Metas em SEO

Como definir metas em SEO?

Já elaborou o planejamento anual de Marketing Digital da sua empresa? 

Uma dica importante que facilita alcançar os principais objetivos do seu negócio, é definir metas específicas por canais. E é exatamente aí que devemos olhar com carinho para SEO.

Quer entender mais sobre isso? Então acompanhe esse post. 

Diferença entre metas e objetivos em SEO

Você sabia que melhorar o posicionamento de 4º para 2º (por exemplo) das páginas XYZ na SERP não é uma objetivo em SEO? 

Mas por que isso? A melhoria de posicionamento é um meio para chegar no objetivo ou na meta.

Esses dois conceitos, por serem intimamente ligados, são muito confundidos. 

Como eles fazem toda a diferença na hora de planejar, eu resolvi deixar mais claro o que é cada um para facilitar a aplicação no planejamento anual da sua empresa.  

Objetivo

O que sua empresa pretende alcançar com os esforços de SEO no ano? Ao responder essa pergunta, você encontra o objetivo que é o que precisa ser alcançado.

Ex: O objetivo da empresa é dobrar representatividade do canal orgânico. 

Portanto objetivos são como a visão de um quebra-cabeça completamente montado. Já as metas são cada peça diferente que o forma.   

Meta

É tudo aquilo que precisa ser alcançado com foco no objetivo que você definiu para sua empresa. 

Vale lembrar que todas as metas precisam ser atreladas a um determinado período de tempo.  

Então, por exemplo, se formos pensar no objetivo de dobrar a representatividade do canal orgânico (SEO), para pensarmos na meta, precisaríamos levantar uma série de dados, como por exemplo:

  • Principais páginas de destino por tráfego;
  • Principais páginas de destino por conversão;
  • Posicionamento médio dessas páginas;
  • Termos que mais trazem tráfego para essas páginas;
  • etc… 

O que é preciso para definição de metas realistas? 

Fica mais fácil definir metas de SEO quando você aplica os critérios S.M.A.R.T.

Essas iniciais que formam a palavra SMART (que nesse sentido, podemos ter “inteligente” como tradução) em inglês significam:

  • Specific (Específico): como aquela meta específica vai impactar no objetivo global do negócio. Dessa forma é preciso deixar bem claro o real resultado que você espera. Por exemplo: Se o objetivo da empresa é dobrar a representatividade do canal orgânico, aumentar 30% as vendas no 1º semestre através do SEO, seria bastante específico, não?  
  • Measurable (Mensurável): como tudo em Marketing, o SEO também precisa trabalhar com metas que possam ser mensuradas por métricas e ter o resultado analisado com base em KPIs. Por exemplo: Para as metas de SEO, tráfego, CTR, posicionamento médio e taxa de conversão de páginas de destino são alguns indicadores associados ao objetivo de aumento de representatividade.
  • Achievable (Realizável): meta precisa ser viável. E para isso, os prazos têm que ser humanamente possíveis de serem cumpridos assim como os percentuais definidos. Sem contar que a empresa precisa disponibilizar recursos para a realização. O que inclui ter recursos, ferramentas e histórico de dados por exemplo.     
  • Realistic (Realista): Isso pode ser realmente concretizado? Ou é algo que a empresa sonha em conseguir e não tomou nem como base estatísticas e históricos para uma previsão antes de planejar?
  • Timelined (“Cronometrável”): definir um prazo para cada meta e controlá-las periodicamente. Por exemplo, a Search Lab trabalha planejamento em ciclos de 4 meses. E usamos metas S.M.A.R.T. por serem mais assertivas, além de permitirem que clientes entendam mais facilmente como o investimento em SEO traz resultados para o negócio. 

Foque em metas S.M.A.R.T.

Se você for colocar esses critérios em prática no seu próximo planejamento de SEO, terá que fazer um pouco diferente do habitual. 

Isso porque, por exemplo, a tradicional meta liderar a SERP nas pesquisas para palavras-chave X, Y e Z em 6 meses (que é bastante comum), não é uma meta S.M.A.R.T. já que é exclusiva de SEO e não conversa com outras e nem com o objetivo do negócio (não é específica).

Analise históricos para ser realista, realizável e cronometrável

Antes de definir metas para o ano seguinte, é importante primeiro realizar uma análise profunda do que foi projetado para o ano vigente. 

Observe o que saiu como o esperado, o que superou expectativas e o que não deu certo. 

Dessa forma você consegue ter um ponto de partida totalmente S.M.A.R.T. para começar a planejar. 

Em relação às metas não atingidas, é necessário entender o porquê de ter acontecido isso. 

Para isso, leve em conta as possíveis causas analisando diferentes fatores e reúna as seguintes informações: 

  • Dados estatísticos do últimos 24 meses 
  • Identifique eventos ocorridos (ao longo desse tempo) que impactou suas metas e objetivos
  • Compare com o plano de SEO do período (inclusive com as metas, objetivos e indicadores estabelecidos).

Estabelecer objetivos claros em SEO facilita criar metas específicas

Após avaliar os resultados passados e atuais, é hora de traçar os novos objetivos de SEO para a empresa. 

Eles não devem ser pensados isoladamente, mas em total alinhamento com os objetivos do negócio e de Marketing. 

Isso porque essa integração facilita identificar o que deve ser alcançado. 

Além de ficar mais simples quebrar esses objetivos em metas de SEO para seu negócio. 

E até mesmo identificar os indicadores mais adequados para análise. 

Uma dica importante é definir os objetivos na seguinte ordem de prioridade:

  1. Objetivos do Negócio
  2. Objetivos de Marketing
  3. Objetivos de SEO 

Determine indicadores que façam sentido 

Definir métricas que serão acompanhadas para avaliar o desempenho das metas em SEO estabelecidas também faz parte do planejamento. 

Mas, vale lembrar que não é necessário mensurar e analisar tudo. 

Daí a importância também de um objetivo claro porque ajuda a definir KPIs que permitem acompanhar se as metas estão indo na direção planejada. 

Por exemplo: se a meta é dobrar a representatividade do canal orgânico em comparação ao ano anterior, a mensuração da quantidade de vendas realizadas por meio de tráfego orgânico, o volume de tráfego orgânico, o posicionamento médio das principais páginas são métricas que fazem todo sentido. 

Já acompanhar apenas o volume de tráfego na loja virtual é até relevante para SEO, mas não está diretamente relacionada ao objetivo do negócio (vender). Inclusive, este caso foi mapeado em nossa pesquisa sobre SEO para e-commerce, em que analisamos mais de 60.000 páginas de e-commerce para identificar os principais fatores que impactam em tráfego, posicionamento e conversão..

Projete resultados de SEO e adicione ações para o alcance das metas estabelecidas 

Faça uma estimativa realista do que pretende alcançar com o que foi planejado em 2020. Mas, nada de achismo, faça com orientação de dados. 

Para ajudar no planejamento da sua meta, a dica é fazer download da nossa Planilha de Projeção de Resultados em SEO

Com ela, você pode ter uma noção real dos resultados que pode esperar do comportamento atual do seu site e também terá uma visão do quanto cada tópico / palavra chave pode representar de ganho de tráfego e conversão.. 

O que facilita a análise do desempenho e a tomada de decisão. Já que as possíveis mudanças de estratégias serão baseadas em estatísticas.  

Quer saber mais sobre SEO e planejamento? Então continue acompanhando nosso blog. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão! 

Picture of Search Lab

Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
Compartilhe esse conteúdo:

Posts relacionados