SEO 2021: Principais tendências para o canal orgânico no próximo ano

SEO 2021: principais tendências e updates do Google 2020 mais relevantes

Produção de conteúdo otimizado com foco em intenção de busca e melhoria de experiência do usuário nas páginas são as principais tendências de SEO para 2021

Surpreendente, 2020 trouxe muitos aprendizados. Com tantas pessoas pesquisando sobre Covid, Coronavírus, testes e vacinas, o Google sentiu a necessidade de rever seus critérios de ranqueamento para que conteúdos que não tivessem tanta qualidade assim não pudessem trazer ainda mais problemas para a vida dos seus usuários.

E assim a página de resultados de pesquisa (SERP) teve vários momentos de instabilidade por conta de atualizações de algoritmos do Google. Porém, esses updates e suas consequências, também são boas oportunidades de olhar nas entrelinhas e entender quais melhorias devem ser feitas e que rumo tomar no canal orgânico da empresa. 

Quer conhecer as principais tendências de SEO para 2021? Confira esse último post Search Lab do ano porque ele explica o que essas mudanças nos algoritmos e fatores de ranqueamento trazem na prática.  

Principais updates do Google em 2020

Ao longo do ano, o maior buscador do mundo recebeu 11 atualizações em seus algoritmos. Mas, 4 delas não foram confirmadas pelo Google: Covid-19 Pandemic, em 11 de março, e os updates sem nome dos dias 7 de fevereiro,  22 de junho, 15 de agosto (sendo considerados apenas bugs). 

Dos 7 updates confirmados, os primeiros não impactaram muito no posicionamento na página de resultados de pesquisa como a atualização de janeiro e até mesmo o update Glitch, em agosto, que foi um problema de indexação do Google.

Mas, o Google Index continuou com problemas e isso se estendeu por setembro e outubro quando realmente impactou a SERP, fazendo páginas dos mais variados nichos, caírem de posições no buscador. 

Já na reta final do ano, no dia 3 de dezembro de 2020, a gigante da busca supreendeu com uma nova grande atualização do algoritmo principal do buscador. O December 2020 update gerou grande impactos no ranqueamento causando muita instabilidade nas posições na SERP. 

  Atualizações do Google 2020 confirmadas 

  • December 2020
  • October Bug 
  • September Bug
  • May 2020
  • Featured Snippet De-duping (fevereiro)
  • January 2020 

Algoritmo e SEO: o que as atualizações do Google mais recentes significam na prática?

Os updates do algoritmo principal do Google (core algorithm), para alguns foram reflexo até da própria pandemia Covid-19, porém sem entrar nesse mérito, é possível identificar algumas tendências de SEO para 2021 analisando as últimas atualizações e a que ainda está por vir: Google Page Experience. Confira:

  • SEO precisa ser feito para pessoas: não para Googlebots e spiders apenas
  • Melhorias na experiência do usuário: velocidade de carregamento de página, interação e estabilidade durante a renderização precisa colaborar para as pessoas quererem continuar no site ( facilitando inclusive  usabilidade e navegabilidade)
  • Produção de conteúdo precisa ser focada na intenção do usuário: e não na quantidade de palavras-chave ou em densidade de keywords.

Preparação antecipada para o update Page Experience é uma dica importante para não ser supreendido em 2021

O conteúdo tem sido rei nas últimas décadas. Em 2021, a tendência não é que ele perca a majestade. Porém, mais do que nunca, vai precisar do auxílio de uma boa experiência de usuário nas páginas. Caso contrário, os internautas do Google nem conseguem acessá-lo (mesmo querendo). 

E o grande vilão desse desencontro pode ser, por exemplo, a demora no carregamento da página, sem interação e a instabilidade dos elementos visuais.

Então para evitar que a pessoa que pesquisa no maior buscador do mundo acesse uma página e, em menos de 3 segundos retorne para ele, o Google está atualizando seus fatores de ranqueamento para poder levar em conta também o quesito User Experience (UX). O que resulta no update Page Experience entrando em vigor em maio de 2021.

Portanto mais do que uma tendência para o próximo ano, o investimento em UX nas páginas do site é uma recomendação para evitar queda de posicionamento na SERP.

Métricas Vitais da Web: UX como fator de ranqueamento do Google

Entre esses novos critérios de experiência do usuário que a gigante da busca passa a levar em conta na hora de ranquear páginas, a partir do ano que vem, são conhecidos como Core Web Vitals ou métricas vitais da web que podem ser analisadas no Google Light House. Confira:  

  • Largest Contentful Paint (LCP): mensura o tempo de carregamento da página que precisa ser até  2,5 segundos.  
  • Cumulative Layout Shift (CLS): métrica ligada à renderização e à estabilidade dos elementos visuais durante o carregamento de página. O ideal é que tenham CLS até 0,1.
  • First Input Delay (FID): mensura interatividade e tempo de resposta da página em todas as interações do usuário e precisa ser até 100 milissegundos para ser considerada uma boa experiência de usuário para o Google.
Métricas vitais da web podem ser analisadas no Google Light House e elas se tornam importantes fatores de ranqueamento em 2021

On Page SEO:  melhorar velocidade de carregamento é forte tendência e marcação de dados estruturados também

Com a expectativa pela atualização do Google Page Experience ainda no primeiro semestre de 2021e a velocidade de carregamento de página sendo analisada pelo buscador para ranquear, as melhorias em SEO On Page também se tornam forte tendência para o ano que vem. 

Além de aprimorar o tempo de carregamento para o site oferecer melhor experiência de navegação e usabilidade (o que facilita ações das pessoas nele e com isso aumenta as chances de conversões), é preciso também cuidar da marcação de dados estruturados.

Isso porque é o que torna seu site mais atrativo na SERP do buscador e consequentemente aumenta o CTR

Portanto, além dessa parte mais técnica de SEO, é preciso ainda otimizar title e description que são rich snippets importantes para aumentar a taxa de cliques e estão diretamente ligados aos dados estruturados.

Outros itens importantes para SEO On Page em 2021

Confira algumas otimizações de página que também valem a pena estar em dia no próximo ano porque melhoram posicionamento e experiência do usuário são:

Uma ótima dica de On Page SEO para o ano que vem, é começar 2021 fazendo uma auditoria. Dessa forma é possível melhorar a qualidade dos backlinks, acabar com Erro 404 (que é péssimo para o usuário), entre outros problemas técnicos que impactam em conversões e vendas.

Auditoria SEO: Confira nosso checklist de otimização onpage

Produção de conteúdo otimizado: cada vez mais focada na intenção do usuário 

Quando se fala em UX, do ponto de vista da produção de conteúdo otimizado, é sobre melhorar a experiência de leitura online: o que torna ainda mais necessárias as já conhecidas técnicas de escaneabilidade do texto (que servem para organizar informações estrategicamente nas páginas para facilitar a leitura dinâmica dos usuários do Google e facilitar a vida deles principalmente em micro-momentos). 

Mas, a tendência para 2021, é que o foco em User Experience se estenda também para o processo de planejamento de conteúdo otimizado. Ou seja, os posts do blog e até mesmo as páginas do site (categoria, subcategorias, produtos, Home Page, etc.) precisam ser planejadas com foco na intenção do usuário

Como fazer isso? Por exemplo: se uma pessoa tem a intenção de comprar um carro novo e busca no Google algo como marca do veículo + preço, as páginas que responderem efetivamente o que o internauta quer saber tendem a ser priorizadas pelo buscador aparecendo nas primeiras posições. 

Portanto um conteúdo de página de produto de uma concessionária que fale do custo/benefício desse modelo, para quem é recomendado, onde fazer teste drive e como comprar (mesmo que em 700 palavras) pode ficar melhor posicionado do que um de 2000 palavras.

Caso ele dedique headings inteiras à história da marca, aos famosas que têm esse modelo de carro e que até fala sobre vantagens e desvantagens, mas nem menciona o preço e onde comprar (talvez esse tipo de conteúdo servisse para alguém que está querendo saber sobre o carro – topo de funil  e não fundo como a intenção de compra). 
Portanto se colocar no lugar do usuário do Google pensando na intenção de busca dele em relação ao conteúdo da sua marca é uma dica para melhorar mais do que o posicionamento na SERP,  mas  principalmente atingir as personas do seu negócio em 2021 e até mesmo aumentar conversões e vendas online.

Checklist SEO para conteúdo: passo a passo para planejamento e otimizações

Narrativa na produção de conteúdo tende a fazer parte das estratégias para 2021

Durante o evento online Trends 2021: tendências para Marketing Digital, que eu participei como especialista em SEO (ao lado de um expert em CRM e outro em LinkedIn), um dos destaques foi o consenso em relação à produção de conteúdo com foco em narrativas.

Como fazer isso em SEO? A resposta está em uma tendência cada vez mais forte e presente nas últimas atualizações do Google: otimizar sites para pessoas e não só para robôs. 

E nada mais humano do que uma boa narrativa, certo? Afinal, histórias são contadas desde os primórdios da humanidade e o Marketing Digital já entendeu como elas podem ser poderosas por isso storytelling tem sido tão utilizado em redes sociais, email marketing, blog posts, anúncios online (Ads) e até mesmo em conteúdo otimizado de ecommerces e grandes marcas.

No caso específico do SEO, essas narrativas precisam mais do que nunca ser úteis para quem está pesquisando no Google. Portanto o texto necessita ser todo planejado pensando em micro-momentos (até porque a maioria dos internautas pesquisam do smartphone no meio da rua para resolver rapidamente um problema que o post do seu blog, por exemplo, pode ajudar por meio de narrativas aliadas à otimização). 

Por esse motivo planejar narrativas em cima dos micromomentos é uma forte tendência em SEO para 2021. 

Micro-momento Google: Eu quero saber, eu quero ir, eu quero fazer e eu quero comprar

SEO Off Page: principais tendências em Link Building

Planejar conteúdo com narrativas focadas na intenção do usuário também é tendência forte para Link Building em 2021. Ou seja, assim como ocorre na produção de conteúdo interno do seu site.

Porém, os textos otimizados para páginas de terceiros vão precisar responder as principais dúvidas que as personas do site que você escreve como convidado têm. E elas, de preferência, precisam ser também personas do seu negócio.  

Dessa forma a chance dos internautas executarem as ações propostas nos seus guestposts e principalmente clicarem nos backlinks que levam para as suas páginas é bem maior. Inclusive, as estratégias de Link Building focadas em pessoas ainda ajudam em Awareness.

Experimentar coisas novas no SEO é o destaque para 2021

Com as mudanças no Google em 2020 e as previstas para o ano que vem, uma das principais dicas é otimizar seu site antes do Page Experience entrar em ação. Dessa forma você previne quedas de posicionamento por problemas técnicos que refletem em UX.

Faça testes de conteúdo

Além disso, testar é a palavra de ordem para o próximo ano. Então por exemplo: produza um conteúdo menor mensurando e analisando o resultado. Se for positivo, comece a fazer os próximos do mesmo jeito. 

Ou então teste unir vários conteúdos que não performaram tão bem em um texto robusto otimizado para um termo que responda uma dúvida da sua persona e analise os dados para saber se deu certo. E por aí vai…

Crie ou reotimize páginas com um próposito claro

E não esqueça que cada página precisa ter um objetivo principal antes da criação. O que pode ser aumentar a base de leads,  ranquear para determinados termos que fazem sentido para o seu negócio, entre outros. 

Conclusão

Oferecer a melhor experiência de usuário nas páginas do site da sua empresa é o maior desafio para 2021. Pelo menos, essa é a principal tendência que o Google está indicando com os mais recentes updates e com a atualização que está por vir em maio. 

E ela precisa ser levada aos diferentes trabalho de SEO, seja no conteúdo com planejamento baseado em user intent, seja nas otimizações de página voltadas para tecnologia para melhorar usabilidade e navegabilidade das páginas, entre outras frentes. 

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