Otimizando meta description para melhorar o CTR

otimizacao de description

Ranqueamento não é fim, é meio. Importante mesmo é a última linha da planilha.

Essa é a proposta usada na Search Lab e que será a base desse conteúdo. Além de ranquear, é preciso converter, fazer funcionar a calculadora.

Esse conteúdo é focado em otimizações da meta description. Porém, na SERP temos locais que podem (e devem) ser otimizados para melhoria do CTR.

Os principais locais para otimizar o CTR na SERP são:

Title

URL

Meta Description

Marcação de dados

Sitelink

O que é meta description 

Dentro do código, a meta description é aplicada dessa forma:

Meta description é uma tag inserida em cada página com o objetivo de mostrar ao usuário em uma busca (na SERP) uma síntese da página. Sendo mais direto, é um resumo da página que aparece na página de busca.

<meta name=”description” content=”Esse texto vai aparecer na SERP para chamar a atenção do usuário. Pode até dar uma piscadinha ; ]“>.

Abaixo, um print do código HTML na meta description da página searchlab.com.br/seo-tray/:

description landing tray

Se não colocar a description, o que acontece?

Felizmente, os buscadores identificam em cada página e apresentam na SERP uma meta description. Quando os buscadores, seja o Google ou algum outro, não encontram no código a página, eles definem um trecho do conteúdo e apresentam ao usuário.

Isso é bom ou ruim? Geralmente isso é bom pro usuário, já que é preciso ter alguma informação alí. Às vezes, a description definida pelo buscador não é das melhores… pode ser grande demais, pequena, com termos sem tanto contexto com a página ou simplesmente mau redigida.

Portanto, otimize a description!

Porque o Google escolhe a meta description?

Essa é uma medida tomada para garantir que os resultados das buscas sejam o mais assertivo possível e que o usuário tenha o mínimo de informações ao acessar uma página.

Vale lembrar que o Google quer que você otimize sites para o usuário, não para buscadores. Se você não adicionou a meta description, o Google vai decidir o que é relevante para o usuário e apresentar.

Meta description para SEO 

O papel da meta description é trazer o usuário para página. E ponto! Como descrito acima, ela apresenta um conteúdo sobre a página que você pode atrair com CTA, informações relevantes ou começar uma conversa com o usuário.

A meta description não é um fator de ranqueamento! Isso mesmo, não precisa gastar seu tempo pensando em como os algoritmos do Google irão analisar a description.

Se você pensar que o trabalho de SEO é só ranquear, pode esquecer a description, pois o próprio Google vai resolver isso. Se tiver o mesmo pensamento que nós, vamos trabalhar para otimizar.

Tamanho da meta description

Atualmente (fevereiro/2019) a meta description é exibida na SERP com até 160 caracteres em buscas no desktop. Para buscas mobile, o número cai para 130 caracteres.

Como padrão, usem 130 caracteres. Caso haja necessidade de passar desse número, faça um pente fino e altere cada uma delas.

Otimizando meta description

A otimização da description é importante, mas se for feita página por página vai demandar muito tempo. Se estivermos falando de um ecommerce por exemplo, quem vai parar para otimizar milhares de páginas? O ideal é criar regras de otimizações e depois passar o “pente fino” nas páginas mais importantes. Mas nesse post não vamos falar dos padrões de otimização. Iremos direto pra as orientações sobre como otimizar o CTR das páginas importantes.

Analise de termos para otimização

Como a meta description não é fator de ranqueamento, não adianta otimizá-la afim de ganhar posicionamento, portanto as otimizações devem ser feitas baseadas nos termos em que a página já traz tráfego.

Usando a ferramenta do Google Search Console você consegue identificar termos relevantes para a página e fazer as otimizações baseadas em números.

Por exemplo, analisando a home da Search Lab, identificamos termos relacionados ao serviço prestado (SEO) e localização (Rio de Janeiro, RJ e Niterói).

Com essas informações nada mais sensato do que otimizar pensando nesses termos e no que eles representam para o usuário. Otimizamos a meta description assim:

A Search Lab é uma agência de Niterói – RJ que trabalha exclusivamente com SEO. 100% do nosso tempo é dedicado ao SEO. Trabalhe com especialistas.

Sugestão para aplicação

Crie filtros dos dados do Search Console de páginas que estejam trazendo termos com até a 15º posição e otimize essas páginas. Uma a uma! No restante use os padrões que vamos citar logo abaixo.

Pesquisa para otimização

Além de usar dados do Search Console, uma dica é usar pesquisas para identificar demandas do usuário e com o resultado otimizar sua description.

No caso da landing page que temos para Projetos de SEO para loja Tray, temos uma pesquisa que queremos saber dos usuários qual é o maior desafio em SEO dos lojistas Tray.

As opções da pesquisa são as seguintes, em múltipla escolha: estratégias, possíveis resultados ou implementação na plataforma. Com a resposta da pesquisa, foi fácil otimizar a description e estar mais alinhado com que o usuário quer.

pesquisa tray

Somos especialistas em SEO e parceiros Tray. Conhecemos a plataforma, implementação e fatores de ranqueamento. Vamos trabalhar juntos no seu ecommerce!

Sugestão para aplicação

Coloque nas principais páginas: pesquisas (hotjar é uma ótima ferramenta), e descubra quais são as dores do seu usuário.

Comparar description na SERP

A description está na SERP e é comparada instantaneamente com seus principais concorrentes. O melhor disso tudo (pra você e os concorrentes) é que são dados 100% abertos.

Vejamos o exemplo abaixo. Essa é a SERP para o termo “bermuda água“. De acordo com o Ubersuggest, são 2400 buscas mensais para este termo.

serp bermuda agua

O primeiro resultado não está com a description otimizada. No início no post comentei sobre a decisão do Google em “dar relevância” de acordo com suas métricas.

Os demais resultados na SERP tem a description mais otimizada, pois falam sobre a marca, o produto e apresentam as vantagens.

Sugestão de aplicação

Faça uma comparação com os das descriptions e otimize de acordo com as “brechas” deixadas. No caso acima, somente duas marcas falam sobre parcelamento, políticas de frete, mas ninguém comenta sobre o material ou alguma outra característica da bermuda água como, por exemplo, secagem rápida ou facilidade para lavar.

Se você busca mais relevância nos resultados em SEO, a Search Lab é uma agência de SEO no Rio de Janeiro especializada nisso. 100% do nosso tempo é dedicado aos resultados em SEO.

Daniel Arend

Daniel Arend

Novos Negócios - Search Lab
É especialista em SEO, Fundador da Search Lab e co-undador do Marketagem.

2 Comentários

  • Bacana o post Daniel Arend. Como você bem comentou: “Meta Description não é fator de ranqueamento”. O print da SERP que você publicou, apesar da Meta Descritpion da Kanui não está otimizada, a página ainda está acima dos concorrentes para esse termo. Isso porque á página é mais forte que as demais. Dentre outro fatores, Title, estrutura, UX, autoridade e relevância devem estar sendo muito bem trabalhado para essa URL. 😉

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    • Isso mesmo Filipe. O trabalho de ranqueamento deve ser conjunto com a conversão. Obrigado pelo comentário!

      Resposta

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