URLs otimizadas: descubra porque são tão importantes para e-commerces

urls otimizadas

Mais do que simples endereços de sites ou lojas virtuais, as URLs servem também para facilitar a vida dos internautas, dos buscadores e de quem trabalha na empresa. 

Sabia? Isso porque, quando estão otimizadas para SEO, elas contribuem para melhorar a experiência do usuário desde a página de resultado da busca orgânica (SERP).

E para quem trabalha na empresa, ela ajuda demais na hora de construir dashboards, pois elas facilitam a criação de filtros por terem padrão. 

E justamente por isso as URLs se tornaram um dos fatores de ranqueamento mais relevantes do Google para quem tem e-commerce. 

Portanto quanto mais amigáveis elas forem, melhor será para quem usa o maior buscador do mundo e consequentemente para o SEO da loja virtual ou site. 

O que é URL mesmo?

O significado dessa famosa sigla é Uniform Resource Locator (que em português quer dizer Localizador Padrão de Recursos). 

Mas, na prática, URL nada mais é do que o endereço completo de uma página.

Atualmente as partes mais importantes que compõem as URLs são o Protocolo Web (o que é finalizado por :// ) e o domínio que é o nome do seu negócio finalizado pela extensão escolhida ( .com.br ou com., entre outras).

Composição de uma URL

  • Protocolo web: HTTP. Vale lembrar que nos últimos anos, o Certificado de Segurança SSL se tornou um dos fatores de ranqueamento do Google. Ele é identificado inclusive na própria URL. Então quando você se depara com um endereço HTTPS ( esse S indica SSL) isso significa que o site é seguro.
  • Subdomínio: normalmente é www (que é a abreviação de World Wide Web), mas existem muitos outros. Vale lembrar que essa parte pode ou não estar presente na URL amigável. Nosso site, por exemplo, não tem. Entretanto, nos certificamos (através de redirecionamento) que não há a possibilidade de termos problema de conteúdo duplicado (site com www e site sem www).
  • Domínio do site: é o nomedalojavirtual.com.br ou com. Mas, vale lembrar que existe uma grande variedade de extensões como org, info, edu, etc. 

Tipos de URL

  • URL dinâmica: são os endereços de sites desenvolvidos em linguagem de programação como Java, PHP, etc. É preciso otimizá-las porque URLs dinâmicas costumam ser enormes e cheias de caracteres que além de não informarem, ainda dificultam a indexação pelo Google e prejudicam o ranqueamento.
  • URL estática: são menores e mais amigáveis por não terem caracteres especiais e numéricos no endereço das páginas virtuais. Como não envolvem linguagens complexas de bancos de dados podem ser otimizadas mais facilmente usando barras para diretórios e hífens para separar palavras. Ex: https://searchlab.com.br/p/rich-snippets-para-e-commerce/
  • URL encurtada: Esse tipo de endereço de página é ótimo para compartilhamento em redes sociais. Mas, podem prejudicar o ranqueamento quando utilizados em linkagens sem redirecionamento correto para a versão SEO friendly. Ex: http://bit.ly/blogsearchlab

E URLs amigáveis: o que são?

Também conhecidos como SEO Friendly URLs, esses endereços virtuais são considerados amigáveis quando deixam claro para o internauta e para o buscador sobre o que se trata a página

Dessa forma o usuário, sem precisar sair da SERP, sabe ao certo para onde o link vai levá-lo. E consegue ter uma noção se aquele conteúdo é o que procurava realmente ou se os outros resultados de busca têm mais a ver. 

Com exceção da Home Page, uma URL otimizada termina com o caminho dentro do site como: https://searchlab.com.br/c/fatores-de-ranqueamento/ (lembrando que esse c indica uma categoria) ou searchlab.com.br/seo-para-e-commerce/

Permalinks ou links permanentes 

Como o próprio nome sugere é uma URL que não é para ser alterada. Ou seja, quando você tem um blog, site ou loja virtual precisa definir endereços permanentes para cada página. 

Dessa forma o usuário não irá se deparar com o Erro 404: Página não Encontrada quando clicar em um link que leva ao seu e-commerce. O que é péssimo tanto para a experiência de navegação do internauta (afinal, quem volta para onde não encontrou a resposta que procurava?) quanto para o seu negócio (porque a mensagem “essa página não está disponível” faz perder vendas mesmo). 

Vale lembrar que os permalinks também são fundamentais para o Link Building (LB) apresentar bons resultados. Isso porque todas as URLs que estão em textos-âncora precisam ser links permanentes para evitar que os internautas sigam hiperlinks quebrados.  O que prejudica muito as estratégias de SEO Offpage do seu negócio. 

A importância dos redirecionamentos em lojas virtuais

urls otimizadas e e-commerce

No caso dos e-commerces, a situação é bem mais complicada. Isso porque produtos acabam, plataformas são mudadas, mas o permalink continua lá. Então para impedir que o usuário chegue ao link quebrado, é necessário usar corretamente os diferentes tipos de redirecionamentos como o Redirect 301. 

Para dar tudo certo e evitar prejuízos por detalhes como esses, é aconselhável que sua empresa conte com pessoas que realmente entendem de SEO seja com a ajuda de agência especializada ou montando uma equipe interna de experts. 

Dicas de otimização de URLs

Endereços otimizados para SEO precisam ser amigáveis principalmente em e-commerces. Para ranquear melhor, todas as URLs, inclusive de páginas de categoria e produtos, devem:

  • Ser curtas
  • Conter uma keyword
  • Ter palavras separadas por hífen
  • Usar barras para separar diretórios (que deixam claro os caminhos do site)
  • Ter protocolo SSL (HTTPS)
  • Ter algum marcador que indique o tipo de página (ex: /p/ para produtos, /c/ para categorias)

Conclusão

Deixar de otimizar URL pode ocasionar vários problemas de SEO que vão de dificuldade de indexação até a possibilidade de conteúdos duplicados.s. 

Porém, o mais importante disso tudo, é que endereços amigáveis de páginas virtuais facilitam a vida do usuário garantindo melhor experiência de navegação e por isso melhoram o ranqueamento no Google. 

Quer entender mais sobre busca orgânica e E-commerce?

Deixe seu comentário com alguma dúvida ou sugerindo temas para os próximos posts aqui do blog Search Lab! 

Victor Baptista

Victor Baptista

Operações - Search Lab
É especialista em SEO, co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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