Quando investir em SEO?

Você já deve ter ouvido aquela frase: ‘se não está no Google, não existe’.

Pode até não ser a pura realidade, mas essa máxima resume bem o poder que a busca orgânica do maior mecanismo de busca do mundo exerce nos dias de hoje.

Quando alguém quer saber algo, muitas vezes pergunta ao Google primeiro.

E na hora de comprar produtos não é diferente.

O internauta pesquisa muito antes de fechar negócio. Costuma recorrer a blogs, vídeos no YouTube, entre outros canais que ajudam na decisão de compra.

E vale lembrar que durante a pesquisa, o usuário do Google clica (na maioria das vezes)  nas três primeiras páginas do resultado da busca orgânica.

Como elas conquistaram esse posicionamento privilegiado? Certamente com muito trabalho em SEO.

O que é SEO?

Sigla do termo inglês Search Engine Optimization, SEO nada mais é do que o processo de otimização de sites para os motores de busca.

Ou seja, cada vez que você vai pesquisar algo no Google, por exemplo, encontra na página de resultados vários links que respondem o que você quer saber.

A primeira página a ser exibida na busca orgânica não foi selecionada ao acaso.

Pelo contrário, foi considerada a mais relevante para a palavra-chave digitada por você de acordo com a profunda análise realizada pelo Google.

Então na prática, o SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites planejadas para que seu negócio possa ranquear melhor na página de resultado de pesquisa orgânica (Search Engine Results Page ou SERP) dos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, Baidu, etc.

Para isso, é necessário muito trabalho já que potencializar os fatores de ranqueamento não é algo tão simples assim.

Para você ter uma ideia, atualmente o Google analisa mais de 200 fatores para criar o ranking de cada busca orgânica.

Cada vez que sua página é considerada relevante na análise dos algoritmos do motor de busca, ela vai melhorando o posicionamento na SERP.

Entenda tudo sobre SEO Onpage

Investir em SEO é mais importante do que em Google Ads? 

O investimento em SEO é fundamental porque aumenta a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, atrai tráfego orgânico gratuito, constrói autoridade e credibilidade, alcança um público mais amplo, oferece retorno sustentável do investimento em médio ou longo prazo e mantém sua competitividade online.

Além disso, o SEO melhora a experiência do usuário e permite focar na produção de conteúdo útil para o usuário e fazer uma análise constante para otimização do site. 

Portanto investir em SEO é realmente algo importante, até mesmo para e-commerce, mas não é possível afirmar que otimização para busca orgânica é mais importante do que investir em Google Ads. Até porque ambos apresentam prós e contras e podem funcionar muito bem juntos quando totalmente alinhados em uma estratégia de Marketing Digital

Entenda melhor a diferença entre SEO e Google Ads!

O que levar em consideração antes de investir em SEO

  • Analisar a concorrência do seu setor
  • Objetivos de curto, médio e longo prazo de sua empresa
  • Expectativas de prazo do Retorno sobre Investimento (ROI)
  • Recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis para os esforços em SEO

Benefícios de investir em SEO

Melhoria da credibilidade e autoridade da marca

As pessoas confiam muito mais nos resultados da busca orgânica do que nos anúncios online.

Quando você investe em SEO, além de melhorar o ranqueamento na SERP, as estratégias de otimização também permitem que seu site seja recomendado por terceiros por meio de backlinks.

Além disso, a produção de conteúdo otimizado para o blog da marca, site institucional (ou loja virtual), canal de YouTube, entre outras plataformas, permite que sua empresa se torne autoridade em assuntos que são estratégicos para seu negócio.

Ao longo do tempo isso facilita o aumento de vendas, já que o consumidor de hoje quer comprar com quem é expert e o ajuda a tomar a melhor decisão de compra.

Por esses motivos o investimento em SEO é uma necessidade para quem quer construir autoridade e credibilidade para a marca.

Alto retorno sobre o investimento (ROI)

Investir em SEO traz ótimos resultados para as empresas, mas é preciso ter em mente que eles não são imediatos.

Na verdade, a otimização de sites é um processo complexo que costuma dar retorno a partir de 6 meses (na maioria dos casos).

Mas, esse prazo varia muito de acordo com o nicho de mercado, as estratégias que precisam ser planejadas, entre outros fatores.

O ROI de um site novo é mais demorado.

Isso porque é necessário construir autoridade da marca (o que leva algum tempo) e também trabalhar bastante para melhorar o ranqueamento com palavras chave relevantes para o negócio em si e para os produtos ou serviços.

O mesmo se aplica às páginas de empresas que fazem parte de um segmento com alta concorrência (principalmente se os concorrentes já usam estratégias de SEO).

Embora garanta um retorno alto, mas não imediato, o investimento em SEO é algo que vale muito a pena.

Já que traz mais autoridade e credibilidade para sua marca, além de facilitar o aumento das vendas e o crescimento de receita.

Resultados duradouros

Outra vantagem de investir em SEO é que quando você fica entre os primeiros do ranking da busca orgânica, essa posição costuma se manter por um bom tempo garantindo inclusive alto tráfego para seu site (mesmo que você deixe de fazer investimentos em otimização por um período – caso seu nicho não seja dos mais disputados, é claro!).

Mas, o ideal é nunca abandonar o trabalho de otimização de site para mecanismos de busca já que seus concorrentes estão trabalhando também para ter uma posição melhor do que a sua e os internautas estão sempre fazendo pesquisas.

Além disso, o Google vive atualizando seus algoritmos e os fatores de ranqueamento.

Então é preciso estar sempre antenado se quiser manter sua posição privilegiada na SERP.

4 situações que o investimento em SEO é recomendado

Alta dependência de mídia paga

Um campanha de anúncios online nos mecanismos de busca quando bem planejada costuma trazer bons resultados ao curto prazo.

Mas, se você for analisar o custo/benefício ao médio ou longo prazo, irá perceber que não é tão vantajoso assim. Isso porque o seu investimento em busca paga será cada vez maior devido à grande concorrência.

Para realizar cada campanha, você precisa contar com uma verba de Marketing inclusive para comprar keywords (que precisará ser cada vez maior com o passar do tempo).

E como links patrocinados são ações de curto prazo, sua empresa acaba criando uma grande dependência da mídia paga.

Mas, quando você investe em SEO, os anúncios do Google passam a ser complementares na geração de receita.

Dessa forma sua marca reduz custos com busca paga e deixa de ser dependente dela.

Portanto o ideal é fazer investimentos em ambos sendo que o SEO dará retorno ao médio ou longo prazo e a mídia paga ao curto prazo.

Produto de venda complexa

Vender é uma arte, ainda mais na internet.

Mas, as estratégias de SEO estão aí para facilitar bastante o aumento das conversões diretas, inclusive de produtos de venda complexa.

E em casos como esses, é necessário saber que dificilmente a pessoa irá realizar a compra na primeira visita ao seu site (mesmo se tiver vindo de um anúncio do Google – busca paga).

A solução então é partir para um planejamento eficaz de SEO que elabore diferentes estratégias em cada etapa da jornada de compra do cliente.

E para obter o resultado esperado, é preciso conhecer muito bem o possível comprador e participar de todo o ciclo de compra dele.

Ganho de relevância para o nicho de mercado

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos.

Quem compra pela internet, por exemplo, pesquisa bastante antes de efetuar a compra do produto desejado.

E não é só melhor preço que o internauta procura não. Hoje em dia, as pessoas querem comprar com quem é expert no assunto.

É aí que o SEO faz toda a diferença.

Com as estratégias de otimização do seu site para melhorar o ranqueamento na busca orgânica, o usuário encontra seu conteúdo com facilidade.

Como não é uma mídia paga, o internauta irá confiar em clicar na sua página para se informar sobre o que está pesquisando já que é uma das melhores respostas segundo o Google para o termo pesquisado por ele.

Com base nesse novo comportamento do consumidor, as estratégias de SEO permitem que sua marca consiga atuar em toda a jornada de compra.

E ao mesmo tempo, seu negócio vai conquistando mais autoridade e relevância dentro do seu nicho de mercado.

Necessidade de aumento de tráfego qualificado

Um dos benefícios que o SEO oferece é o crescimento do número de visitantes no seu site.

Porém, esse aumento é de tráfego qualificado, ou seja, de pessoas mais propensas a comprar seus produtos ou serviços. Consigo isso mais rápido com anúncios na busca paga – você deve estar pensando. Sim consegue.

Mas, é preciso lembrar que links patrocinados funcionam, mas não aumentam a credibilidade nem a autoridade do seu negócio.

Além disso, você precisa investir toda hora. Com isso, se torna dependente da publicidade online e se vê obrigado a ter uma verba regularmente para ela.

Já no investimento em SEO, não há essa dependência. Pelo contrário, dependendo do seu nicho de mercado, uma vez que você conquistou um bom posicionamento na SERP dificilmente irá perder sua posição (mesmo que não possa investir em otimização por um período de tempo).

E esse bom ranqueamento garante inclusive o aumento de tráfego qualificado para seu site. O que significa maiores chances de alavancar vendas e obter mais lucros.

resultados vs tempo

 Investimento em SEO: Resultado X Tempo

Implementar estratégias de SEO é um ótimo investimento. Mas, é preciso ter em mente que o retorno virá só que ao médio ou longo prazo.

Isso porque a curva de resultado é bem diferente quando comparada a de outros canais. Os projetos de SEO funcionam com base em três pilares:

  1. Trabalhar na parte de tecnologia do site ou loja virtual: para que o Google possa ler melhor o código;
  2. Melhorar a experiência de navegação do usuário: aprimorar a arquitetura da informação do site e o layout das páginas, otimizar o conteúdo, entre outras ações;
  3. Aumentar a autoridade: por fim a relevância em resultados é desenvolvida por meio de backlinks de outros sites apontando para o seu (com o uso de estratégias Link Building). O que colabora inclusive para o aumento do tráfego qualificado em sua página.

Em suma: é preciso otimizar desde a tecnologia até o conteúdo passando pela experiência do usuário para que dessa forma seja possível ganhar relevância na busca orgânica. E com o tempo alcançar bom posicionamento na SERP.

O aumento de tráfego costuma ser o primeiro resultado obtido com o investimento em SEO. Na sequência, o ranqueamento melhora e por último você aumenta sua receita já que conseguiu ter páginas bem posicionadas, otimizadas, que atendem a intenção de busca do usuário e que consequentemente gera conversões.

 Primeiros resultados de SEO aparecem ao médio prazo 

Em média, os primeiros resultados de SEO começam a ser atingidos a partir de 3 a 6 meses de trabalho, mas pode ser antes ou depois desse prazo, já que depende de vários fatores como seu nicho de atuação, concorrência, etc.

Aqui na Search Lab, por exemplo, tivemos um cliente de ensino que conquistou mais de 15.000 sessões em 06 meses, além da geração de 9104 leads gerados no mesmo período. 

Conheça alguns dos nossos Cases de SEO

Conclusão

Investir em SEO é fundamental para quem deseja aumentar o tráfego orgânico (que é extremamente estratégico para o crescimento de receita), melhorar o posicionamento na SERP e ganhar mais relevância e autoridade.

Mas, para obter esses resultados, é necessário muito trabalho, organização e planejamento.

Além disso, é importante contar com quem entende tudo de otimização de sites para mecanismos de busca.

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Victor Baptista

Victor Baptista

Operações – Search Lab

É especialista em SEO e co-fundador da Search Lab 


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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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