Como cadastrar produto na VTEX

Como cadastrar produtos na plataforma de e-commerce VTEX – Passo a passo

Já parou para pensar como a descrição de produtos pode colaborar com o sucesso da sua loja virtual? 

Desde o posicionamento nos sites de busca como o Google até o aumento das vendas online, com ajuda do storytelling para ecommerce,, essas informações relevantes podem fazer toda a diferença. 

Isso porque é por meio delas que os buscadores descobrem o que tem na página colocando-as no ranking da busca orgânica. E, principalmente, o usuário entende se é aquilo que realmente quer adquirir e porque vale a pena comprar na sua loja virtual. 

Por esses motivos é preciso todo um cuidado especial na hora de realizar o cadastramento de produtos em plataformas e-commerces. 

Quer saber o passo a passo para cadastrar produtos na VTEX? Confira esse post Search Lab porque você vai ficar sabendo até como o SEO para ecommerce entra na descrição de produtos.

Aprenda otimização no Guia SEO para VTEX Search Lab

A importância da descrição de conteúdo para o ecommerce

Ajuda a aumentar vendas online

Segundo o estudo Hábitos de Compra do Consumidor Online 2018, 52% dos internautas desistem mesmo de realizar uma compra online quando o produto não tem descrição

Além disso, 78% dos consumidores virtuais também não compram se encontrarem inconsistências de informações no produto porque ficam desconfiados. 

Já uma pesquisa do Facebook,realizada em 2019, comprovou que 23% dos consumidores  brasileiros simplesmente desistem de uma compra onlne quando o preço não é facilmente encontrado. 

Colabora bastante com SEO

Mais do que conquistar as primeiras posições do Google, o trabalho de SEO para ecommerce tem a preocupação de ajudar as pessoas a encontrarem as respostas e  também os produtos ou serviços que procuram. 

Por esse motivo quando você cria descrição de produto pensando no usuário  está contribuindo automaticamente com SEO também. 

Ou seja, os textos descritivos de ecommerce precisam ajudar os visitantes e leads a entenderem se é aquele modelo mesmo que vai resolver o problema dele. E assim colaborar para que eles escolham o melhor produto de acordo com seu caso específico. 

Além disso, informações relevantes como preço, benefícios do produto, vantagens de comprar na loja virtual precisam estar em destaque. 

Vale lembrar que o conteúdo otimizado é um fator de ranqueamento importante para o Google. Até porque ele não consegue sozinho interpretar imagens, áudios e vídeos. 

Então, até que a tecnologia do buscador alcance esse patamar, as descrições de produtos e textos alternativos de imagem sempre vão ajudar no SEO. 

Cadastro de produtos na VTEX: passo a passo

  • Clique no menu Cadastro de Produtos (primeira opção à esquerda)
  • Selecione a opção Produtos e SKU
  •  Depois escolha Cadastro de Produtos e SKUs
  •  Na tela que irá abrir, é só clicar em Adicionar um novo produto

Aba Produto

  • Digite o nome do produto de acordo com que o usuário busca (em alguns mercados, os nomes de produtos usados internamente podem ser diferentes dos nomes dados pelos usuário, por exemplo: work wear = roupa para trabalho)
  • Em Palavras Substitutas, coloque aquelas que o usuário pode buscar no Google e/ou o código localizador interno da loja virtual
  • Na opção Teste Link, a dica é colocar o nome do produto 
  • Depois preencha o título da página também com o nome do produto que você está cadastrando
  • No campo Descrição (Meta Tag Description), é o espaço reservado para você criar uma breve descrição do produto. E não esqueça de incluir o nome dele porque vai facilitar a vida de quem está pesquisando nos buscadores. 
  • Deixe em branco os campos Adword Remarketing Code e Lomadee Campaign Code
  • Preencha a marca do produto
  • Selecione a Categoria do item que você está cadastrando (ex: eletrodomésticos se for um liquidificador)
  • Depois selecione a opção Categoria Global VTEX colocando o tipo de produto (ex: aspirador de pó)
  • Na opção Loja, é só selecionar uma das alternativas(Loja Principal, Para Marketing Place ou SkyHub)
  • Em Fornecedor, basta informar caso tenha algum cadastrado ou deixe em branco
  • Depois preencha o campo Data de Lançamento no Mercado  
  • Marque SIM na opção Exibir no site
  • Escolha se quer exibir os produtos esgotados
  • Em Código de Referência do Produto, basta colocar o código interno da mercadoria, mais conhecido como SKU (o mesmo que você colocou na opção palavras substitutas)

Aba SKU

Como você já sabe, o codigo SKU do produto, que significa Stock Keeping Unit é como se fosse o número de identidade do produto no sistema (RG) e por isso facilita o controle do estoque. 

Como é bem importante, na hora do cadastramento de produtos na VTEX é preciso uma atenção especial. Confira o que você precisa fazer na Aba Sku dessa plataforma de ecommerce:  

  • Preencha as especificações como tamanho do produto
  • Depois é só voltar para aba Produto e clicar em Salvar e Cadastrar SKU
  • Em SKU, você adiciona novos produtos com as variações dele. Ex: notebook e laptop (campo semântico que o internauta usa) 
  • Preencha o preço, tamanho e valores para o cálculo de frete 
  • Depois é só salvar 

Para facilitar ainda mais sua vida, confira o videotutorial da própria VTEX que explica como cadastrar produtos,

Onde inserir keywords no cadastramento de produtos na VTEX

A otimização de sites para mecanismos de busca pode fazer a diferença para trazer mais tráfego para sua loja virtual. 

O que aumenta consideravelmente as chances de vender mais. Mas, para isso, até na hora de cadastrar produtos na plataforma de e-commerce, o SEO precisa ser levado em conta. 

Portanto uma das dicas de SEO para VTEX é usar palavras-chave e todo o campo semântico no preenchimento de alguns campos da Aba Produto da plataforma como:

  • Palavras Substitutas: esse campo é estratégico para SEO porque você pode usar a variedade semântica do produto. E para isso, é necessário realizar todo um  planejamento de SEO incluindo pesquisa de keywords. Isso porque normalmente quem cadastra os produtos não costuma ter conhecimento de otimização de sites.  
  • Teste Link: na plataforma VTEX, a dica é inserir a keyword exata nesse campo para criar URLs otimizadas nas páginas de produtos. O que ajuda a melhorar o posicionamento delas no ranking do Google. 
  • Título da Página: mais conhecido como Title, ele fica em destaque nos buscadores na página de resultado da busca orgânica (SERP) e também na aba do navegador. Por isso é preciso  ter um cuidado especial quando o assunto é SEO inserindo a palavra-chave exata nesse campo da plataforma. 
  • Descrição: também conhecido como Description, é nesse campo do cadastramento de produtos na plataforma VTEX que você deve fazer um breve resumo sobre o que se trata a página. Vale a pena inserir a keyword exata (para facilitar melhor posicionamento no Google), além de criar um texto atraente para os usuários com até 160 caracteres. 

Quer aprender a implementar otimizações de SEO nessa plataforma de ecommerce? Então dá uma conferida na nossa página  Guia SEO para VTEX porque lá você fica sabendo sobre as principais otimizações para ecommerces. 

Conclusão

O cadastramento correto de produtos na plataforma de e-commerce VTEX pode colaborar com o sucesso da sua loja virtual.  

Mais do que aprender a cadastrar no sistema, é importante ter uma atenção especial na parte de SEO em todo o processo. Com destaque para a descrição de produtos. 

Isso porque informa aos internautas dados relevantes sobre as mercadorias que podem influenciar diretamente na decisão de compra. Além de impactar também no posicionamento no ranking do Google.

Picture of Search Lab

Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
Compartilhe esse conteúdo:

Posts relacionados