Estar nas primeiras posições do Google aumenta as chances de conversão e vendas, mas vimos através do estudo recente que fizemos que existem casos que a posição não interfere na venda / conversão.
Isso deixou claro que existem outras formas de estimular o aumento de vendas / conversão através do tráfego orgânico.
O posicionamento médio é importantíssimo em muitos casos, mas ele tem bastante ligação com os mais de 200 fatores de ranqueamento que são guardados a sete chaves e que não temos controle.
Dessa forma, quanto menos as empresas dependerem apenas de ranqueamento (ligação alta com fatores que nem sempre temos controle) para vender online, melhor será previsibilidade do negócio e do canal.
Você deve estar se perguntando: “Como devo trabalhar SEO então?”
Uma das formas é pensar em estratégias a partir dos dados que a organização já possui.
Pelo menos é o que aponta a pesquisa SEO: O que impacta em posicionamento, tráfego e conversão.
O estudo realizado aqui na Search Lab revelou pontos importantes que merecem ao menos uma reflexão por parte do mercado.
E até mesmo a realização de testes nas estratégias de Search Engine Optimization.
Afinal de contas, todas as pesquisas trazem insights, pois geralmente são feitas com um volume limitado de dados e para analisar situações específicas.
No nosso caso, analisamos dados do Google Analytics e do Google Search Console de páginas de e-commerce para tentar explicar o que impacta diretamente em posicionamento, tráfego e conversão.
SEO é muito mais que ranqueamento
Analisamos minuciosamente os dados de 68 mil páginas de e-commerces, em um estudo inédito no Brasil, e vimos algumas situações consideradas inusitadas, como:
- Conversão e tráfego nem sempre dependem do posicionamento médio;
- Páginas que não performam bem têm a tendência de comprometer todo o resultado orgânico por jogarem a previsibilidade (tráfego, posicionamento e conversão) para baixo;
- Métricas de UX explicaram melhor a variação de tráfego, conversão e transações em diversos casos.
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Foco no usuário colabora com SEO
Diversas vezes, durante a pesquisa, foi possível explicar com maior clareza o aumento de tráfego e conversões nas páginas por meio de métricas relacionadas à experiência do usuário.
O que permitiu concluir de uma forma mais numérica que o investimento em UX potencializa, e muito, o trabalho de SEO.
Isso implica em tarefas como:
- Melhoria da velocidade de carregamento das páginas trabalhadas
- Redução de bounce nas páginas trabalhadas
- Melhoria de conteúdo nas páginas trabalhadas
- Melhoria das funcionalidades disponíveis nas páginas trabalhadas (foco em fazer com que o usuário utilize a página da melhor maneira possível para o objetivo desejado)
- Melhoria de linkagem interna (em alguns casos, páginas/sessão saltou com um fator importante para o aumento de tráfego e conversão)
- Melhorias de arquitetura da informação
- Entre outras
SEO como parte do negócio e não o contrário
Search Engine Optimization não deveria ser planejado e nem executado à parte.
Mesmo que você contrate uma agência especializada para cuidar dele.
Isso porque SEO simplesmente faz parte do negócio sendo inclusive capaz de identificar novas oportunidades como você pode conferir no Case Wish Planner.
Eles criaram novos produtos devido a insights gerados através de pesquisas de palavra-chave (uma tarefa cotidiana do trabalho de SEO).
Dessa forma a empresa expandiu seu portfólio de produtos em nichos com concorrência menor, acelerando o aumento de vendas, que era o resultado imaginado com o projeto.
Tendo tudo alinhado e integrado, todos olham para a mesma direção, o que facilita aumentar a última linha da planilha: a conversão, o lead ou outro resultado concreto para a empresa.
Será que vale a pena indexar todos os produtos da loja virtual?
Deixo essa reflexão para você com base nos dados revelados na pesquisa SEO: O que impacta em posicionamento, tráfego e conversão.
Em um primeiro momento, esse questionamento pode parecer um tanto inusitado.
Como informei no início do post, uma pesquisa não tem o objetivo de trazer verdades absolutas e sim trazer novas possibilidades e novos questionamentos.
O estudo mostrou que páginas de produto com cliques na SERP abaixo da média prejudicam negativamente o resultado geral. Por isso levantamos esta hipótese.
Existem diversos conteúdos que falam sobre exclusão de conteúdo (zombie pages).
A ideia aqui seria algo parecido. Porém, os produtos com baixa performance não seriam excluídos, mas apenas não indexados.
À medida que a empresa for ganhando massa de dados, aumenta o número de produtos indexados. Porém, a aplicação disso vai depender muito, inclusive dos recursos disponíveis, entre outros fatores.
Conclusão
O trabalho de SEO é muito mais amplo do que imaginamos.
Ele pode ajudar no aumento de exposição de marca, aumento de tráfego qualificado e aumento de vendas ou leads.
E para cada um dos casos podemos aplicar diversas táticas e estratégias.
O importante é saber em função de qual indicador ou métrica o esforço acontecerá.
Como vimos na pesquisa, nem sempre estar em posição alta ou ter volume alto de tráfego orgânico significa ter bom resultado em conversão (que para e-commerce é um indicador importantíssimo).
Quer tornar SEO parte do seu negócio? Nós da Search Lab somos experts nisso e adoramos conversar sobre o tema! Então entra em contato com a gente para trocar uma ideia!
Victor Baptista
Operações – Search Lab
É especialista em SEO, co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.