SEO para landing page

 O uso de Landing Pages é um dos recursos muito usados em campanhas para mídias de performance, captação de leads em campanhas de e-mail marketing e é claro, não poderia faltar, nos projetos de SEO.

O uso de landing pages faz parte do mercado de marketing digital. Nesse post faremos um paralelo com um modelo padrão usado no mercado e a melhor forma de otimizar as landing pages para buscas orgânicas.

Para essa análise selecionamos um modelo de landing page usado geralmente para receber o tráfego de uma campanha, seja ela de e-mail marketing ou social.

Para iniciar as orientações do post um ponto deve ficar claro: Iremos trabalhar para que a landing page tenha mais fatores de ranqueamento e por conta disso apareça melhor posicionada nas buscas.

Modelo de landing page padrão

landing page otimizada SEOO modelo usado como referência foi estruturado seguindo os princípios básicos para captação de lead (geralmente essa é a ideia principal das landing pages). Nele temos um título chamativo, uma imagem ilustrativa, conteúdo sobre na página sobre o produto/serviço que será consumido, e o mais importante, um campo para captação dos dados. Existem alguns pontos que comumente limitam resultados. Isso, tendo como premissa que a página serve para captar lead de maneira mais ampla, seja em uma campanha, acesso direto ou nas buscas orgânicas. Abaixo, listamos os principais limitadores de resultados das Landing Pages.

São eles: Página não otimizada;

  • Página órfã;
  • Pouco conteúdo;
  • Página sem autoridade. 

Pensando nisso, vamos para um modelo de landing page otimizado, afinal, para cada problema, temos uma solução. 

Otimizando Landing Page com boas práticas de SEO

URL da Landing Page

A URL deve ser otimizada para os termos relevantes que esteja trabalhando. Se sua página tem o objetivo de captar leads para o download de e-book sobre SEO, a URL sugerida será: domínio.com.br/downlaod-ebook-seo

Otimização de Title

Assim como as demais páginas, a tag title deve ser otimizada com palavras-chave relevantes. 

Headings

A heading H1 deve ser o termo principal da sua Landing Page. Uma dica é seguir o padrão usado na URL. Seguindo o mesmo exemplo, para uma página que busca captar leads com download de um ebook para SEO, a tag pode ser: download de ebook para SEO (aplicada no topo da página). As demais headings, H2 e H3 devem ser aplicadas ao decorrer do conteúdo.

Imagens

alt-imagemTodas as imagens devem ser otimizadas com a tag “Alt”, com nome que faça sentido e com um tamanho que atenda a necessidade do usuário.

O crawler do Google não consegue identificar o que realmente tem na imagem, por isso precisamos dar uma forcinha e preencher o “Alt” e nome da imagem (não tem nenhum mistério, só trabalho mesmo).

Com relação ao tamanho, quanto maior a imagem, mas tempo o Google demora pra renderizar a página. O que atrapalha diretamente na velocidade de carregamento.

Portanto, de o layout comporta uma imagem de 850x300px, envie uma imagem nesse formato (nem maior, nem menor).

A dica aqui se você usa o Photoshop é salvar o arquivo para web. Esse processo compacta o peso da imagem e assim ela fica ótima para visualização do usuário.

O atalho é  “Alt + Shift + Ctrl + S”

Conteúdo

Sim, essa página precisa de um conteúdo e não é um conteúdo qualquer.

Pense no usuário como alguém leigo no assunto abordado na Landing Page.

Esse conteúdo precisa ser didático, mostrar quais são os benefícios que receberá com o download/conversão, dicas e boas práticas sobre o assunto, entre outros argumentos que seu conteúdo deve ter.

O tamanho ideial é entre tenha entre 450 e 600 palavras e seja diagramado com uma leitura agradável.

Ninguém, seja um crawler ou pessoa, gosta de blocos gigantescos de texto. Portanto ofereça uma boa leitura para quem entrar na sua landing page.

Depoimentos

Pensando em SEO, os depoimentos são conteúdos desmembrados em partes pequenas.

Uma das vantagens dele é que não tem custo, já que é feito pelo usuário.

Componha a Landing Page com alguns depoimentos de usuários logo abaixo do CTA e conteúdo, dessa forma você não atrapalha a conversão e contribui para mais conteúdo na página.

Linkagem Interna

Não menos importante que os demais, a linkagem interna é um principais limitadores de resultados nas buscas orgânicas das landing pages. linkagem-interna Sendo mais profundo nesse assunto, o crawler do Google navega pelo site assim como nós, de clique em clique.

Se um usuário chegar pela home do site, ele consegue navegar pelas categorias, produtos, páginas institucionais, promocionais e algumas outras. Tudo isso é possível porque ele encontra um link, seja no menu do topo, em outros menus, conteúdos ou no footer.

As Landing Pages feitas para campanhas geralmente não têm links de dentro do site para elas. Logo, nem o crawler nem os usuários, conseguem navegar até ela.

 Então se o próprio Google tem dificuldade de acessar a Landing Page, por que ele iria dar relevância para essa página?

Além de todo o problema para acessar a página, a linkagem interna ajuda na distribuição da autoridade de domínio e das páginas e reduz a profundidade de navegação.

Então, crie links para sua Landing Page por menus, footer, em conteúdos nas páginas de categorias ou mesmo em postagens em seu blog.

O importante é: uma boa quantidade de links ajuda o usuário a chegar na página, melhora a autoridade de página e reduz a profundidade de navegação.

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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