Se você quer que as páginas do seu site conquistem um bom posicionamento no Google, é preciso prestar atenção nas estratégias de SEO, especialmente nas ações on site.
Ou seja, em todas as otimizações que você pode fazer dentro do seu site para torná-lo mais amigável aos mecanismos de busca.
Nesta página, abordaremos todos os diferentes aspectos do SEO On page para que você possa começar a obter melhores resultados no canal orgânico do seu site.
O SEO On page (também conhecido como SEO do site) é o processo de otimização de páginas, o que inclui por exemplo conteúdo otimizado e boa arquitetura da informação, para tornar o seu website mais útil e amigável para os mecanismos de busca e principalmente para as pessoas.
Simplificando: SEO On page se trata de todos os aspectos que podem ser otimizados dentro do site que estão visíveis ao usuário, como por exemplo:
Existem outros aspectos que também podem ser incluídos aqui, porém, neste conteúdo vamos nos concentrar principalmente nestes cinco pontos que acabamos de listar.
SEO On page e o SEO Off page são partes bem distintas em um projeto de otimização do site (como as siglas em inglês já deixam claro).
Enquanto no SEO On page é possível otimizar os pontos dentro da página, no SEO Off page otimizamos os pontos fora da página como, por exemplo, as estratégias de Link Building.
Leia também: SEO Off page: Tudo o que você precisa saber sobre Link Building
Veja na tabela as principais diferenças em termos de execução entre SEO On page e Off page.
Comece respondendo a seguinte pergunta: Para qual termo eu quero que a minha página seja bem posicionada?
Tendo a resposta em mãos, utilize o próprio Google e veja se a página que será otimizada tem alguma relação com as páginas já bem posicionadas para o termo desejado.
Assim você descobre se a sua página atende a intenção de busca por trás do termo ou não.
Caso a página tenha relação com essas outras, basta seguir o processo de otimização.
O que irá começar a gerar os primeiros resultados em SEO (entenda resultado como aumento de tráfego orgânico, principalmente).
E qual é esse processo?
Estas duas tags são importantíssimas para SEO por serem o primeiro contato do usuário com sua página.
Ou seja, se o Title e a Description não forem chamativos o suficiente para atrair o clique, o usuário pode optar por outro resultado da SERP.
A title tag é o título clicável da página que aparece com o resultado da SERP (que é a página de resultados do mecanismo de pesquisa).
Uma boa diretriz de otimização de Title é descrever com precisão o tema que a página aborda (com no máximo 65 caracteres) e utilizar a palavra-chave foco da página.
Quanto mais para a esquerda essa keyword estiver, melhor. Ou seja, o ideal é a palavra-chave estar no início do Title.
Ponto importante: nem sempre o Google exibirá o Title que você escreveu. Dependendo da busca realizada pelo usuário, ele poderá exibir o <h1> da página ao invés do Title.
Portanto, pense muito bem na estrutura de conteúdo da sua página como um todo.
O outro elemento que impacta diretamente na vontade de clicar na sua página é a tag Description.
Uma boa diretriz de otimização de Description é descrever com mais detalhes o tema que a página aborda usando a palavra-chave foco ou sinônimo dela (tente focar entre 147 e 150 caracteres) e utilizar um CTA (Call To Action) convidando o usuário a acessar a página.
Ponto importante: Da mesma forma que nem sempre o Google exibe o Title cadastrado, com a Description ele faz a mesma coisa. Dependendo da busca, ele poderá exibir parte do seu conteúdo ao invés da Description.
Leia também: Como aproveitar a SERP além de Title e Description
A URL é um dos elementos mais importantes para o SEO On page.
É a sigla para Uniform Resource Locator, que, em bom português quer dizer: Localizador Padrão de Recursos. A estrutura padrão de uma URL é: protocolo://domínio/caminho/
Uma boa diretriz de otimização de URL é mantê-la curta, descritiva e fácil de ser interpretada. Assim como no Title, é importante que utilizemos a palavra-chave foco da página na URL.
Exemplo de URL curta e descritiva: /tudo-sobre-seo/
Exemplo de URL longa e confusa: /kit-3-shampoos-3-128987843-pai
Leia também: URLs otimizadas: Por que elas são importantes para SEO
As imagens são parte essencial de qualquer site, mas muitas vezes passam despercebidas quando se trata de SEO.
Isso é um erro, pois otimizar imagens pode ajudar não só em SEO como também na acessibilidade do site.
O processo de otimização de imagens é relativamente simples:
Esses são os pontos chaves para uma boa otimização de imagens. Caso queira entender de maneira detalhada o processo, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre SEO para imagens.
Embora os pontos abordados até o momento sejam muito importantes, o conteúdo talvez seja o principal, principalmente por que o Google favorece sites com conteúdo original e de qualidade.
E segundo, que quando o conteúdo é bom, você acaba fidelizando o usuário.
Entretanto, um bom conteúdo não é medido pela quantidade de palavras contidas nele.
Ele é medido principalmente pelo o quanto ele atende a intenção de busca por trás do termo buscado pelo usuário.
Essa intenção pautará toda a estrutura do conteúdo (headings e tamanho).
Então, se você quiser melhorar o volume de sessões orgânicas da sua página ou site, não se esqueça de se concentrar na criação de conteúdo de qualidade.
Em linhas gerais, a intenção de busca é o que o usuário está procurando no mecanismo de busca.
Entender isso permite que você otimize melhor o seu conteúdo para o Google e principalmente para as pessoas.
Basicamente temos 3 tipos de intenção de busca:
Ponto de atenção: Existem palavras que podem englobar mais de 1 intenção de busca e isso refletirá exatamente na estrutura da página.
A estruturação da página está diretamente ligada à intenção de busca que deseja atender.
Se o termo que deseja atacar tem intenção informacional e transacional, possivelmente a sua deverá unir o melhor dos 2 mundos: produto e conteúdo.
Certifique-se que o seu conteúdo está adequado com a intenção de busca desejada e que sua página expõem suas vantagens perante as demais páginas da SERP.
Em um cenário de páginas muito parecidas, essas vantagens podem ser o fator decisivo para a entrada no site, compra do produto, assinatura de newsletter, etc.
A estrutura da página dificilmente será definitiva, pois de acordo com a movimentação do mercado e updates do Google, ela deverá ser adequada.
Nesse sentido, organize bem os headings da página, assim como o layout.
Em qualquer roda de conversa entre profissionais de SEO você escuta que a linkagem interna pode ser uma boa alavanca de crescimento de tráfego orgânico para uma página.
De fato ela ajuda e muito não só no ganho de tráfego como também na diminuição da profundidade de rastreamento (crawl depth).
Além disso, ela geralmente é uma ação fácil de executar.
Abaixo listamos algumas possibilidades de otimização de linkagem interna que podem ser aplicadas em qualquer tipo de site:
Leia também: Links internos: O que são, por que usar e boas práticas
O SEO On page é o processo de otimizar as páginas do seu site (tornando-as mais relevantes para o Google).
O que costuma resultar em aumento do tráfego orgânico e melhoria do posicionamento delas no buscador. Os principais elementos do SEO On page são:
Quando se trata de otimizar a página, o mais importante é criar conteúdo de qualidade que os usuários considerem valioso e relevante.
Se você puder fazer isso, metade do seu trabalho já está feito.
O resto é garantir que as bases técnicas do seu site sejam fortes para colaborar com o SEO técnico e facilitar que os mecanismos de busca possam indexar e rastrear suas páginas facilmente e entender bem seu conteúdo.