SEO Offpage: muito do além do Link Building

SEO offpage além do tradicional link building

Para se manter atualizado e adotar as melhores práticas, quem trabalha com SEO e Marketing Digital precisa estar antenado nas estratégias de SEO Offpage.

E isso você confere aqui neste post, que conta com assuntos que foram abordados no webinar que fizemos em parceria com o Felipe Bazon

Mas, antes vamos relembrar um pouco estratégias que são velhas conhecidas dos profissionais de Link Building (que dão resultado ainda) e outras que não são mais recomendadas.

O que é SEO Offpage

Otimização de sites para mecanismos de busca vai muito além do SEO Onpage (conjunto de ações estratégicas dentro da página para ranquear melhor). 

Isso porque tecnologia e conteúdo não são os únicos pontos importantes do SEO

Há também um outro ponto: autoridade, que é conquistada ao longo do tempo, principalmente com backlinks de qualidade para suas páginas. 

A quantidade de links externos é fundamental, mas cada vez mais os buscadores estão preferindo a qualidade dos domínios onde os backlinks estão e a relevância do texto âncora e de todo o conteúdo otimizado para SEO

Principais estratégias de SEO Offpage usadas no Brasil

  • Link Building: é manter bom relacionamento com a imprensa e com blogueiros para sugerir pautas e colaborar com conteúdos e links que agreguem valor ao que foi postado. Vale lembrar que se essa estratégia não for bem executada, ou seja, o Google entender como link artificial, ele irá penalizar com queda no ranqueamento.
  • Guest Blogging: é escrever artigos ou posts em blogs ou sites de terceiros (guest post). Para não sofrer penalizações, só não é recomendado realizar trocas de links porque o Google não entende isso como algo natural nem positivo. 
  • Redes sociais: ao distribuir o conteúdo produzido pela sua empresa ou com menção a ela, você consegue aumentar o alcance ampliando também a consciência da marca e tendo mais chances de gerar engajamento.

Link building e a importância do contexto 

contexto em link building

Antigamente por meio de relacionamento com parceiros era possível conseguir vários backlinks mensalmente sem problemas. 

Mas, atualmente, o Link Building já não é mais focado em quantidade como já foi um dia. 

Isso porque o Google vem desenvolvendo cada vez mais seus algoritmos. Com as mais recentes atualizações do buscador, ele consegue agora priorizar muito mais o contexto dos links, analisando inclusive se há naturalidade neles.  

Por isso ter como estratégia de SEO Offpage espalhar backlinks em páginas aleatórias (que não tenham nada a ver com o assunto do conteúdo) é uma péssima prática de Link Building nos dias de hoje.

Para melhorar a posição das suas páginas no ranqueamento usando essa estratégia de SEO Offpage, é preciso planejar backlinks com contexto em páginas de terceiros. 

Caso contrário, além de não trazer os resultados esperados, ainda pode ocasionar penalizações.

Leia também: Diferentes estratégias de Link Building para o seu negócio

Cuidado com Black Hat!

Um blog de dicas de maquiagem, por exemplo, que tenha um link em um site de uma construtora era uma prática aceitável nos primórdios do SEO. 

Mas, de uns anos para cá , é cilada pura. 

E seria ainda pior, se na sequência, aparecesse um backlink direcionado para essa construtora nesse mesmo blog feminino de make up. 

Ou seja, a falta de contexto e a troca de links seriam identificadas pelo Google e o resultado seria queda no ranqueamento. 

Caso os dois nichos (que aparentemente nada têm a ver um com o outro), conseguirem identificar algum conteúdo relevante que realmente agregue, um  guest post com link de um para o outro (sem troca de linkagem) poderia até ser interpretado como natural pelo Google e não ocasionaria punição.

Penguin: o algoritmo que mudou a forma de fazer Link Building

Desde 2012, os backlinks provenientes de Black Hat e também os artificiais estão sendo identificados pelo Penguin e sendo punidos. 

Nos últimos anos, esse algoritmo vem passando por updates e outros ainda são esperados. 

O que fez com que novas estratégias de SEO Offpage fossem desenvolvidas por especialistas em todo o mundo.   

Backlinks com contexto: algumas dicas para conseguir

Antes de sugerir o post, a dica é o Link Builder primeiro avaliar bem o blog que pretende colocar o texto ou vídeo. 

É necessário identificar o público-alvo dele, o tom de voz, a editoria que faria mais sentido a publicação sair, etc. 

Depois é hora de planejar o conteúdo otimizado que será enviado e após isso entrar em contato com o dono do blog ou site para negociar a publicação. 

Quando estiver tudo certo, o Analista de Conteúdo ou o próprio LB cria uma pauta (pitch) que serve como briefing para os redatores produzirem o texto. 

Além da estrutura do conteúdo, o documento precisa conter ainda opções de palavras-chaves e as URLs de destino que irão virar textos-âncoras. 

Mas, antes do envio ao blogueiro, é importante que o Link Builder revise o post para ter certeza que está de acordo com o que foi negociado e também que está fazendo sentido onde será publicado. 

Últimas tendências de SEO Offpage

novas estratégias de link building

Além das tradicionais estratégias de Link Building e Guest Blogging, atualmente na Europa, estão sendo utilizadas novas formas de fazer SEO Offpage que vêm trazendo ótimos resultados quando associadas. 

Link Earn

Essa expressão em inglês quer dizer merecer o link (em português). 

Ou seja, é conseguir backlinks nas páginas de terceiros com a produção de conteúdo otimizado genuíno, relevante e útil que oferece novidades no seu nicho. 

O que aumenta consideravelmente as chances de blogueiros e jornalistas quererem publicar seu texto com links e ainda referenciando a fonte. 

Com essa estratégia, que é considerada uma evolução do Link Building, a marca vai ganhando autoridade e aumentando o awareness ( consciência da marca).  

Cada vez mais usado na Europa com sucesso, tudo indica que o Link Earn chegou para ficar devido a Expertise, Authority e Trust (EAT).  

Earn Media

O monitoramento de menção à marca já vem sendo realizado no Brasil e no mundo há tempos. 

Mas, o que muitas empresas que utilizam ferramentas com essa finalidade ainda não fazem é usá-las para conseguir ainda mais citações. 

E aí entra a Earn Media também conhecida como Atração de Menções

Para isso, é importante contar com uma boa assessoria de imprensa digital (3.0). 

Assim que ela conseguir a publicação, caso o blogueiro ou veículo não tenha linkado para sua empresa, o Link Builder entra em contato para convencê-lo a fazer isso.

Mas, as ações de Earn Media não param por aí. 

Há diferentes estratégias para conquistar mídia espontânea. 

Em sites de notícias, a dica é transformar sua empresa em fonte de informações sugerindo gestores como entrevistados. 

Já em sites de terceiros, tentar que eles sejam colunistas em blogs relacionados ao nicho, etc.  

Além disso, produzir conteúdo otimizado guiado por dados vem apresentando ótimos resultados. 

Data Driven Journalism  

Em bom português, jornalismo orientado por dados (livre tradução), é uma das principais tendências de SEO Offpage. 

Seu objetivo é transformar dados de pesquisas realizadas pela empresa em informações interessantes para internautas e também para contribuir com o mercado.

Associado a estratégia de Earn Media, o texto é enviado para a imprensa. 

Como normalmente jornalistas precisam informar a fonte das estatísticas informadas na matéria, o link para a página da sua marca é garantido. 

Conclusão

Nos dias de hoje, SEO Offpage não se limita mais às clássicas estratégias de Link Building ou conseguir guest posts em blogs de terceiros. 

Isso porque tendências como Earn Link, Earn Media e Jornalismo Orientado por Dados estão aí para serem usadas e testadas para trazer tráfego com consciência da marca para seu negócio.

Mas, vale destacar que se tudo for executado corretamente (resultando em backlinks naturais e com contexto para as páginas do seu site ou blog) ainda trará bons resultados (aqui no Brasil). 

O importante é mensurar tudo  e diversificar as estratégias de SEO Offpage.

Quer entender mais sobre o assunto? Assista nosso webinar Estratégias e aplicações de SEO usadas no Brasil e na Europa que está disponível na nossa página de materiais gratuitos

Victor Baptista

Victor Baptista

Operações - Search Lab
É especialista em SEO, co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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