Apresentação de resultados com relatórios de SEO sendo apresentados

Relatórios de SEO: Aprenda como fazer

Elaborar um relatório sobre o desempenho do canal orgânico é parte fundamental de toda estratégia de SEO. Isso porque o documento permite que você:

  • Acompanhe a performance do seu site
  • Identifique oportunidades e pontos de melhorias 
  • Justifique o trabalho de SEO perante a equipe, stakeholders e/ou clientes
  • Tenha insights
  • Entenda se a estratégia para a busca orgânica está gerando os resultados esperados. Caso não esteja, o arquivo também facilita mudar os rumos com base em dados ou até mesmo prevenir problemas futuros. 

Quer aprender a elaborar um bom Report de SEO? Confira o conteúdo até o fim porque você vai saber quais dados fazem sentido para incluir no seu relatório e quais ferramentas podem ajudar! 

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 O que é um Relatório de SEO e para que serve na prática? 

O Relatório de SEO (também chamado de SEO Report, Report de SEO ou Informe de SEO) é um documento que serve para acompanhar e analisar o desempenho da estratégia do canal orgânico em um dado período de tempo.

O intuito do arquivo é relatar a história do desenvolvimento da estratégia com base em dados relevantes e costuma informar:

  • O que está funcionando bem (mostrando a evolução das métricas relacionadas)
  • O que não está funcionando e precisa de atenção (explorando dados, explicando o porquê da performance não ser a esperada e recomendando ações para melhorá-las)
  • Tarefas executadas e como impactaram nos resultados
  • Insights e aprendizados
  • Informa os próximos passos 
  • Ajuda a entender quais são as melhores decisões a serem tomadas para que a estratégia de SEO conquiste seus objetivos

Dessa forma o foco principal do SEO Report é garantir que a estratégia esteja alcançando os resultados desejados por meio da avaliação do desempenho dos principais KPIs definidos. 

Portanto, mais do que uma simples coleta de dados, é uma poderosa ferramenta para tomada de decisões, mudanças de cursos e definição de tarefas.  

É importante que o Relatório de SEO seja bem estruturado para que, mesmo quem não entende profundamente de otimização de sites para busca orgânica, consiga compreender bem as informações compartilhadas.

Importância de fazer um Report de SEO regularmente

O Relatório de SEO é um documento que reúne os principais dados relacionados à estratégia para mostrar os progressos e o que precisa ser melhorado gerando insights e até mesmo sinalizando quando mudanças de rumos precisam ser tomadas. 

Porém, para saber se a estratégia de SEO está indo em direção ao objetivo principal é necessário acompanhar frequentemente o desempenho das métricas-chave (KPIs) que sinalizam se os esforços no canal orgânico estão gerando os resultados que a empresa espera. 

Vale lembrar que os resultados de SEO, assim como tudo na vida, costumam começar com pequenas vitórias que podem ocorrer em curto prazo como, por exemplo, as otimizações de SEO técnico implementadas para melhorar UX no site e que podem ser um dos primeiros passos para o objetivo de crescimento da geração de leads

E até mesmo as reotimizações de conteúdo que aumentam a quantidade de cliques, impressões, CTR, e resultam no crescimento do tráfego. O que pode ser considerado o pontapé inicial na sua estratégia de Brand Awareness na busca orgânica do Google.   

Se o monitoramento não for frequente, não há como ficar por dentro das conquistas iniciais, que às vezes são tímidas, mas precisam ser comemoradas e reportadas para toda a equipe envolvida no trabalho do canal orgânico.  

Esses dados precisam estar muito bem documentados para serem apresentados de forma clara, concisa e objetiva. Dessa forma todos conseguem compreender facilmente e entender na prática as melhorias que o investimento em SEO está trazendo, não apenas para o site ou loja virtual em si, mas também para o negócio. 

Sem orientação por dados e acompanhamento frequente da evolução das métricas, isso fica muito mais complicado de fazer.

Importância da planilha de projeção de tráfego para fazer um Relatório de SEO efetivo

Existem diferentes tipos de objetivos para os quais as estratégias de SEO podem ser planejadas para atingir, mas independente de qual seja, eles necessariamente terão, em algum momento, o tráfego orgânico como meta

Isso porque todas as ações são focadas em melhoria de desempenho no Google, que é um buscador, e como tal é um meio, não um fim.

Ou seja, mesmo que o objetivo de SEO seja melhorar a visibilidade no mecanismo de busca, ainda assim, quando a empresa deseja aparecer para determinadas palavras-chave, o real intuito é trazer quem pesquisa determinado termo do buscador para o site ou blog. O que consequentemente vai envolver tráfego orgânico.

planilha de projeção de tráfego da search lab projetado X realizado

Por esse motivo a projeção de tráfego é uma etapa inicial fundamental para ajudar a nortear a estratégia de SEO como um todo, já que o canal orgânico está diretamente relacionado aos motores de pesquisa na web.

Os dados de projeção de tráfego orgânico ajudam a entender onde o site ou e-commerce está no momento atual, onde pode chegar, além de mapear os períodos de sazonalidades que ocorrem. O que permite identificar os momentos de altas e quedas que são esperados e quais foram conquistados com o trabalho de SEO, etc.. 

Aqui na Search Lab, nossos Analistas de SEO utilizam uma planilha de projeção de tráfego desenvolvida por Victor Baptista, nosso CEO.

Ela facilita bastante o planejamento das otimizações sendo levadas em conta também no momento de fazer os relatórios do canal orgânico que serão apresentados para os clientes.

Se quiser experimentar gratuitamente, faça o download da Planilha de Projeção da Search Lab para entender mais facilmente o potencial de tráfego orgânico que o SEO do seu site tem. 

Tipos de Objetivos de SEO: Principais exemplos que uma boa estratégia pode conquistar 

  • Aumento das vendas (online e/ou offline): X% em 12 meses 
  • Crescimento da geração de leads: X MQLs em 4 meses
  • Brand Awareness: melhorar a visibilidade do site no Google Search para palavras-chave X, Y e Z em 3 meses e aumentar a consciência da marca ou melhorar a reputação nos buscadores em 12 meses
  • Entre outros

Aumento de vendas em X% em 1 ano 

É um grande objetivo a ser realizado em longo prazo que costuma ser o principal desafio das lojas virtuais. 

Para que a estratégia de SEO para E-commerce seja efetiva, é necessário quebrá-lo em metas de SEO que sejam específicas, realizáveis, mensuráveis, realistas e cronometráveis (metas S.M.A.R.T.) e cada uma deve ter seus KPIs associados. 

O que facilita a análise de dados e monitoramento dos resultados (e consequentemente até mesmo a criação do report mensal de SEO).

Entenda mais sobre metas S.M.A.R.T. em uma estratégia de SEO

Vendas onlines ou na loja física: qual o foco?

Em muitos casos, além do e-commerce, a empresa também conta com pontos de venda em lojas físicas. Por isso, no caso do objetivo crescimento das vendas, é preciso ter em mente se o foco dessas vendas são online ou offline. Isso porque dependendo de qual for, a estratégia de SEO pode ser diferenciada. 

Como a buyer persona se comporta no Google Search?

Ter essa informação colabora muito para a definição de uma estratégia de SEO mais assertiva para ajudar a vender mais quando há uma análise de detalhes relevantes sobre o público-alvo. 

Dessa forma é possível entender desde que termos esses usuários digitam no Google quando querem procurar produtos que você comercializa ( por exemplo: notebook ou laptop? Qual keyword sua buyer persona costuma pesquisar?) até mesmo com que tom de voz se comunicar em uma estratégia de SEO para blog.  

Qual a intenção por trás da pesquisa que a sua persona faz no buscador?

Entender a intenção de busca da sua persona é fundamental para compreender melhor os padrões de comportamento dos usuários do seu site. O que irá ajudar a orientar a estratégia de SEO. 

Dependendo da intenção de pesquisa, a otimização de determinados tipos de páginas pode ser priorizada. 

  •  Busca Informacional:  ocorre quando a intenção das pessoas no buscador é apenas se informar, a reotimização de posts antigos e/ou a criação de novos conteúdos no blog (que sejam topo de funil como “O que é determinado produto/assunto”) pode ser priorizada no e-commerce. Isso porque as suas personas estão no início da jornada do cliente e estão interessadas apenas em informações mais básicas sobre determinado tema que normalmente acabaram de descobrir.  
  •  Busca Comercial: ocorre quando as pessoas que estão no meio da jornada do cliente. Então elas já sabem que um dia querem comprar determinado produto, mas precisam antes entender melhor sobre ele, para acertar na escolha do modelo que é melhor no seu caso específico. Em situações como essa, a otimização das páginas de categoria, subcategoria e listas de produtos pode ser prioridade na estratégia de SEO. 
  • Busca Transacional: ocorre quando o usuário já sabe o que quer e só está tentando descobrir em qual empresa é melhor comprar. Em casos assim, páginas de produtos costumam ser priorizadas. 
  •  Busca Navegacional: ocorre principalmente quando a sua persona é fã da marca ou, pelo menos, já sabe que é na sua empresa que irá encontrar o que deseja. Esse tipo de pesquisa é realizada quando o usuário digita o nome da marca no buscador para saber mais sobre ela ou acessar o site. Em situações assim, a otimização de conteúdos que envolvam branded keywords (palavras-chave que mencionam a marca) tende a ser prioridade.   

Quem são os principais concorrentes na busca orgânica?

Outro ponto importante é mapear os principais concorrentes de SERP (que podem ser tanto a concorrência no buscador para determinados termos quanto do site como um todo) para poder monitorá-los frequentemente, assim como você faz com o seu website.

Portanto, vale a pena incluir os dados de análise de concorrência de SEO no seu relatório porque ajuda a mostrar os comportamentos dos concorrentes e do mercado para a sua equipe e até mesmo explicar porque determinadas táticas estão sendo adotadas e certos resultados estão sendo alcançados.

Principais métricas de vendas

  • Geração de Leads: o que você pode monitorar via Google Analytics colocando o filtro Orgânico para focar nos dados relacionadas ao canal orgânico
  • Tráfego da página que gera venda direta ou indireta: a métrica pode ser conferida também no Google Analytics
  • Vendas realizadas com ajuda da busca orgânica: os dados de transações e os caminhos de conversões podem ser verificados no Google Analytics 

Leia também: Aprenda a projetar os resultados de SEO de forma consciente e entenda como extrair dados relevantes do Google Analytics no processo!

Todas as métricas de SEO presentes no Report precisam estar diretamente ligadas ao objetivo principal 

O Relatório de SEO é reflexo de todas as ações realizadas no período (normalmente 30 dias). Essas otimizações costumam ser priorizadas com base no objetivo principal que a estratégia busca atingir.

 E para entender se as otimizações estão cumprindo o que se propôs, é necessário monitorar os dados que têm a ver com essas tarefas e documentar as informações no arquivo do Report.  

Portanto, o Informe SEO deve ser bem assertivo contendo apenas métricas relevantes. Por exemplo: se a sua empresa está trabalhando apenas a Saúde do Site, em um primeiro momento, não faria muito sentido reportar sobre as páginas que estão sendo mais acessadas no blog, já que nada foi feito para isso ter melhorado ou piorado. 

Já dados sobre velocidade de carregamento e as métricas relacionadas a experiência do usuário como Core Web Vitals seriam consideradas relevantes no caso exemplificado. 

Ferramentas que você pode usar para criar seu SEO Report 

Não faltam opções de ferramentas para facilitar o acompanhamento de KPIs e métricas relevantes para a sua estratégia de SEO. O desafio, na verdade, é manter o foco diante de tanta informação.  

Isso porque é muito fácil se perder em uma infinidade de dados sobre o site ou loja virtual, então a dica, para isso não acontecer com você, é sempre ter em mente os objetivos principais que motivaram a mensuração e a criação do documento mensal. 

Confira as principais ferramentas que permitem coletar, processar e visualizar dados que podem ajudar você na hora de criar os relatórios de SEO:

Google Analytics 

Ferramenta de análise gratuita que é fundamental para acompanhar o comportamento dos usuários, além da evolução das conversões e vendas (inclusive quais foram feitas com ajuda das estratégias de SEO) e muito mais dados que permitem entender como as pessoas estão interagindo com o seu site. 

Google Search Console

Ferramenta de SEO gratuita que reúne informações sobre cliques, impressões, posicionamento médio do site, CTR, erros de rastreamento, links, relatórios legados, entre outros dados que permitem entender como o site está performando na busca orgânica do Google.

SEMrush, SE Ranking, Ahrefs e outras ferramentas de SEO similares 

São ferramentas completas que permitem analisar vários dados que vão da auditoria técnica ao SEO Local passando por Onpage, Análise de Conteúdo e Offpage. Entre as principais métricas estão as de: 

  • Palavras-chave: alterações de posição, volume de busca, novas, melhoradas, descrescente e perdidas
  • Intenção de pesquisa: exibe as porcentagens de todas as intenções detectadas pela ferramenta de SEO (informativa, navegação, local ou comercial), além da quantidade de keywords com cada uma delas e a quantidade de tráfego gerado.
  • Medição de Tráfego Orgânico: é a estimativa de cliques que o domínio/URLdeve receber mensalmente proveniente dos buscadores
  • Páginas com mais tráfego: são as que mais recebem visitantes que vieram do Google e outros mecanismos de pesquisa da internet 
  • Principais concorrentes orgânicos: mapeamento dos principais domínios que obtêm tráfego orgânico para keywords semelhantes às do seu site/ domínio.
  • Análise de backlinks: de onde seu site está recebendo tráfego proveniente de páginas de terceiros
  • Autoridade de domínio: no SE Ranking, por exemplo, essa métrica se chama Domain Trust e revela a probabilidade do domínio aparecer na pesquisa orgânica. Essa confiança é calculada pela ferramenta com base na quantidade e qualidade dos domínios de referência de um site e no perfil de backlinks.Quanto mais perto de 100 o DT estiver, maiores são as chances de ranqueamento. 
  • Autoridade de página: no SE Ranking, a métrica se chama PageTrust (Confiança da Página) e revela a probabilidade da página ranquear no buscador. O cálculo também leva em conta qualidade e quantidade da página de referência e backlinks apontados para ela. Quanto mais alto, melhor (a nota é de 1 a100)

Entre muitos outros dados relevantes para diferentes tipos de estratégias

Looker Studio (antigo Google Data Studio)

Ele permite criar dashboards personalizados (inclusive de SEO) com forte apelo visual para ajudar a melhorar a compreensão dos dados. A ferramenta disponibiliza ainda uma grande variedade de opções de visualização de dados como:

  • Tabelas dinâmicas
  • Gráficos de barras
  • Gráficos Pizza
  • Mapas
  • Entre outros

E também facilita a criação de reports interativos com filtros e controles deslizantes que possibilita ao usuário explorar os dados de forma personalizada.

Além disso, o Looker Studio mostra dados em tempos reais e permite combinar dados de diferentes fontes como Google Analytics, Google Search Console, etc. Entre outros recursos que ajudam a coletar, analisar e apresentar informações de maneira mais prática e facilitam o trabalho colaborativo .

Power BI

É uma plataforma de análise de dados da Microsoft que é outra opção para ajudar a criar painéis interativos e Relatórios de SEO detalhados a partir de várias fontes de dados.

Google Sheets

As planilhas Google também podem ajudar no processo de criação de reports como mais uma opção gratuita que permite importar dados de várias fontes e criar relatórios personalizados usando fórmulas e gráficos.

Relatório de SEO e métricas relacionadas

Em um documento único, você pode inserir uma grande variedade de informações sobre diferentes objetivos e frentes do SEO como:

  • SEO Técnico: Páginas Rastreadas, Páginas Indexadas, Velocidade de Carregamento, Core Web Vitals (LCP, FID, CLS), Problemas de indexação solucionados, Facilidade de uso em dispositivos móveis e desktop, entre outras implementações de SEO Técnico
  • Visibilidade: Mudanças de Posições das Palavras-chave, Discover, Click Through Rate (CTR ou Taxa de Cliques), Impressões, Cliques e Posicionamento Médio
  • Link Building: Autoridade de Domínio, Autoridade de página, Quantidade de Backlinks de qualidade, Referral Traffic (tráfego de referência)
  • Tráfego e Conversão: Sessões Gerais, Páginas de Destino que Geraram Sessões, Duração Média de Sessão, Páginas por Sessão,Taxa de Engajamento, Conversões e Taxa de Conversão

Como fazer um Relatório de SEO 

Uma dica importante para apresentação de resultados é caprichar na apresentação visual do Report de SEO. Para isso, vale usar gráficos e visualizações para tornar os dados mais compreensíveis e impactantes. 

Então você pode incluir gráficos de tendências, gráficos de classificação de palavras-chave, entre outros, quando realmente ajudar na compreensão dos números. 

A formatação, estilo e detalhes específicos do seu Report de SEO podem variar de acordo com as necessidades da sua empresa. Mas, independente disso, é recomendado que o relatório seja sempre claro, conciso e focado em dados relevantes para ajudar na tomada de decisões no canal orgânico. 

Além disso, na hora da apresentação, é importante também contar uma história, baseada em dados (com início, meio, fim das informações daquele mês, mas compartilhando o plano de ação para os próximos 30 dias).

Ou seja, não há uma receita de bolo, então vão ser apresentadas as principais informações que podem conter no report, mas que têm a ver com diferentes objetivos. Confira: 

Principais informações que o Report SEO deve conter (sugestão de estrutura básica do arquivo)

Vale lembrar que é importante atualizar regularmente o documento para que o informe reflita o progresso e as mudanças na estratégia de SEO ao longo do tempo.

Slide de Capa/ Folha de Rosto

É o primeiro slide ou página do documento e precisa conter informações como Título do Relatório e Mês (caso seja para um cliente, o nome da marca).

Sumário

Reúne as principais informações da apresentação do Relatório de SEO em tópicos

Objetivo da apresentação 

Comece o documento com uma breve introdução sobre a importância do que está sendo analisando, informando inclusive o período abordado no Relatório de SEO, sua finalidade e impacto na estratégia.

Informe quais são métricas-chave analisadas em bullets points como, por exemplo, tráfego orgânico, classificação de palavras-chave, conversões e outros KPIs relevantes.

Dados relevantes

Apresente dados relevantes para a estratégia como tráfego orgânico, número de visitantes do site, páginas por sessão, taxa de engajamento, tempo médio de permanência, entre outras que fizerem sentido com base no objetivo da estratégia de SEO. 

Compare esses números com períodos anteriores como últimos 28 dias, últimos 3 meses ou 1 ano atrás (dependendo da situação).

Insights principais

Ao fim de cada tópico apresentado com dados e informações, vale a pena inserir quais os principais insights os números trouxeram na prática.    

Análise de Competidores  

Monitorar a concorrência na SERP, e em alguns casos os concorrentes diretos de mercado, é fundamental em uma estratégia de SEO. 

Dados como tráfego orgânico, mudanças de posição das palavras-chave, entre outros, devem estar no seu report quando fizer sentido com as ações realizadas. 

Próximos Passos

Apresente as ações/tarefas que você pretende implementar no futuro, com base nas descobertas do Relatório de SEO apresentado. 

O que pode incluir a reotimização de conteúdos das páginas de categoria, otimizações técnicas no site, estratégias para conquistar mais backlinks contextuais, melhorar a linkagem interna, etc

Conclusão do Relatório de SEO

 A dica é resumir as principais descobertas feitas com os dados do relatório e destacar os pontos mais importantes para que fiquem bem fixados na mente de quem assistiu sua apresentação de resultado de SEO. 

Apêndice

Quando for necessário, você pode incluir também informações adicionais como a metodologia usada para coletar os dados do seu relatório, quais foram as fontes de onde os números foram extraídos e até mesmo criar um glossário dos termos de SEO que você usou ao longo da sua apresentação.

Espaço para Dúvidas

Costuma ser a penúltima página da apresentação de report em que a pessoa que está apresentando agradece a atenção e pode anunciar também que é o espaço para as pessoas trazerem suas dúvidas. 

Quem fez a apresentação do Report de SEO

Normalmente em palestras é um dos primeiros slides, mas na apresentação de Relatório de SEO costuma ser a última. Coloque seu nome, seu cargo e seu contato como e-mail

Principais métricas de SEO que podem entrar no seu Report e em quais ferramentas encontrar

Dados de SEO Técnico 

As métricas de SEO Técnico podem ser encontradas em ferramentas gratuitas como o Google Search Console (GSC) e Page Speed Insights (PSI).

Velocidade de Carregamento

O tempo que as páginas levam para abrir pode ser verificado no PageSpeed Insights. Na ferramenta, é possível encontrar quais estão demorando mais para carregar e como corrigir o problema que impacta diretamente no tráfego orgânico do site e até mesmo nas conversões e vendas online. 

Relatório de Páginas

No GSC, é possível encontrar as principais métricas de rastreamento e indexação como:

  • Páginas Rastreadas
  • Páginas Indexadas
  • Problemas de Indexação solucionados

Aprenda a analisar os relatórios de indexação do Google Search Console

Relatório Core Web Vitals 

Tanto no GSC quanto no PSI, é possível encontrar as Core Web Vitals que são importantes porque impactam na experiência do usuário no seu site. Confira as principais:

  • Layout Content Paint (LCP): mede o tempo que a página leva para exibir o maior elemento visualmente perceptível
  • First Input Delay (FID): avalia o tempo que a página responde ao primeiro contato ou ação do usuário
  • Cumulative Layout Shift (CLS): indica se ocorre instabilidade na disposição visual da página durante o carregamento
  • Interaction to Next Paint (INP): determina o tempo que a página leva para reagir às interações feitas pelo usuário até o próximo processo de renderização visual
  • Time To First Byte (TTFB): analisa o tempo de resposta do servidor antes que o conteúdo comece a ser carregado no navegador do usuário
Page Speeds Insight Core Web Vitals (relatório Métricas da Web )

Relatório de Experiência

Os principais dados de experiência de navegação do usuário no celular, tablet e computador podem ser coletados direto no Search Console.

  • Facilidade de Uso em Dispositivos Móveis 
  • Facilidade de Uso em Desktop
  • Experiência na Página

Métricas de Visibilidade

Os dados de visibilidade comprovam que o seu site está sendo encontrado no Google pelas pessoas. Eles podem ser coletados tanto no Google Search Console quanto em alguma ferramenta de SEO como SEM Rush, SE Ranking, Ahrefs e similares.

Dados de Visibilidade que podem ser coletados no SE Ranking

  • Mudanças de Posições das Palavras-chave: o caminho é: Pesquisa Orgânica> Visão Geral> Ranking de Distribuição das Palavras-Chaves Orgânicas (Top 5; posições de 6 a 10; 11 a 20; 21 a 50 e 51 a 100). Além disso, você também pode clicar no Relatório Completo de Palavras-Chave Orgânicas (em Visão Geral da Pesquisa Orgânica) para visualizar a posição de cada keyword e suas alterações com o passar do tempo.
  • Intenção de busca: o caminho é:Pesquisa Orgânica> Visão Geral>Palavras-chave por intenção de pesquisa. Lá, você encontra os dados relacionados à palavra-chave, tráfego e a porcentagem.  

Dados de Visibilidade que podem ser coletados no GSC

No Google Search Console, em Relatório de Desempenho> Resultado de Pesquisa, é possível encontrar as seguintes métricas de visibilidade do seu site:

  • Click Through Rate (CTR): A taxa de cliques (CTR) média representa a proporção de visualizações que resultaram em 1 clique
  •  Impressões: indica quantas vezes um link para o seu site foi exibido na busca orgânica. O cálculo varia para diferentes tipos de resultados, como imagens, e depende se o resultado foi deslocado para a visualização ou não
  • Cliques: é a quantidade de vezes que um usuário clicou no seu site. A contagem varia de acordo com o tipo de resultado na pesquisa
  • Posicionamento Médio: revela a classificação intermediária do site no Google. Essa informação de visibilidade tem como base a posição mais elevada que o website alcançou na busca orgânica. Fatores como carrosséis ou Painéis de informações podem influenciar a determinação da posição 
relatório de desempenho GSC resultado de pesquisa

Os principais dados relacionados às estratégias de SEO Offpage podem ser coletados em ferramentas de SEO como SE Ranking, além do Google Search Console(GSC) e Google Analytics (GA). 

Aprenda tudo sobre SEO Offpage

Autoridade de Domínio e Autoridade de Página

Os 2 dados podem ser encontrados no SE Ranking em:

Pesquisa Competitiva > Visão Geral > Domain Trust (domínio) ou Domain Page (página)

 

Referral Traffic (tráfego de referência)

O dado mostra por meio de quais sites de terceiros as pessoas estão chegando ao seu. O Referral Traffic pode ser encontrado no GA no caminho:

Relatórios> Ciclo de Vida> Aquisição> Aquisição de Tráfego> Usuários por Grupo de canais Padrão da Sessão (entre as opções está Referral)

Google Analytics: Relatório Aquisição de Tráfego: Tráfego Referral

Métricas de Tráfego e Conversão

Os principais dados de conversão e de tráfego podem ser coletados no Google Analytics.  Para visualizar apenas as informações relacionadas aos trabalhos de SEO, é importante inserir o filtro do canal orgânico. Entre as principais métricas estão: 

Métricas de Engajamento

Elas podem ser acessadas em: Relatórios> Visão Geral > Engajamento

  • Tempo de Engajamento Médio por Sessão
  • Sessões Engajadas por Usuários
  • Tempo de Engajamento médio por Sessão
Google Analytics Relatório de Engajamento Visão Geral

Métricas de Eventos no GA

 O caminho para essas métricas é: Relatórios> Visão Geral > Eventos

  • Page Views
  • User Engajament
  • Session Start
  • First Visit
  • Scroll
  • Outros eventos que forem cadastrados

Métricas de Conversão 

Para coletá-las, basta acessar: Relatórios> Engajamento> Conversões

A partir do nome do evento, basta rolar a tela para baixo, que você vai encontrar os seguintes dados: 

  • Conversões
  • Total de Usuários
  • Receita Total 

O que fazer caso o seu Relatório de SEO precise informar que os resultados não estão como os projetados?

Olhar para as métricas de SEO com imparcialidade para tentar entender o que está ocasionando o resultado abaixo do esperado informado no relatório é indispensável. Confira alguns pontos que você pode verificar para entender o motivo e apontar soluções no report:

  • Identificar se é questão de sazonalidade: por exemplo: todos os anos, durante essa época, o tráfego orgânico costuma cair?
  • Identificar se há algum fator interno impactando no objetivo: falhas técnicas no site como lentidão, queda do servidor, etc; backlinks quebrados que impedem que a pessoa chegue de outro site; entre outras ações que têm a ver com o site em si e podem ser resolvidas com otimizações. 
  • Identificar se há algum fator externo ocasionando o problema: há uma redução de interesse por questões de mercado (exemplo: uma nova tecnologia surgiu e tornou certo produto obsoleto?); alguma política precisou encarecer determinada categoria de produtos ocasionando uma queda nas vendas, e por aí vai…
  • Plano de ação resumido para mostrar os próximos passos: listar as tarefas/ otimizações que podem ser necessárias para solucionar o problema e informar quem poderia implementar. Isso porque dependendo do caso, não é a equipe de Marketing ou SEO, mas sim os desenvolvedores, pode envolver outros setores da empresa,etc.

Principais aprendizados sobre como fazer um bom Relatório de SEO 

  • Reports de SEO são o reflexo do que está sendo implementado na estratégia e precisam ser sempre personalizados (há como padronizar a organização das informações e a estrutura documento com templates de arquivo de apresentação, mas não os dados em si)
  • Um mesmo relatório pode conter diferentes tipos de dados, dependendo dos objetivos, entre as mais comuns estão: Métricas de SEO Técnico, Métricas de Visibilidade, Métricas de Link Building e Métricas de Tráfego e Conversão
  • Reúne métricas que revelam como os esforços de otimização para busca orgânica estão seguindo rumo ao objetivo principal. Então se o acompanhamento é de uma otimização de conteúdo, não faz sentido, por exemplo, mensurar também dados que só dizem respeito a SEO técnico, se essa parte não tiver a ver com o que a estratégia que atingir. 
  • Na apresentação de resultados, é fundamental traduzir termos técnicos, e se for preciso, vale a pena inserir um apêndice no relatório de SEO com um glossário para que todos fiquem na mesma página.
  • Uso de recursos visuais que colaborem para melhor compreensão dos dados apresentados é o ideal
  • Evite que o report seja um apanhado de números frios. Para isso, use infográficos e deixe os insights assim que a apresentação dos dados de cada tipo de diferente de tópico terminarem. 
  • Relatórios de SEO bem feitos ajudam a validar a estratégia, mas também revelam quando é hora de corrigir a rota. Portanto, é um documento que ajuda na tomada de decisão baseada em dados.

Conclusão

Os relatórios de SEO são resultados de um acompanhamento do desempenho das principais métricas relacionadas às otimizações realizadas que mostram como o trabalho do canal orgânico está progredindo rumo ao objetivo principal.

Para isso, o documento precisa ser bem assertivo ao reunir somente dados relevantes e com recursos visuais que facilitem a compreensão dos números apresentados. 

Além disso, é importante entender o porquê dos resultados mostrados. Já o que precisa ser melhorado também pode ser reportado, mas de preferência, com sugestões de como aprimorar a estratégia, quando necessário, e os próximos passos

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Victor Baptista

Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.
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