Cliente:
Wish Planner
Website:
Desafio:
Aumentar o volume de tráfego orgânico nas páginas de produto e categoria em um mercado com players maiores.
Ano do case:
2017
O problema
Depois de inúmeras otimizações, o site não conseguia alcançar um bom posicionamento para termos como planner e caderno de planejamento.
Diante do cenário, nos questionamos se continuar lutando para melhorar o posicionamento e aumentar o tráfego orgânico para esses termos seria o melhor caminho no curto prazo.
Acreditávamos que houvessem oportunidades não trabalhadas que pudessem trazer tráfego mais rápido.
A solução
Nossa hipótese foi a de que o usuário pudesse encontrar a wishplanner em termos tão relevantes quanto planner de uma forma mais rápida.
Para isso, foi necessário:
- Realizar uma pesquisa de palavra chave / análise de mercado – concorrentes (para encontrar os termos relevantes não abordados);
- Rever a categorização da loja e pdrões de URL;
- Definir as novas páginas que seriam criadas e os conteúdos que seriam alterados (capa para planners, planner anual, planner trismestral, entre outros);
- Definir o indicador chave da ação (tráfego e aumento de conversões).
O resultado

Por Tiago Amorim, um dos sócios da Wish Planner
Capa para planners
a) Como foi a criação?
No começo desse ano tínhamos a ideia de inserir esse produto em nossa loja, porém até o meio do ano pelas dificuldades de produção deixamos o projeto de lado.
Quando recebemos o relatório apontando que esse item tinha uma boa procura pelos clientes optamos em voltar com o projeto.
Ele seria uma boa forma de aumentar o nosso ticket médio e atrair um fluxo de visitantes para o nosso site.
b) Resultados Iniciais
Estamos no começo de divulgação desse produto e ainda estamos estudando a melhor forma de captar o cliente que busca por esse acessório.
O público da Wish Planner é de pessoas que buscam o nosso conteúdo e metodologia como a capa não possui esse atributo de valor percebido de imediato estamos estudando formas de associar esse produto à nossa imagem.
Adequação de produtos de acordo com as buscas
a) Como foi o recebimento da informação de que os usuário buscavam alguns com termos bem específicos que poderiam fazer parte do produto?
Isso foi ótimo.
Ajudou a deixar mais claro o que cada produto faz.
Antes do processo um dos produtos que mais vendíamos era o planner de estações, e esse nome não remetia de imediato as buscas feitas pelas pessoas.
Decidimos deixar mais direto e hoje ele se chama planner trimestral, algo que as pessoas buscam com mais frequência.
Nesse trabalho de SEO temos que pensar com a cabeça de quem faz a busca, é algo que pode parecer óbvio, mas muitas vezes deixamos passar.
b) Resultados iniciais
Em alguns termos conseguimos melhorar o nosso ranqueamento e além disso conseguimos aproveitar produtos que captam bom fluxo de pessoas e fazer vendas cruzadas.
Deixe uma resposta