Blog para e-commerce: quando usar essa estratégia de SEO e Inbound Marketing?

Mais do que simples repositórios de conteúdos da sua empresa, os blogs da marca são fundamentais para atingir objetivos de SEO para e-commerce como, por exemplo, melhorar o posicionamento da sua loja virtual no Google e aumentar o tráfego dela.   

Porém, antes de destinar uma equipe interna para isso e/ou contratar freelancers para a produção de conteúdo, é necessário analisar se a criação do blog faz realmente sentido em relação aos objetivos do negócio e os resultados esperados. 

Quer descobrir quando vale a pena investir em blogs da marca? Neste post Search Lab você vai conhecer alguns benefícios que o investimento nessas páginas traz e também o que pode demandar do seu e-commerce. E, claro, em que situações faz todo sentido lojas virtuais terem blog. Confira: 

Quando seu e-commerce tem budget para investir em SEO e Inbound Marketing

Usar a produção de conteúdo como estratégia para aumentar o tráfego e crescer o número de leads é cada vez mais comum entre empresas de todo o mundo. E também dos mais variados portes e segmentos. 

Então mesmo que sua loja virtual seja pequena ou tenha acabado de ser lançada, a criação de um blog costuma valer a pena. Mas, não pense você que o investimento é zero.

Isso porque, por mais que seja baixo quando comparado a outros, às vezes requer contratação de novos profissionais de Inbound Marketing e até mesmo contar com consultoria de experts em SEO para trazer os resultados que a marca deseja

Por esse motivo, a primeira demanda de um blog da marca costuma ser ter budge suficiente para criá-lo e mantê-lo atualizado por um longo período

Quando sua equipe interna tem tempo para atualizar o blog

Publicar os primeiros posts no blog do e-commerce e simplesmente deixá-lo para lá porque ninguém interage é um erro comum. E também quase nunca atualizá-lo porque não é prioridade para o negócio. 

Quer que o blog da sua loja virtual cumpra o objetivo dele? Então é indispensável muito planejamento e organização para que a frequência de publicação de conteúdo seja mantida.

Mas, não se preocupe, porque não é necessário postar diariamente e nem várias vezes por dia. Basta determinar uma frequência e cumpri-la. O Blog Search Lab, por exemplo, tem 1 atualização por semana. Portanto 4 posts são sempre incluídos no nosso planejamento mensal. 

Porém, é importante destacar que o trabalho do time interno responsável pelo blog vai muito além de escrever e publicar posts. 

Para o investimento valer a pena, é imprescindível também que a equipe conheça as buyer personas, crie tom de voz da marca compativel com elas e até mesmo pesquise as principais dúvidas de clientes e prospects (para responder com o conteúdo do blog), conversando até com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).  

Quando você consegue distribuir os posts

Para ampliar o conhecimento da sua marca e ainda começar uma conversa com o cliente, a distribuição do conteúdo nas Redes Sociais é totalmente estratégico. Até mesmo para colaborar com crescimento do tráfego já que essas postagens em Instagram e Facebook costumam atrair a atenção dos usuários.  

Além disso, o envio de a E-mail Marketing autorizado também é fundamental. Mesmo que não agregue praticamente nada ao SEO, o disparo de Newsletter pode ser um OKR para mensurar as estratégias de Inbound e principalmente uma importante ação para nutrição de leads. O que aumenta as chances das pessoas comprarem em sua loja virtual. 

Baixe gratuitamente a planilha de projeção de resultados

Quando você quer posicionar melhor sua empresa no Google

Um dos resultados em SEO mais conhecidos é justamente fazer os sites chegarem a primeira página do Google por meio de otimizações Onpage e Offpage. Mas, você sabia que os blogs de e-commerce também ajudam muito nisso?

Como sua empresa começa a responder às principais dúvidas dos internautas, com conteúdo relevante de alta qualidade, o Google (que quer melhorar sempre a experiência dos usuários dele) acaba o listando nas primeiras posições da página de resultados da busca orgânica (SERP). 

Mas, para isso, todo o conteúdo do blog da loja virtual precisa ser planejado e otimizado para SEO (texto e imagens), além de estar com todas as otimizações de páginas implementadas corretamente. 

Quando você quer tornar sua loja virtual autoridade no assunto 

Outro resultado, ao longo prazo, do investimento no blog do e-commerce é que como os internautas vão obter respostas vindas da sua loja virtual, eles vão começar a reconhecer sua marca como autoridade nos assuntos que posta. 

Portanto é estratégico criar posts que, além de darem respostas aos usuários, ainda evidenciem a expertise da sua equipe de maneira natural. 

Mas, lembre-se Call To Actions (CTAs) persuasivos, em doses homeopáticas, são bem-vindos. Porém, o foco é informar suas personas sobre temas que o e-commerce domina.

Quando aumentar o tráfego do seu e-commerce é o objetivo

Além de educar as audiências, o blog da loja virtual também precisa ter como boas práticas de SEO a linkagem interna e externa. No caso dessa última, é estratégico que o conteúdo seja planejado  também para direcionar o internauta do blog para o e-commerce.

 O que consequentemente irá fazer crescer o número de pessoas navegando na sua loja online e aumentar consideravelmente a chance de vender mais. 

Quando você quer crescer o número de leads qualificados

Embora o blog seja uma estratégica de topo de funil e início de jornada do cliente, ele é a base para que as pessoas aprofundem o relacionamento com a marca enquanto vão rumo ao fundo do funil.

 E durante esse processo, quando os internautas assinam a newsletter do blog da sua loja virtual, significa que eles querem dar um passo adiante na relação empresa-cliente recebendo novidades por e-mail.  

Com a ajuda das automações de e-mail marketing, é possível realizar a nutrição de leads e identificar inclusive os qualificados (que estão mais propensos a comprar com você) e direcioná-los para setor de Vendas Inbound ou Inside Sales. 

Quando você quer ampliar a consciência da marca

Também conhecido como Awareness, o aumento da consciência da marca é um objetivo de SEO que leva muitos e-commerces a investir na criação de conteúdo otimizado em blogs empresariais.

Mas, para conseguir conversar no tom de voz certo e conquistar seus possíveis clientes e consumidores atuais com o blog é importante conhecer bem as buyer personas.   

Como criar o blog do seu e-commerce

Existem algumas plataformas de e-commerce, como por exemplo a da VTEX, que oferecem o recurso de criação de blog. Mas, caso o CMS da sua loja virtual não conte com essa função, você não precisa desistir do projeto do blog da marca só por causa disso.

A dica é usar um CMS específico para blogs como o WordPress (que é usado em 35% da blogosfera mundial e ainda permite instalar plugins que ajudam em SEO como o Yoast) integrado ao CMS do seu e-commerce.  

Caso você esteja pensando em realizar migração de plataforma, vale a pena escolher a nova tecnologia de acordo com os objetivos do seu negócio como um todo. Mas se o blog for uma das estratégias de SEO e Inbound Marketing, é importante considerar esse recurso como um dos prós. 

Conclusão

Mesmo com tantos pontos positivos que os blogs agregam, é importante avaliar, antes da criação deles, se seu e-commerce tem como mantê-lo sempre atualizado e otimizado para SEO

Caso contrário, não costuma valer a pena criar o blog da loja virtual. Isso porque dificilmente ele  irá conseguir alcançar os resultados pretendidos e aprofundar o relacionamento entre sua marca e os clientes e prospects. 

Baixe gratuitamente a planilha de projeção de resultados

Search Lab

Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
Compartilhe esse conteúdo:

Posts relacionados