Uma forma muito  interessante de usar o método é configurar os alertas do Google para receber notificações de tópicos específicos. Assim, é possível responder rapidamente os posts com comentários de especialistas.

        Faça um artigo de blog com todos os passados da campanha, contando o passo a passo da pesquisa e apontando os resultados.

        Mostre o que o planejamento pode trazer de positivo para a sociedade e como o usuário vai se beneficiar dele. Converse com o potencial consumidor, aponte dados inéditos e faça-o se divertir com a marca.

        Como medir suas campanhas de Digital PR

        Para saber se a campanha de Digital PR deu certo ou não utilize os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Performance, em português). No entanto, como acontece com o Link Building, essa estratégia não tem métricas mais exatas. Mas é possível se atentar a alguns detalhes importantes como:

        • Aumento das vendas;
        • Posicionamento da palavra-chave;
        • Quantidade e qualidade dos links;
        • Visibilidade do site antes, durante e depois da campanha;
        • Tráfego de referência para o site.

        Conclusão

        Digital PR são estratégias de Relações Públicas Online consideradas por muitos a evolução do Link Building. Isso porque elas podem ser associadas às estratégias de SEO Offpage para que a marca tenha mais autoridade e visibilidade na pesquisa orgânica do Google. 

        Juntas as 2 estratégias costumam potencializar o Marketing Digital trazendo resultados duradouros em longo prazo. 

        Basta aliar o trabalho de Assessoria de Imprensa da sua empresa com os esforços de SEO para conquistar maior credibilidade por meio dos mecanismos de busca.

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