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SEO para marketplace: como aplicar as melhores estratégias e otimizar seus resultados

Que o SEO é uma estratégia importante para conquistar melhores posições nas pesquisas você já sabe. Mas sabia que você pode aproveitar da grande visibilidade e autoridade dos grandes canais para usar estratégias de SEO para marketplace e obter grandes resultados? Descubra como.

Sabemos que para se destacar da grande concorrência, obter bons resultados online e atrair cada vez mais clientes, é necessário adotar as melhores estratégias de cada canal de vendas e posicionar as páginas do seu negócio no topo da SERP nos mecanismos de busca. Para isso, conhecer e se utilizar de estratégias de SEO para marketplace é uma forma de aplicar o método focado nessas plataformas. 

Para relembrar, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visam melhorar a posição delas nos resultados orgânicos dos motores de busca, principalmente no Google, que é a ferramenta de pesquisa mais usada no mundo.

No caso dos marketplaces e canais de vendas, com reconhecimento no mercado, com grande visibilidade e autoridade de domínio, as estratégias de SEO podem trazer resultados interessantes, desde que trabalhado da melhor forma e utilizando a otimização ideal.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda a importância do recurso e conheça algumas dicas de como aplicar uma estratégia de SEO no seu marketplace. 

Quer conhecê-las? Continue lendo!

Qual é a importância do SEO?

Uma das melhores formas de obter um bom posicionamento nas páginas de pesquisa é realizando uma estratégia de marketing de busca adequada. 

Por isso usar as técnicas de SEO é fundamental, já que as ferramentas de otimização de pesquisa aumentam as chances do seu site ser filtrado pelos algoritmos e melhor posicionado na SERP. 

Podemos dizer que o SEO é uma parte indispensável do marketing digital, uma vez que as pessoas realizam diversas pesquisas diariamente, muitas vezes com objetivo de encontrar informações sobre produtos e serviços. 

É claro que maior visibilidade e classificação mais alta nos resultados de pesquisa podem ter um impacto significativo diante dos concorrentes. Dessa forma seu site, blog ou comércio eletrônico se torna mais conhecido, aumentando sua autoridade no mercado, o número de visitantes e a oportunidades de convertê-los em clientes.

Ou seja, os motivos por trás das consultas coletivas dos usuários são variados e complexos. Por isso, entender a importância da intenção do usuário é extremamente relevante para sua estratégia.

O Google e os demais motores de busca estão evoluindo de forma contínua e exponencial para se manterem atualizados com essa realidade.

 E quanto mais isso se torna aparente, mais importante o SEO também se torna.

SEO On page e SEO Off page: qual a diferença?

É comum que as práticas de SEO sejam divididas em três processos: o SEO on page, SEO off page e SEO Technical.  Hoje vamos focar nas duas primeiras.

As duas técnicas são fundamentais para o posicionamento online de uma marca e para garantir a melhor experiência aos consumidores. 

Veja a diferença entre as duas.

SEO On page 

O SEO On page abrange todas as práticas e ações realizadas no site ou blog do seu negócio. 

São modificações que dependem somente desse ambiente e envolvem a leitura específica da estrutura da página por parte dos algoritmos de busca. 

Em outros termos, são técnicas voltadas à elaboração do conteúdo presente na página para os buscadores. 

Os principais recursos on page são:

  • títulos e subtítulos;
  • meta description;
  • URLs amigáveis;
  • conteúdo útil e otimizado.

SEO Off page 

Já o SEO off page envolve as práticas externas ou feitas fora do site da marca. As diferentes ações de divulgação, por exemplo, são formas de expandir o reconhecimento e a relevância da página. 

Esse tipo de SEO reúne fatores que demonstram as opiniões de outras pessoas sobre seu conteúdo. 

O resultado se dá porque os motores de busca online entendem que um negócio que aparece em outros sites, seja em forma de notícia ou guestposts, por exemplo, tem relevância e boa presença na internet.

 São exemplos de SEO off page:

  • Parcerias de conteúdo;
  • Digital PR;
  • Assessoria de Imprensa.

De maneira resumida, enquanto o SEO onpage é caracterizado pelas ações realizadas no próprio site do seu e-commerce, o SEO off page está ligado aos trabalhos feitos com os links externos para a loja.

Quais otimizações podem ser implementadas nos marketplaces?

Quando falamos em SEO para marketplace, é importante lembrar que as estratégias utilizadas servem para alinhar o objetivo do usuário ao seu conteúdo pesquisado, já que estar entre as primeiras posições pode trazer mais visitantes e clientes para o site.

Essas otimizações são feitas com base nas técnicas apresentadas anteriormente e considerando os compradores, de modo que as atitudes tomadas posicionem melhor seus produtos nos resultados de busca e sejam ferramentas auxiliares para aumentar as chances e a taxa de conversão no marketplace. 

A seguir, confira algumas otimizações de SEO que podem ser utilizadas no seu negócio!

Palavra-chave

O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar por quais palavras você quer competir.

 As palavras-chave consistem na forma como os usuários expressam suas perguntas. Afinal, quando um usuário pesquisa um termo específico, o mecanismo de busca procura as melhores correspondências em seu índice de página e mostra esses resultados de pesquisa.

Por isso, é preciso focar na otimização para as palavras-chave que tenham relação com o seu negócio, independente do volume de buscas que possuem, e usá-las em elementos importantes da página, como o title, a description e a URL.

Headings

As Heading tags são elementos de código que podem ser inseridos para organizar o conteúdo. A tradução para o termo é basicamente “etiqueta de título”, e consiste exatamente nisso: tipos de títulos usados dentro dos textos. 

De maneira mais sucinta, trata-se de uma tag de HTML para estruturar os textos de forma organizada e, consequentemente, facilitar a leitura, tanto dos usuários como dos robôs de busca. Elas indicam qual é o conteúdo mais importante da página, criando um tipo de hierarquia de importância das informações dentro do site.

Para que a otimização aconteça, é importante usar as formatações HTML, hierarquizando as informações em títulos 1 (focando em ter somente 1 por página), 2,3,4 e sucessivamente. 

Ao utilizar as heading tags, fica mais fácil para o usuário e para os buscadores encontrar e categorizar as informações. 

O uso do link building é visto como uma transferência de autoridade de um site para outro. Isto é, quanto mais outras páginas e blogs direcionam links para sua página, seja ela uma página de categoria ou de produto, melhor para seu SEO off page. 

Dessa maneira, se o seu marketplace tem um blog, é possível redirecionar links a partir dele. 

Outra possibilidade para obter mais redirecionamentos é procurar blogs que façam review de produtos do nicho que você trabalha. Além disso, com a ferramenta de link disponível, você pode usá-los em suas estratégias de SEO.

URLs amigáveis

Por mais que você não consiga definir toda a URL do marketplace, é possível escolher as categorias para produtos e outros atributos do link. 

Nessa hora, tome cuidado para não usar espaço, acentos ou caracteres especiais. Esses elementos deixam a URL com partes que não possibilitam leitura, e o usuário não conseguirá compreender de fato para qual página está sendo direcionado.

Uma URL otimizada é extremamente importante em uma estratégia de SEO.

Descrição de produto

A descrição do produto é um dos principais fatores que pode ser explorado no SEO para marketplace. 

Nesse espaço, aproveite para descrever bem o produto, com clareza e um pouco de persuasão para o consumidor.

Evite usar as descrições que os próprios fabricantes adotam, porque elas são utilizadas por muitos outros vendedores. 

Escreva com as suas palavras, para deixar o texto mais interessante, detalhado e original, além de incluir a palavra-chave e as variações que você deseja fortalecer, com a intenção de chamar a atenção do Google.

Otimização de imagens

Explore também a possibilidade de incluir boas fotos e vídeos dos produtos para conquistar o consumidor. Elas são extremamente persuasivas no marketplace e ajudam o consumidor a tomar uma decisão de compra.

Para ajudar no SEO, é preciso otimizar os elementos da imagem, como o nome do arquivo e o texto alternativo (alt text). Além disso, as imagens precisam ser leves (ter menos de 100KB), caso o site possibilite essa edição.  

No caso dos vídeos, podem dar mais destaque às páginas nos resultados das buscas. 

Os usuários gostam de ver esse conteúdo: eles costumam trazer demonstrações dos produtos e mostrá-los em uso, para tirar dúvidas quanto ao uso.

Atendimento ao Cliente

Muitas plataformas de marketplace, como Amazon, Shopee e Mercado Livre, oferecem uma seção de perguntas e respostas mais frequentes dos clientes na página do FAQ.

Isso facilita a disponibilização de informação para mais pessoas. Sem contar que, ao disponibilizar essa estratégia, você economiza tempo, recursos e consegue reduzir a quantidade de pessoas físicas no atendimento.

Essa é uma forma de deixar sua página mais completa e oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes. 

Conteúdo relevante

Por último, e não menos importante, é preciso aplicar um conteúdo que seja realmente relevante e ajude o internauta, para que seu marketplace seja encontrado em buscas orgânicas no Google, por exemplo.

Isto é, seu conteúdo deve integrar algo de valor aos leitores, além de corresponder com uma boa estratégia de palavras-chave. Dessa forma, sua plataforma será indexada organicamente nos mecanismos.

Vale lembrar que toda estratégia de SEO deve começar com uma avaliação prévia do cenário atual do seu negócio em relação à otimização para buscadores. 

Conclusão

Como pode ver, existem algumas ações de SEO para Marketplace que podem ser aplicadas na estruturação da sua loja online. Com isso, os resultados da busca orgânica tendem a ser melhores, gerando cada vez mais tráfego orgânico e, por consequência, mais vendas.

Quer entender mais sobre SEO, User Intent e como aplicá-los no seu e-commerce ou marketplace? Leia mais aqui no blog.

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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