Inbound Marketing + SEO: duas estratégias complementares e vitais

O SEO faz parte do consolidado ecossistema do Inbound Marketing.

Então se você ainda não compreende – e consequentemente não aplica – essa estratégia, vamos te guiar. Antes é importante que você esteja ciente que, hoje, o que há de mais eficiente no marketing digital, é sobre inbound. 

Para começar, vamos direto ao ponto. As táticas de Inbound Marketing incluem:

  • marketing de conteúdo através de blogs, vídeos, artigos de notícias e copywriting;
  • estratégias de posicionamento em motores de pesquisa – SEO – através de canais orgânicos, incluindo pesquisa local e mobile;
  • marketing para redes sociais, em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e mais;
  • envolvimento da comunidade, divulgação e atendimento ao cliente;
  • construção de links e referências de tráfego externo não-social;
  • branding para aproveitar o tráfego direto, incluindo notícias e relações públicas;
  • e-mail marketing;
  • otimização da taxa de conversão;
  • experiência do usuário através de melhorias de design e interface e velocidade de página;
  • retenção de clientes e gerenciamento do ciclo de vida; e mais. 

Dentro do Inbound Marketing tudo está conectado, afinal, você não pode criar links sem conteúdo para apontá-los. 

Você não pode se envolver com uma comunidade sem criá-la por meio do marketing de mídia social. 

Coisas como velocidade do site, arquitetura da informação e design da página são tão importantes para designers e especialistas em UX quanto para SEO.

Mesmo o branding não é mais o único objetivo dos profissionais de marketing “tradicionais”, agora que os mecanismos de busca também medem tanto autoridade de marca quanto sinais de qualidade de conteúdo. 

Como você já percebeu, o Inbound Marketing é formado por muitos componentes, mas o SEO – pelos resultados que oferece – é o braço direito da tática.  

Antes de entendermos profundamente a relação agregadora entre Inbound Marketing e SEO, é preciso que fique claro o que é cada um.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO, ele representa o conjunto de táticas que devem ser aplicadas por empresas que querem ser encontradas online, por meio dos mecanismos de busca como o Google. 

O SEO é uma espécie de medida do quão atraente é o seu site para os diferentes mecanismos de busca.

Quanto melhor for o seu SEO, maior a probabilidade de você ter uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) quando os clientes em potencial pesquisarem termos relacionados à sua empresa, negócios e conteúdos. 

Os visitantes que você recebe por meio das pesquisas do Google, por exemplo, costumam ser chamados de “visitas orgânicas”.

Tarefas básicas da tática, incluem ferramentas de SEO, que realizam coisas como:

  • gerenciando links em seu site;
  • otimização da velocidade de carregamento das suas páginas;
  • projeção de páginas para serem responsivas a telas de tamanhos diferentes (tablets, smartphones, desktops, etc.); 
  • verificação de palavras-chave.

Isso tudo apenas para citar algumas das tarefas envolvidas.

Um dos grandes desafios do SEO é que as melhores práticas estão sempre mudando. 

Empresas de mecanismos de busca estão constantemente refinando seus algoritmos para melhorar a experiência dos usuários, indicando conteúdos que serão mais significativos para eles.

Essas mudanças trazem junto a necessidade de mudança ou adaptação dos métodos aplicados.

Leia mais em: O que é SEO

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, por outro lado, é a prática de usar uma combinação de estratégias online para levar os visitantes ao seu site e convertê-los em clientes.

Existem inúmeras práticas envolvidas no marketing de entrada. Apenas para lembrarmos algumas que citamos acima:

  • criação de conteúdo;
  • gerenciamento de mídias sociais;
  • nutrição de leads;
  • otimização de sites, e muito mais.

Cada uma dessas tarefas é ampla o suficiente para garantir uma série de conteúdos sobre cada uma. O objetivo final de fazer tudo isso é:

Embora o Inbound Marketing e o SEO compartilhem uma meta: levar pessoas ao seu site, eles não são a mesma coisa. 

O Inbound Marketing é um conceito mais amplo que incorpora inúmeras estratégias – e SEO é uma delas.

O SEO faz parte de uma estratégia eficaz de Inbound Marketing. 

Leia mais em: Qual a melhor estratégia de inbound marketing?

O papel do SEO no Inbound Marketing 

A verdade é que todas as áreas de uma equipe de marketing precisam trabalhar juntas, tentando alcançar o mesmo objetivo. 

O trabalho de SEO com criadores de conteúdo, designers de sites e gestores de mídias sociais, deve ser realizado para garantir que as técnicas de otimização sejam realizadas no nível ideal.

Então, além de ser um conjunto de técnicas em si e uma especialidade fundamental para um trabalho de Inbound Marketing, o SEO abastece, continuamente, o trabalho de Inbound Marketing realizando melhor as seguintes ações:

  • analisando dados e tendências de palavras-chave e rastreando o tráfego e os links por conteúdo, assim ajuda o gerente de conteúdo a criar conteúdo relevante e vinculativo;
  • trabalhando com a equipe de desenvolvimento para manter o site rápido, rastreável, livre de erros;
  • construindo relacionamentos com influenciadores e alavancando esses relacionamentos com links e compartilhamentos;
  • mergulhar nas métricas de marketing digital para analisar taxas de conversão; compartilhar dados analíticos com equipes de desenvolvimento de negócios e gerenciamento de contas para auxiliar na retenção de clientes orientados por pesquisa;
  • colaborar com as equipes de experiência do usuário e design para garantir que o site seja uma ótima experiência para os usuários e também seja uma boa experiência para os mecanismos de pesquisa.

O SEO dessa forma, além de ser uma estratégia vital, parte do Inbound Marketing, é também a fonte de dados estratégicos para as demais ações que constroem o Inbound Marketing. 

Uma estratégia de Inbound Marketing robusta e ampla está perfeitamente posicionada para o novo comportamento de consumidores e usuários, que ao precisar de um produto ou serviço, primeiro pesquisam nas plataformas digitais sobre ele.

Segundo levantamento da Social Miner, 75,7% dos consumidores pesquisam valores e ofertas pela internet antes de realizar a compra.

Dessa forma, unir as demais estratégias do Inbound Marketing às táticas de SEO significa mais oportunidades de engajar clientes, mais links, compartilhamentos e outros benefícios incríveis.

Resumindo, tornar o SEO uma parte de seus esforços de Inbound Marketing, pode ajudá-lo a obter melhores resultados com ROI geral maior

Agora você está pronto para começar a criar suas estratégias de inbound marketing, incluindo SEO. Você pode otimizar várias etapas do processo utilizando um software de automação de marketing e vendas, procure especialistas para te ajudar nessa etapa!

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros
Plataformas
Newsletter
Confirme que não é um robô
Rolar para o topo