Link Building: Diferentes tipos de estratégias para o seu negócio

Link Building é uma parte chave do pilar de autoridade, um dos 03 pilares dos trabalho de SEO.

Executar uma estratégia de SEO requer bastante esforço, pois pode envolver diversas áreas do negócio.

E dentro dela, executar corretamente o Link Building pode ser uma boa alavanca de crescimento de autoridade, tráfego e conversões para determinadas páginas e consequentemente para o site como um todo.

Se você não conhece muito sobre esta técnica, abordaremos um pouco sobre isso. Caso você já conheça, utilize o índice abaixo e siga diretamente para as estratégias.

O que é Link Building?

Tentando simplificar, Link Building é o trabalho de conseguir backlinks para suas páginas em outros sites.

Uma outra analogia possível é com o trabalho de assessoria de imprensa. O que ela faz? Adquire inserções da marcas em veículos relevantes para o negócio.

link-building

O pensamento do Link Building é exatamente o mesmo: adquirir links para suas páginas em outros sites que sejam relevantes para o negócio.

Como assim relevantes?

  1. Sites que falem sobre o seu mercado;
  2. Blogs que falem sobre o seu mercado;
  3. Portais de notícias;
  4. Etc…

Dentre os mais de 200 fatores de ranqueamento, os links continuam sendo importantíssimos.

O Google trata os links como votos que medem a popularidade e relevância do site perante os demais / mercado.

Imagine o seguinte: Você precisa de um mecânico. Você daria mais relevância às sugestões de estranhos, de amigos ou de colunistas (como, por exemplo, da revista 4 rodas)?

O Google funciona exatamente da mesma forma.

Os links gerados em outros sites contam na hora de montar o índice de busca.

Quanto mais popular for o site para a busca feita, maior será a probabilidade de ele aparecer em uma posição elevada.

Fazer link building exige uma capacidade analítica altíssima!

Foi-se o tempo em que o que importava era somente ter links.

Com os updates dos algoritmos do Google, ele leva em conta diversos fatores na hora de atribuir a autoridade e alterar posições na SERP.

Qual é a importância dessa técnica?

Como vimos na pirâmide apresentada no início do post, ações de Link Building fazem parte do pilar de autoridade.

Em um primeiro momento, você pode ter a impressão que ações de Autoridade são as que geram mais resultado.

De fato isso pode acontecer, porém você precisará de uma página com um bom conteúdo e uma tecnologia alinhada.

Somente dessa forma você conseguirá ser o melhor resultado possível para uma busca feita relacionada ao conteúdo da baixa.

Sempre devemos levar em conta que cada vez mais os algoritmos do Google se assemelham ao comportamento humano.

Dessa forma, quanto mais centrada no usuário for a página, melhor.

Elementos de um link

Tudo importa para o Google na hora de atribuir valor ao link.

Por isso, precisamos entender alguns fatores.

Alguns deles são:

  • Link em imagem ou Texto âncora – Link é sempre válido. Entretanto, a leitura de imagens pelo Googles é realizada através dos alts. Por isso, se tiver que escolher entre link em imagem e link em texto, escolha o texto e não esqueça inserir o link em um texto que tenha ligação com o conteúdo da página que será linkada.
  • Link follow VS Link nofollow – Um link com nofollow significa que ele não passará nenhum valor para o site linkado. Portanto, sempre opte por links follow. Mas caso isso não seja possível, mantenha o link, pois como dissemos acima link é sempre válido.
  • Posição do link – O CTR é um dos fatores levados em conta no ranqueamento. Pensando nisso, ao seguir com uma estratégia de link building devemos pensar o quanto link trará de tráfego para o site. Por isso, em termos de posicão do link, um usuário tende a clicar mais em links no meio do conteúdo do que em links no rodapé (geralmente utilizados para linkagem interna).

Esses foram apenas os principais elementos.

O Google leva em conta outros fatores na hora de atribuir valor a links.

Focando nestes, já atacará os principais.

Estratégias de Link Building

Muitos imaginam que o trabalho de Link Building se resume a guest posts e parcerias, mas na verdade vai além. Abaixo listamos 10 estratégias de link building, que podem ser utilizadas no seu negócio agora!

1 – Guest Post

Para algumas pessoas, falar de Link Building significa falar de Guest Post.

A técnica consiste na produção de conteúdo relevante para sites diferentes do seu e consequentemente recebe um link para o seu site.

Apesar de ser uma tática antiga de Link Building, continua sendo muito efetiva quando executada sem SPAM.

Um Guest Post spammer possui links sem lógica com o conteúdo.

Já um Guest Post correto possui links relevantes que conversam com o tema em seu conteúdo.

2 – Links Quebrados

link-quebrado-linkbuildingEssa estratégia foca em identificar links quebrados dentro de um determinado nicho e transformá-los em links ativos.

Para realizar uma busca por links quebrados, utilize o comando inurl:termo relevante para você no campo de busca do Google.

A partir daí, crie uma planilha com as URLs geradas e utilize alguma extensão de chrome que realize uma checagem de Link Quebrados.

Com os links quebrados em mãos, entre em contato com os editores informando o acontecido e apresentando a solução com um novo link.

3 – Seja a resposta de dúvidas de criadores de conteúdo

Possui boa relação com redações ou jornalistas?

Se sim, trate-os como persona para determinados conteúdos.

Dessa forma, poderá ranquear para buscas relacionadas ao que planejam em suas pautas.

Consequentemente poderá participar de entrevistas ou montar conteúdos em parceria inserindo links para páginas relevantes do seu negócio.

4 – Comarketing

Entre em contato com empresas que realizem serviços complementares para desenvolvimento de materiais.

Além de ser um conteúdo extremamente relevante e enriquecedor para o mercado, será uma fonte de links.

Aproveitando o assunto, muito em breve teremos um material publicado em parceria com a Yourviews

5 – Reviews

Se possuir um e-commerce ou um site de venda de produtos, possivelmente seu produto passará por reviews de usuários.

Nem todos os usuários inserem links para o produto.

Para descobrir, basta usar o comando allintext:nome do produto no campo de busca do Google.

Ao encontrar reviews ou conteúdos relacionados ao produto, entre em contato com o dono do site e solicite a inserção do link.

6 – Infográficos

A produção de infográficos com informações relevantes pode ser alvo de bons links em blogs de nicho.

Para isso, distribua o infográfico para as pessoas certas e não esqueça de inserir CTA\’s e snippets que facilitem o compartilhamento da informação em Redes Sociais.

7 – Ajude um Repórter

reporter

Existe aqui no Brasil a ferramenta Ajude um Repórter, onde jornalistas buscam fontes para suas pautas.

Realizando um cadastro como fonte poderá participar de reportagens e conseguir links.

8 – Eventos

O patrocínio eventos relacionados ao seu nicho pode ser uma boa fonte de links.

Porém, patrocinar um evento somente pelo link não é um bom caminho.

Ao patrocinar, agregue valor através de conteúdo, criando um motivo para o link.

O mesmo raciocínio vale para organização de eventos.

9 – Citações sem link

Empresas que realizam um trabalho forte de assessoria de imprensa, geralmente conseguem citações em diversos locais.

Entretanto, nem todas citações possuem links.

Para buscar páginas que tenham uma determinada palavra em seu conteúdo, utilize o comando allintext:nome da marca no campo de busca do Google.

A partir desse resultado, busque páginas que citam a marca sem linkar.

Para esses casos, considere entrar em contato com o veículo, blog ou empresa e solicite a inclusão do link (lembre-se do link folow). Como já houve uma parceria, a taxa de aceitação tem probabilidade de ser alta.

10 – Menção aos influenciadores

Ao mencionar influenciadores e criadores de conteúdo em um post de blog ou conteúdo, não deixe de entrar em contato com os próprios e informá-los sobre a citação.

Dessa forma, é possível que chame a atenção dele e ganhe links sobre o conteúdo gerado.

Conclusão

Trate o Link Building como parte do todo.

De nada adianta realizar um esforço grande para a captação de links se os demais pilares de SEO do negócio não estão equalizados.

E aí? O que achou do post? Deixe sua dúvida ou consideração nos comentários.

Até a próxima postagem.

Victor Baptista

Victor Baptista

Operações – Search Lab

É especialista em SEO, co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.


Search Lab

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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