SEO para Ecommerce: Guia Completo Search Lab

SEO para Ecommerce: Guia completo para facilitar a otimização da sua loja virtual

Já notou como a jornada de compra dos consumidores brasileiros mudou muito nos últimos anos? O Google é o primeiro lugar que normalmente as pessoas pesquisam no celular quando pensam em comprar qualquer coisa online ou offline.

Ou seja, o maior buscador do mundo influencia não apenas a escolha da melhor oferta, mas toda a decisão de compra desde o início da jornada do cliente

A fase da descoberta, por exemplo, tem tudo a ver com SEO porque quando as páginas aparecem nas primeiras posições do Google, elas têm muito mais chances de serem clicadas e visitadas. O que aumenta o CTR e o  tráfego orgânico da sua loja virtual.

Embora tenha retorno ao médio ou longo prazo, vale a pena investir em SEO para e-commerce porque é o que leva as pessoas do Google para seu site e permite reduzir a dependência de anúncios online(Google Ads).

Além é claro, de outros benefícios como aumento das conversões, geração de leads, awareness e até mesmo mais chances de vendas online. Mas, esses resultados vão depender do objetivo de SEO do seu ecommerce e o planejamento.  

O que é SEO

Search Engine Optimization é o que significa SEO. Mas, na prática, é um conjunto de técnicas de otimização de sites para o Google  e/ou outros buscadores que são coordenadas com base nos objetivos e metas do seu planejamento de ecommerce. 

Mas, é importante ter em mente que essas otimizações costumam dar resultados quando fazem parte de um plano estratégico de SEO que precisa estar bem alinhado com as demais estratégias do seu negócio.

Além disso, as estratégias de SEO também são mais potencializadas quando estão em conformidade com as campanhas de Ads, Inbound Marketing, Redes sociais, E-mail Marketing, etc. Ou seja, com as principais estratégias de Marketing e Comunicação no online. 

Google SEO é indispensável para ecommerces brasileiros  

Com a popularização dos smartphones no Brasil, o maior buscador do mundo passou a estar presente na vida das pessoas em praticamente todos os momentos do dia a dia. E não é diferente na hora de fazer compra online (principalmente as grandes transações). 

Por esse motivo, o comércio eletrônico não para de crescer em nosso país. E com a alta concorrência, nos mais variados nichos, aparecer nas primeiras posições do Google se tornou fundamental. 

Assim como oferecer uma ótima experiência para o usuário no celular, tablet, notebook ou computador por meio de um layout responsivo que se adapta a qualquer tipo de tela.

Para se ter uma ideia, o primeiro resultado da página de busca orgânica (SERP) do Google tem um CTR de 34,36% segundo dados da Hubspot. 

Ou seja, quem ocupa esse lugar de destaque no maior buscador do mundo e/ou o Featured Snippet, mais conhecido como Posição Zero, realmente consegue atrair mais pessoas para a loja virtual. 

E esse aumento do tráfego orgânico e melhoria de posicionamento na SERP são alguns dos resultados de SEO mais conhecidos e necessários para quem tem ecommerce no Brasil e no mundo. 

Como fazer SEO para ecommerce

otimização de lojas virtuais para o Google é todo um processo que requer tempo, profissionais dedicados a SEO, planejamento, metas, ferramentas, entre outras coisas. Portanto para fazer SEO para ecommerce, sua empresa pode optar por 2 caminhos:

  1. Contratar uma agência de SEO: para tocar um projeto que é uma parceria entre os especialistas em otimização para busca orgânica e os colaboradores do seu ecommerce. O que é recomendado principalmente para quem quer otimizar para o Google, mas ainda não tem muita experiência (ou nunca fez SEO).

  1. SEO in ecommerce: Ou seja, colocar em prática estratégias de otimização dentro de casa mesmo montando um time SEO e contando com ajuda de uma consultoria SEO. Normalmente funciona bem com empresas que já investem em SEO para ecommerce há bastante tempo. 

Escolha uma plataforma que seja SEO friendly

Algum dos principais problemas de SEO no Brasil e no mundo, é que muitas plataformas de ecommerce não são pensadas também para facilitar a otimização para buscadores.

Por isso muitas empresas quando decidem investir no canal orgânico acabam tendo que fazer uma migração de plataforma para poder melhorar o pilar tecnologia da loja virtual e assim obter melhores resultados no Google.   

Alguns exemplos de plataforma de ecommerce que permitem implementar otimizações de SEO avançadas são VTEX e Tray.  

Elas inclusive facilitam a organização da árvore de categorias da sua loja virtual. O que ajuda muito o SEO  porque facilita criar URLs otimizadas por exemplo. 

Cuide da parte tecnológica do seu site de ecommerce

De pouco adianta, do ponto de vista de conversões e vendas online, você levar pessoas do Google para sua loja virtual quando elas encontram dificuldades até mesmo para entrar na página.

Ou seja, se sua página demora para carregar, os usuários simplesmente voltam para a SERP e clicam no resultado imediatamente abaixo. 

Mas, a velocidade de carregamento não é a única parte de tecnologia que você deve se preocupar. O site não pode estar lento, travar nem sair do ar. 

Além disso, o internauta também não pode clicar em um produto e se deparar com outro ou com um Erro 404. Entre outras situações que envolvem o pilar Tecnologia de SEO e requerem atenção principalmente no início de um projeto.

Ofereça boa experiência do usuário na sua loja virtual

Outro ponto importante para obter bons resultados com SEO para ecommerce é seu site ser fácil de usar e navegar (usabilidade e navegabiidade). O que colabora não só com UX, mas também com SEO.

E, claro,  ter uma arquitetura da informação bem estruturada. O que vai refletir em categorias e departamentos que fazem sentido para as pessoas e também para os robôs do Google.

Vale lembrar que uma árvore de categorias otimizada ajuda o usuário a encontrar facilmente o que quer na sua loja virtual. O que aumenta chances de conversões e vendas online, além de facilitar o trabalho de otimização de páginas

Produza conteúdo otimizado para levar as pessoas do Google para sua loja virtual

Para a tríade Google SEO Ecommerce trazer melhores resultados, é indispensável que sua loja virtual cuide também da otimização de conteúdo levando em conta as mudanças dos  principais algoritmos do Google para ecommerce. 

Vale lembrar que estudos já revelaram que a falta de informação na página de produto é um dos motivos que faz o internauta deixar de comprar em um ecommerce para fechar com o outro.

Além disso, a página de categoria também precisa de conteúdo otimizado para SEO porque ela serve como uma vitrine. E em muitos casos, antes de chegar ao produto, as pessoas passam por ela.  

Consiga backlinks de qualidade

A autoridade de domínio é um dos 3 pilares de SEO. Ao trabalhar ela, seu ecommerce ganha mais relevância por aumentar o Referral Traffic (tráfego de referência). Como fazer isso?

As estratégias de SEO Offpage existem para isso. Link Building é a mais conhecida porque você consegue backlinks para as páginas do seu ecommerce provenientes de páginas de terceiros.

Mas, é importante lembrar que os links que levam à sua loja virtual precisam ter contexto e fazer sentido para não prejudicar o SEO. 

Por exemplo: se você vende roupas femininas dificilmente teria algum sentido ter uma linkagem para seu ecommerce em um blog de medicina. Já um blog de moda feminina faria total sentido.

Principais técnicas de SEO que não podem faltar no seu e-commerce

  • Pesquisa de palavra-chave: é por meio de keywords ou termos-chave que o internauta encontra o que precisa no buscador. Para o Google entender que seu conteúdo responde a dúvida do usuário, é necessário que as palavras-chave correspondentes estejam no texto e imagens.
  • Otimização do texto ALT: como o Google e nem um outro buscador consegue interpretar imagem, o meio que é utilizado é o texto alternativo dela. Por isso a palavra-chave deve estar nele.
  • Hierarquia de Headings :H1, H2, H3 são as principais headings sendo respectivamente o título, subtítulo e intertítulo. O H3 faz parte H2 que faz parte de H1. Dessa forma o Google entende quais as prioridades de informação no seu conteúdo e a relevância dele para a pesquisa realizada.
  • Otimização de Title e Description: são o título da página e a descrição dela que aparece no Google. Portanto ter a palavra-chave faz toda a diferença. Sem contar que se o texto for atrativo ainda costuma atrair mais clques. 
  • Marcação de dados: a organização dos dados estruturados melhora a experiência em dispositivos móveis (AMP) e permite que o Google exiba as informações mais relevantes da página na SERP;.  
  • Canonical Tag: evita conteúdo duplicado em URLs
  • Redirecionamentos corretos: evita que o usuário clique em páginas que não existem mais (ex: Erro 404.)
  • Configuração de Robots.txt: é um documento de texto que informa os Googlebots que páginas do seu site ele pode ler e quais não precisa 
  • Sitemap: é o mapa do site que facilita a vida dos robôs do Google que precisam entrar nas páginas para interpretá-las e indexá-las corretamente. Como eles têm um tempo limite, essa organização das informações ajuda o SEO.
  • Guest Posts: essa técnica de SEO Offpage consiste em criar textos otimizados com backlinks para suas páginas que são publicados em sites ou blogs de terceiros.

Principais métricas de SEO

Assim como tudo em Marketing, a otimização de site para buscadores também precisa ter suas estratégias, técnicas e ações mensuradas. 

O Click Through Rate (CTR) é uma das métricas de SEO mais conhecidas por ser a taxa de cliques. Mas, existem outros indicadores importantes para o canal orgânico que também valem a pena acompanhar e analisar durante seu projeto como:

E os resultados de SEO? 

A otimização de ecommerces para o Google ou outros buscadores é um processo complexo. Portanto não dá para começar um projeto SEO hoje e colher os frutos já no mês que vem. 

São muitas etapas que envolvem desde a parte de Tecnologia e Arquitetura de Informação passando pelo Conteúdo e Backlinks. Por esse motivo os resultados de SEO são ao médio ou longo prazo dependendo de alguns fatores como equipe, objetivos, limitações tecnológicas, etc.

Então uma dica importante antes de começar a fazer SEO na sua loja virtual é projetar resultados de forma consciente. E isso pode ficar mais simples com nosso template disponível para download gratuito. 

SEO + Marketing

A otimização de sites para mecanismos de busca faz parte do que é conhecido como Search Engine Marketing (SEM). 

E essas estratégias de Marketing para buscadores, que também englobam anúncios online (Ads), são potencializadas quando o ecommerce diversifica os investimentos em outros canais e em estratégias complementares como: 

  • Inbound Marketing
  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • Outbound 
  • Afiliados
  • Parcerias de conteúdo em sites e blogs
  • Entre outros

SEO + Google Ads

Uma das principais vantagens de investir em SEO é deixar de depender exclusivamente dos altos investimentos em anúncios online no Google para as pessoas saberem que sua loja virtual existe.  

Mas, por outro lado, é importante ter em mente que o trabalho de Search Engine Optimization não exclui o de Google Ads. Na verdade, o ideal é seu ecommerce investir nos dois de maneira equilibrada.

Até porque, segundo dados do site especializado em SEO Search Engine Land, algo entre 70% e 80% das pessoas simplesmente ignora totalmente os anúncios online que aparecem na SERP. 

Conclusão

O investimento em SEO faz toda a diferença para melhorar os resultados de um ecommerce. 

Além de fazer as páginas da sua loja virtual conquistarem as primeiras posições do Google, aumentando o tráfego orgânico e a taxa de clique, o trabalho de Search Engine Optimization vai além. 

Isso porque envolve ainda otimização de páginas (SEO Onpage :tecnologia, arquitetura da informação, conteúdo otmizado, etc.) e também o aumento de autoridade de domínio (SEO Offpage: backlinks de qualidade).

E todo esse trabalho, quando bem feito, resulta em aumento da base de leads e mais chances de conversões e vendas online para seu negócio.

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Search Lab

A equipe da Search Lab é composta por analistas de SEO, desenvolvedores frontend, redatores, etc. Todos com uma característica em comum: a paixão por SEO.
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