google product serp

Marcação de dados estruturados para Vtex IO

Navegue pelo conteúdo

Navegue pelo conteúdo

Sumário

Receba nossos conteúdos em primeira mão!

Foto de Daniel Arend

Daniel Arend

Compartilhe em suas redes


Se os produtos com variações (tamanho, cor, material) do seu ecommerce não estão bem mapeados, com número de identificação e EAN correto, a gestão deles pode ser uma dor de cabeça. Para facilitar a gestão e apresentação dos produtos na SERP, existe solução!

Desafios que resolvidos com dados estruturados de variável de produto com SEO


• Variação de produtos como cor, tamanho ou material, em alguns casos dependia de um SKU individual. Isso pode complicar a gestão de estoque, rastreamento de vendas e precificação.

• Jornada de compra pouco intuitiva. Seguindo o conceito do livro “Não me faça pensar”, ajudar clientes a visualizar e selecionar as variações de um produto facilitando a decisão é o mais intuitivo.

A opção para ajudar nessas questões é a marcação de dados estruturados para variações de produtos, liberada pelo Google em fevereiro/24.

Veja aqui o guia de implementação do Google


Essa marcação permite que ecommerces indiquem ao Google as diferentes variações de um produto (como cor, tamanho, material, etc.) dentro de um grupo de produtos, via Schema.org ProductGroup e outras propriedades associadas, como:

ProductGroup: grupo de produtos com suas variações.

hasVariant: variações ao produto principal.

variesBy: lista as características que diferenciam as variantes (ex: cor, tamanho).

productGroupID: identifica de forma única o SKU principal do grupo de produtos.

Com esses dados marcados o SEO para Vtex ganha uma nova otimização e o Google tem mais facilidade para entender melhor a relação entre o produto principal e variações, melhorando a apresentação na SERP e incentivando a apresentação de rich snippets detalhados.


No VTEX IO, existe um aplicativo nativo chamado structured-data, responsável por disponibilizar o schema desses dados, disponível no GitHub.

Foto de Daniel Arend

Daniel Arend

Compartilhe em suas redes

Posts Relacionados

Receba nossos conteúdos sobre SEO em primeira mão.

plugins premium WordPress