O uso de Landing Pages é um dos recursos muito usados em campanhas para mídias de performance, captação de leads em campanhas de e-mail marketing e é claro, não poderia faltar, nos projetos de SEO.
O uso de landing pages faz parte do mercado de marketing digital. Nesse post faremos um paralelo com um modelo padrão usado no mercado e a melhor forma de otimizar as landing pages para buscas orgânicas.
Para essa análise selecionamos um modelo de landing page usado geralmente para receber o tráfego de uma campanha, seja ela de e-mail marketing ou social.
Para iniciar as orientações do post um ponto deve ficar claro: Iremos trabalhar para que a landing page tenha mais fatores de ranqueamento e por conta disso apareça melhor posicionada nas buscas.
Modelo de landing page padrão
São eles: Página não otimizada;
- Página órfã;
- Pouco conteúdo;
- Página sem autoridade.
Pensando nisso, vamos para um modelo de landing page otimizado, afinal, para cada problema, temos uma solução.
Otimizando Landing Page com boas práticas de SEO
URL da Landing Page
A URL deve ser otimizada para os termos relevantes que esteja trabalhando. Se sua página tem o objetivo de captar leads para o download de e-book sobre SEO, a URL sugerida será: domínio.com.br/downlaod-ebook-seo
Otimização de Title
Assim como as demais páginas, a tag title deve ser otimizada com palavras-chave relevantes.
Headings
A heading H1 deve ser o termo principal da sua Landing Page. Uma dica é seguir o padrão usado na URL. Seguindo o mesmo exemplo, para uma página que busca captar leads com download de um ebook para SEO, a tag pode ser: download de ebook para SEO (aplicada no topo da página). As demais headings, H2 e H3 devem ser aplicadas ao decorrer do conteúdo.
Imagens
O crawler do Google não consegue identificar o que realmente tem na imagem, por isso precisamos dar uma forcinha e preencher o “Alt” e nome da imagem (não tem nenhum mistério, só trabalho mesmo).
Com relação ao tamanho, quanto maior a imagem, mas tempo o Google demora pra renderizar a página. O que atrapalha diretamente na velocidade de carregamento.
Portanto, de o layout comporta uma imagem de 850x300px, envie uma imagem nesse formato (nem maior, nem menor).
A dica aqui se você usa o Photoshop é salvar o arquivo para web. Esse processo compacta o peso da imagem e assim ela fica ótima para visualização do usuário.
O atalho é “Alt + Shift + Ctrl + S”
Conteúdo
Sim, essa página precisa de um conteúdo e não é um conteúdo qualquer.
Pense no usuário como alguém leigo no assunto abordado na Landing Page.
Esse conteúdo precisa ser didático, mostrar quais são os benefícios que receberá com o download/conversão, dicas e boas práticas sobre o assunto, entre outros argumentos que seu conteúdo deve ter.
O tamanho ideial é entre tenha entre 450 e 600 palavras e seja diagramado com uma leitura agradável.
Ninguém, seja um crawler ou pessoa, gosta de blocos gigantescos de texto. Portanto ofereça uma boa leitura para quem entrar na sua landing page.
Depoimentos
Pensando em SEO, os depoimentos são conteúdos desmembrados em partes pequenas.
Uma das vantagens dele é que não tem custo, já que é feito pelo usuário.
Componha a Landing Page com alguns depoimentos de usuários logo abaixo do CTA e conteúdo, dessa forma você não atrapalha a conversão e contribui para mais conteúdo na página.
Linkagem Interna
Não menos importante que os demais, a linkagem interna é um principais limitadores de resultados nas buscas orgânicas das landing pages.
Se um usuário chegar pela home do site, ele consegue navegar pelas categorias, produtos, páginas institucionais, promocionais e algumas outras. Tudo isso é possível porque ele encontra um link, seja no menu do topo, em outros menus, conteúdos ou no footer.
As Landing Pages feitas para campanhas geralmente não têm links de dentro do site para elas. Logo, nem o crawler nem os usuários, conseguem navegar até ela.
Então se o próprio Google tem dificuldade de acessar a Landing Page, por que ele iria dar relevância para essa página?
Além de todo o problema para acessar a página, a linkagem interna ajuda na distribuição da autoridade de domínio e das páginas e reduz a profundidade de navegação.
Então, crie links para sua Landing Page por menus, footer, em conteúdos nas páginas de categorias ou mesmo em postagens em seu blog.
O importante é: uma boa quantidade de links ajuda o usuário a chegar na página, melhora a autoridade de página e reduz a profundidade de navegação.
Quer aprender mais sobre SEO para E-commerce? Confira os materiais gratuitos produzidos por nós da Search Lab! Para você, eu recomendo o e-book Descomplicando SEO na Landing Page, que produzimos em parceria com a Yourviews, que ensina como atrair mais tráfego orgânico por meio dessas páginas estratégicas.