Cultura SEO: conhecimento que faz toda diferença nos resultados do negócio

cultura seo

Search Engine Optimization é mais do que um conjunto de técnicas de otimização de sites para ranquear bem nos buscadores. Tanto que para obter melhores resultados, a dica é entender SEO como parte do negócio. Mas, sem esquecer do fator humano.

Isso porque as coisas melhoram muito quando todas as pessoas envolvidas no Projeto SEO deixam de achar que se trata de algo micro (extremamente técnico e distante do trabalho delas) para entender como macro (que suas ações impactam sim em SEO e consequentemente nos resultados do negócio). 

O que é Cultura SEO?

É a disseminação de conhecimentos de Search Engine Optimization destacando os impactos nos lucros das empresas. É também ensinar aos colaboradores envolvidos no projeto sobre o tema destacando inclusive os impactos das ações deles em SEO e vice-versa. 

Quando sua organização contrata novos colaboradores investe em treinamento para que eles entendam, não apenas como executar suas funções, mas também um pouco do negócio. 

Além de começar a imersão na cultura organizacional, certo? Então porque não aproveitar o momento para ensinar também o que é SEO e como essas 3 letrinhas vão se relacionar com a rotina deles daí por diante? 

Caso faça isso, ao longo do tempo, será possível perceber que o Projeto SEO irá fluir melhor e com muito menos gargalos porque todos os envolvidos estarão comprometidos com ele. Mas, vale lembrar que o resultado é um processo lento inclusive por se tratar de uma mudança  em parte da cultura organizacional.

Empresas já conscientizam colaboradores sobre importância do SEO 

As experiências na Search Lab, que é a agência 100% SEO, têm mostrado que quando todos os colaboradores envolvidos no projeto entendem um pouco de Search Engine Optimization acaba sendo um processo um pouco menos demorado na obtenção de bons resultados devido à mudança de mindset de toda a equipe como é o desafio, por exemplo, no globoplay e B2W. 

Cultura SEO no globoplay

Uma empresa que investe no conhecimento de SEO por seus colaboradores é o Globoplay. Conversas com experts como nos workshops Cultura SEO ministrados por mim ou por Victor Baptista (co-fundador da Search Lab e finalista do Prêmio Digitalks 2019 na categoria SEO) periodicamente in company têm trazido feedbacks positivos.   

globoplay

Nas palavras de Daniel Rodrigues, que é Senior Product Analyst de lá, e também esteve em nosso evento na Fábrica de Startups: “Eu acho que esses eventos de Cultura SEO agregam muito valor ao negócio da empresa”. 

Segundo ele, porque é o que vai ajudar a pessoa que está publicando conteúdo a colocar aquela keyword no Texto ALT na imagem. A trazer relevância àquele vídeo para o Google. A inserir palavras-chaves no texto, a deixar URL otimizada, etc…

Cultura SEO na B2W

Outro exemplo positivo é o que ocorre na B2W. A Cultura SEO está presente na empresa. Mesmo tendo o desafio de evangelizar 7 mil pessoas, a companhia conta com um grupo interno online com 800 funcionários chamado Somos Todos SEO, além de oferecer palestras e treinamentos sobre o tema. 

logo b2w

Quando participou com a gente do 2º Lab SEO, Richard Fenning (que é SEO Management na B2W) contou: “O objetivo é: antes de agirem, os colaboradores se perguntarem: o que isso vai impactar no tráfego orgânico?”.

Como a falta de Cultura SEO pode prejudicar seu e-commerce

Não pense você que investir em conhecimento de otimização de sites para buscadores é coisa só de empresa grande. Ela é fundamental em negócios de todos os portes e principalmente em e-commerces. Isso porque: 

  • Quando não fica claro, por exemplo, para os profissionais de TI a importância de determinada tarefa de SEO é muito possível que ela demore  bem mais para ser executada por falta de vislumbramento global. Ou seja, compreensão daquele trabalho para os resultados do negócio. 
  • Se o Assistente de E-commerce cadastrar produtos na plataforma sem conteúdo otimizado original e relevante, ele pode prejudicar (sem querer) não apenas o ranqueamento com conteúdo duplicado, mas até mesmo as vendas. 

Então, por falta de Cultura SEO, o colaborador pode acabar comprometendo a experiência do usuário na loja virtual. Já que dificilmente um consumidor vai fechar negócio sem ter certeza que aquele produto é realmente para ele. 

E na maioria dos casos, as informações padronizadas do fabricante não são suficientes para alavancar vendas e aumentar os lucros. Elas resultam apenas em penalização do Google por conteúdo duplicado.  

Conclusão

SEO não é mais coisa do pessoal de TI e Marketing Digital como era antigamente. Quando esse conhecimento começa a ser disseminado por todas as equipes que fazem parte do Projeto SEO, as pessoas se conscientizam que as ações delas podem impactar diretamente nos resultados do negócio e vice-versa.

Dessa forma desenvolver Cultura SEO acaba sendo algo estratégico para sua organização. Ou seja, as empresas que investem colhem bons frutos ao longo prazo. 

Daniel Arend

Daniel Arend

Novos Negócios - Search Lab
É especialista em SEO, Fundador da Search Lab e co-undador do Marketagem.

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