SEO na serp

Como aproveitar a SERP além de Title e Description?

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A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.

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O que é a SERP?

Antes de responder a essa pergunta, é importante saber o que é SERP, Title e Description, primeiramente, e a relação entre esses termos.

Todos eles se referem aos melhores resultados de palavras-chave pesquisadas nos buscadores.

Agora, respondendo à pergunta inicial, a SERP (do inglês Search Engine Results Page, ou algo como página de resultados do mecanismo de pesquisa, em português) tem o objetivo de elencar os sites mais buscados na internet em formato de texto (com a ajuda da title e da description).

O diferencial está no fato de ele inserir nos resultados, além dos links, outros itens que o sistema julgue ser importante para a busca, como vídeos, imagens, tweets etc. Esses demais itens são chamados de SERT features, que será discutido mais adiante.

A SERP pode ser definida, no português, como página de resultados dos motores de busca.

E como o nome sugere, ela nada mais é do que a lista com os resultados do que foi pesquisa nos buscadores.

Leia também: SEO On page: tudo o que você precisa saber sobre otimizações dentro do site

Quais Features a SERP disponibiliza?

Conforme já mencionado acima, a SERP disponibiliza features, que são elementos adicionais inseridos no resultado de busca, que o sistema julga ser importante para o que o usuário procura, como vídeos, imagens, mídias sociais etc.

Mas existem vários tipos diferentes. Conheça-os a seguir:

Conhecido como trechos em destaque, eles são exibidos acima dos resultados orgânicos, conhecidos como “posição zero”.

O Google destaca um trecho de um texto ou vídeo, a fim de fornecer uma resposta simples e rápida ao usuário. O link da resposta vem logo abaixo e pode aparecer, ainda, widget, dependendo da busca.

Pacote Local

Este recurso é utilizado quando o usuário pesquisa por algo em uma localidade específica.

Por exemplo: Pizzaria no centro do Rio de Janeiro. Neste caso, uma lista é exibida, podendo estar no topo da página ou abaixo dos primeiros links orgânicos.

Além disso, a lista costuma vir acompanhada de um mapa com pins, e com informações básicas do local.

Avaliações

Este recurso vem acompanhado de estrelas (máximo de 5), que ficam abaixo do link em questão.

Mas ele só pode ser visualizado em páginas que possuem opção de avaliação por parte dos usuários. Além disso, é preciso que a página use o Schema markup adequado.

Como o nome sugere, são links especiais exibidos abaixo do resultado de um site.

O algoritmo mostra sitelinks para páginas que consideram esse recurso relevante.

Ao pesquisar sobre um item, ele pode mostrar vários links que direcionam o usuário para o que ele realmente deseja dentro de um site.

Por exemplo, se o visitante pretende fazer uma reclamação em um banco, ao digitar apenas o nome da instituição, aparecerão vários links relacionados à empresa e, provavelmente, um link especial para falar com uma auditoria.

Leia também: Links internos: O que são, por que usar e boas práticas

Vídeos

Este recurso traz vídeos, caso o algoritmo entenda que o resultado tem mais a ver com vídeos.

Ele vem com links direcionados para o YouTube ou para páginas que tenham vídeos embedados. Os resultados podem aparecer no topo ou entre links orgânicos.

Principais notícias

Como o nome sugere, este feature mostra as principais notícias referentes ao termo buscado, trazendo os veículos, os links e quando elas foram publicadas.

Imagens

Aqui, o algoritmo de busca entende que o termo buscado tem mais a ver com resultado em imagens, e então, são exibidas em linha ou bloco.

Ao clicar em uma das opções, o usuário é direcionado para a aba de imagens do Google.

Leia também: SEO para imagens: como otimizar as imagens do seu site para aumentar o tráfego orgânico

Twitter

Desde 2015, o Google fez uma parceria com o Twitter para exibir resultados da mídia social.

Então, se a sua pesquisa tiver relação com algum tweet mais falado no momento, ele pode surgir na SERP, geralmente, após os primeiros resultados orgânicos.

Painel de conhecimento

Esse recurso faz um breve resumo sobre o item pesquisado, como pessoas, lugares, marcas e coisas em geral. Costuma aparecer do lado direito da tela do computador e na parte superior (em dispositivos móveis).

Além disso, tem como principal fonte de pesquisa, geralmente, o Wikipedia. 

Pacote de voos

Este recurso fornece informações sobre voos pesquisados. Entre as informações, estão os horários, a duração, preço, entre outros.

O usuário pode, inclusive, utilizar o próprio filtro da SERP para buscar outras opções.

Vale lembrar que os resultados podem aparecer tanto de maneira orgânica quanto em forma de anúncios.

As pessoas também perguntam

SERP com o resultado pessoas também perguntam

Neste recurso, geralmente, são as perguntas mais feitas nos buscadores.

Então, o algoritmo separa as principais relacionadas à palavra-chave e exibe uma breve resposta.

Podem aparecer quatro respostas, bastando apenas clicar em uma delas para ler o seu conteúdo.

Geralmente, elas aparecem no topo da página, abaixo do trecho em destaque.

Pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas são encontradas no final da primeira página e trazem alguns termos relacionados à busca inicial.

Elas servem, basicamente, para oferecer ao usuário outras opções, caso não tenha encontrado o que procurava. Em outros casos, pode ser um plus para a pesquisa dele.

Pacote de hotéis

Essa funcionalidade fornece opções de hotéis acerca do local pesquisado, diretamente na SERP. Esses hotéis podem pagar por anúncios por meio do Google Ads.

Empregos

Ao pesquisar por vagas de emprego, a SERP lista as principais opções agregadas a sites como LinkedIn ou outras páginas de empresas com esse tipo de listagem disponível.

Para que seu site divulgue este tipo de resultado, é preciso usar a marcação Job Posting na própria rede social.

Shopping (lista de produtos)

Se o termo buscado tiver alguma relação com uma compra, o algoritmo mostra um carrossel de produtos relacionados à busca em vários sites de e-commerce, com seus respectivos valores.

Isso facilita o usuário, pois ele não vai precisar pesquisar várias vezes sobre o mesmo item.

Quais recursos de SEO podemos utilizar para se destacar na SERP?

Otimização de Title e Description é uma das otimizações que podem ser realizadas para melhorar o resultado na SERP

Sabe-se que, para estar no topo das buscas, é preciso que o site esteja bem alinhado com as palavras-chave (title), description e que a busca ocorra de maneira orgânica.

Portanto, a empresa precisa estar entre os 10 primeiros resultados, ou seja, a primeira página do buscador.

Além de utilizar as features da SERP, há outros recursos que o SEO pode utilizar para alavancar o sucesso do site. Veja, a seguir, alguns deles:

Title

Title é uma tag de marcação do código HTML (<title>) que representa o título da página, ou seja, uma palavra-chave.

O site deve ser definido em um termo, que deve estar entre as palavras mais pesquisadas nos buscadores. Isso garantirá resultados orgânicos.

O SEO da empresa deve trabalhar muito bem a title, inserindo palavras-chavede acordo com o assunto da página, para que ela apareça muito bem posicionada no ranqueamento (nos primeiros resultados, na primeira página, ou seja, SERP).

Description

A Description (ou também chamado de Meta Description) é, assim como a Title, um código de HTML, que serve para fazer uma pequena descrição do site ou da postagem, uma espécie de resumo sobre o produto ou assunto.

Este pequeno texto costuma vir abaixo do link e é decisivo para o usuário clicar ou não na postagem. 

Na Description também deve conter a palavra-chave principal apontada pela SERP. Este recurso tem a função de dar uma prévia do assunto, para que o usuário seja convencido a clicar no link.

Dados Estruturados

Dados estruturados, conhecido também como schema, como o nome diz, são dados rígidos, alinhados, que não podem ser modificados e possuem uma organização.

Eles tornam o resultado da pesquisa mais preciso. Conheça alguns tipos de dados estruturados:

FAQpage

Este dado estruturado é utilizado em páginas que podem ser qualificadas para a pesquisa aprimorada do Google e uma ação no Google Assistente.

Elas contêm perguntas frequentes ou sobre produtos em si.

Neste caso, o menu é retrátil e o usuário pode ver a resposta, clicando nele. Usá-lo da maneira adequada, fará com que a SERP fique muito mais rica e assertiva.

HowTo

Este dado estruturado é usado quando deseja-se incluir instruções no conteúdo da página.

Tais instruções orientam usuários sobre como executar tarefas, podendo vir em formato de texto, vídeo e imagens. Use esse dado apenas se as instruções forem o foco da página, devendo ser lidas em sequência.

Ao usar este dado para a finalidade correta, trará uma melhor experiência para o usuário, e a para a empresa, que terá alta taxa de cliques, ficando no topo da SERP.

News

News é uma categoria importante para ajudar a ranquear melhor na SERP. Isso porque a opção coloca a postagem, no caso de um site informativo, no Google Notícias, recurso bastante procurado por usuários que querem se atualizar sobre as notícias de determinado assunto.

Product

Este dado estruturado é utilizado para que os resultados da pesquisa do Google mostrem mais informações sobre os produtos da página.

Os usuários podem ver preço, disponibilidade, avaliações, informações de frete e muito mais diretamente nos resultados da pesquisa.

Isso é essencial, se usado corretamente, para que gere CTR, e ao mesmo tempo, que o resultado de busca fique mais rico e completo para o usuário.

Web Stories

Conhecido também como AMP Stories, a Web Stories chegou para revolucionar o modo como os usuários consomem os conteúdos.

Esse recurso funciona como cards, em formato de stories, como os encontrados nas redes sociais, com o objetivo de ter conteúdos de maneira diferenciada, principalmente em dispositivos móveis.

Apesar de ser mais voltado para a versão mobile, ele também é compatível com desktops, sendo possível encontrá-lo na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover (timeline de conteúdos visível na home do Google em dispositivos móveis).

Como ter um title otimizado para a busca do usuário?

Já se sabe que é de suma importância ter um excelente title para que o site fique nos primeiros resultados da busca.

E esse title, geralmente, representa uma palavra-chave, ou seja, um termo que define o site e que é bastante buscado.

Mas, há algumas dicas que podem ser seguidas para que o title seja otimizado para a busca do usuário. São eles:

Palavras mais indicadas para uma CTR melhor

CTR é a taxa de cliques que um site tem.

E existem algumas palavras que são excelentes para serem usadas e, assim, obter essa alta taxa de cliques: o que, como, por que e onde.

Essas palavras (pergunta) já passam para o usuário a ideia do que ele pode esperar ao clicar.

Outras excelentes palavras que geram muitos cliques são: melhor, resenha e completo.

Nomes de empresas e marcas

Utilizar o nome de empresa e marca no título, nem sempre é bom, visto que pode prejudicar a legibilidade, a CTR e tornar-se repetitivo.

Esse recurso é muito utilizado em páginas iniciais.

Entretanto, para empresas de serviço ou produto, pode-se usar o title do que as pessoas estão procurando, adicionando, no final, o nome da empresa.

Comprimento adequado do title

O tamanho ideal de um title não deve ultrapassar 55 caracteres, pois, caso contrário, o próprio Google faz o corte.

Além disso, o limite de largura deve ser de 600 pixels.

Vale lembrar que existe uma ferramenta gratuita que verifica se o tamanho e largura do title estão adequados (SERPsim).

Esta ferramenta verifica os títulos, meta descrições e URLs.

Erros de SEO nas title tags

Um dos problemas comuns mais encontrados em SEO diz respeito ao title. E é isso que será discutido aqui. Observe os três maiores problemas encontrados em titles:

Títulos duplicados

Usar tags de titles duplicadas podem confundir os mecanismos de pesquisa na hora de ranquear. Já foi visto que, neste caso, o algoritmo escolhe o link mais exibido dentre os iguais, resultando em ranqueamentos mais baixos para as páginas duplicadas.

Títulos curtos

Usar títulos muito pequenos também é um problema bastante comum. Esses títulos não fornecem aos robôs dos mecanismos de pesquisa informações suficientes para entender do que se trata a página, ocasionando erro no ranqueamento. Neste caso, a página nem vai aparecer.

Títulos longos

Neste caso, eles são cortados quando chega no limite máximo (55 caracteres), ocasionando problemas de ranqueamento.

Como aproveitar a meta description da melhor maneira possível?

A seguir, você verá algumas dicas importantes sobre como escrever meta description atrativa, a fim de melhores resultados no ranqueamento.

Palavra-chave

Não é somente no title que se utiliza palavra-chave. No seu pequeno resumo no meta description, utilize termos que tenham ligação com o conteúdo da página. Lembre-se que o conteúdo precisa ser direto para convencer o usuário a clicar no link e, para isso, é imprescindível a palavra-chave da página nessa descrição.

Objetividade

A descrição, por ser curta, deve ser objetiva, contendo a palavra-chave da página e resumindo muito bem o assunto, para que o usuário não tenha dúvida ao clicar no link.

Escreva verdades

Nada de inventar assunto na descrição para atrair usuários.

O texto deve ser sucinto, trazendo tudo o que a página, de fato, oferece. Se o usuário não encontrar o que foi prometido no meta description, pode ocorrer o bounce rate (taxa de rejeição), prejudicando o seu ranqueamento no futuro.

Apresente soluções

Se a página pode ajudar a resolver um problema ou conflito do usuário, use o meta description para apresentar uma solução.

No resumo, explore a resolução da necessidade do usuário. Mas lembre-se de que o texto deve ser curto, ter palavra-chave e jamais mentir.

Use CTAs

Call to Action, conhecido como chamado para ação, serve para direcionar o usuário e aumentar o seu poder de convencimento ao estruturar uma mensagem em poucas palavras.

Mais voltado para o e-commerce, aqui a descrição serve também para resolver um problema do usuário. Como exemplo, os CTAs muito utilizados são: “Aproveite o frete grátis”, “Parcele sem juros” e “Compre agora”.

Monitore os resultados

Após feitos todos os passos acima, faça o monitoramento dos resultados e veja os acertos e erros (via Search Console). Se possível, faça testes antes de colocar a página disponível.

O que evitar ao fazer meta descriptions?

Às vezes o SEO comete erros ao fazer o meta description porque não se atentou às dicas acima ou por outras questões. Veja, abaixo, o que não deve ser feito durante a produção do meta description:

Não ter uma meta description

Muitos SEOs não acham importante esta etapa e acabam deixando em branco. Isso pode ser prejudicial para a estratégia de SEO, atrapalhando, inclusive, a experiência do usuário.

Erro no tamanho

Apesar de não haver uma quantidade padrão de caracteres, como no title, escrever uma descrição muito grande, pode acabar não transmitindo a mensagem da maneira correta e sucinta.

Não revisar as descrições

É importante que as descrições sejam revisadas constantemente, visto que elas podem ficar desatualizadas, caso a mensagem seja temporal. 

Como aproveitar os dados estruturados para melhorar o seu CTR?

Conforme já mencionado acima, os dados estruturados são um formato padronizado utilizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo dela.

Mas, é possível aumentar a taxa de cliques por meio da correta utilização desses dados. Veja, a seguir, os locais em que podem ser usados.

Para sites de conteúdo

Como exemplo, pode-se citar sites de receitas.

Nessas páginas, utilizando dados estruturados válidos, o resultado da pesquisa deste site pode aparecer com elementos gráficos, como em vídeos, avaliações, tempo de preparo etc.

Como os dados estruturados marcam,  individualmente, cada elemento da receita, os usuários podem pesquisá-la por ingrediente e até mesmo contagem de calorias.

E isso, óbvio, que conta para que a página esteja em um dos primeiros resultados de busca, gerando, consequentemente, altas taxas de cliques (CTR).

Para e-commerces

Antes de falar sobre os dados estruturados para e-commerce, é importante falar sobre os Rich snippets. São fragmentos de código, que fazem com que os mecanismos de pesquisa organizem as informações. Há, pelo menos, cinco dados estruturados para e-commerce. São eles:

Produto

É o código que mostra as informações básicas de um produto, como cor, tamanho etc, e que podem aparecer como imagem ou  link.

Comentários e avaliações

É de suma importância adicionar schema de comentários e avaliações, pois 90% dos consumidores fazem uma compra após ler um comentário e ver avaliações.

Preço

Outro item vital é colocar o preço visível. As compras de comparação são muito importantes, visto que 46% dos compradores dizem gostar dessas comparações. Então, insira essa marcação e coloque essa informação em destaque na SERP.

Disponibilidade de produto

Também é muito importante colocar essa informação em destaque na SERP, pois, não há nada que deixe o comprador mais enfurecido do que comprar algo e no final receber uma mensagem de cancelamento, por falta de produto em estoque. Ou então, só descobrir a indisponibilidade após clicar no link. Diante disso, é provável que o usuário não volte mais na página.

Vídeo

É muito bom para o marketing ter vídeos de produtos, seja explicando como usar ou como funciona, além do simples link de compra. Isso ajuda a criar um diálogo engajante. Portanto, é uma ótima opção, caso pretenda adicionar rich snippets nas páginas de produtos.

Benefícios ao aproveitar os recursos da SERP

Já foi dito que, utilizar os recursos da SERP, é um passo a passo para o sucesso da página, atingindo as primeiras colocações nas buscas.

Mas é claro que, se não tiver uma equipe de SEO qualificada, com estratégias de marketing fortes, você pode usar todos os recursos e não obter ganhos de CTR (alta taxa de retorno em cliques).

Mesma página com CTR diferente (maior), mesmo que em uma posição mais baixa. Isso só aconteceu por conta da marcação FAQpage

Além disso, conseguimos comprovar, estatisticamente, que páginas com FAQpage implementado trazem CTR acima da média, independente da posição no buscador, além de gerar um aumento de espaço na SERP.

Conclusão

Diante de todo o conteúdo exposto, pode-se concluir a suma importância que a SERP tem ao otimizar páginas e conteúdos em SEO.

A SERP possui uma lista de features, que são os recursos usados para cada tipo de página, negócio ou produto que queira divulgar. Isso tudo, além de colocar a página no topo dos resultados de busca, serve, ainda, para enriquecer a experiência do usuário, pois lhe é apresentado um leque de conteúdos variados e de formatos interessantes, de acordo com o que foi buscado.

Vale lembrar que nem tudo são flores.

Caso a equipe de SEO não use as features de modo adequado ou os dados estruturados de maneira equivocada, o Google pode interpretar de maneira errada e a página não ser exibida na SERP.

Portanto, é preciso muita experiência na área e, principalmente, testar tudo antes de colocar o site disponível na internet.

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