Como o tempo de carregamento de um site afeta o SEO?

Quantos segundos levam para as páginas do seu website carregarem? Caso você não tenha a menor ideia da resposta, é importante descobrir o quanto antes. Isso porque quanto mais baixa a velocidade de carregamento, pior a experiência de navegação das pessoas. 

O que desagrada não só internautas como também o Google, que quer sempre oferecer o melhor para seus usuários, e por isso passa a posicionar seu site mais para baixo na SERP. 

Quer entender como a lentidão de abertura de páginas prejudica a performance da sua loja virtual ou site da marca? E descobrir algumas dicas para resolver esse problema de SEO? Então acompanhe nosso post até o fim. 

Qual o tempo ideal de carregamento de um site ou e-commerce? 

Quer oferecer melhor experiência para os usuários e ainda conquistar as primeiras posições na SERP? Então uma boa prática é fazer seu site carregar em até 2 segundos conforme a recomendação do maior buscador do mundo.

Isso porque a velocidade de carregamento é um dos fatores de ranqueamento do Google. Vale lembrar que esse tempo limite também foi confirmado por um estudo realizado pela Kiss Metrics. Nele foi revelado informações importante como: 

  •  47% dos internautas esperam que as páginas carreguem em até 2 segundos 

  •  50% dos visitantes simplesmente vão embora caso o site demore mais de 03 segundos para carregar

  • apenas 1 segundo de atraso na resposta da página pode ocasionar uma queda de 7% nas conversões

Como o tempo de carregamento afeta os resultados de um site?

Páginas que demoram muito a carregar trazem algumas complicações para quem tem site e principalmente para os donos de loja virtual. É preciso lembrar que com a popularização da internet no Brasil e no mundo, hoje em dia a maior parte dos internautas acessam a web via celular e em meio a micro momentos

Ou seja, é querendo resolver um problema ou na ânsia de adquirir algo na hora que as pessoas realizam pesquisas e fazem transações pela web. Portanto a velocidade do site é decisiva para a realização de uma compra ou não.

Vale lembrar que sabendo disso, o Google passou a indexar primeiro as versões mobile das páginas. O que ocorreu com o update Mobile First Index a partir de julho de 2019. Por esse motivo escolher layouts responsivos e deixar as páginas leve fazem toda a diferença para o sucesso de e-commerces e até mesmo de blogs.  

Confira os principais impactos que os negócios online sofrem com a lentidão de carregamento de página: 

Prejudica a usabilidade 

Em tempos de clientes em primeiro lugar (customer first), as empresas estão investindo bastante em uma ótima experiência do usuário nos mais variados pontos de contato com o consumidor. 

E o meio online não fica de fora já que as pessoas precisam se sentir bem no site da empresa e, principalmente, conseguir usá-lo facilmente. Caso contrário, os internautas acabam buscando a concorrência, além de ficarem com uma impressão não muito boa da marca. 

Ou seja, além de perder possíveis clientes, que podem nem dar uma segunda chance para o site da marca, a baixa velocidade de carregamento das páginas pode acabar impactando das vendas ao Branding. 

Eleva o Bounce Rate

Já parou para notar como 1 segundo na internet parece uma eternidade? Agora imagina você querer comprar algo em uma loja virtual e ela demorar bem mais do que isso para carregar? Dificilmente alguém espera pacientemente quando em em poucos cliques pode comprar em outro lugar.  

Por esse motivo quando uma pessoa tem a intenção de comprar online ou consumir conteúdo em algum blog, mas a página demora a carregar, o Bounce Rate (também conhecido como taxa de rejeição) aumenta consideravelmente. 

Como esperar páginas abrirem é uma experiência online negativa. Ela faz o internauta deixar o site rapidamente em busca de outro que tenha o carregamento mais veloz para enfim realizar o que deseja.

Portanto se você quer aumentar as vendas online, é importante manter a velocidade de carregamento sempre alta. Além, é claro, de realizar outras indispensáveis otimizações de site para mecanismos de busca.

Atrapalha o trabalho de SEO e até os objetivos do negócio

Pensando de forma bem simples, se um site demora para carregar, o crawler do Google leva mais tempo para ler as páginas e consequentemente realizar a indexação delas.

Além disso, a lentidão prejudica também o posicionamento na SERP porque é um importante fator de ranqueamento. Mas, as consequências da demora na abertura de páginas vão muito do SEO técnico … 

Isso porque pouco adianta ter um site perfeitamente otimizado se quando os usuários chegam nas páginas, após todo um trabalho árduo para aumentar o tráfego orgânico, elas demoram tanto a carregar que as pessoas simplesmente desistem de acessá-las. Dessa forma a velocidade baixa de carregamento resulta também em:

  • Redução do tráfego orgânico
  • Menos conversões (assinatura de newsletters, downloads em geral, etc.)
  • Diminuição na geração de leads
  • Queda nas vendas

Como verificar a velocidade do site e melhorar o tempo de carregamento de página

O problema pode ser melhorado com ajustes em arquivos códigos ou simplesmente em algumas páginas. Abaixo você encontra as principais ferramentas que podem auxiliar no aumento de velocidade de carregamento do site.

4 ferramentas para reduzir o tempo de carregamento do site

Google Page Speed Insights

Ferramenta fornecida pelo próprio Google que avalia tanto o tempo de carregamento em dispositivos móveis quanto em desktop.

Para isso Page Speed Insights  atribui uma nota de 0 a 100 e revela os pontos que devem ser ajustados para que a nota receba um upgrade.

GT Metrix

Ferramenta muito parecida com o Google Speed Page Insights, o GT Metrix atua principalmente em sites feitos em WordPress.

Assim como o Page Speed Insights, é atribuída ao site uma nota que vai de A a F de acordo com a soma dos resultados de diversos fatores. Veja o exemplo na figura.

Web DEV

Web.dev é um portal  que aborda praticamente todos os pontos que são levantados na análise do Page Speed Insights.

Desta forma, ao visualizar um determinado problema no Pagespeed, pode ter certeza que a solução dele estará no web.dev.

Diferente das ferramentas citadas acima, o portal ajuda você na solução dos problemas, seja inhouse ou tercerizando a correção com aalguma agência.

4 coisas que aumentam o tempo de carregamento 

Existem fatores comuns que ocasionam lentidão no carregamento de páginas que podem ser melhorados internamente ou com ajuda de um desenvolvedor. São eles:

  • Imagens sem padrão: As imagens interferem bastante no tempo de carregamento. Tanto o formato, quanto o tamanho. Opte por formatos que mantenham a qualidade da imagem e sejam otimizados para web (webp, png).
  • Requisições HTTP em excesso no site: cada vez que uma requisição HTTP é feita há um longo caminho de solicitação, resposta, recebimento e confirmação de chegada do pacote. Por isso, quanto menos requisições HTTP o site/página tiver, mais rápido será o carregamento
  • Deixar de comprimir o HTML: o tamanho do arquivo HTML também interfere no carregamento. Uma alternativa muito válida é comprimir seu HTML para deixar as páginas mais fáceis de carregar
  • Não ter uma política de cache bem definida no seu site: Todo CMS usa um banco de dados para salvar os dados. Embora isso seja ótimo na gestão do site, também significa que ele adiciona carga extra ao servidor para gerar cada página sempre que solicitada. Você pode resolver esse problema usando o cache.

Conclusão

A era do mobile passou, agora é tempo de customer first (cliente em primeiro lugar). 

Diante disso, vale lembrar que o tempo de carregamento de página é um dos principais fatores de decisão de permanência dos internautas nos sites, além de ser um importante fator de ranqueamento do Google.

Mas, infelizmente, nem todos os donos de site possuem conhecimento, recurso ou noção do quanto a lentidão no site pode impactar os resultados do negócio

Para resolver esse problema de SEO, às vezes, simples mudanças pontuais podem ser soluções eficazes. E elas podem ser diagnosticadas por experts em SEO facilmente.  

Como vimos acima, a rotina do Search Engine Optimization está longe de ser algo simples e rápido. Por isso exige uma série de acompanhamentos frequentes. 

Para isso desenvolvemos projetos personalizados que vão desde entregas pontuais até a mão na massa constante. Vamos bater um papo?

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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