SEO para página de produto

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.

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As páginas de produtos nos eCommerces apesar de serem “a galinha dos ovos de ouro” nem sempre recebem a atenção devida quando se trata de resultados nas buscas orgânicas. Afinal, é de lá que vem a receita, o last click é nela.

Nesse post vamos abordar dentro de algumas áreas importantes no SEO, como otimizá-las e assegurar melhores resultados. Então, mão na massa!

Ao decorrer do conteúdo vamos usar o exemplo da camisa do Botafogo 2017, escolhido aleatoriamente rsrsrs ; ]

Cultura do SEO na equipe

O primeiro passo é pensar em como escalar a operação. Certamente as páginas de produtos são a grande maioria das páginas, 1.000, 5.000, 100.000 quantas páginas de produtos seu eCommerce tem?

Quando falamos de cultura de SEO na equipe, um grupo que precisa ter correndo sangue essa cultura é da equipe que cadastra os produtos no backend. Para todos os envolvidos deve ser claro o impacto de uma boa descrição e preenchimento dos campos necessários como Alt nas imagens, especificações dos produtos, headings entre outras informações que devem ser preenchidas na plataforma.

Lembre que todas as informações serão vistas pelo Google e serão levadas em consideração. É um investimento de tempo fazer tudo como manda o figurino.

Se seu site ainda não está bem posicionado para termos head tail, promover a cultura do SEO e fortalecer as páginas de produto é um ótimo primeiro passo.

Profundidade da navegação

Oferecer boa navegação ao usuário (seja ele robô ou uma pessoa) já está mais que claro para gestores e eCommerces, mas seu usuário chega com facilidade em todos seus produtos? Melhor dizendo, o usuário chega nos produtos que você mais quer vender com facilidade?

Quanto menos esforço (cliques e mudança de páginas) o usuário der para chegar no produto desejado maior é a chance dele comprar. Mas, pensando em SEO, quanto mais fácil o robô chegar no produto, mais relevância ele terá nas buscas.

profundidade-navegacao

Na imagem acima, extraída de um case pela ferramenta de SEO Oncrawl, vemos que a grande maioria das páginas está no 3° ou 4° nível. O ideal é que as páginas estejam até o 5° nível.

Para trabalhar melhor a profundidade de navegação crie pontos de linkagem interna como menus, landing pages para grupos de produtos ou termos (datas sazonais por exemplo) e facilite a navegação com filtros.

Otimizações de Title e URL

title                                                                                                                                     As otimizações estão intimamente relacionadas a cultura de SEO na equipe. A espinha dorsal da otimização de title e URL é usar as palavras certas. No artigo anterior falamos sobre busca de palavra chave, isso vai te ajudar.

É preciso levar em consideração os tamanhos para cada um. Se passar com alguns caracteres você não terá problemas, o que vai acontecer é que o Google (e outros sites de busca) não irão reconhecer, não dando relevância.

  • Title: entre 64 e 70 caracteres
  • URL: até 115 caracteres

Talvez você esteja se perguntando. Porque não falaram de Meta Description?

A tag Meta Description não impacta diretamente os resultados nas buscas orgânicas. Porém, é um fator fundamental para melhoria do CTR. Para melhor controle desse resultado acompanhe os dados no Google Search Console.

Para facilitar sua vida, seguem alguns exemplos de otimizações para title e URL.

Padrão de Title ideal para produto:

[Nome do Produto] – [Nome da Loja]

Exemplo de aplicação de Title:Camisa do Botafogo oficial jogo 2017 – Loja do Fogão

URL de Produto

Padrão ideal: www.dominio.com.br/p/nome-do-produto

Exemplo de aplicação ideal: www.dominio.com.br/p/camisa-botafogo-oficial-jogo-2017

Ou: www.dominio.com.br/camisa-botafogo-oficial-jogo-2017/p

A otimização das páginas de produtos é um ponto super importante para os resultados em SEO .

Avaliações

review-produto-yourviewsAs avaliações de produtos já têm um impacto gigantesco nas vendas. Agora imagina se sua empresa consegue aproveitar  avaliações de produtos da melhor maneira possível. 

 Pessoas dando opinião sobre seu produto e sua loja virtual, além de ajudar na conversão,  também promove a produção de conteúdo pelo usuário sem custo nenhum. Para isso, basta disponibilizar esse recurso em sua loja.

 E ainda tem mais: além de deixar as páginas com mais conteúdo, seja com informações técnicas, opiniões e na marcação (rate), essas avaliações serão indexadas. Então teremos otimizado mais um fator de ranqueamento.

Headings

headingsBasicamente você deve se preocupar com as headings H1, H2, H3 e H4. Além de ser um fator de ranqueamento, elas vão ajudar na diagramação e hierarquia de informações dentro da página de produto.

É importante frisar que a tag H1 só pode ter uma! Ela deve utilizar no nome do produto.

As demais, H2, H3 em diante serão usadas para estruturar o restante do conteúdo com assuntos relacionados ao produtos como por exemplo, a história do Botafogo (H2), design da camisa (H2), camisas de jogo e treino(H2), camisa de treino (H3), entre outros assuntos que podem conter no conteúdo da pagina de produto.

Conteúdo

conteúdoAlém de questões técnicas dos produtos como dimensão, peso, componentes, as páginas de produtos ficam mais ricas com um conteúdo mais estruturado. 

Se possível, escreva sobre a história que seu produto tem, quais são seus benefícios, fuja do conteúdo engessado do fabricante e crie um diferencial com outros sites que vendem o mesmo produto.

Não se esqueça de usar as headings para deixar uma leitura fluida e seu conteúdo bem estruturado.

Imagens

alt-imagem

Ao falar de imagens teremos que nos preocupar com 3 pontos:

  • Tag Alt
  • Nome do produto
  • Tamanho da imagem

A tag Alt deve ser preenchida de acordo com a imagem, óbvio não é? Então deixe a preguiça de lado e mão na massa! Essa tag deve ser exatamente o nome do produto, por exemplo:

”Camisa

Para preencher o nome do produto você terá o mesmo trabalho, como no exemplo acima. Descreva o nome do produto!

Vídeos

Assim como as imagens, vídeos são um fator de ranqueamento. Mesmo que o vídeo seja do fabricante, curto ou esteja hospedado no Youtube, incorpore o vídeo na página do produto.

Grande parte das plataforma já oferecem caminhos simples para inserir os vídeos.

Conclusão

Agora, é com você! Use esse post como um checklist para bater cada ponto nas páginas dos seus produtos e siga com todas as otimizações possíveis.

Gostou do assunto e quer informações mais aprofundadas? Minha dica para você então é dar uma conferida nas nossos materiais gratuitos e fazer download do E-book Descomplicando SEO na página de produto.  Depois, se quiser, me conta aqui nos comentários como te ajudou na prática.

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