Montando seu time de SEO

Sim, uma agência de SEO vai dar orientações para que monte um time de SEO no seu negócio. Inclusive nesse conteúdo teremos algumas características do que um profissional da área deve ter.

À primeira vista pode parecer que estamos “entregando o ouro”, mas não é bem assim. Projetos de SEO envolvem diversas áreas como:

  • Time de tecnologia
  • Marketing
  • Produção de conteúdo
  • Diretores

Há outras áreas também, mas tudo vai depender do projeto e do tamanho da operação. Como um projeto envolve vários outros times, precisamos de um técnico, alguém que consiga olhar pra fora (updates do Google, mercado, KPIs do negócio, entre outros dados) e tomar decisões. Esse técnico pode ser uma agência ou um gestor de projetos. Pensando nisso, o primeiro passo é saber se faz sentido a contratação de uma equipe. Vamos ao que interessa!

Tamanho do projeto x Contratação de profissionais de SEO

Faz sentido contratar um ou vários profissionais de SEO? A resposta é: depende do seu potencial de ganhos com isso.

dinossauro pequeno e grande

É uma resposta diplomática que parece querer se esquivar de um comprometimento ou não saber a resposta certa, mas é isso mesmo. Tudo vai depender do tamanho e potencial do projeto.

Por exemplo: quem tem um e-commerce que já trabalha com otimizações para mecanismos de busca conhece bem suas demandas e potencial de lucro com SEO. É isso que irá revelar se é realmente necessário contratar funcionários e montar um setor interno.  

Uma analise que deve ser feita para validar essa demanda é saber:

  • se os principais termos que seu e-commerce trabalha estão bem posicionados
  • seus concorrentes diretos trabalham bem nas buscas orgânicas
  • o investimento em Google Ads e mídias de performance é muito alta
  • entrada de novos players
  • acessos e conversões orgânicas estão caindo
  • seu negócio tem estrutura para absorver e tocar demandas em SEO

Se analisando esses pontos, fazendo a conta, ficar claro que é importante ter um time de SEO e/ou uma agência trabalhando. O ponto seguinte e não menos importante é:

estabelecer uma estratégia de SEO que seja compatível com que meu time pode tocar e resultados que posso ter.

Equipe interna trabalhando com agência SEO

A vantagem de ter uma equipe interna com profissionais de SEO, ou que tenham experiência no assunto junto com uma agência é que as demandas do projeto serão executadas com mais velocidade e respeitando as boas práticas.

Quando uma agência é responsável pela execução das tarefas, o investimento fica mais alto e o tempo de dedicação aos estudo de mercado e planejamento de tarefas fica reduzido. Além de que a agência (ao menos nos nosso caso) dedicamos 100% do nosso tempo ao SEO.

Estamos buscando melhores formas de chagarmos aos resultados, monitorando updates do Google, estratégias entre outros estudos que um profissional internos não terá tempo para fazer isso. No fim das contas a vantagem de ter uma agência e um time de SEO é que a agência vai “olhar pra fora da caixa” e montar um planejamento adaptado ao negócio e ao momento, e a equipe irá executar as demandas seguindo as boas práticas e tirando as dúvidas sempre que for preciso.

Perfil do profissional de SEO

Confira alguns comportamentos, habilidades e atitudes fundamentais para trabalhar com otimização de site para busca orgânica:

Curiosidade

Um bom profissional de SEO precisa ter curiosidade para entender como funcionam os processos e principalmente para se manter antenado nas constantes atualizações dos algoritmos do Google.

Isso porque, como toda inovação tecnológica, otimização de sites muda o tempo todo. Então é preciso ficar de olho para não usar técnicas defasadas ou maliciosas (black hat) e buscar sempre as melhores práticas.

Vale um parêntese: o Google deixa claro o que ele quer dos desenvolvedores e dos próprios site. Em resumo, proporcionar uma boa navegação para usuário.

Gostar de ler

Um time de SEO de sucesso deve ter a leitura como hábito. Mas, principalmente precisa gostar de aprender coisas novas e ter o domínio da língua inglesa já que os profissionais que são referências na área são estrangeiros e escrevem em inglês como:

As fontes acima são referência para profissionais em SEO, existem vários outros sites e blogs, inclusive focados em outras áreas como inbound marketing, UX e design.

Foco no usuário

Quem trabalha com otimização de sites para motores de busca hoje em dia precisa ter em mente que os algoritmos do Google estão cada vez mais humanizados por analisarem a relevância das páginas como uma pessoa faria.

rankbrain

O algoritmo Fred, que analisa principalmente conteúdos e avaliações levando em conta a relevância com base nas principais diretrizes do Google e Rankbrain, inteligência artificial que entende a intenção do usuário para entregar melhores resultados de busca orgânica são provas disso.

Essa nova forma de ranquear do Google está ligada a melhor experiência do usuário. Por esse motivo um time de SEO para melhorar o posicionamento do site na SERP precisa escrever para pessoas e só não para robôs como era antigamente.

Entendimento básico de tecnologia

Um time de SEO interno precisa entender de HTML já que é algo que faz toda a diferença para um melhor ranqueamento. Mais do que conhecimento, é preciso saber aplicar bem na otimização do site. Confira alguns exemplo do que é indispensável saber:

Não ter medo de números

Selecionar candidatos com perfil analítico é crucial para o sucesso do seu time de SEO. Portanto é importante avaliar o raciocínio lógico durante as etapas do processo seletivo. Isso porque o profissional de otimização de sites para busca orgânica (precisa) lida muito com planilhas e indicadores em seu trabalho.   

description ctr

As tarefas elaboradas e realizadas em um projeto de SEO mesmo que em alguns casos pareçam subjetivas e/ou terem um cunho mais voltado para melhor experiência do usuário no site (mudar a cor de um botão ou inserir um conteúdo). Elas devem ser pensadas e executadas para potencializar fatores de ranqueamento. Logo, algum resultado na SERP, nos acesso ou em conversões deve ser monitorado e apresentado.

Não se basear somente em ferramentas

Como acabamos de ver, analisar métricas é uma habilidade fundamental para os profissionais de SEO. Porém, mais importante do que o conhecimento das ferramentas é ter senso crítico para saber interpretar dados com precisão.

Uma dica importante para uma equipe interna é analisar dados sempre na mesma ferramenta. Calcular banana com banana.

Isso porque se comparar, por exemplo, a mesma palavra-chave em diferentes plataformas, você vai notar que os números serão bem distintos. Então para evitar problemas em análise de resultados ou tomadas de decisões, use a mesma ferramenta para analisar dados.

A segunda dica em relação às ferramentas é que elas trazem dados, mas a parte de análise é com você. Seja o SemRush, Ahrefs ou Moz, todas vão trazer dados e insights, mas é preciso saber:

  • os dados são relevantes para meu negócio?
  • o consumo de horas para cada tarefa (que a ferramenta diz ser urgente) cabe no projeto ou no backlog
  • quantas tarefas e execuções você já fez com uso da ferramenta

Profissionais de SEO

Para montar um time focado em performance de busca orgânica em seu e-commerce, você vai precisar preencher pelo menos os seguintes cargos:

Gerente de marketing

É o cargo executivo que faz o gerenciamento de todo o setor de marketing dentro da empresa. Como é uma função gerencial, não precisa ser expert em SEO, mas precisa entender como a otimização de site para busca orgânica pode ajudar na lucratividade do negócio, analisar dados e saber se as demandas criadas irão gerar os resultados esperados. Principais funções do cargo:

  • Posicionamento da marca
  • Define identidade visual
  • Responsável pelo budget para executar as ações
  • Cria estratégias de marketing e comunicação
  • Elabora  campanhas promocionais de produtos e serviços
  • Identifica novas oportunidades no mercado
  • Utiliza SEO e outros canais para aumentar os lucros

Analista de SEO

É o profissional que entende de SEO e que vai além, identificando novas oportunidades de negócio. Algumas das atribuições do cargo são:

  • SEO on page
  • Melhorias para leitura do crawler
  • Monitorar mudanças da SERP e updates
  • Avaliar potencial de resultados nas tarefas planejadas
  • Pesquisas de palavras-chave
  • Otimizações
  • Melhorias na arquitetura da informação e estrutura das páginas
  • Análise de métricas e performances em SEO

Mais do que estratégias para melhorar o ranqueamento, o analista de SEO gera resultados para aumentar os lucros do seu negócio.

Analista de conteúdo

conteúdo

É o profissional de marketing digital que faz parte do time de SEO otimizando textos para blogs, plataformas de e-commerce, imagens, vídeos, e-books, etc. Do planejamento à avaliação de resultados, o analista de conteúdo executa suas ações com base na jornada de compra do cliente. Algumas das principais atribuições do cargo são:

  • Planejamento do calendário editorial
  • Criar briefings para orientar a produção de conteúdo pelos redatores
  • Criar buyer personas
  • Gerenciar as redes sociais, etc.

Link builder

É o profissional de off page que trabalha para que seu site tenha backlinks externos apontados para seu site, processo mais conhecido como link building (o que é fundamental para aumentar relevância e autoridade). Principais atividades:

  • Produção de pautas e conteúdos ajustados para o negócio e veículos externos
  • Conseguir guest posts
  • Negociação de posts patrocinados em blogs de terceiros (publiposts)
  • Manter bom relacionamento com parceiros
  • Criar estratégias para criar linkagem externa de outros sites para o da empresa

Em alguns casos, a equipe vai pode se estruturar com uma pessoa responsável pela captação e negociação dos veículos e outra pessoa (redator) para produzir os conteúdos otimizados.  

Custos com equipe de SEO

Montar um time de SEO dentro da sua empresa não é algo barato. Por esse motivo é importante ver o custo/benefício para saber se vale a pena mesmo. Confira as principais das despesas que você terá:

  • Salários e encargos
  • Ferramentas
  • Eventos
  • Treinamentos

Gestão de tarefas

Todo o trabalho de performance deve ter como base os seguintes pilares:

Tecnologia: essa área cuida de como crawlers e robôs irão ler e entender o site. Geralmente um profissional com base em desenvolvimento web.

estratégia de seo

Exemplo prático: o tempo de carregamento do site, por exemplo, pode impactar diretamente nas vendas de um e-commerce. Isso porque se a pessoa for  fazer uma compra e sua página demorar a carregar, sem dúvida, ela vai desistir de comprar com você e fechará negócio com a concorrência.

erros de webdesign

Usabilidade: está ligada a ótima experiência do usuário no site (UX). Ou seja, sua loja virtual tem boa usabilidade quando o usuário encontra a informação que precisa com facilidade e tem boa navegação. O que pode até fazer ele decidir uma compra e voltar mais vezes.  

link-building

Autoridade: é todo trabalho que um site tem para que o domínio tenha boa reputação. É aí que entram os links de qualidade apontando para ele e as tarefas de SEO relacionadas ao Link Building. Existem métricas para mensuração do domínio como Domain Authority (DA) do Moz.

A dica para gerenciar tantos processos de SEO é usar sistemas de gestão online para organizar de forma eficaz. Aqui na Search Lab, a gente usa o Trello e dá super certo.

Rotinas da equipe de SEO

  • Estabelecer metas claras por meio de KPIs é o primeiro passo para o sucesso do trabalho
  • Criar estratégias de SEO com foco nos resultados esperados pelos decisores. (afinal ranqueamento não é fim, é meio. Importante é a última linha da planilha)
  • Acompanhar a performance nas ferramentas, principalmente Google Analytics e Search Console
  • Execução de tarefas em sprint
  • Ficar de olho em datas sazonais para criar conteúdos fora da caixa
  • Fazer minerações (pesquisas de palavra-chave para elaborar textos relevantes e otimizados)
  • Realizar as otimizações
  • Analisar mercado (players e SERP)
  • Auditorias de SEO

Essas são algumas das tarefas que acontecem em uma equipe SEO. Existem diversos tipos de tarefas, sejam otimizações, análises ou minerações, a especificação da tarefa será definida de acordo com o projeto.

Ferramentas de SEO

A equipe da sua empresa precisará contar com o auxílio da tecnologia para desempenhar bem o trabalho. Existem diversas ferramentas desenvolvidas especialmente para as demandas de SEO no mercado. Confira algumas que podem ser usadas:  

  • SemRush (análises internas, dados de mercado e mineração de palavra-chave)
  • Google Analytics (monitoramento do site)
  • Search Console (monitoramento do site)
  • Ahrefs (análises internas, dados de mercado e mineração de palavra-chave)
  • Serplab (monitoramento de resultados na SERP)

Resultados com um time de SEO

Seja com uma agência de SEO, com seu time ou (no melhor dos cenários) com ambos trabalhando juntos, os resultados podem ser os mais diversos em um projeto, como já disse algumas vezes, tudo vai depender do tipo de projeto, que por sua vez depende dos objetivos do negócio.

Os resultados que mais esperados por clientes geralmente são:

  • Aumento do tráfego (qualificado)
  • Aumento da conversão
  • Aumento do ticket médio
  • Atacar um nicho do marcado (termos relevantes)
  • Melhorar a experiência do usuário
  • Melhorar o posicionamento de termos específicos
  • Redução do investimento em mídia paga

Uma das formas mais eficientes e baratas para monitorar grande parte desses resultados é com o uso das ferramentas Google Analytics(GA) e Search Console(SC).

Com o GA, é possível monitorar acessos, tempo de navegação, ticket médio, conversões, melhores caminhos que o usuário faz até a conversão, entre outras métricas super importantes para seu negócio.

Já o SC faz um monitoramento de termos que foram mais relevantes para seu site. Por exemplo, é possível saber quais são as palavras-chave que mais levam acesso para cada uma das páginas. Além do monitoramento, o SC é uma excelente ferramenta de auxilio para o SEO. Algumas funcionalidades são:

  • Atualizar arquivo de Disavow
  • Saber como o Google está rastreando seu site
  • Analisar Sitemap
  • Solicitar ao Google que rastreie alguma página nova ou atualizada
  • Sugestão de melhorias em AMP

Agência ou time de SEO

Se ainda tem dúvidas de quem contratar, como montar um time e como uma agência de SEO pode ajudar seu negócio, não hesite e entre em contato. Você vai falar diretamente com quem atua nos projetos e tem experiência dos dois lados da mesa, tocando uma operação de SEO em agência e participando de projetos de SEO como cliente.

A Search Lab é uma agência de Niterói especialista em SEO, 100% do nosso tempo é dedicado à isso.

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: