Otimização de tráfego com limpeza de conteúdo

Case de SEO para o Marketagem

Cliente:

Marketagem

Desafio:

Otimizar a geração de tráfego orgânico sem a necessidade de produzir novos conteúdos.

Website:

O Projeto

Sabemos que o trabalho de criação de conteúdo é importantíssimo, porém se ele não estiver alinhado aos resultados desejados pela empresa e pelo usuário, ele influenciará negativamente em vários pontos relacionados ao SEO.

Pensando nisso estruturamos uma auditoria de conteúdo (focando somente no blog, para pautar a nossa decisão.

Para isso, foi necessário:

  • Definir os indicadores importantes para o negócio (conversões);
  • Definir os indicadores importantes para SEO (tráfego, bounce, etc);
  • Checar os comportamentos dos conteúdos auditados;
  • Definir quais seriam as tomadas de decisão em cada caso…

O resultado

Redução de Bounce Rate

Ao todo foram excluídos 18 conteúdos. O critério foi se o conteúdo tivesse gerado baixo tráfego orgânico e nenhuma conversão, ele deveria ser excluído.

Dessa forma excluímos os conteúdos que não só impactavam em conversão e tráfego, como também em taxa de rejeição, o que gerou um aumento nessa importante métrica de engajamento.

Quando recebemos o relatório apontando que esse item tinha uma boa procura pelos clientes optamos em voltar com o projeto.

Ele seria uma boa forma de aumentar o nosso ticket médio e atrair um fluxo de visitantes para o nosso site.

Aumento do posicionamento médio de conteúdos que já performavam bem

Com a exclusão dos 18 conteúdos, alguns que já geravam tráfego e conversão tiveram a sua posição média elevada, pois eles ganharam mais relevância, devido a queda de canibalização de palavras chave. 

Conclusão

O conteúdo deve ser muito alinhado aos objetivos do usuário e do negócio.

Por isso, cada conteúdo deve ter um objetivo associado. Dessa forma, se ele não estiver performando, poderá ser excluído sem peso na consciência.

Um site com menos conteúdo é mais leve, tem menos página e é mais simples de ser corretamente lido pelos robôs de busca.

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