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Google Search Console para empresas: como usar os dados da ferramenta para melhores estratégias

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.

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Google Search Console é uma plataforma oficial e gratuita do Google para gerenciamento de SEO. Nela, é possível acompanhar o desempenho de suas páginas no buscador, além de identificar e solucionar problemas de indexação e ranqueamento.

Existem várias ferramentas disponíveis para monitorar e melhorar os resultados de SEO, as estratégias e otimizações necessárias para ranquear bem nos motores de busca.

Mas quem melhor do que o Google para nos oferecer insights para o ranqueamento de sites em seu próprio buscador?

Assim como o Google Analytics, o Google Search Console é uma solução indispensável em um trabalho profissional de Marketing de Conteúdo, e seus relatórios estão cada vez melhores.

Ele não dispensa outras plataformas de prestígio, como a Semrush, mas tem um lugar especial na rotina dos webmasters, especialmente, em agências que precisam apresentar resultados constantemente.

Vamos falar um pouco sobre esse serviço e como aproveitá-lo ao máximo? É só seguir a leitura!

O que é Google Search Console e para que ele serve?

O Google Search Console é a evolução do antigo Google Webmaster Tools — que, como o próprio nome esclarece, é um conjunto de ferramentas para webmasters.

A ferramenta já passou por várias versões e repaginadas no visual. Atualmente, esbanja um layout moderno, conta com vários tipos de relatórios e seus recursos nunca foram tão fáceis de entender e usar.

É preciso esclarecer, porém, que o Search Console não nos dá uma grande visão de mercado como outras plataformas. O seu foco é o monitoramento específico do seu site no Google e no Discover, ferramenta que envia conteúdos personalizados para os usuários. 

Isso significa que ele não nos dá insights claros sobre como nos destacar em meio à concorrência, apenas nos ajuda a identificar e solucionar problemas em nossas páginas para que elas sejam bem indexadas e tenham o máximo de chances de rankear no topo.

Como conectar a ferramenta a websites e ter acesso ao painel do Search Console?

Um ponto interessante do Google Search Console é que seu funcionamento independe da solicitação do usuário. O Google vai rastrear as páginas do seu site automaticamente e analisar os dados coletados, mesmo que você não use a ferramenta — a não ser que você configure seu site para não ser rastreado.

Você pode adicionar o sitemap do seu site manualmente (o arquivo que lista todas as URLs do seu domínio), mas o Google geralmente o identifica, mesmo quando você não realiza esse procedimento. 

Isso significa que “conectar ao Search Console” nada mais é do que obter autorização para acessar os relatórios referentes a um site, que já estavam lá, mas eram privados.

Para obter essa autorização, precisamos adicionar uma Propriedade, que nada mais é do que um domínio sobre o qual foi constatado que você é dono ou possui acesso.

O jeito mais fácil de fazer a verificação de propriedade é inserir a tag do Search Console no HTML do site.

Você pode fazer isso com a ajuda de plugins do WordPress ou de outros CMSs. Se você já tem acesso ao Google Analytics do seu cliente, basta compartilhar os dados entre as duas plataformas.

Todos esses processos são muito intuitivos. É só acessar as ferramentas, buscar o que deseja e seguir o passo a passo apresentado.

Como ter bons insights com o Search Console?

Logo ao abrir o Search Console, na visão geral, você encontra vários dados relevantes. Entre eles, desempenho das suas páginas nas buscas, páginas indexadas, problemas de experiência na página e muito mais.

Clicando em “Relatório completo”, você tem acesso a outras informações, como:

  • Total de cliques em suas páginas;
  • Total de impressões;
  • CTR (taxa de cliques);
  • Posição média nas buscas. 

A seguir, você encontra ainda mais dados, como buscas em que suas páginas aparecem, número de impressões e cliques em cada página, países que mais visualizam seus links, tipo de dispositivo que acessou e várias outras informações.

O jeito mais fácil de avaliar seu desempenho, porém, é acessar o “Search Console Insights”.

Essa é uma área da ferramenta que reúne as principais conquistas de SEO do seu site em uma página simplificada e fácil de compartilhar.

Que tipos de relatórios o Google Search Console oferece?

Para ficar mais fácil entender e aplicar na sua agência, empresa ou site pessoal, você deve saber que o Search Console oferece informações, basicamente, em duas linhas: resultados de pesquisa e experiência na página (em que entram análises mais voltadas para Experiência do Usuário). Veja!

Resultados de pesquisa

No menu lateral do Search Console, você pode obter uma série de informações sobre o desempenho das suas páginas no buscador e utilizar recursos para analisar a sua indexação. As principais funções são:

  • Inspeção de URL: permite verificar se a URL está no Google, solicitar a sua indexação e verificar dados de desempenho;
  • Resultados de pesquisa: reúne as principais informações sobre o desempenho das suas páginas e características das SERPs (páginas de resultado) em que aparecem;
  • Discover: informa dados de desempenho dos seus conteúdos na plataforma Discover, do Google;
  • Páginas: mostra o status de indexação das URLs do seu site, agrupando aquelas com redirecionamento, tags ou bloqueios;
  • Páginas de vídeo: verifica dados estruturados de vídeos que podem ser exibidos nas SERPs em áreas destacadas;
  • Sitemaps: permite verificar se o Google identificou o sitemap do seu site ou adicionar um endereço manualmente;
  • Remoções: informa as páginas removidas do Google e permite que você solicite a remoção em caso de conteúdo desatualizado ou não autorizado.

No fim do menu, você também tem a área Links, que informa domínios e URLs que estão linkando para o seu site. Isso é importante para identificar spam, sites de baixa qualidade que podem prejudicar o seu desempenho nas buscas e gerenciar a sua estratégia de Digital PR.

Experiência na página

Nos últimos anos, atento à liderança do mobile no acesso à internet, o Google adotou uma série de medidas para garantir que os resultados do buscador entregassem boas experiências aos seus usuários. Entre elas, vale destacar o Mobile First Index.

Essa é uma atualização do algoritmo que prioriza a versão mobile das páginas na indexação. Além disso, há a chamada Experiência na Página, um conjunto de orientações de desempenho e layout que podem influenciar o ranqueamento das páginas.

Isso significa que, além de publicar conteúdos de qualidade, é imprescindível ter um site rápido, responsivo e com navegação amigável para aparecer no topo do Google, e o Search Console também nos ajuda nisso. Na seção Experiência do menu, você tem:

  • Experiência na página: nessa área, você tem um resumo do desempenho das páginas do seu site em todos os quesitos relacionados;
  • Principais métricas da web: aqui, são avaliadas métricas em relação ao tamanho e o tempo de carregamento de textos e elementos, além de outros fatores específicos;
  • Facilidade de uso em dispositivos móveis: avalia a qualidade da navegação das páginas em dispositivos móveis e indica quais URLs são possíveis ou impossíveis de usar.

Em cada uma dessas áreas, a ferramenta oferece uma série de orientações para providenciar ajustes nas páginas do seu site e validar as correções.

O que é necessário entender sobre SEO para ler os dados do Google Search Console?

O Search Console nunca foi tão intuitivo. Praticamente todos os relatórios contam com gráficos, ilustrações e resumos simplificados para que até pessoas sem muita familiaridade tenham boa noção dos dados.

Em caso de dúvidas, há sempre um ícone de interrogação disponível (?), que exibe uma explicação breve sobre cada elemento da página, assim como uma seção de suporte no menu.

Ainda assim, o aproveitamento total da ferramenta e de todas as informações que ela nos concede dependem de um bom entendimento de SEO e, agora, um conhecimento básico de UX, ou User Experience.

O usuário leigo pode ter alguma dificuldade não apenas na compreensão de determinadas métricas, como LCP, CLS e FID, como não saber exatamente como utilizá-las para obter insights para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Isso é um desafio a mais para as agências, pois precisam, além de entregar relatórios, apresentá-los de forma simplificada.

Como utilizar os relatórios do Search Console em uma estratégia de SEO?

Os relatórios do Google Search Console são imprescindíveis em qualquer estratégia de SEO, a começar pelo fato de informarem se as suas páginas estão, de fato, aparecendo nas buscas, ou se há algum problema no seu conteúdo ou em seu visual.

Entre várias outras funções, a ferramenta exerce um importante papel de auditoria no site. Assim, identifica, automaticamente, erros e práticas que prejudicam seu desempenho no maior buscador da internet.

Para empresas que utilizam as estratégias mais avançadas de SEO, como Topic Cluster, os relatórios também nos permitem avaliar a evolução dos resultados em grupos e identificar posts que necessitam de atualização no conteúdo ou no layout.

Conclusão

De maneira geral, o Google Search Console ilustra, de forma simplificada, o progresso da nossa estratégia. Ele nos permite verificar se estamos no caminho certo ou se precisamos ajustar alguma coisa.

Só não vale se prender muito aos dados e perder muitos recursos tentando obter relatórios perfeitos. Assim como outras plataformas da categoria, o Google Search Console oferece referências e indicações que devem ser avaliadas pelo profissional de SEO responsável para saber se realmente vale a pena aplicar.

Conteúdo escrito pela Diana Martins da Rock Content.

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