Conheça o novo ebook gratuito da Search Lab: 30 Dúvidas de SEO respondidas por especialistas

Ebook de seo gratuito escrito por especialistas responde as dúvidas de gestores de projetos e gerentes de ecommerce

Baseado em pesquisa feita com gerentes de ecommerce e gestores de projeto, o ebook de SEO gratuito reúne respostas de experts também em Marketplace, Ads, Avaliações e WordPress

Você sabia que 30 de setembro de 2020 marcou a história da nossa agência 100% SEO? Isso porque foi o lançamento do ebook 30 Dúvidas de SEO respondidas por especialistas:  nosso primeiro material gratuito realizado a partir de pesquisa com o público

Vale lembrar que no ano passado, a nossa Pesquisa SEO: O que impacta em posicionamento, tráfego e conversão também foi publicada com base em dados. 

Mas, a produção do material foi bem diferente, já que foi feita com base na análise de SEO de 60 mil páginas de ecommerce. E o lançamento ocorreu após a apresentação de Victor Baptista na Expo Digitalks 2019. O que também foi uma grande conquista para nós da Search Lab.

Quer saber mais sobre o ebook gratuito com as principais dúvidas sobre SEO de gestores que foi realizado em parceria com a Oslo Digital? Então continua lendo este post porque você vai ficar por dentro dos principais temas abordados. 

Conheça o ebook de seo gratuito 30 perguntas de gestores respondidas por especialistas

Um ebook recheado de parcerias porque vai muito além do SEO

O novo ebook da Search Lab é também motivo de comemoração porque foi produzido com a união de forças de especialistas de áreas diferentes do Marketing Digital. Até mesmo para dar conta de responder as perguntas que extrapolavam as barreiras do SEO.

Então para oferecer um material de alta qualidade, a Search Lab contou com a participação mais do que especial de outros experts. Confira:

  • Fernando Shine: o fundador da Yourviews e CX Evangelist – ecommerce na Hi Platform esclareceu sobre a importância das avaliações para SEO
  • Richard Fenning: o SEO Manager da B2W respondeu a pergunta sobre SEO para Marketplace 
  • Leandrinho Vieira: o fundador e CEO da Apiki, que inclusive é especialista em WordPress, foi responsável por responder o que um Analista de Marketing Digital precisa saber de programação
  • Lucas Souza: o sócio-fundador da Bel Partner, agência especializada em Google Ads, explica se os anúncios online no buscador atrapalham ou não o SEO   

Além disso, para selecionar as perguntas mais relevantes que a Search Lab recebeu, foi necessário contar com time de curadoria formado por gestores de projetos de grandes marcas como: 

Gestão de projetos de SEO

Administrar da melhor forma possível as equipes e as tarefas que o canal orgânico demanda é um dos principais pontos que geram dúvidas nos gestores.

Confira algumas perguntas relacionadas a gestão de projetos de SEO que você encontra no ebook gratuito da Search Lab:

  • Como definir prioridades na execução de tarefas em um projeto de SEO?
  • Sem um time de Marketing, consigo tocar um projeto de SEO?
  • Qual a melhor composição para um time de SEO?
  • O que um analista de marketing precisa saber sobre programação para atuar com SEO?

Estratégias de SEO

Saber se estratégias de Marketing Digital como Google Ads podem influenciar de alguma forma nos resultados do canal orgânico também é uma das preocupações dos gestores de ecommerce e também de outros segmentos.

Além disso, os gerentes ouvidos pela Search Lab também fizeram perguntas sobre como começar uma estratégia de SEO de maneira geral. 

  • SEO e Google Ads entram em conflito?
  • Quais são os principais passos para uma estratégia de conteúdo?
  • Qual a melhor estratégia em long tail?
  • Não tenho blog no meu ecommerce, isso impacta muito em resultados?
  • Conteúdo em área logada atrapalha de alguma forma? 
  • Quais seriam boas estratégias nesse cenário?

Otimizações de página

Estar à frente de um projeto SEO é um desafio na carreira de muitos gestores. Isso porque as otimizações de páginas para o canal orgânico requerem conhecimentos muito específicos que o gerente não precisa ter.

Mas, ajuda muito tocar o projeto tendo uma ideia do racional por trás do processo para poder garantir que essas tarefas sejam tocadas dentro da empresa e também para avaliar e compartilhar resultados. 

  • Quais são as otimizações mais importantes em SEO?
  • Qual é a relevância de palavras-chaves estarem muito próximas umas das outras?
  • Qual a quantidade certa no uso de palavras-chave?
  • É possível otimizar o Google Meu Negócio para gerar resultados em SEO?
  • Como me preparar para Black Friday e outras datas sazonais?

Algoritmos do Google, updates e fatores de ranqueamento

Os gestores de projetos SEO também se mostraram interessados em entender como as últimas atualizações do Google podem impactar na prática nas estratégias e tarefas do canal orgânico. 

  • Quais foram os dois últimos updates do Google e o que mudou?
  • O que mudou com o update Bert?
  • Vídeos são impactantes para SEO?
  • Como unir o Google Page Experience com as plataformas de e-commerce e seus plugins?

Avaliação de resultados em SEO

Entender como avaliar um projeto SEO e compreender se os resultados do canal orgânico estão dentro das expectativas também estão entre as principais dúvidas dos gestores que responderam a pesquisa da Search Lab. 

  • Como saber se o que estou fazendo está dando resultados em SEO?
  • Quais são as melhores métricas para analisar a qualidade de um conteúdo?
  • Como fazer um benchmarking focado em SEO?
  • Como mensurar resultados em um projeto de SEO? (pergunta bônus – na verdade é 31ª)
  • É possível otimizar o Google Meu Negócio para gerar resultados em SEO?

Conclusão

Gerenciar projetos de SEO não é tarefa fácil. Mesmo gerentes de ecommerces e gestores de projetos experientes têm dúvidas diversas sobre o canal orgânico. Isso porque Search Engine Optimization é um campo específico, porém muito vasto.

Isso porque envolve tarefas de tecnologia a Link Building passando por conteúdo e usabilidade, entre outros pontos. 

Sem contar que para que os resultados sejam positivos, os gestores precisam participar ativamente do projeto SEO. 

Principalmente deixando objetivos bem claros para a realização do planejamento e de planos de ação mais assertivos. E inclusive colaborando para que o site ofereça a melhor experiência de usuário possível. Até porque é isso que o Google prioriza hoje em dia em seu ranqueamento. 

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