A Search Lab tem a solução de
SEO para o seu desafio

Projetos em SEO

A rotina de SEO está longe de ser algo simples. Melhorar o tráfego orgânico e crescer a base de leads qualificados são alguns dos principais desafios para empresas que querem aumentar as vendas e melhorar resultados com a ajuda de um projeto de Search Engine Optimization.

Como fazemos apenas uma coisa: tudo em SEO, a Search Lab está sempre antenada com as principais tendências e novidades do mercado. O que permite que nossa agência identifique oportunidades para seu negócio, além de estar sempre atualizada em relação aos algoritmos do Google.

Veja o que nossos clientes falam sobre nós

“A agilidade na entrega, e no entendimento do negócio e ações propostas, foi o ponto alto dos projetos que criamos. Parabéns pelo empenho, adaptabilidade e conhecimento técnico em SEO e conteúdo.”

Juliana Chiappa
Analista de Canais Digitais e E-Commerce – Accor

“O trabalho de SEO para o e-commerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.”

Tiago Amorim, da Wish Planner
Tiago Amorim
CEO - Wish Planner

“Parabéns pelo trabalho, vocês estão em outro patamar de empresas de SEO, sempre preocupados com o cliente e sempre entregando o melhor que vocês podem.”

hebert nogueira
Hebert Nogueira
Gestor de E-Commerce - Aleatory

Como funciona o projeto de SEO
na Search Lab?

Com 12 meses de duração, o projeto de SEO requer um objetivo bem definido para a Search Lab poder elaborar estratégias que funcionam bem no seu caso e até mesmo colocar a mão na massa em diferentes aspectos.

Para isso temos uma metodologia de trabalho que consiste em algumas etapas:

Alinhamento de metas

Fazemos uma projeção baseada no cenário atual do seu Google Analytics (GA)

Auditoria SEO

Executamos uma profunda Auditoria SEO, analisando toda a parte tecnológica do seu e-commerce, passando por código, rastreamento e indexação das páginas;

Análise de mercado e levantamento de oportunidades

Realizamos uma análise de mercado completa no cenário do seu nicho, mapeando concorrentes e outros players com atuação relevante nas buscas orgânicas;

Execução e mensuração

Montamos um Plano de Ação de SEO pautado em dados reais e focado em aumentar o seu tráfego e suas vendas.

Para quem o projeto SEO é recomendado?

  • Empresas de médio e pequeno porte (PMEs);
  • Negócios que os acessos orgânicos impactam diretamente no ROI;
  • Empresas que querem reduzir custos e a dependência de mídias pagas;
  • Empresas que não têm uma vasta equipe de marketing, mas precisam de
    uma agência 100% focada em SEO.

Quais resultados esperar com o projeto SEO da Search Lab?

SEO não é uma commodity portanto não é igual para todo mundo. Logo, seus resultados também não serão. Isso porque vai depender muito do histórico do canal e tipo do projeto contratado por sua empresa.

Um bom caminho é ter uma projeção prévia do quanto seu canal orgânico poderá gerar no ano. Quer fazer isso agora mesmo? Baixe agora nossa Planilha de Projeção de Resultados.

Com a planilha Search Lab, por meio de uma simples inserção de dados, você consegue visualizar com assertividade o volume de tráfego orgânico esperado para o ano e ainda traça metas a partir desses importantes dados.

Principais dúvidas sobre projetos de SEO

O canal orgânico é um entre vários canais de aquisição (acesso e conversões). Investir em SEO é diversificar as formas de gerar resultados e evitar a dependência de outros canais como a mídia paga (Google Ads).

Abaixo estão alguns (bons) motivos para investir em SEO:

  • Você mesmo trabalha  seu site e seus conteúdos e por isso não fica dependente de uma plataforma (como Instagram por exemplo);
  • Tem a possibilidade de trabalhar termos head tail e long tail, atacando topo, meio e fundo de funil;
  • Não gera dependência de mídias de performance (Google Ads e Facebook Ads);
  • Tem mais resultados expostos nas buscas (Serp Domination);
  • Seu negócio ganha relevância e pode se tornar uma referência. Principalmente trabalhando com produção de conteúdo otimizado  para SEO ( otimização de blog);
  • Melhora a qualidade de anúncios no Google Ads

O investimento dos projetos é baseado na quantidade de horas gastas nele. Para projetos maiores, mais horas gastas, sendo assim, o investimento é maior. Existem alguns fatores que definem a quantidade de horas gastas em um projeto. São eles:

  • Objetivos e metas a serem alcançadas
  • Recursos usados (quais times e pessoas estarão disponíveis no lado do cliente)
  • Estratégias (o projeto terá produção de conteúdo no blog? Materiais para download como ebooks?)
  • Budget para investimento mensal

No geral, projetos de pequenos porte, trabalhando entre 8 e 12 horas mensais, gira em torno de R$2.000 mensal. Projetos de médio porte, com 14, 16 ou 18 horas mensais, o investimento vai para média de R$3.000. Para projetos maiores, trabalhando acima de 20 horas, o investimento começa em torno de R$4.500

Segundo o próprio Google, fazer um site centrado no usuário é o que ele quer. Em linhas gerais, para isso, é necessário:

  •  Ter um site que o usuário tenha boa navegação
  •  Oferecer conteúdo relevante
  •  Ter boa organização do site e que cumpra com sua finalidade (vender, informar ou outra função).

Existem centenas de fatores de ranqueamento, mas se analisar cada um deles, no final do dia verá que todos impactam na melhor experiência do usuário no seu site.

A pesquisa de palavra-chave é uma importante técnica de otimização de conteúdo, porém SEO vai muito além disso. Esse é um dos pontos analisados para gerar resultados e ranqueamento para determinados termos. 

Inclusive para a produção de conteúdo obter bons resultados em SEO, é necessário realizar outras otimizações como hierarquia de headings, linkagem interna e até utilização de termos relacionados e sinônimos.

Isso porque hoje em dia, os algorimos do Google identificam e penalizam conteúdo com excesso de palavras-chave exatas (Keyword Stuff) e conteúdo duplicado nas páginas. 

Além da definição de palavras-chave, entram ainda estratégias de negócio no ambiente digital, entre outras como:

  • Produção do conteúdo
  • Tecnologia,
  • Experiência do usuário
  • Viabilidade tecnológica

O trabalho de SEO abrange diferentes áreas e níveis hierárquicos em uma empresa. As principais tarefas executadas em um projeto de SEO são:

  • Auditorias de dados e tecnologia;
  • Otimizações em SEO;
  • Melhoria na leitura do Google bot;
  • Definições de estratégias;
  • Produção de conteúdo otimizado;
  • Link building;
  • Melhorias na experiência do usuário;
  • Abertura de páginas e explorar oportunidades em termos e páginas.

Em relação aos níveis hierárquicos, é fundamental que decisores estejam presentes para direcionar o projeto em relação às estratégias de negócio. 

O time de gestão participa ajudando na viabilização de tarefas e gerenciando o projeto junto com a agência.

A equipe que fica na operação (como analistas, redatores ou desenvolvedores) atua na implementação e execução das tarefas. Caso a operação do projeto fique com o time do cliente.

Um site ou um negócio que precise gerar resultados no ambiente digital. Você não precisa ter uma equipe, a Search Lab tem um time completo para atender as demandas.

Não. Não atendemos mercado adulto (pornô), candidatos políticos ou empresas que queiram  tirar os resultados da SERP por conta de Lava Jato ou outras denúncias já comprovadas.

Nós também não trabalhamos com projetos de SEO em plataformas muito limitadas como por exemplo Wix. Costumamos atender clientes que usam plataformas mais completas e com mais recursos para otimização de sites como VTEX,  Magento,Tray, etc.

Não atrapalha! Inclusive, é importante que tenha investimento nos dois canais. O que fará diferença entre atrapalhar e corroborar com o sucesso do negócio são as estratégias e entendimento de ambas as partes (SEO e Ads) do que está sendo feito.

É possível usar o canal orgânico para redução do investimento em alguns termos, para potencializar outros. Essa é uma demanda já conhecida na Search Lab, que serve como exemplo de como um canal pode otimizar o outro.

Sim. Mesmo sem um time com experiência em SEO, ou até mesmo atuando sozinho, é possível ter um projeto de SEO no seu site. Para evitar gargalos e problemas na execução das tarefas, temos um time com redatores, desenvolvimento, design, SEO e negócios para executar essas tarefas.

Pode variar de horas para meses. De modo geral, a indexação de páginas, análise de algoritmos do Google e relevância das páginas traz resultados entre 3 e 6 meses. O que pode impactar nesse prazo são: 

  • Desafios
  • Tecnologia 
  • Horas investidas no projeto
  • Velocidade na execução das tarefas 
  • Estratégia usada no projeto

Algumas tarefas geram resultado, assim que aplicadas, como em velocidade de carregamento ou CRO. Por exemplo, melhorar um CTA ou um formulário em uma página que já traz tráfego gera resultados assim que for aplicada.

Não. Caso não trabalhe o canal orgânico, o que tende a acontecer é não gerar resultado e pode causar dependência de outros canais como mídias de performance, mas não investir em SEO não é passível de penalização do Google.

 

O que ocasiona punições no buscador são os chamados Black Hats. Ou seja, quando você usa técnicas maliciosas de SEO para enganar o Google e chegar as primeiras posições. 


Mas, para evitar isso, foram criados algoritmos específicos,  que são constantemente atualizados, como por exemplo o Google Panda que penaliza conteúdo duplicado no site e backlinks de baixa qualidade.

Para garantir a qualidade do que é exibido para os usuários, o Google criou algoritmos. Cada um deles é responsável por uma área e executa análises individualmente. As  principais áreas e seus respectivos algoritmos são:

  • Qualidade do conteúdo : Google BERT, Panda, RankBrain, Fred e Hummingbird, EAT
  • Backlinks de qualidade: Penguin
  • Velocidade de carregamento: Page Speed
  • Versão mobile de qualidade:  Google Mobile Fist Index, Mobile Speed e Page Speed

Vale lembrar que entre os principais algoritmos e updates, alguns são mais importantes para e-commerces enquanto outros menos. E o mesmo ocorre com um projeto SEO para sites que pretendem captar leads ou trabalhar Awareness.

Conte-me mais sobre seus desafios.

Nos envie um e-mail ou entre em contato pelo telefone, Whatsapp ou agende um bate-papo.

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