15 ferramentas de SEO para planejamento de ações e estratégias

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.

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Utilizar ferramentas de SEO é uma mão na roda quando falamos de bons resultados em otimização de sites para buscadores. 

Isso porque elas reúnem dados que permitem que os profissionais tomem decisões e elaborem estratégias e ações mais assertivas. 

Elas também evitam que todo o planejamento seja feito com base em achismo. 

Quer entender como as automações ajudam no planejamento de SEO? Continue lendo esse post porque você vai descobrir 17 ferramentas para planejamento. A lista reúne versões gratuitas e também pagas. 

15 ferramentas de SEO para planejamento

  1. SEM Rush
  2. Ahrefs
  3. Moz 
  4. Majestic
  5. Mangools
  6. Google Trends
  7. Google Keyword Planner
  8. Ubersuggest
  9. Answer The Public
  10. Also Asked
  11. Free Domain SEO Analysis Tool 
  12. Dead Link Checker
  13. Buzz Stream
  14. Google Search Console
  15. Google Page Speed Insights

5 ferramentas de SEO completas que facilitam o planejamento 

5 ferramentas de SEO completas para planejamento

Existem várias ferramentas pagas que reúnem uma grande variedade de recursos. E assim colaboram para que todo o trabalho de SEO seja mais prático e orientado a dados como:

SEM Rush

Uma das mais usadas pelos profissionais de SEO, essa ferramenta é bem completa. O SEM Rush oferece diferentes recursos que vão de auditoria a pesquisa de palavra-chave, passando por análise de concorrência e até templates para produção de conteúdo otimizado, entre muitos outros.

Ahrefs

A ferramenta Ahrefs erve para monitoramento de nicho, backlinks e tráfego orgânico, além de análise de concorrência. Entre muitas outras funcionalidades que permitem fazer um bom planejamento de SEO. 

Moz

A ferramenta Moz facilita bastante a vida de quem faz Linking Building por causa de seu recurso de mensuração de Domain Authority (DA) e Page Authority (PA). Mas, o Moz também tem muitos outros recursos como pesquisa de palavra-chave, tráfego orgânico, etc. 

Majestic

Bem similar às outras, ela também monitora tráfego orgânico, backlinks em massa, além de verificação e comparação de domínios, etc. Inclusive o Majestic oferece métricas próprias como Trust Flow e Citation Flow para medir autoridade de domínio. 

Mangools

A ferramenta Mangools reúne funcionalidades fundamentais para otimização de sites para busca orgânica. Você pode analisar sua posição no Google (SERP Rank Checker), observar de perto seus concorrentes (Site Profiler), pesquisar palavra-chave (KW Finder) e ainda  fazer Link Building (Link Miner).

Ferramentas de SEO mais famosas são similares, mas têm métodos diferentes de mensuração  

Como você pode perceber, SEM Rush, Ahrefs, Moz, Majestic e Mangools oferecem recursos bem parecidos. 

Independente de qual ferramenta de SEO você escolher para seu planejamento, é importante saber o motivo pelo qual está a utilizando. 

Desta forma consegue evitar que no futuro sejam feitas comparações entre automações que utilizam métodos de mensuração totalmente diferentes.

Ou seja, quando você em um mês se baseia em uma  delas, e  no seguinte em outra, pode notar grandes discrepâncias de dados porque é como estivesse comparando situações ou coisas diferentes. 

Portanto a partir do momento que escolher o seu kit de ferramentas de SEO se mantenha fiel a ele para ter certeza que está comparando maçã com maçã e não maçã com uva. 

Exemplos de casos de uso dessas ferramentas para planejamento de SEO

As ferramentas para otimização de sites para buscadores têm muitas funcionalidades. Os recursos de monitoramento, por exemplo, servem para análise regular (com uma frequência certa ex: 1 vez por semana).

E a partir daí, a equipe de SEO consegue obter insights que facilitam inclusive na hora do planejamento. 

E para isso, ajuda bastante os profissionais estarem também antenados no mercado e nas especificidades do negócio. Dessa forma não irão planejar com base apenas na parte técnica (até porque é só uma parte do trabalho de SEO, não ele todo).

Análise da concorrência com ferramentas de SEO pagas

Além de poder analisar toda parte técnica do seu site usando essas plataformas, também é possível fazer análise de concorrência. E assim traçar uma estratégia para ter o seu pilar de tecnologia o mais ajustado possível em comparação ao seu mercado.

As ferramentas pagas de SEO permitem ainda estudar os concorrentes descobrindo suas principais páginas e até as palavras-chave que geram mais tráfego para eles. E assim traçar uma estratégia de conteúdo adequada aos seus objetivos.

Como podemos fazer isso? No SEM Rush, por exemplo, basta ir em Visão Geral do Domínio e inserir a URL desejada. Escolha a opção mobile e/ou desktop.

Assim a plataforma mostra várias informações estratégicas importantes (por dispositivo) para o planejamento de SEO como:  

  • Principais palavras-chave orgânicas
  • Principais palavras-chave de anúncios
  • Principais concorrentes orgânicos
  • Tendência do desempenho na pesquisa
  • Total de Backlinks (follow e no follow), etc.

Pesquisa de palavra-chave para planejamento de conteúdo otimizado no SEM Rush

palavras-chave e sua importância

Além de oferecerem o tradicional recurso dedicado a keyword research, as 5 principais ferramenta de SEO podem facilitar também o planejamento editorial de blogs ou de páginas de conteúdo em e-commerces. 

O SEM Rush, por exemplo, tem o recurso Topic Research que apresenta sugestões de temas e H1 com base na palavra-chave pesquisada. Nele é possível  obter sugestões de ideias para posts com as keywords desejadas, além de perguntas sobre termos relacionados (o que é ótimo para acertar na densidade de palavra-chave).

Com essa ajuda da tecnologia é muito mais prático criar conteúdo otimizado.

Mas, vale lembrar que não é porque a ferramenta recomendou determinado assunto que ele faz sentido para seu público-alvo ou irá agregar aos objetivos do negócio.

Isso porque a ferramenta exibe apenas dados para seus usuários. Caso você não tenha objetivos e metas associados ao canal orgânico (SEO), não terá como saber de que maneira esses dados podem ajudar. 

Por isso vale a pena continuar pesquisando o que seus concorrentes estão fazendo e as dúvidas das suas personas.

Dessa forma é possível responder o que elas realmente querem saber e estão procurando nos mecanismos de busca.  

E assim realizar o planejamento de  conteúdo otimizado para SEO que seja útil para seu target e consequentemente relevante para o Google e outros motores de pesquisa.

5 Ferramentas de SEO gratuitas para planejamento de conteúdo otimizado

Confira 4 ferramentas de SEO para planejamento de conteúdo otimizado

Para quem está começando a investir em SEO, a dica é optar por versões gratuitas para planejar conteúdo para seu blog ou site por meio de dados. Confira algumas dicas de ferramentas. Algumas são gratuitas e outras trial

Google Trends

Indispensável para ter ideias para conteúdos, com base em pesquisas realizadas pelos usuários do maior buscador do mundo, a ferramenta gratuita de tendências do Google é usada até mesmo por jornalistas. 

O Google Trends possibilita obter insights de temas em alta para planejar conteúdos otimizados para SEO, relevantes e úteis, para o blog da marca ou site institucional. Nele você tem acesso a gráficos que mostram o nível de interesse das pessoas sobre temas em determinados períodos. E ainda revela o que está em ascensão para você sair na frente da concorrência. 

Google Keyword Planner

Para quem usa o Google Ads, o recurso de pesquisa-chave do Google é grátis. Nele, é possível conhecer o volume de busca e ter acesso ao nível de concorrência delas e também às tendências ( ex: aumento por busca de keyword X recentemente).  

Esses dados são fundamentais para planejar a produção de conteúdo otimizado para SEO para páginas de categorias,  landing pages, produtos,, home, blog, etc. E até mesmo para otimizar URLs. Só para se ter uma ideia da relevância do Keyword Planner

Ubersuggest

Para quem não investe em publicidade online, mas quer começar a planejar conteúdos otimizados para SEO, a dica é usar o Ubersuggest. A versão gratuita é específica para pesquisa de palavras-chave. .

A ferramenta de SEO usada por Neil Patel informa o volume de busca e o nível de concorrência (dois dados que são importantes para planejamento de conteúdo para busca orgânica).  

Vale lembrar que o Ubersuggest também oferece planos pagos para você ter uma automação completa se quiser (all in one).

Answer The Public

Essa ferramenta gratuita facilita permite que você tenha insights para o planejamento de conteúdo otimizado  tendo como base o que as pessoas estão realmente pesquisando

O que facilita a ampliação de campo semântico até a estruturação da hierarquia de headings dos textos (H1,H2, H3, etc.) para que comecem a ficar otimizados para SEO. Ou seja, com ela você pode criar briefings para redatores de maneira mais assertiva. 

Porém, antes de usar, é necessário saber que há um limite diário de pesquisas por dia no Answer The Public Trial (em torno de 3). Isso porque é uma versão gratuita para teste da solução que oferece planos pagos.   

Also Asked

Essa ferramenta de SEO gratuita para planejamento de conteúdo permite que você pesquise uma keyword ou tema e descubra as perguntas relacionadas que as pessoas estão fazendo sobre.

Embora tenham método e entrega diferente do Answer The Public, o Also Asked também serve para planejar headings otimizadas para os conteúdos que você irá produzir. E também para ampliar o campo semântico aprofudando as informações na medida certa (sem fugir do tema ou deixar o texto raso demais)

3 Ferramentas de SEO para planejamento de Link Building

Ferramentas de SEO para planejamento de Link Building

Free Domain SEO Analysis Tool 

É uma ferramenta gratuita do Moz que permite que você pesquise a URL de um domínio para descobrir como estão suas principais métricas de SEO como Domain Authority (DA – autoridade do domínio) que é fundamental para nortear estratégias de Link Building. 

O Free Domain SEO Analysis Tool ainda permite identificar links quebrados e até estimativas de cliques em palavras-chave tendo como base o volume de buscas e CTR

Dead Link Checker

Backlink quebrado é um dos problemas de SEO Offpage mais famosos. Isso porque eles prejudicam a experiência do usuário e dificultam até mesmo a vida dos bots do Google. O que resulta em queda na posição na SERP. 

Por esse motivo procurar links que levam a lugar nenhum em blogs de terceiros é uma clássica tática de Link Building.

E para encontrar no Dead Link Checker, por exemplo, basta colocar a URL dos sites que você pretende produzir guestposts para descobrir quais backlinks estão linkando para páginas inexistentes (Erro 404).

Depois disso é só entrar em contato com o dono do blog oferecendo um conteúdo atualizado com novos links relevantes nela.      

Vale destacar que a ferramenta permite vasculhar um site inteiro ou apenas uma página. E se tiver cadastro, você pode descobrir backlinks quebrados em vários sites ao mesmo tempo. 

Buzz Stream

Buzz Stream

Para construir relacionamentos estratégicos para desenvolver parcerias e conseguir backlinks de qualidade para seu site, a dica é usar o Buzz Stream. 

A ferramenta paga para Link Building oferece 4 planos diferentes e teste gratuito. No mais básico (para até 2 pessoas), por exemplo, você consegue encontrar os principais blogs e sites que produzem conteúdo em determinado nicho e monitorar até 1000 links

Sem contar que o usuário ainda tem acesso a templates de e-mails e recurso de agendamento de follow ups.  

2 ferramentas de SEO Onpage indispensáveis

 Page Speed e Search Console são ferramentas de SEO Onpage para planejamento

Melhor do que remediar, é prevenir. E o mesmo vale com o SEO técnico. Muita gente acaba apenas corrigindo problemas e apagando incêndios quando ocorrem. 

Mas, o ideal é realizar também um planejamento de otimizações de páginas em seu site. E para isso, algumas ferramentas de SEO são fundamentais como as do próprio Google. Confira:

Google Search Console

Ferramenta gratuita indispensável para elaborar planos de SEO Onpage o  Google Search Console disponibiliza dados que facilitam a tomada de decisão em otimização de sites para busca orgânica. 

Com ele, é possível saber se suas páginas estão indexadas e bem posicionadas no motor de busca. Além disso, você passa a ter acesso a dados e relatórios sobre:

Google Page Speed Insights

Outra ferramenta gratuita fundamental para planejamento de otimizações de páginas para buscadores é o Page Speed  já que ajuda a evitar o aumento da taxa de rejeição.

Isso porque a solução do Google analisa a URL que você inserir nela informando, não apenas como está a velocidade de carregamento, como ainda apresentando insights para reduzir o tempo de abertura das páginas analisadas. 

Conclusão

Aonde você quer chegar com seu investimento no canal orgânico? É importante ter isso bem claro, antes de começar o planejamento de SEO ou iniciar um projeto de otimização para busca orgânica do Google,

Isso porque o objetivo será o norte para a criar  futuras metas e ações. Já  as ferramentas são apenas suportes que facilitam o processo como um todo inclusive na hora de planejar. 

Portanto  a tecnologia está aí para ajudar. Porém, é importantíssimo lembrar que ferramentas sozinhas não resolvem os problemas de SEO da sua empresa. 

Elas apenas revelam dados para você e sua equipe de SEO realizarem análises. e depois transformá-las em ação. O que pode inclusive demandar ajuda de experts.

Então, antes de investir em ferramentas de otimização de sites para buscadores, a dica é focar em traçar estratégias. Só  depois disso, é que vai fazer sentido utilizar as automações que facilitam a tomada de decisão em SEO.

Conhece ou utiliza outras ferramentas de SEO para planejamento que não estão no nosso post?  Compartilhe com a gente nos comentários o nome delas e como ajudam na otimização de sites para busca orgânica.

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.

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