Sinais que seu e-commerce precisa investir em SEO

As estratégias de SEO são indispensáveis para quem tem e-commerce e pretende potencializar vendas com ajuda do canal orgânico. Mas, apesar disso, não é toda loja virtual que prioriza investimentos na otimização para os mecanismos de busca.

Quando a empresa é pequena e está começando, realmente o investimento sem SEO não costuma ser prioridade por ser algo que traz resultados em médio e longo prazo. Mas, conforme, a loja virtual vai crescendo, chega uma hora que o investimento no canal orgânico se torna uma necessidade.

 Inclusive para identificar novas oportunidades, sair na frente da concorrência e até mesmo para ajudar a vender mais. Confira os principais sinais que chegou a hora de seu e-commerce investir em SEO!

 

O que é SEO 

SEO, sigla de Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas aplicadas em lojas virtuais, sites ou blogs com o objetivo de melhorar a visibilidade nos resultados da busca orgânica do Google e outros motores de pesquisa por meio de otimizações em conformidade com as diretrizes dos buscadores.

Essas estratégias visam aumentar o tráfego orgânico (que é gratuito), atraindo mais visitantes relevantes que têm potencial para se tornarem compradores.  E ainda faz uma série de otimizações de páginas para melhorar a experiência do usuário para que as pessoas sintam-se bem na sua loja virtual e queiram ficar navegando sem pressa para sair.

Além disso, o SEO também contribui para a geração de leads de alta qualidade

Com cada vez mais gente usando os motores de busca no processo de compra online e offline, fazer SEO para e-commerce se tornou algo indispensável.

Entenda o que é tráfego orgânico e a diferença para outros tipos de tráfego

Importância de SEO para E-commerce 

Investir em SEO é indispensável para quem quer ter um negócio bem sucedido, ainda mais quando se trata de lojas virtuais. Isso porque a presença digital no Google, e em outros buscadores, é cada vez mais necessária para que o público-alvo descubra o seu e-commerce e o visite. O que aumenta o tráfego orgânico e as chances de vender mais.  

Para se ter uma ideia, o Google Search, em média, processa mais de 40 mil pesquisas por segundo equivalendo a 3,5 bilhões de consultas por dia e em torno de 1,2 trilhão de buscas por ano de acordo com dados do Internet Live Stats divulgados em 2023. 

Pensando apenas em visibilidade da marca, esses dados já seriam suficientes para entender a importância das lojas virtuais traçarem estratégias de otimização para melhorar o posicionamento na busca orgânica. Mas, a influência do motor de busca vai muito além de ser apenas encontrado….

 Isso porque 9 entre 10 brasileiros pesquisam nos buscadores antes de realizar compras, segundo um estudo encomendado pelo Google, em janeiro de 2023,que ouviu cerca de 2000 pessoas em nosso país.

Vale lembrar que o Google Search ainda é o buscador mais usado no Brasil e no mundo com mais de 90 % de participação do mercado conforme dados da pesquisa divulgados pela Similar Web em junho de 2023. 

otimização de site para mecanismos de busca (SEO)

Criar estratégias de SEO com base nas boas práticas dos mecanismos de busca é indispensável para atingir resultados no canal orgânico

É importante lembrar que para conquistar as primeiras posições da busca orgânica do Google requer estratégias específicas que devem ser baseadas nas boas práticas do mecanismo de pesquisa. O que é a especialidade do SEO.  

Dessa forma o seu e-commerce aumenta a visibilidade no buscador de forma ética (sem cometer Black Hat) e ainda cria estratégias de SEO, que colaboram com os objetivos da sua loja virtual, e ainda geram resultados duradouros em médio e longo prazo.

O que pode, e deve, ser potencializado com as estratégias de outros canais como Google Ads, Redes Sociais, etc.  

Aprenda como começar uma estratégia de SEO para e-commerce de sucesso

Principais motivo para um e-commerce investir em SEO

  • Maior visibilidade para a loja virtual que ainda pode sair na frente dos concorrentes em várias palavras-chave/ termos relevantes para o negócio e úteis para o usuário
  • Cresce o tráfego orgânico (aquele que vem direto do Google Search sem ser anúncios online)
  • Estabelece sua marca como especialista no segmento em que atua
  • Fortalece a relação de confiança entre seus prospects e sua empresa
  • Ajuda a melhorar a reputação online quando associado as ações de Digital RP
  • Torna sua loja virtual muito mais competitiva
  • Colabora para a geração de leads qualificados
  • Quando a estratégia de SEO é bem alinhada com Marketing de Conteúdo pode ajudar a influenciar a decisão de compra das personas do seu e-commerce
  • Contribui para aumentar as vendas online em médio a longo prazo
  • Entre outros motivos

Por que investir em SEO

O investimento em SEO faz a diferença principalmente para e-commerces de médio e grande porte, porque muitas vezes faz a empresa sair na frente da concorrência por identificar oportunidades para aumentar a visibilidade e até mesmo conversões e vendas.

Confira os principais benefícios para o negócio e também para a experiência de usuário na loja virtual. 

Cifrão em tela de celular representando  vendas online

Benefícios do SEO para o negócio

  •  Aumento da visibilidade
  • Geração de leads mais qualificados
  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  •  Melhor Retorno Sob Investimento (ROI) em relação a outros canais de Marketing Digital
  • Colabora para aumentar as vendas

Aumento da visibilidade 

Trabalha ro SEO aumenta a visibilidade da loja virtual no Google por meio de diferentes estratégias dentro das boas práticas do buscador

Tudo é planejado para que as principais páginas da marca apareçam para diferentes palavras-chaves relevantes (que façam sentido tanto para o negócio quanto para responder as principais dúvidas dos usuários). 

Para isso, é necessária uma série de técnicas e implementações para otimizar o conteúdo com foco na intenção do usuário, além de melhorar a estrutura técnica do site e reforçar a autoridade por meio de links de qualidade levando em conta sempre o EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade), entre outras.

Isso faz com que o site seja mais facilmente encontrado pelas pessoas quando elas pesquisam por informações, produtos ou serviços relacionados ao seu nicho de mercado no buscador.

Gerar mais leads qualificados

Marketing Qualified Lead (MQLs) são fundamentais para uma estratégia de SEO para e-commerce, pois representam visitantes que estão mais propensos a se tornarem clientes. 

Identificar, nutrir e converter esses leads qualificados é essencial para aumentar as chances de conversões e vendas. 

Algumas estratégias de SEO ajudam a gerar mais MQLs por gerar tráfego qualificado. O que traz mais visitantes interessados nos produtos ou serviços do seu e-commerce através da otimização de conteúdo útil de qualidade e melhorias de experiência de usuário na loja virtual. 

Ou seja: sua empresa aparece na busca orgânica do Google para determinados termos relevantes e estratégicos. O que permite que as pessoas, que estão de fato pesquisando por eles ou por temas relacionados, saiam do buscador direto para sua loja virtual.

E lá encontrem um ambiente fácil de navegar e com ótima usabilidade. Dessa forma os visitantes tendem a passar mais tempo no site podendo até mesmo preencher formulários em troca de materiais gratuitos, por exemplo, de modo prático. O que aumenta as chances de se tornarem leads quentes. 

 SEO pode ajudar a reduzir o CAC 

Uma estratégia de SEO eficaz, não apenas ajuda a atrair tráfego de qualidade, mas também a direcioná-lo de forma mais eficiente. O que, por sua vez, pode reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). 

Isso ocorre porque os visitantes gerados com as estratégias de SEO tendem a ser mais qualificados e mais propensos a se tornarem clientes. 

Assim é possível economizar recursos que, de outra forma,seriam necessários para adquirir leads menos qualificados.

Melhor ROI em relação a outros canais de Marketing Digital

Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica que mede o retorno financeiro gerado a partir de um canal específico em comparação com os recursos financeiros investidos.

O ROI do SEO é considerado vantajoso devido ao seu baixo custo em comparação, por exemplo, com o Google Ads. Enquanto a publicidade no buscador requer despesas contínuas para gerar leads em curto prazo, a otimização do site para a busca orgânica gera leads qualificados consistentemente ao longo do tempo. 

Embora SEO exija tempo e melhoria contínua, seus custos são mais baixos na comparação com outros canais. Dessa forma oferece um excelente custo/benefício.

Além disso, o SEO é duradouro e seu ROI costuma aumenta com o tempo, à medida que seu e-commerce ganha autoridade, e aparece para palavras-chave relevantes.

 No entanto, é importante lembrar que o tempo só não ajuda se sua estratégia de SEO estiver desatualizada, inadequada ou seu conteúdo for de baixa qualidade. 

Isso porque o sucesso do canal orgânico, em longo prazo, depende de estratégias de SEO constantes que incluam conteúdo útil de alta qualidade e ótima experiência do usuário.

SEO pode ajudar a vender mais

 Muitos e-commerces ainda perdem oportunidades de alavancar suas vendas por considerar SEO apenas um canal para geração de tráfego orgânico, quando na verdade, as estratégias de otimização para buscadores vão muito além.

Isso porque quando as estratégias de Vendas e Marketing Digital (principalmente Inbound Marketing) são bem alinhadas com as do canal orgânico, o resultado é potencializado. O que acaba aumentando a receita da empresa. 

Para isso, é importante fazer um planejamento integrado entre essas áreas levando em conta:

  • Jornada do cliente
  • Dores da persona
  • Dúvidas dos usuários
  • Palavras-chave relevantes e construção de campo semântico que resultem em conteúdos úteis que possam fazer seus produtos aparecerem na primeira página pela qualidade da informação e autoridade no assunto
  • Materiais gratuitos que possam ajudar a gerar mais MQLs
  • Assegurar que os visitantes da loja virtual encontrem um ambiente intuitivo para facilitar a navegação e usabilidade para que haja retenção das pessoas no site (aumentando o tempo de sessões, quantidade de páginas navegadas, interações, engajamento, etc. para elevar as chances de conversões e vendas online)
  • Entre outros pontos que uma estratégia possa complementar a outra

Alta dependência de Google Ads ou um outro único canal

dependência de um canal

O investimento em apenas um canal de Marketing Digital que traz resultados em curto prazo como, por exemplo,  em Google Ads, links patrocinados ou afiliados, pode ser uma solução aparentemente perfeita para gerar resultados rápidos. 

Mas, essa ação imediatista pode indicar que o planejamento estratégico ainda não está completamente alinhado

O que é um sinal preocupante porque normalmente para ter sucesso em qualquer negócio é indispensável pensar também em resultados em médio e longo prazo que sejam duradouros

Além disso, a diversificação das fontes de receitas também é recomendado. Por esses motivos investir em diferentes canais de Marketing Digital é fundamental. 

Para resultados imediatos, o investimento em Google Ads e outras publicidades online é uma boa solução, mas essa estratégia pode, e deve, ser potencializada.

Basta complementá-la com os resultados duradouros de longo prazo de SEO e até mesmo com Inbound Marketing e Redes Sociais, Email Marketing, etc. Ou seja: traçar diferentes estratégias bem alinhadas em prol de um mesmo objetivo: aumentar as vendas do seu e-commerce!

Queda repentina de tráfego

O Google atualiza constantemente os seus algoritmos com o intuito de gerar a melhor experiência para os usuários. 

Esses updates do buscador podem impactar diretamente o tráfego orgânico e ocasionar uma queda repentina na quantidade de visitantes. Caso isso ocorra, normalmente é porque o seu e-commerce foi afetado por algum update. 

Para evitar o risco de algo parecido acontecer em seu site, é recomendado ficar de olho nos algoritmos e atualizações do Google para identificar pontos a melhorar na otimzação. O que pode ser bem mais fácil com a ajuda de uma consultoria SEO. 

Mas, vale lembrar que existem diferentes outros motivos para um site ter queda de tráfego como sazonalidade, redução de interesse no assunto por parte dos usuários e até mesmo a forma como o conteúdo da página está sendo apresentado no Google através de title e description sem otimização, entre outras situações. 

Conheça a diferença entre tráfego orgânico e os outros tipos de tráfego

Perda de posições no Google

Updates e novos algoritmos do Google também podem ser responsáveis pelas quedas repentinas no posicionamento, mas não costumam ser os únicos motivos para isso acontecer. 

Então se determinadas palavras-chaves estão perdendo posição e se o posicionamento médio do site está só caindo é um sinal que vale a pena investir em SEO. 

Embora os resultados da busca orgânica sejam duradouros, em alguns momentos, é preciso atualizar o conteúdo otimizado para que ele continue sendo relevante para os usuários. 
O que costuma melhorar o posicionamento das palavras-chaves principais dos conteúdos reotimizados.

Queda da visibilidade do seu site na busca orgânica 

Ao alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, é preciso prestar atenção ao CTR (Click Through Rate/Taxa de Clique) dos termos pesquisados. 

Isso porque quando o CTR do seu site está baixo, pode significar que a visibilidade dos concorrentes está maior do que a sua. 

Então uma dica importante é analisar constantemente essa métrica no Google Search Console para identificar os termos que podem ser otimizados para conquistar uma taxa de clique melhor.

Como o Click Through Rate é composto pela quantidade de impressões da página e a quantidade de cliques, dependendo do caso, uma das otimizações que pode ser feita para aumentar essa taxa é a de Title e Description. 

Essas meta tags devem conter a palavra-chave principal usada no conteúdo, e no caso da Meta Description, ainda deve ter informações resumidas escritas de forma atraente para incentivar o usuário a clicar na sua página

Caso a otimização de Title e Description não gere melhoria de CTR, então é um sinal que o conteúdo precisa ser reotimizado como um todo e com isso um novo Title e Description será necessário. 

Entenda como otimizar Meta Description Tag pode ajudar a melhorar o CTR

SEO só aumenta a visibilidade dos termos da marca

Muitos e-commerces entendem SEO apenas como uma oportunidade de trabalhar as palavras-chaves da marca (branded keywords) na busca orgânica do Google.

 E assim deixam de criar estratégias que envolvem também ranquear para outros tipos de termos, que não mencionam a marca, mas são fundamentais para SEO e, principalmente, ajudam o usuário a descer no funil de Marketing Digital como: 

  • Termos Informacionais: podem não mencionar a marca, mas são as keywords digitadas no Google pelas suas brand personas quando estão no topo do funil ou início da jornada do cliente. Exemplos: o que é tal assunto/produto/serviço. São muito usadas em estratégias de blog para e-commerce, mas podem estar em páginas de categoria, entre outras, quando faz sentido para otimização. 
  • Termos Comerciais: são aqueles pesquisados normalmente pelo usuário que está no meio do funil. Vale lembrar que é comportamento cada vez mais recorrente o possível cliente pesquisar bastante no Google sobre determinado tema, produto ou serviço porque tem a intenção de comprar um dia. Exemplos: Quando comprar tal produto / Vale a pena comprar tal coisa (sem digitar o nome do modelo)/ Produto X ou Produto Y: qual o melhor no meu caso, etc. Esses termos costumam ser usados nas páginas de categoria, subcategoria, entre outras.
  • Termos Transacionais: podem até não mencionam a marca, mas são os que os usuários no fundo do funil tendem a digitar no buscador quando estão bem perto do momento da compra.Exemplos: nome completo do produto/ quanto custa produto Z/ Vale a pena comprar modelo W (ás vezes colocam a marca, mas nem sempre), etc. Esses tipos de palavra-chave long tail costumam estar nas otimizações de páginas de produto e blogpost fundo do funil.

Portanto, se a sua loja virtual só está trabalhando palavras-chave da marca pode estar perdendo oportunidades de ajudar a aumentar vendas e conversões. O que é um sinal forte de que seu e-commerce deveria investir em SEO.

Conteúdos que não são úteis para as pessoas

Quando o seu site está publicando conteúdo que não é autêntico e natural normalmente ele não é considerado útil pelo mecanismo de busca e se torna irrelevante. 

O que faz com que não apareça na primeira página da busca orgânica e seja um dos sinais que sua empresa deveria trabalhar melhor o SEO.

Exemplo disso é quando a página de produto tem o texto igual do fabricante e de todos os seus concorrentes. O que ainda pode ser interpretado pelo Google como conteúdo duplicado podendo até ser penalizado.

Em casos assim, o conteúdo pode não ser considerado útil porque não agrega em expertise. Ou seja, sua equipe poderia compartilhar recomendações práticas para as pessoas, por conhecer bem as dúvidas que os consumidores têm no dia a dia sobre o produto. O que seria inclusive um diferencial da sua loja virtual em relação à concorrência.

Páginas com dificuldade de indexação

Confira os principais motivos para páginas que foram rastreadas pelo Google não serem indexadas: 

  • Conteúdo que não é considerado útil pelo buscador por ser de baixa qualidade (superficial, não responder as reais dúvidas das pessoas, etc.)
  • Conteúdo duplicado
  • Bloqueio de Robots.txt
  • Inserção da Met Tag No Index (que pede paa o Google não indexar a página)
  • Erros no código HTML
  • Problemas de redirecionamento de páginas
  • Problemas com Servidor
  • Site que já foi penalizado pelo mecanismo de busca devido a Black Hats (práticas antiéticas)
  • Site com autoridade baixa
  • Entre outras

Se as páginas da sua loja virtual estão com dificuldade de indexação ou simplesmente não indexam é um forte índicio que é necessário olhar para SEO para evitar prejuízos. 

Aprenda a analisar relatórios de indexação do Google Search Console

Backinks tóxicos para sua loja virtual

Linkagem externa é um importante fator de ranqueamento para o Google, mas isso só colabora com o SEO quando é bem planejado e executado. Principalmente com a escolha de veículos que são relevantes, e feito aos poucos, com total contexto e naturalidade.

Ou seja, se o seu site tem uma grande quantidade de backlinks que saem de páginas de terceiros, que nada tem a ver com o seu nicho, isso pode ser considerado links tóxicos. O que é um sinal de que o SEO Offpage não está trabalhando a favor do seu e-commerce .

Ou até mesmo que sua loja virtual  pode estar sofrendo ataque de SEO negativo (quando hackers aproveitam as falhas de segurança do seu site para injetar rapidamente uma grande quantidade de links externos sem contexto que podem inclusive levar websites maliciosos).

Entenda tudo sobre SEO Offpage

Por onde começar o investimento em SEO para E-commerce

As estratégias de SEO para loja virtual são indispensáveis, não apenas para conquistar as primeiras posições no Google, mas principalmente para colaborar com os objetivos do negócio. Ou seja: converter e vender mais.

O que vale a pena, embora seja um processo complexo, que envolve um planejamento integrado com outras equipe, em médio e longo prazo, mas que traz resultados duradouros e um ótimo ROI.

Conheça bem as buyer personas do seu negócio

O primeiro passo para começar uma estratégia de SEO para E-commerce é conhecer bem a sua persona, que também é usuária do Google. Confira alguns questionamentos importantes para SEO:

  • Como sua buyer persona usa a busca interna da loja virtual? 
  • O que  pergunta sobre os produtos? 
  • Como interage com o SAC?
  • Quais são as principais dores?
  • Entre outras perguntas relevantes que podem gerar insights para SEO 

Alinhe ao máximo as estratégias de Vendas e Marketing Digital com as de SEO

É fundamental ter objetivos claros nas estratégias de Marketing Digital e Vendas para que você entenda onde o SEO pode ajudar, de fato, a trazer resultados com suas otimizações.  

Descubra se sua loja virtual segue as boas práticas do Google

Além de conhecer bem sobre sua persona, você também precisa entender se a sua loja virtual está em conformidade com as boas práticas do Google. 

Afinal para seu site aparecer no buscador e se manter nele por prazo indeterminado, é preciso obedecer as regras dos motores de pesquisa. 

Para isso, é necessário acompanhar o desempenho do seu site com regularidade, alguns pontos importantes que você pode verificar são:

  • Há muitas páginas que não estão indexando?
  • Tem muitas páginas perdendo posições na busca orgânica?
  • O tráfego orgânico está em queda?
  • CTR está baixo há muito tempo?
  • Seu site não está gerando leads qualificados?
  • Queda nas vendas online? 

Conclusão

SEO é um conjunto de estratégias de otimização para a busca orgânica e como tal é indispensável para e-commerces já que também ajuda a vender mais deixando o site em conformidade com o Google

Isso porque melhora a visibilidade online, atrai tráfego qualificado, constrói autoridade, produz conteúdo relevante de qualidade e ainda melhora a experiência do usuário. O que aumenta a probabilidade de conversão de visitantes em leads qualificados que têm alto potencial de virar clientes.

Dessa forma as estratégias de SEO, quando bem planejadas e executadas, em total alinhamento com as de Vendas, Inbound Marketing e Marketing Digital (Google Ads, Redes Sociais, Branding Awareness, etc. ajudam a impulsionar as vendas da empresa em médio ou longo prazo

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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