Cliente:
Marketagem
Desafio:
Otimizar a geração de tráfego orgânico sem a necessidade de produzir novos conteúdos.
Website:
O Projeto
Sabemos que o trabalho de criação de conteúdo é importantíssimo, porém se ele não estiver alinhado aos resultados desejados pela empresa e pelo usuário, ele influenciará negativamente em vários pontos relacionados ao SEO.
Pensando nisso estruturamos uma auditoria de conteúdo (focando somente no blog, para pautar a nossa decisão.
Para isso, foi necessário:
- Definir os indicadores importantes para o negócio (conversões);
- Definir os indicadores importantes para SEO (tráfego, bounce, etc);
- Checar os comportamentos dos conteúdos auditados;
- Definir quais seriam as tomadas de decisão em cada caso…
O resultado
Redução de Bounce Rate
Ao todo foram excluídos 18 conteúdos. O critério foi se o conteúdo tivesse gerado baixo tráfego orgânico e nenhuma conversão, ele deveria ser excluído.
Dessa forma excluímos os conteúdos que não só impactavam em conversão e tráfego, como também em taxa de rejeição, o que gerou um aumento nessa importante métrica de engajamento.
Quando recebemos o relatório apontando que esse item tinha uma boa procura pelos clientes optamos em voltar com o projeto.
Ele seria uma boa forma de aumentar o nosso ticket médio e atrair um fluxo de visitantes para o nosso site.
Aumento do posicionamento médio de conteúdos que já performavam bem
Com a exclusão dos 18 conteúdos, alguns que já geravam tráfego e conversão tiveram a sua posição média elevada, pois eles ganharam mais relevância, devido a queda de canibalização de palavras chave.
Conclusão
O conteúdo deve ser muito alinhado aos objetivos do usuário e do negócio.
Por isso, cada conteúdo deve ter um objetivo associado. Dessa forma, se ele não estiver performando, poderá ser excluído sem peso na consciência.
Um site com menos conteúdo é mais leve, tem menos página e é mais simples de ser corretamente lido pelos robôs de busca.
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