O que recrutadores precisam avaliar antes de contratar profissionais de SEO

equipe de SEO

Um dos principais desafios de quem precisa recrutar especialistas na área é encontrar profissionais capacitados com competências que agreguem aos objetivos da empresa. 

E a dificuldade costuma aumentar ainda mais quando o processo de Recrutamento e Seleção é para especialistas em Search Engine Optimization (SEO), mas a organização ainda não tem uma equipe in house e nem cultura SEO na veia.

Isso porque demanda muita pesquisa do recrutador que, às vezes, precisa consultar até experts na área para entender bem sobre o que se trata realmente as profissões em SEO. E o que deve focar durante o processo seletivo. Por isso decidi escrever este post para diferenciar o que faz cada profissional e quais competências precisam ter.

Carreira em SEO: O que faz cada profissional 

Você já precisou recrutar um time de performance para um e-commerce? Ou para uma empresa que ainda não tem uma equipe de SEO formada, mas está querendo montar uma? 

Só para você ter uma ideia, quase 70% das empresas no Brasil investem em SEO segundo dados da pesquisa SEO Trends 2017. E cerca de 84% utilizam estratégias de otimização de sites para buscadores associadas a Marketing de Conteúdo. 

Ou seja, com o grande número de organizações brasileiras investindo em SEO, o que só tende a aumentar com o passar dos anos, se você ainda não precisou recrutar profissionais de performance, acredite ainda vai precisar… Por esse motivo vale a pena entender o que faz cada um e o que avaliar nos candidatos em processos seletivos. 

Analista de SEO

É o profissional formado em Marketing, Publicidade ou áreas relacionadas normalmente com alguma certificação em Marketing Digital. O Analista de SEO atua em performance portanto precisa ter conhecimento técnico, mas principalmente entender do negócio da empresa profundamente para identificar novas oportunidades para ela. 

Mas, vale destacar que o trabalho vai além de melhorar o posicionamento no ranking da página de resultados de pesquisa da busca orgânica (SERP), esse profissional tem como objetivo principal fazer otimizações de páginas e também propor soluções para aumentar os lucros da empresa.

Principais funções do Analista de SEO

  • Faz otimizações nas páginas (SEO On page)
  • Realiza melhorias para permitir leitura do crawler 
  • Monitora atualizações dos buscadores (não só Google, mas também Bing, Yahoo, Ask, etc.)
  • Monitora a SERP para acompanhar possíveis mudanças
  • Avalia potencial de resultados nas atividades que foram planejadas
  • Faz pesquisas de palavras-chave (keywords)
  • Orienta a produção de conteúdo interno (textos para páginas de categorias, landing pages, etc.) criando briefings para redatores e produtores de conteúdo com pautas e keywords
  • Propõe e executa melhorias na estrutura das páginas incluindo arquitetura da informação
  • Utiliza métricas para analisar performances em SEO e elaborar relatórios

Analista de conteúdo

É o profissional formado em Comunicação Social (principalmente Jornalismo), Marketing ou áreas relacionadas e costuma ter algumas certificação em Marketing Digital. 

Ele trabalha no time de SEO planejando estratégias de otimização de conteúdos que podem ser para posts em blogs, sites, e-books, roteiros para vídeos e podcasts etc.. Além de atuar na avaliação de resultados de todo o processo.

O Analista de Conteúdo realiza suas ações tendo como base as etapas do funil de marketing e a  jornada de compra do cliente. As atividades vão do planejamento à análise de resultados passando pela mensuração. 

Principais atribuições do Analista de Conteúdo

  • Planejar calendário editorial
  • Elaborar briefings que orientam os redatores na produção de conteúdo externo (textos para guest posts, publiposts ou releases – SEO Off Page)
  • Criar buyer personas 
  • Gerencia redes sociais analisando desempenho e interações

Analista de Link Building (Link builder) 

É o profissional formado em Comunicação Social (principalmente Jornalismo ou Relações Públicas) ou Marketing com conhecimentos sólidos de Marketing Digital e SEO.

O Analista de Link Building tem como principal função manter relacionamento com blogueiros e jornalistas de redação para conseguir backlinks externos apontados para o site da empresa ou e-commerce (o que  tem o nome de Link Building). 

Esse tipo de trabalho faz parte do SEO Offpage por isso o profissional atua também como um assessoria de imprensa digital. Vale lembrar que em algumas empresas, o Link Builder também exerce as funções do Analista de Conteúdo. 

Principais atribuições do Link Builder

  • Produz conteúdos otimizados e ajustados para blogs e sites de terceiros 
  • Sugere pautas para influenciadores digitais e jornalistas de redação 
  • Consegue guest posts  (escreve como convidado em outros blogs)
  • Negocia posts patrocinados em blogs de terceiros (publiposts)
  • Mantém bom relacionamento com parceiros e com a imprensa
  • Elabora estratégias para criar linkagem externa de outros sites para o da empresa que trabalha

Em algumas organizações, o Redator Web faz parte da equipe de Conteúdo junto com o Analista de Link Building e/ou Analista de Conteúdo. Quando isso ocorre, as funções do Link Builder são mais voltadas para planejamento, captação e negociação

Ou seja, ele planeja o que será escrito, distribui o conteúdo para blogs e imprensa e avalia o desempenho do texto e do redator.

Gerente de marketing

É o executivo responsável pelo gerenciamento de todo o setor de Marketing da empresa. Para isso, ele precisa conhecer os processos inclusive do time SEO para identificar se as demandas vão trazer os resultados esperados

Por ser um cargo de liderança, o profissional não precisa ser especialista em otimização de sites para buscadores, mas precisa entender como o SEO consegue aumentar o faturamento

Principais funções do Gestor de Marketing 

  • Responsável pelo posicionamento da marca
  • Administrar o budget 
  • Elaborar estratégias de comunicação e marketing
  • Criar campanhas promocionais de produtos e serviços
  • Identifica novas oportunidades no mercado
  • Trabalha para o aumento dos lucros por meio de SEO e outros canais 
  • Define identidade visual  

Competências necessárias nos profissionais de SEO

Para fazer parte de uma equipe de otimização de sites para mecanismos de busca, independente do cargo, algumas atitudes e habilidades são necessárias assim como determinados conhecimentos específicos. Confira:

Gostar de aprender coisas novas e ser curioso

Quando menos se espera, o Google faz algumas grandes mudanças em seus algoritmos e impacta totalmente a forma de fazer SEO. Por esse motivo o profissional precisa estar antenado aos updates e tendências de mercado para estar sempre atualizado e assim aplicar as melhores práticas de otimização.  

Além disso, ele precisa ter curiosidade para entender bem do negócio da empresa que atua. E para isso, é preciso perguntar bastante para compreender o funcionamento das dinâmicas internas e externas e os processos de Marketing Digital e SEO. 

E também buscar ter conhecimento de outras áreas relacionadas como UX. Ou seja, estar sempre aberto ao aprendizado faz toda a diferença para o sucesso dos profissionais de otimização de site para buscadores.

Gostar de ler (inclusive em inglês)

Não é porque a pessoa trabalha com SEO Onpage, que é um pouco mais técnico, que deve só entender de algoritmos e updates. É fundamental que todos os profissionais de otimização de sites para buscadores tenham a leitura como hábito.

Como a maioria das referências desse mercado vem dos Estados Unidos, o domínio do inglês facilita bastante se manter atualizado na área. Mas, no Brasil, também têm vários sites e blogs referências que os profissionais de SEO devem acompanhar para estar sempre ligado nas novidades e aprendendo coisas novas.   

Saber que o foco do SEO é pessoas e não robôs

Na hora de recrutar Analista de SEO ou outros profissionais para a equipe de performance ou conteúdo, uma dica importante é identificar se ele executa seu trabalho levando em conta apenas os algoritmos do Google (que era a antiga realidade da área) ou ele entende que suas atividades precisam ser focadas no ser humano (usuário), além dos robôs.

Mas, é preciso ter em mente que muitas empresas brasileiras ainda fazem SEO apenas pensando em Googlebots. Então é importante entender qual a visão do profissional sobre isso (de repente ele trabalha para algoritmos porque é a estratégia da empresa que atua, mas sabe que aquela não é a finalidade do SEO e está procurando emprego em outra organização que pense como ele). 

Então vale a pena trocar uma ideia sobre isso durante o processo seletivo.

Tecnologia: o que o profissional de SEO precisa entender

Mais importante do que ter conhecimento técnico, o candidato precisa saber de fato como aplicar a parte tecnológica corretamente na otimização do site. Confira o básico que o Analista de SEO deve saber:

  • HTML
  • Canonical tags
  • Robots.txt
  • Redirecionamentos (Redirect 301, etc.)
  • Hierarquia da headings 
  • Anchor Text (Texto-âncora)
  • Meta description
  • Atributo Alt nas imagens
  • Atributo Nofollow
  • Dados Estruturados

Conhecimentos técnicos: ferramentas de SEO mais usadas

Além das competências, atitudes e experiências que o candidato possui, o recrutador também deve verificar se ele tem prática nas principais ferramentas de SEO como Google Analytics. 

Além disso, o SEM Rush é a automação mais usada no Brasil para analisar domínios, fazer pesquisas de palavras-chave, identificar links tóxicos, etc.. Mas, pode ser que o candidato tenha experiência com ferramentas concorrentes que são similares como Ahrefs, Majestic e Moz.

  • SEM Rush
  • Yoast
  • Majestic
  • Ahrefs
  • Moz
  • Keyword Planner
  • Uber Suggest
  • Google Analytics

Perfil analítico e orientação para dados

Profissionais de SEO não podem ter medo de números. Isso porque eles tomam muitas decisões com base em dados. Então não vale a pena contratar um Analista de SEO que seja altamente técnico, mas não entenda nada do negócio da empresa. 

Ou seja, domina totalmente as ferramentas de SEO, mas que não consegue realizar análises, elaborar estratégias ou identificar a melhor tática de acordo com o caso, etc. 

Em relação ao Analista de Link Building, ele precisa muitas vezes planejar conteúdos que contam histórias de forma atraente incluindo estatísticas. Dessa forma é comum ter que analisar dados para transformá-los em informação relevante para blogs de terceiros. Então uma dica importante é não deixar de aplicar testes de raciocínio lógico durante o processo seletivo para profissionais de SEO. 

Já precisou contratar profissionais de SEO? Compartilhe com a gente nos comentários como foi sua experiência. 

Daniel Arend

Daniel Arend

Novos Negócios - Search Lab
É especialista em SEO, Fundador da Search Lab e co-undador do Marketagem.

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