Produção de conteúdos otimizados para produtos
Daniel Arend | Postado em |
Produzir conteúdo não é tarefa fácil, sabemos disso. E foi exatamente essa dificuldade e demanda que o mercado de SEO exige que nos fez preparar um post específico para produção de conteúdo para páginas de produtos otimizadas nas buscas orgânicas.
No nosso site temos uma publicação 100% direcionada para páginas de produtos . Entre outros Materiais Gratuitos feitos para ajudar quem tem e-commerce.
Neste post iremos abordar com algumas dicas e boas práticas como preparar o conteúdo textual que irá entrar nos produtos.
Vale lembrar que esse é um trabalho altamente escalável, é importante que o responsável que escreva o conteúdo tenha todos os pontos abaixo no sangue. Seguir os passos dessa publicação deve ser uma rotina, estar na cultura e não somente para escrever alguns conteúdos e ser engavetado.
Vamos aos pontos!
Análise de concorrência
Que os conteúdos devem ser genuínos já sabemos, para potencializar ainda mais o sua eficiência na leitura do Google e seus usuários uma dica é estudar os conteúdos de produtos nos sites concorrentes e saber quais informações ele disponibilizam para melhorar o seu.
Vale ressaltar, não copie o conteúdo. Veja o que o mercado está usando em suas descrições e aproveite para melhorar o seu. Dados técnicos geralmente são iguais, busque o diferencial!
Aproveite seus (e dos concorrentes) comentários
Vá além da descrição! Comentários e avaliações são verdadeiras minas de informação para produzir um conteúdo bacana.
Busque por detalhes que poderão ajudar o usuário e trazer ele mais pra perto do momento de compra. É muito comum que compradores de produtos descubram defeitos e vantagens que não foram vistos no processo de fabricação e uso.
Fazendo uma pesquisa rápida em produtos concorrentes certamente encontrará insights para seus conteúdos.
Por exemplo, fazendo uma busca de fogão, vi alguns comentários que poderiam ser mais explorados. Já que estão falando desses detalhes, porque não dar mais ênfase?
Fogão alto
No caso acima mesmo com a informação das dimensões do fogão, seria relevante dizer que ele é alto e até mesmo ter uma foto de uma pessoa em pé ao lado do fogão. Convenhamos, um fogão alto faz toda diferença. Ou então uma imagem do fogão aceso comprovando que a chama é forte (o que reduz consideravelmente o tempo de aquecimento dos alimentos e refeições sendo bem mais prático para quem irá usar).
Facilidade para limpeza
Aparelho de limpeza fácil, o aço inox na parte superior ajuda na proteção e duração com uso de produtos de limpeza mais pesados como alguns corrosivos. Você poderá usar para limpar desde detergentes até os mais potentes produtos de limpeza. Com esse fogão limpinho você terá mais prazer para cozinhar e aposto que sua comida ficará muito mais gostosa!
Gás natural ou botijão?
Nesse caso a descrição e informações técnicas realmente foi mal redigida. Saber se o fogão é alimentado por gás natural ou por botijão é fundamental! No conteúdo não só deveria dizer qual é o modelo mas também orientações caso o cliente queira fazer a conversão para outro formato.
Seria uma boa oportunidade para fazer parceiras com empresas locais que fazem esse tipo de serviço.
Fonte de informações dentro de casa
O SAC (seja dentro do site ou em redes sociais) é seu canal direto com quem realmente importa, seus clientes. Responda tudo que for possível diretamente e crie o hábito de periodicamente rever as principais dúvidas do SAC. O que garante que o site esteja respondendo esses questionamentos.
Descrição relevante
Crie uma descrição relevante, vá além dos dados técnicos! Assim como nos comentários encontramos novas dúvidas e questionamentos de quem usa os produtos, certamente existem informações que só você que trabalha com o produto sabe.
Se tiver a oportunidade, converse com os desenvolvedores e designers do produto, com quem criou o que seu ecommerce está vendendo. Informação em formato de conteúdo, foto e vídeo são fatores de ranqueamento.
Conteúdos que ajudem o usuário
Os conteúdos de produtos devem ajudar ao usuário acima de tudo. As diretrizes do Google são claras, proporcione ao usuário uma boa experiência de navegação.
Algumas dicas são:
- Explique como usar o produto;
- Diga quais são os cuidados que se deve ter para guardar e usar o produto;
- Existem vantagens agregadas ao produto?
Use o Google
Faça uma pesquisa de termos parecidos no Google e veja o que ele apresenta como sugestão. Use essa referência para saber o que os usuários mais buscam em termos relacionados ao seu produto.
Lembre-se que o Google usa dados dos usuários para melhorar as respostas na SERP. Seu trabalho é usufruir dessas informações.
O exemplo abaixo ilustra termos relacionados a camisa do botafogo na SERP.
Escreva da forma que as pessoas busquem
Não seja técnico nem preguiçoso. Tanto na descrição quanto no nome do produto é preciso escrever como os usuários fazem as buscas. Ao invés de nomear o produto como Rel MK Fem (como já vi em alguns sites), escreva Relógio Michael Kors Feminino.
Use o KeywordPlanner para saber quais são os termos mais buscados pelos usuários e otimize seus produtos.
Conclusão
Os conteúdos de produtos são um grande desafio para o e-commerce. Em média os conteúdos de descrição tem entre 100 e 150 palavras, fora os dados técnicos, que geralmente são iguais para todos os sites.
Dedique um tempo para produzir esses conteúdo de forma otimizada e robusta, com um conteúdo melhorado, as chances de melhor ranqueamento e conversão aumentam consideravelmente.
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