Cadastro de produtos em plataformas e-commerce Vtex e Tray – Passo a passo

cadastro de produtos na vtex e tray

Já parou para pensar como a descrição de produtos pode colaborar com o sucesso da sua loja virtual? Desde o posicionamento nos sites de busca como o Google até o aumento das vendas, essas informações relevantes podem fazer toda a diferença. 

Isso porque é por meio delas que os buscadores descobrem o que tem na página colocando-as no ranking da busca orgânica. E, principalmente, o usuário entende se é aquilo que realmente quer adquirir e porque vale a pena comprar na sua loja virtual. 

Por esses motivos é preciso todo um cuidado especial na hora de realizar o cadastramento de produtos em plataformas e-commerces. Nesse post, você encontra duas como exemplo, mas as otimizações de SEO servem para todas. 

Quer saber o passo a passo para cadastrar produtos na VTEX e na Tray? Confira esse post Search Lab porque você vai ficar sabendo também como o SEO entra na descrição de produtos do seu e-commerce.

Como cadastrar produtos na VTEX

  • Clique no menu Cadastro de Produtos (primeira opção à esquerda)
  • Selecione a opção Produtos e SKU
  •  Depois escolha Cadastro de Produtos e SKUs
  •  Na tela que irá abrir, é só clicar em Adicionar um novo produto

Aba Produto

  • Digite o nome do produto de acordo com que o usuário busca (em alguns mercados, os nomes de produtos usados internamente podem ser diferentes dos nomes dados pelos usuário, por exemplo: work wear = roupa para trabalho ou kids course = curso para crianças)
  • Em Palavras Substitutas, coloque aquelas que o usuário pode buscar no Google e/ou o código localizador interno da loja virtual
  • Na opção Teste Link, a dica é colocar o nome do produto 
  • Depois preencha o título da página também com o nome do produto que você está cadastrando
  • No campo Descrição (Meta Tag Description), é o espaço reservado para você criar uma breve descrição do produto. E não esqueça de incluir o nome dele porque vai facilitar a vida de quem está pesquisando nos buscadores. 
  • Deixe em branco os campos Adword Remarketing Code e Lomadee Campaign Code
  • Preencha a marca do produto
  • Selecione a Categoria do item que você está cadastrando (ex: eletrodomésticos se for um liquidificador)
  • Depois selecione a opção Categoria Global VTEX colocando o tipo de produto (ex: aspirador de pó)
  • Na opção Loja, é só selecionar uma das alternativas(Loja Principal, Para Marketing Place ou SkyHub)
  • Em Fornecedor, basta informar caso tenha algum cadastrado ou deixe em branco
  • Depois preencha o campo Data de Lançamento no Mercado  
  • Marque SIM na opção Exibir no site
  • Escolha se quer exibir os produtos esgotados
  • Em Código de Referência do Produto, basta colocar o código interno da mercadoria (o mesmo que você colocou na opção palavras substitutas)

Aba SKU

  • Preencha as especificações como tamanho do produto
  • Depois é só voltar para aba Produto e clicar em Salvar e Cadastrar SKU
  • Em SKU, você adiciona novos produtos com as variações dele. Ex: notebook e laptop (campo semântico que o internauta usa) 
  • Preencha o preço, tamanho e valores para o cálculo de frete 
  • Depois é só salvar 

Quer aprender mais sobre cadastramento de produtos na VTEX? Confira o vídeo tutorial da empresa: 

Onde inserir keywords no cadastramento de produtos na VTEX

A otimização de sites para mecanismos de busca pode fazer a diferença para trazer mais tráfego para sua loja virtual. O que aumenta consideravelmente as chances de vender mais. Mas, para isso, até na hora de cadastrar produtos na plataforma de e-commerce, o SEO precisa ser levado em conta. 

Portanto uma das dicas de SEO para VTEX é usar palavras-chave e todo o campo semântico no preenchimento de alguns campos da Aba Produto da plataforma como:

  • Palavras Substitutas: esse campo é estratégico para SEO porque você pode usar a variedade semântica do produto. E para isso, é necessário realizar todo um  planejamento de SEO incluindo pesquisa de keywords. Isso porque normalmente quem cadastra os produtos não costuma ter conhecimento de otimização de sites.  

  • Teste Link: na plataforma VTEX, a dica é inserir a keyword exata nesse campo para criar URLs otimizadas nas páginas de produtos. O que ajuda a melhorar o posicionamento delas no ranking do Google. 

  • Título da Página: mais conhecido como Title, ele fica em destaque nos buscadores na página de resultado da busca orgânica (SERP) e também na aba do navegador. Por isso é preciso  ter um cuidado especial quando o assunto é SEO inserindo a palavra-chave exata nesse campo da plataforma. 

  • Descrição: também conhecido como Description, é nesse campo do cadastramento de produtos na plataforma VTEX que você deve fazer um breve resumo sobre o que se trata a página. Vale a pena inserir a keyword exata (para facilitar melhor posicionamento no Google), além de criar um texto atraente para os usuários com até 160 caracteres. 

Como cadastrar produtos na plataforma Tray

  • Vá até o menu esquerdo Produtos
  • Clique em Produtos Cadastrados
  • Escolha a opção Cadastrar novo produto
  • E depois Incluir novo produto
  • Clique na caixa correspondente se quiser que o item fique ativo para venda
  • Insira o nome do produto
  • Selecione a categoria que pertence
  • Realize a descrição do produto 
  • Informe o preço 
  • Insira imagens da mercadoria
  • Complete as especificações técnicas e informações adicionais
  • Informe o período de disponibilidade e data de lançamento do produto
  • Salve e retorne a lista de produtos para cadastrar outros itens

Onde inserir keywords no cadastramento de produtos na Tray

  • Nome do produto: em e-commerces que já trabalham com SEO, o modelo a ser cadastrado na plataforma é uma palavra-chave 
  • Categoria: embora seja criada na arquitetura da informação, ela costumam ter keywords exatas enquanto as subcategorias long tails 
  • Descrição: assim ocorre como na VTEX (e em todas as plataformas e-commerces do mercado), esse campo serve para fazer um breve resumo de até 160 caracteres que informe aos internautas e aos buscadores o que irão encontrar na página de produto da sua loja virtual. Portanto precisa ter a palavra-chave exata na Description. 
  • Texto da imagem: na hora de inserir as fotos do produto na plataforma Tray (ou qualquer outra) é fundamental usar a palavra-chave exata. Isso porque se elas não abrirem, os usuários terão acesso à descrição das imagens. Além disso, o Google interpreta a imagem por meio das palavras que estiverem no texto ALT. O que agiliza a indexação.  

Ficou alguma dúvida? Assista também o vídeo tutorial da plataforma de e-commerce Tray.

A importância da otimização do conteúdo nas páginas de produto

Você sabia que conteúdo otimizado é um dos fatores de ranqueamento do Google? 

O texto é de extrema importância porque o maior buscador do mundo, embora priorize na SERP também outros formatos (vídeo e imagens), ainda não consegue interpretá-los sem o aparato textual e de marcações de dados estruturados.

Por esse motivo a descrição dos produtos da loja virtual, além de ser estratégico para alavancar vendas online, também pode colaborar muito com a otimização de sites para mecanismos de busca. 

Isso porque o trabalho de SEO para e-commerce normalmente tem como um de seus principais objetivos levar as páginas da loja virtual para as primeiras posições do Google. E para isso ocorrer, é fundamental oferecer conteúdo autêntico, relevante e de alta qualidade inclusive nas páginas de produto. 

Descreva o produto de maneira única

Na hora de cadastrar mercadorias na plataforma de e-commerce, é preciso criar também descrições únicas com conteúdo otimizado para produtos que não se limitem às informações dos fabricantes e aos dados técnicos.  Até porque isso todos os seus concorrentes já fazem.

Para sair na frente no ranking do Google e, ainda ter um diferencial da marca, é estratégico incluir toda sua expertise no texto colocando informações que só quem trabalha com o produto tem conhecimento. 

Para isso, vale a pena trocar uma ideia com os designers de produto (para conhecer os diferenciais)  e até mesmo com a equipe de SAC (para entender as principais dúvidas e objeções dos consumidores).

Cada produto tem uma história: conte-a de maneira envolvente na descrição

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Storytelling. Mas, o que talvez não saiba ainda é que a milenar arte de contar histórias se tornou uma poderosa ferramenta de Marketing de Conteúdo que colabora até com SEO para lojas virtuais.  

No caso das páginas de produto, a técnica pode ser usada nas descrições. Além de informar coisas úteis aos usuários como o que é a mercadoria, é recomendado também usar elementos narrativos, o tom de voz da marca e um certo apelo comercial (Call To Actions – CTAs).

Para isso, o ideal é se colocar no lugar dos possíveis clientes informando de maneira atraente:

  • O que é o produto
  • Como pode mudar a vida do consumidor
  • Benefícios
  • Para quem é recomendado
  • Especificações técnicas
  • Dicas de especialista
  • Entre outras informações fundamentais para estimular a compra 

Normalmente para obter melhores resultados com Storytelling para e-commerce, o ideal é que sua empresa conte com experts no assunto como copywriters ou redatores. Isso porque eles otimizam também o conteúdo da página de produto para SEO.

Conclusão

O cadastramento correto de produtos em plataformas e-commerces como VTEX e Tray pode colaborar com o sucesso  da sua loja virtual.  

Mais do que aprender a cadastrar no sistema, é importante ter uma atenção especial na parte de SEO em todo o processo. Com destaque para a descrição de produtos. 

Isso porque informa aos internautas dados relevantes sobre as mercadorias que podem influenciar diretamente na decisão de compra. Além de impactar também no posicionamento no ranking do Google.

Quer aprender mais sobre SEO para lojas virtuais? Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades no mundo da otimização de sites para mecanismos de busca.

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