Chat GPT para SEO o que é e como usar ao máximo

Chat GPT para SEO: o que é e como aproveitar a ferramenta ao máximo

Não é de hoje que se discute como a Inteligência Artificial cresce em uma velocidade incrível. A ponto de, cada vez mais, os profissionais de marketing digital e SEO se perguntarem se, em algum momento, elas poderão ser utilizadas como ferramentas imprescindíveis à estratégia e execução de tarefas. Pois esse momento pode ter chegado.

Desde o final de 2022 o Chat GPT causou uma verdadeira revolução para quem trabalha com programação e otimização de sites para os mecanismos de busca. O modelo de linguagem artificial chegou a levantar discussões sobre “o fim do Google”, mas a realidade se mostrou bem menos apocalíptica e mais promissora.

A ferramenta aberta está se tornando um grande aliado para facilitar tarefas operacionais e a racionalização de estratégias para desenvolvedores, redatores e analistas de SEO, com o intuito de alavancar a presença de um site nos resultados do Google.

No texto de hoje, vamos explicar não só o que é o Chat GPT mas também como ele pode ser de grande valia. Não para substituir o profissional, mas para auxiliar e incrementar estratégias de SEO e outros campos digitais.

O que é o Chat GPT?

Nas palavras da própria ferramenta, o ChatGPT é “um assistente de inteligência virtual criado para ajudar a responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos”. A ferramenta é um tipo de machine learning chamada LLD (Large Learning Model, ou modelo em larga escala). Mas o que isso quer dizer?

É uma inteligência artificial alimentada com uma vasta quantidade de dados que pode prever qual será a próxima palavra de uma frase. E quanto mais ela recebe dados, mais ela aprende a ser utilizada em outras tarefas.

O programa não só entende, como também responde em linguagem humana, o que facilita a comunicação com uma pessoa e em dar assistência como um humano real. Exatamente como usar uma Alexa ou Google Assistant.

Por produzir respostas de forma extremamente simples e didática, a ferramenta acabou se tornando bastante útil para diversas funções, como criar roteiros automatizados para produtores de conteúdo (como youtubers e podcasters) ou criar códigos de programação em HTML.

Abaixo pedimos para a ferramenta criar um roteiro para um vídeo de youtube com o tema “diferença entre Link Building e Assessoria de Imprensa”.

O que o Google acha do Chat GPT

Recentemente em seu blog para desenvolvedores, o Google se pronunciou sobre os conteúdos criados com o auxílio de um gerador de texto automático como o Chat GPT e o próprio uso de inteligência artificial para escrever novos conteúdos.

No mesmo período o Google anunciou que um bom conteúdo são textos que estejam alinhados com a diretriz o que o buscador chama de EEAT, que significa:

  • Expertise – ser reconhecido como bom ou o melhor em seu nicho de atuação;
  • Experience (Experiência) – que a pessoa que escreveu o conteúdo tenha experiência naquilo que o texto está dizendo;
  • Authority (Autoridade) – que o site seja uma autoridade no nicho que faz suas publicações;
  • Trustworthiness (Confiança) – ser uma plataforma confiável, seja para transações financeiras ou nas informações que publica.

O conteúdo do Chat GPT pode ser identificado pelo Google?

O Google pode identificar conteúdos gerados em inteligência artificial, e reconhece o uso da ferramenta. Mas mesmo com o alto uso de ferramentas de IA para escrever textos, o Google se compromete a não penalizar tais artifícios, desde que elas não sejam utilizadas para manipular o buscador.

Em seu blog, o Google explica que “a IA pode ajudar e gerar conteúdos úteis de maneira nova e empolgante”, e seu foco será “na qualidade do conteúdo, e não na forma como ele será produzido, entregando resultados confiáveis e de alta qualidade ao usuário.”.

Portanto, o buscador deixa claro que conteúdos gerados por inteligência artificial não terão nenhum tipo de vantagem sobre os que são produzidos por redatores. Para o Google o importante é que ele atenda as especificações do EEAT, o que lhe dará um bom posicionamento nas pesquisas.

O Google também se compromete a continuar aperfeiçoando seus sistemas para entregar o melhor e mais confiável resultado aos usuários. 

10 maneiras de usar o ChatGPT para SEO

Como dito acima, o ChatGPT é uma ferramenta que pode ajudar bastante na criação de conteúdo. Mas a inteligência artificial pode fazer muito mais.

A ferramenta pode ser utilizada de diversas formas para melhorar o ranqueamento de um site nos resultados do Google. Seja para implementação de melhorias no onpage, estruturação para SEO técnico e ideias de ações para o seu SEO Offpage.

Isso quer dizer que a IA chegou para acabar com o fator humano no SEO? De forma alguma, mas é inegável que a ferramenta pode ajudar a otimizar o tempo de certas tarefas, até torná-las mais eficientes.

Veja formas como profissionais do ramo já estão usando o chat gpt em suas ações e estratégias de SEO.

Chat GPT para SEO Técnico

Gerar arquivos Robots.txt

O ChatGPT é capaz de gerar uma estrutura básica de robots.txt, além de fornecer uma explicação básica de como preencher e o que cada linha faz. Bem legal, não é?

Leia também: Robots.txt – Como criar o arquivo e controlar o acesso dos robôs do Google no seu site.

Gerar dados estruturados para uma página

A inteligência artifical da ferramenta também pode gerar informações para dados estruturados em uma página, como FAQ ou shopping, por exemplo, nos prompts disponíveis. Abaixo utilizamos para criar dados estruturados para uma página de scooter, e a ferramenta nos deu uma espécie de guia para otimizar e preparar a página da melhor forma possível.

Leia também: Dados Estruturados – O que são e por que ajudam em SEO

Chat GPT para SEO Onpage

Análise e pesquisa de Palavra-Chave

Não se sente à vontade para usar o Chat GPT como um gerador de texto? Tudo bem, mas não quer dizer que você não possa usar a ferramenta. A IA pode auxiliar na pesquisa e análise de palavras-chaves a serem usadas no conteúdo que você planeja.

Utilizamos para um termo do universo de um dos nossos clientes. Rapidamente a Inteligência Artificial me entregou uma série de resultados interessantes, veja abaixo:

A ferramenta também auxilia em verificar com qual termo é mais fácil obter resultados mais rápidos. É interessante ver como a IA entregar respostas de forma bastante humanizada:

Desenvolver uma estratégia de conteúdo

O Chat GPT pode ser bem útil na hora de desenvolver uma sólida estratégia de conteúdo.  Essas são só algumas das opções que a ferramenta nos disponibiliza para o tema que escolhemos.

Segmentar por intenção de busca

Planejar palavras-chave através da intenção de busca do usuário é de extrema importância para uma estratégia de SEO. E o Chat GPT pode ser usado para segmentar termos de acordo com a intenção que você planejar.

No exemplo abaixo segmentamos para termos transacionais, veja o que a ferramenta nos entregou.

É bom dar uma conferida em uma ferramenta de SEO, mas pelo menos já filtra algumas informações e provê uma direção certa.

Leia também: User Intent – O que é e por que é tão importante para SEO.

Gerar o título certeiro para um conteúdo

Também tem dificuldades em pensar em bons títulos? Não? Sou só eu?

Mas gerar um bom título para conteúdos, em especial os que são voltados para SEO, pode ser bastante complicado. Principalmente para evitar cair nas armadilhas ocasionais como “Como fazer” ou algo do tipo.

A inteligência artificial do Chat GPT forneceu opções bastante interessantes nesse quesito, veja:

Usar como gerador de Title e meta description

O Chat GPT também é um ótimo gerador de title e description, extremamente importantes para uma estratégia de SEO. Veja o que ele forneceu para uma página de scooter:

Criar topic cluster

Uma estratégia de Topic Cluster para o seu blog é capaz de trazer grandes resultados para o ganho de posicionamento e tráfego de um site. E o Chat GPT pode entregar, de forma prática, uma série de tópicos para serem utilizados, todos ao redor de um tema pilar. 

Confira o que fizemos no exemplo abaixo:

Chat GPT para SEO Offpage

Gerar tópicos para pautas jornalísticas

O Chat GPT também é ótimo para fornecer opções de pautas jornalísticas, para atuar com link building ou ações de Digital PR. Basta procurar pelo tópico que deseja e a IA separa uma lista de pautas viáveis e interessantes para um bom conteúdo.

Leia também: Digital PR: como utilizar essa estratégia para aumentar a autoridade do seu site.

Gerar dados e fontes jornalísticas

O Chat GPT também é ótimo para levantar dados jornalísticos a respeito de um tema que você quer desenvolver para sua estratégia de Digital PR. 

Mas atente-se de que a ferramenta não recebeu atualização para dados além de 2022, então não se esqueça de verificar a veracidade desses fatos antes de implementá-los em seu conteúdo. Veja o que geramos no exemplo abaixo:

Scripts de Chat GPT para SEO

Além das buscas manuais que você pode executar, o gerador de texto automático também conta com scripts pré programados para alguns casos padrões.

A Inteligência Artificial atualmente já conta com extensões para navegadores, como o Open AI para Chrome, que da mesma forma conta com esses scripts. Para facilitar, a extensão pode ser usada em diferentes línguas, inclusive o português.

Alguns dos scripts disponíveis são:

  • otimizar o SEO do site em 1 clique;
  • análise de conteúdo para adequá-lo dentro da intenção do usuário;
  • listar 20 palavras-chave para criação de um novo site;
  • gerador de FAQ Markup.

Na extensão também é possível filtrar de acordo com o tópico desejado, de SEO até copywriting, marketing e produtividade. E permite que usuários incluam novos scripts que julguem ajudar outros que precisem.

Conclusão

A Inteligência artificial já está entre nós, e não irá a lugar nenhum. Assim como as ferramentas como o Chat GPT, que só irão melhorar com o tempo.

Mas esse crescimento não é um indicativo de que tais artifícios irão substituir o fator humano. Afinal, como o Google mesmo disse em suas diretrizes, “conteúdo bom é um conteúdo feito de humanos para humanos”.

Então usar da Inteligência Artificial e de um gerador de texto, desde que seja visando incrementar a experiência da leitura, é sempre bem-vindo.

Lembre-se: antes de aprendermos a usar a inteligência artificial ao nosso favor, devemos nós mesmos ser inteligentes.

Picture of Search Lab

Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
Compartilhe esse conteúdo:

Posts relacionados